- Primeiro SUV premium compacto da marca fará
sua estreia na América Latina
- Destaque para o inédito motor 2.0L turbo com
injeção direta
- Modelo estará disponível no mercado brasileiro
a partir do primeiro trimestre de 2015
- Conceito RC-Coupe também foi exibido no
estande Lexus
A Lexus participou da 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel de
São Paulo, com seu estande baseado no conceito global “Amazing in Motion”. Como grande atração, a marca apresentou, pela
primeira vez na América Latina, o NX, seu primeiro SUV compacto. Desenvolvido
para completar a gama de utilitários esportivos da Lexus, o NX estará disponível
no mercado nacional no primeiro trimestre de 2015, nas versões 200t Luxury e
200t F-Sport.
Com design inovador, o NX tem estilo
arrojado. O modelo foi projetado para proporcionar ao condutor uma sensação de
agilidade, incorporando às características de um SUV diversos elementos de um
carro esportivo.
Inspirado em veículos de alta performance, o NX possui transmissão
automática de seis velocidades e é o primeiro automóvel Lexus a ser equipado
com motor 2.0L de 4 cilindros turbo, movido a gasolina e com injeção direta de
combustível, que rende 238 cv de potência.
A cabine esportiva
do NX dispõe de tecnologia de ponta redefinindo a interação do motorista com o
veículo, com itens como o primeiro medidor de pressão do turbo da marca, o Lexus Remote Interface Touchpad™, além do inédito medidor de
aceleração da força G, o G-Force™
Lexus.
RC
Outra novidade da
Lexus no salão foi o RC-Coupe, apresentado pela primeira vez como conceito no
Salão de Tóquio de 2013 e já disponível para vendas no Japão. Com desenho
extremamente agressivo e marcante, o veículo explora novas fronteiras para a
Lexus, unindo um motor a gasolina de seis cilindros em V com outro propulsor
híbrido de alta performance, evidenciando esportividade e todo o luxo
progressivo da marca.
Além do NX e do RC, também estava exposta toda a linha de produtos da
marca disponível no País: o hatchback
CT 200h (híbrido), os sedãs médios IS 250, os sedãs executivos ES 350 e LS 460L
e o SUV médio RX 350.
CT 200h
O Lexus CT 200h é o primeiro hatchback
híbrido de luxo do mundo e chegou ao mercado brasileiro nas versões Luxury e
F-Sport, na última edição do Salão do Automóvel, em 2012. O veículo, dotado da
tecnologia híbrida da Toyota, pioneira no Prius, apresenta consumo de
combustível extremamente baixo, de 19 km/l em ciclo urbano e, recentemente, foi
eleito o carro híbrido favorito dos norte-americanos. O CT 200h utiliza dois
motores: um a gasolina e outro elétrico, gerando potência combinada de 138 cv. A
linha reestilizada do modelo foi lançada este ano, com uma nova versão de
entrada, nominada ECO.
IS 250
Disponível no mercado brasileiro nas versões Luxury e F-Sport, o sedã
esportivo IS 250 está em sua terceira edição, e foi projetado cuidadosamente
para privilegiar o prazer de direção ao condutor. Novas técnicas de soldagem a
laser e de junção de peças da carroceria com adesivos, juntamente com a
soldagem por pontos, tornaram possível a maior rigidez do modelo. Isso aumenta
a estabilidade e o conforto ao volante, sem comprometer a agilidade do veículo.
ES 350
A nova geração do sedã mais vendido da Lexus no mundo foi apresentada em
abril de 2012 no Salão de Nova York, e chegou ao Brasil em novembro do mesmo
ano. O ES 350 é equipado com motor V6 de 3.5 litros Dual VVT-i, que rende 277 cv
de potência a 6.200 rpm e torque de 35,3 kgf.m a 4.700 rpm. Possui transmissão
automática inteligente de seis velocidades, controlada eletronicamente e com
opção de trocas sequenciais, que lhe conferem um desempenho único na categoria,
combinando performance e conforto.
