O público poderá dirigir carros da Volkswagen, Toyota e Lexus ou ainda ser passageiro em um trajeto de aventura promovido pela Jeep
Os visitantes do Salão do Automóvel 2014 tem atrações de sobra para prestigiar nesta edição. Entre as novidades estão a área para test-drive com veículos da Volkswagen, Toyota e Lexus, além do Camp Jeep, área destinada a um percurso de aventura da Jeep, onde os visitantes experimentam um circuito que inclui obstáculos como uma ‘montanha’ de 35° de inclinação, pista inclinada lateralmente a 30°, além de terrenos instáveis com troncos, tocos e pedrulhos.
No Camp Jeep, realizado pela primeira vez no Brasil, os visitantes participam do percurso como passageiros em um dos três modelos disponíveis para o teste: Wrangler, Cherokee ou Grand Cherokee. O trajeto dura aproximadamente cinco minutos e demonstra as cinco principais características off-road dos veículos como tração, articulação, distância do solo, capacidade de manobras e estabilidade. Os interessados também podem ver na área de teste o novo modelo da empresa, o Jeep Renegade, que deve chegar ao mercado brasileiro para comercialização no início de 2015.
Já na área de test-drive, atração também inédita no Salão, o público poderá dirigir um dos quatro modelos disponíveis: os premium Golf GTI ou Passat CC, da Volkswagen, o compacto Etios da Toyota ou ainda o luxuoso IS 250 F Sport da Lexus. Os testes são gratuitos e para participar é necessário passar antes nos stands das montadoras e conhecer os veículos em questão.
A Audi também está com a ação de test-drive, incluindo o modelo R8 avaliado em R$ 920 mil reais. Quem preferir pode aproveitar um passeio no A8L na ação chamada de ‘Dia de Presidente’. Nessa proposta, o visitante viaja como se fosse um executivo e desfruta de todos os luxos que o carro oferece, com direito a motorista particular e dois batedores acompanhando. Os visitantes também podem dirigir em primeira mão o híbrido A3 e-tron, com lançamento previsto para o final de 2015. Além desses estão disponíveis para condução os modelos RS4, RS5, RS6 e RS7.
Serviço:
O test-ride do Camp Jeep é gratuito para todos os visitantes do Salão do Automóvel durante o período do evento e, para participar basta fazer um breve cadastro na área de testes. Não há restrições de idade para participar do percurso, no entanto, é preciso ter mais de 1,10m de altura. O horário de funcionamento acompanha o horário da feira.
Os test-drives são realizados diariamente das 14 às 19 horas e é gratuito para os visitantes do evento. Para acessar a área, o visitante deve portar uma pulseira de acesso, que ele recebe no stand da Volks, Toyota ou Lexus. No caso da última, é necessário realizar um cadastro prévio no stand da montadora até às 18h30. Os testes são limitados a cem voltas por veículo /dia e o acesso é feito pelo portão 2. Vale lembrar que é preciso estar com a CNH em dia e passar pelo teste do bafômetro antes do test-drive.
Com a Audi, para participar o visitante deve ir ao local da ação, no Holiday Inn ou ainda participar de uma promoção no Instragram da Audi, que até o final do evento sorteará 20 seguidores por dia. Os ganhadores recebem como prêmio a vantagem de escolher o carro a ser guiado e agendamento do horário. Os testes são realizados das 13h às 20 horas ou até atingir o limite de 100 voltas por carro. O percurso é feito na rua e tem aproximadamente 3 km de extensão.
TECNOLOGIAS QUE JÁ TOMARAM AS RUAS IMPRESSIONAM VISITANTES NO SALÃO DO AUTOMÓVEL
Talvez todos os 10 dias de Salão Internacional do Automóvel não sejam o suficiente para listar todas as tecnologias inovadoras embarcadas nos carros que estão no pavilhão do Anhembi. Um dos carros mais interessantes de toda a feira, o FCV da Toyota já chamou atenção por ser movido a hidrogênio – tecnologia 100% limpa, e que gera água ao final do processo de geração de energia. Porém, o que Ricardo Bastos, diretor de Relações Públicas e Governamentais da montadora revelou, é a estabilidade do gerador. "Fizemos sistemas robustos de segurança. Foram testes com armas de alto calibre ou cabines fechadas com fogo, por exemplo, e tivemos resultados de segurança até melhores do que o do diesel". Prova de que a instabilidade do hidrogênio é um medo do passado. O FCV vai ser vendido nos Estados Unidos e Japão a partir de 2015. Ele possui motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 mpa, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio.
