quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

RCZ: estilo arrebatador, caráter exclusivo




Com sua dianteira redesenhada, o cupê traz uma assinatura luminosa com LEDs que tornou seu design ainda mais sedutor e exclusivo. Projetado para atender a mais alta exigência, o RCZ
agrega um excelente conjunto motriz e proporciona sensações inéditas de condução. Rodas de 19 polegadas, oferecidas como acessório, faróis de xênon autodirecionais, revestimento em couro e aerofólio traseiro móvel, entre outros itens, proporcionam prazer máximo ao dirigir.

O RCZ evoca por completo o conceito Motion & Emotion, assinatura mundial da PEUGEOT. A
dianteira é marcada por seis LEDs sutilmente esculpidos em forma de “garras” e faróis de xênon
direcionais com máscara negra, que conferem um aspecto ainda mais moderno e tecnológico. O
capô realça a forma compacta do veículo e acolhe, a exemplo dos últimos lançamentos, o novo
emblema PEUGEOT com duplo acabamento brilhante e acetinado, aplicado diretamente na
carroceria.

Suas linhas insinuantes e marcadas por requinte e dinamismo são acentuadas pelos charmosos
arcos em alumínio que modelam as laterais e pela dupla ondulação no teto e nos vidros,
características que representam a singularidade do veículo.

Exclusividade por dentro e por fora
O interior do novo RCZ revela um ambiente que combina esportividade e elegância, em total
harmonia com o estilo exterior. O painel, por exemplo, possui revestimento em couro com costura
aparente, que se integra perfeitamente às formas elegantes de cada detalhe.

O habitáculo do cupê amplia a percepção de qualidade. O modelo agora conta, de série, com o novo
kit multimídia WIP NAV, com GPS integrado ao painel de tela multifunções de 7 polegadas rebatível
eletricamente, em cores e de alta resolução. Conta também com WIP Sound (rádio CD player com
leitor de MP3), WIP Plug (conexão USB / iPod + entrada auxiliar), WIP Bluetooth (kit mãos livres),
comando de rádio na coluna de direção e sistema de som de alta fidelidade Hi-Fi JBLTM, com
amplificador de 240 W e seis alto-falantes.

A grelha da alavanca de câmbio recebe tratamento em preto laqueado, enquanto os painéis das
portas são ornados com detalhes em couro, combinando com os bancos esportivos no mesmo
material. Completando o ambiente sofisticado, detalhes em alumínio são aplicados entre o painel
de instrumentos e o console central.

O condutor encontra facilmente a melhor posição de dirigir, por meio dos ajustes elétricos do banco
(com memória de posição), para desfrutar o comportamento do veículo: assentos envolventes,
genuinamente esportivos, com revestimento em couro e encostos de cabeça integrados fazem o
condutor se sentir dentro de um cockpit – e o acompanhante tem a mesma sensação. Todos os
comandos estão ao alcance das mãos, como o regulador e o limitador de velocidade. Por se tratar
de um cupê esportivo, o banco traseiro possui os dois lugares demarcados e a dupla curvatura do
teto garante mais espaço aos ocupantes.

A praticidade também é um destaque no RCZ: o volume do porta-malas, que está entre os mais
generosos da categoria, dispõe de 321 litros e pode ser ampliado para até 639 litros com o
rebatimento do encosto dos bancos traseiros. O modelo conta, ainda, com espaços de arrumação
sob o assoalho, que garantem um espaço adicional de 30 litros.

Sensações de condução ainda mais precisas
Expressando todo o know-how da PEUGEOT em termos de comportamento na estrada, o novo RCZ
eleva ao mais alto nível as noções de precisão e sensações de condução, a fim de aguçar todos os
sentidos do condutor. Ele conta com os sempre eficientes sistemas de suspensão da plataforma 2 do
Grupo PSA Peugeot Citroën (pseudo McPherson na frente e travessa deformável atrás) e dispõe de
direção com assistência eletro-hidráulica variável, que garante um perfeito equilíbrio em todas as
circunstâncias e proporciona um comportamento dinâmico exemplar.

As proporções do RCZ (1,36m de altura), as linhas esculpidas da carroceria e a dupla ondulação do
teto favorecem a circulação do ar em benefício de uma boa aerodinâmica. Para potencializar a
eficiência do conjunto, o veículo possui um centro de gravidade particularmente baixo, bitolas
alargadas e rodas generosas, de 19 polegadas, oferecidas como item opcional nas concessionárias
da Marca.

O aerofólio móvel traseiro contribui para aumentar essa eficiência, podendo adotar duas posições
em função da velocidade do carro, de modo a assegurar excelente estabilidade. A primeira posição
(19º) é aberta quando o veículo ultrapassa os 85 km/h (e retorna para a posição inicial quando a
velocidade fica inferior a 55 km/h), enquanto a segunda posição (34º) é acionada a partir de uma
velocidade superior a 155 km/h (voltando à posição com velocidade abaixo de 142 km/h). Vale
destacar que é possível ativar a posição “2” por meio de um botão localizado no console central, se
o condutor assim desejar.

Segurança e tecnologia à altura de um posicionamento premium
De acordo com seu posicionamento fora de série e grande dinamismo, o RCZ dispõe de
equipamentos sofisticados, que auxiliam a condução e asseguram conforto e segurança ao
motorista e passageiros.

Fazem parte da lista de itens de série equipamentos como controle de tração inteligente (ASR)
integrada ao controle de estabilidade (ESP), freios com sistema ABS de última geração com auxílio
para frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF), quatro airbags (dois
frontais e dois laterais), Hill Assist (ajuda para partida em aclives), faróis de duplo xênon direcionais,
sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital Bi-Zone e para-brisas
acústico, entre outros.

O RCZ se beneficia do mais alto nível de segurança passiva com uma estrutura otimizada que
compreende, por exemplo, três pontos de reforço dianteiros para absorção de energia em caso de
impactos. Em relação aos choques laterais, os reforços das portas, do piso e da base de esforços da
parte traseira foram concebidos para proteção dos passageiros. Na parte traseira, especificamente,
uma viga situada na altura do porta-malas absorve os impactos e facilita a reparação.

Além disso, o modelo possui sistemas de retenção eficazes e um capô ativo com acionamento
pirotécnico, especialmente desenvolvido para reduzir os danos de um eventual atropelamento, sem
interferir na estrutura do veículo em termos de desenho e arquitetura (base e capô baixos). Assim,
quando os sensores situados na parte dianteira do veículo detectam uma colisão, um sistema
pirotécnico localizado no capô é ativado e o eleva até 65 mm em apenas 0,1 segundo.

Alta potência com o propulsor 1.6l THP de 165 CV
A originalidade e modernidade do RCZ são reforçadas pela motorização THP (Turbo High Pressure)
de 165 CV de potência máxima, aliada a uma caixa de câmbio automática sequencial de seis
velocidades. Esse propulsor, conhecido e aclamado pelo consumidor brasileiro, combina baixa
cilindrada com alta potência e, em função de seu torque elevado em baixa rotação, garante
consumo reduzido e alta performance.

Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de alumínio de 1.598 cm3 de
cilindrada, desenvolvido com a BMW, tem cabeçote composto de 16 válvulas com comando de
admissão variável, balancins roletados e desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um
torque máximo de 24,5 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em
ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis
velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma
rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução
proporcionado pelo modelo.

Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é
pilotado. Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor
e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro
equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor. Por
consequência, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nestas condições,
não libera uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

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