LS 460L
O carro-chefe da Lexus é uma arrojada mistura de refinamento e evolução,
e garante dirigibilidade superior e tecnologia de ponta em todos seus
componentes. Considerado um dos modelos de maior prestígio no mercado de luxo
no mundo, o LS 460L oferece um conjunto mecânico primoroso, tanto para os
adeptos de uma condução mais moderada quanto para os fãs de uma direção mais
dinâmica. Possui motor V8 de 4,6 litros e 32 válvulas, Dual VVTiE, acionado por
atuador elétrico, que gera 347 cv de potência a 6.400 rpm, com torque de 46,4
kgf.m a 4.000 giros.
RX 350
Lançado em 1998, o RX foi o primeiro crossover/SUV de luxo do mundo, capaz
de oferecer o conforto de um carro de passeio com a versatilidade de um
utilitário esportivo. Um fator-chave para a agilidade de condução do RX 350 é o
design único da suspensão traseira,
com braços triangulares superpostos. As versões regular e F-Sport são equipadas
com um motor V6 de 3.5 litros VVT-i, que gera 277 cv de potência máxima a 6.200
rpm. O sistema VVT-i controla o tempo de abertura das válvulas de admissão,
otimizando a dirigibilidade e a performance do modelo.
NX 200t
Design Externo
Com linhas que transmitem um visual inovador e ousado,
o desenho do NX foi esculpido para demonstrar um olhar ágil, enquanto insinua o
incrível poder concentrado em seu interior. A forma agressiva do modelo torna a
sua funcionalidade e maior desempenho evidentes à primeira vista.
As
partes frontal e traseira do NX fundem-se em forma de diamante com o restante
do carro. As laterais atribuem ao modelo um visual musculoso, com vincos e linhas
que se prolongam até o porta-malas.
A
versão Luxury do NX mantém o senso de presença Lexus com sua imponente grade
frontal em formato Spindle, rodas 17’’,
faróis traseiros de LED com a assinatura em “L”. Luzes de circulação diurna
expressam com firmeza a linguagem do design
arrojado, característico do modelo, e teto solar elétrico com sistema
antiesmagamento.
A
configuração F-Sport apresenta um desenho ainda mais agressivo e esportivo.
Entre os itens exclusivos da versão, destaque para grade do para-choque “Mesh”, rodas 18’’ de alumínio, espelhos
exteriores em preto, teto panorâmico, além de acabamentos do painel em aço
escovado, bancos esportivos e opções de cores internas exclusivas.
Com
relação às dimensões gerais, o Lexus NX 200t possui as seguintes medidas:
- 4,63 m de comprimento;
- 1,845 m de largura;
- 1,635 m de altura;
- 2,660 m de entre-eixos.
Design Interno
O
interior do NX remete diretamente ao premium
e combina a sensação urbana do veículo com a beleza estrutural de uma máquina
de alta performance, maximizando o luxo e a funcionalidade.
Seguindo
os padrões Lexus, que buscam proporcionar a seus clientes o conforto típico dos
veículos da marca, as duas versões do NX 200t disponíveis no mercado brasileiro
possuem acabamentos internos confeccionados em materiais requintados, como
detalhes em couro no volante, nos bancos, manopla de transmissão, painel e
console central, além de revestimento em padrão madeira e metal no painel
central e portas.
Protetores
de joelhos, localizados em ambos os lados da estrutura da carroceria, servem de
apoio para condutor e passageiro, proporcionando maior conforto aos ocupantes.
O
painel de instrumentos é dividido em duas zonas distintas: uma de informação e
outra de operação, representando uma evolução do conceito de design para o condutor.
A cabine
foi projetada para priorizar o bem-estar e o espaço interno. O NX possui o mais
baixo ponto de cintura do segmento, caracterizando sua esportividade.
Com
2,66 m de entre-eixos, o NX está no topo de sua categoria também em termos de
espaço interno para os passageiros dos bancos traseiros. O padrão acolchoado
dos assentos e a espessura almofadada variada expressam o estilo crossover do veículo.