A sueca Volvo impressiona pela conectividade do carro, e sua resposta rápida de segurança. Só no Brasil, mais de 7 mil veículos com o sistema On Call ativo registraram zero vítimas fatais ou gravemente feridas. Além disse, explica o diretor para Atendimento ao Cliente e Relações Governamentais, Jorge Mussi, “já foi possível recuperar carros roubados em apenas 27 minutos, e 93% das vítimas tiveram os carros recuperados e entregues em menos de 3 horas”. A Volvo possui uma equipe de 50 pessoas no Brasil que dão assistência técnica e de segurança para seus clientes. O modelo X60, por exemplo, freia sozinho para evitar colisões e pode avisar próximos postos na estrada, ser trancado via celular, entre outras habilidades. “Ele está o tempo todo conectado à internet”, explica Mussi.
Já a Renault, por meio do presidente da filial brasileira, Olivier Murguet, garantiu durante o Salão que 80% dos seus carros já vem de fábrica com o Media NAV. A versão 1.2 do programa de bordo avalia a maneira de dirigir do condutor, e indica melhores momentos para trocar de marcha, manter velocidade e como dirigir de modo mais econômico. A MINI, da BMW, dá destaque ao novo MINI Cinco portas, que mostra recursos como o Driving Mode, que altera a configuração do veículo em relação ao motor e ao câmbio, por exemplo. Os modos de direção são acessados em um interruptor na base do câmbio. O modo mid tem a pegada típica de um MINI. Green aplica parâmetros de econômica, e em sport o carro torna-se mais esportivo, com respostas mais rápidas para o motorista.
NO SALÃO DO AUTOMÓVEL MONTADORAS MOSTRAM QUE MOTOR ELÉTRICO NÃO SIGNIFICA MAIS BAIXA POTÊNCIA PARA CARROS
Além do apelo ambiental, estandes mostram eficiência energética de veículos elétricos. Entidade mostra scooters que rodam 100km por R$ 1,33 de carga elétrica.
Houve um tempo em que falar de carros elétricos era pensar em veículos experimentais, que não poderiam fazer mais que alguns quilômetros sem precisar de uma recarga. Esse tempo passou, e hoje no Salão Internacional do Automóvel, grande parte das montadoras tem modelos elétricos ou híbridos (que misturam combustão e eletricidade). Entre os carros comerciais e carros-conceito do Salão, chamam atenção criações da Audi A3 e-tron com autonomia de até 940 km e o carro-conceito TT offroad concept. A montadora coreana Kia exibe entre outros o elétrico Soul EV e o Optima Híbrido. A Porsche, que foi a primeira a trazer um híbrido de luxo para o país, reforça a tradição e mostra o Panamera e superesportivo 918 Spyder. A Toyota tem o primeiro carro movido a hidrogênio, o FCV, que está apto ao mercado, chegando nos Estados Unidos e Japão no começo de 2015.
O Brasil deve dobrar as vendas de automóveis leves elétricos em 2014, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), 7 milhões de veículos elétricos (leves e pesados), entidade que está presente no Salão do Automóvel. Para se ter uma ideia da curva de crescimento, o Brasil comercializou 418 modelos destas categorias até junho deste ano, contra 491 unidades durante todo 2013. Em todo o país, a ABVE já calcula 3 mil veículos. No Japão, país com maior quantidade de veículos elétricos, eles já são 11% da frota. No Salão do Automóvel, a ABVE apresenta scooters que rodam 100km por R$ 1,33 de carga elétrica.
SHELL E SEM PARAR LANÇAM PAGAMENTO AUTOMÁTICO NO SALÃO DO AUTOMÓVEL 2014
Serviço inédito de abastecimento será apresentado no estande da Shell durante o evento
Clientes do Sem Parar, principal sistema de pagamento automático do País, já podem abastecer seus veículos em 250 postos da rede Shell, no Estado de São Paulo, pagando o combustível de forma totalmente automática, sem precisar descer de seus carros ou colocar senhas. É abastecer e sair.
Dentro de um estande de 266 metros quadrados, os frequentadores do Salão do Automóvel conhecerão mais sobre essa nova solução de pagamento automático. O sistema foi desenvolvido pelo Sem Parar e a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.
Uma antena instalada na cobertura do posto de serviços identifica o tag do motorista, que deve apenas informar ao vendedor de pista o tipo e a quantidade de combustível desejado. A partir daí, todo o processo de pagamento é realizado automaticamente. A cobrança do combustível vem na fatura do Sem Parar sem custos adicionais. O objetivo das duas empresas é atingir 1.000 estabelecimentos da rede em todo o Brasil até o fim de 2015.
Fonte:
Assessoria de Imprensa Reed Exhibitions Alcantara Machado.
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