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Preparado para as pistas, modelo
traz, entre seus diferenciais, pacote aerodinâmico, estrutura reforçada e exclusivo
motor 7.0 V8
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Chevrolet não tem
planos de comercializar a configuração no Brasil
Além do Corvette, a
Chevrolet exibiu outro superesportivo na 28ª edição do Salão Internacional de
São Paulo: o Camaro Z/28.
A
nova versão do modelo, preparada para autódromos, é a mais rápida de todos os
tempos –a primeira foi lançada em 1967 para participar de corridas de turismo
nos EUA.
O atual não foca uma categoria
específica, e traz mecânica modificada, estrutura reforçada e um pacote
aerodinâmico exclusivo que otimizam a performance do carro em pistas.
No famoso circuito alemão de
Nürburgring Nordschleife, o Camaro Z/28 cravou a volta em 7min37s40, cerca de
quatro segundos mais rápido que a versão original do modelo e mais rápido que rivais
como o Porsche 911 Carrera S e o Lamborghini Murcielago LP640.
Para segurar todo o ímpeto do
Chevrolet, foram instalados discos de freio de cerâmica e fibra de carbono
Brembo, que
mantêm a eficiência mesmo quando submetidos ao uso severo e repetitivo, comum
em corridas e track days.
A versão Z/28 também passou por
um “regime” que a deixou cerca 135 kg mais leve que o modelo original. Este
processo envolveu a adoção de rodas em materiais nobres e vidro traseiro mais
fino, por exemplo.
Já o pacote aerodinâmico inclui itens
como aerofólio traseiro Wickerbill, parachoque dianteiro personalizados e
paralamas alargados.
Potência extra
O Camaro Z/28 é equipado com um exclusivo
motor 7.0 V8 aspirado e montado a mão que rende 512 cavalos de potência e 66,5
kgfm de torque. A transmissão é manual, de seis marchas.
Além de rápido em retas e preciso
nas frenagens, o cupê foi projetado para contornar curvas com o máximo de
aderência. Para isso, o chassi e a suspensão passaram por melhorias que
incluíram um centro gravitacional mais baixo, barras estabilizadoras
específicas e molas de competição.
Os pneus também são diferentes do
da versão SS (406 cv) vendidas no Brasil. No Z/28, eles têm as mesmas dimensões
tanto na frente como atrás (P305/30/ZR19).
Sistema de controle de tração
avançado que permite o ajuste da configuração do chassis e sistema de condução
dinâmica completam a lista de equipamentos à disposição do piloto.
Por dentro, o Z/28 também traz
acabamento exclusivo, incluindo volante de base reta e bancos tipo concha da
marca Recaro com ajustes manuais. Esse sistema é mais leve e prático, próprio
para aplicações esportivas.
Os assentos traseiros também
passaram por modificações visando a redução de peso (4 kg).
“O Camaro Z/28 faz no Salão de
São Paulo a sua primeira aparição oficial no país, mas apenas para demonstrar o
potencial tecnológico da marca Chevrolet”, justifica Marcos Munhoz,
vice-presidente da empresa no Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Chevrolet.
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