Conforto e conveniência
O NX 200t conta com itens que priorizam e elevam o conforto e bem-estar dos
ocupantes, desde os menores detalhes, até funções inéditas a bordo de um Lexus.
Tudo isso garantindo qualidade artesanal em acabamentos, sem perder a robustez
e a agressividade marcantes de um SUV.
Equipado com ar-condicionado dual
zone digital, o modelo dispõe de diferentes modos de direção: Eco, Normal e
Sport, na versão Luxury, acrescido de Sport +, na F-Sport. Entre as
facilidades, o NX conta com sistema de assistência ao arranque em subida, smart entry e start button, hodômetro digital e indicador ECO driving.
Integram o sistema multimídia do NX itens como Bluetooth®,
navegação GPS, rádio AM/FM, DVD player, MP3/WMA, tela LCD com TV digital. O
modelo também tem computador de bordo que revela ao condutor o consumo, autonomia,
velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, além
das informações do áudio e GPS.
Para
garantir melhor experiência de conforto aos ocupantes, o Lexus NX tem porta-objetos
no centro e laterais do painel e portas traseiras, descansa-braços central e
porta-copos para condutor e passageiros. Na versão F-Sport, os bancos
dianteiros contam com sistema de aquecimento e ventilação e regulagem elétrica
para oito posições, incluindo ajuste lombar para motorista.
Os
espelhos retrovisores internos e externos são elétricos e equipados com sistemas
de iluminação, aquecimento automático, indicadores de direção e recurso Tilt Down.
Entre as tecnologias inéditas em um Lexus, o NX 200t F-Sport possui
sistema Wireless Charging Tray, para carregamento sem fio de
dispositivos portáteis compatíveis e painel multi-informativo com display Head-up, permitindo ao motorista a visualização de informações de
direção sem desviar o olhar do tráfego. Destaque também para a tela com comando
remoto por touchpad, disponível nas
duas versões.
Segurança
A
linha NX é repleta de itens de segurança. As duas versões que estarão disponíveis
no mercado nacional são equipadas com 10 air
bags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção
dos joelhos, estes para motorista e passageiro do banco dianteiro).
Há
ainda freios ABS dianteiros e traseiros com distribuição eletrônica de frenagem
e assistência, controle eletrônico de tração e estabilidade, faróis de LED com
lavadores e regulagem automática de altura e cintos de segurança de três pontos
com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força para todos os
ocupantes.
O pacote de segurança completo inclui
controle de velocidade de cruzeiro, alerta de partida, monitor de ponto cego, farol de neblina
traseiro, lanternas frontais estendidas, que aumentam o campo de visão do
motorista, além de sistema de suspensão adaptativo variável (AVS), proporcionando
melhor conforto e garantindo a esportividade do modelo.
Motorização
Com tração 4x4, o NX é equipado com motor de 4
cilindros DOHC 16V Dual VVT-i turbo, com injeção direta, que entrega potência
máxima de 238 cv a 5.600 rpm e
atinge torque de 35,7 kgf.m entre 1.650 rpm a 4.000 rpm, aliando excelente
economia de combustível a uma direção ágil e aceleração prazerosa.
O novo motor turbo foi testado por mais de um milhão
de quilômetros em diversas condições, incluindo ambientes extremos, e traz a
combinação avançada do cilindro refrigerado à água, cabeçote integrado ao coletor
de escape e carregador de rolagem.
A transmissão automática de seis velocidades foi
adotada para, em conjunto com o novo motor turbo, oferecer uma sensação única
de direção. Ela apresenta nova lógica de controle de torque por demanda, que
calcula a força necessária para maximizar a resposta rápida de aceleração, reduzindo
o consumo de combustível.
Fonte: Assessoria de Imprensa Lexus.
Acompanhe a cobertura fotográfica no Flickr do Paredinha: http://www.flickr.com/photos/paredinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário