São Paulo, outubro de 2014 – Em seu segundo dia de coletivas de
imprensa, expositores do Salão Internacional do Automóvel frisaram a
importância de incentivos governamentais para o mercado, principalmente para
veículos que ofereçam tecnologias sustentáveis. “Acreditamos que o desenvolvimento
de carros híbridos e elétricos só poderá ser pleno quando receber incentivos
governamentais", opinou Marcel Visconde da Stuttgart Sportcar, importadora
Porsche no país e presidente da Abeifa - Associação Brasileira das
Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. Já José Luiz
Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, disse que a comercialização da
versão híbrida da marca só será viável se houver condições tributárias
equivalentes para nacionais e importados com tecnologias verdes.
S-CROSS, DA SUZUKI, TEM SISTEMA DE TRAÇÃO NAS
QUATRO RODAS SELETIVO PARA CONDIÇÕES DE TERRENOO crossover, grande lançamento da marca no salão, tem peso reduzido e motor 1.6
O grande lançamento da Suzuki no Salão Internacional do Automóvel, o crossover S-Cross, tem como um dos principais destaques a tecnologia All-Grip, novo sistema de tração nas quatro rodas, seletivo para diferentes condições de terreno e performance. Ele interpreta o movimento do motorista ao volante combinado com o escorregamento dos pneus no solo e modula a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Se necessário, o sistema ainda aplica frenagem de forma individual em qualquer uma das rodas para garantir aderência e tração. O carro ainda tem peso reduzido e motor 1.6.
Outro lançamento da marca é o Swift Sport, um esportivo concebido para também ser usado no dia a dia. Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki no Brasil, também destacou outros modelos da marca, como o Jimny, a linha Grand Vitara 2015, com destaque para o Grand Vitara 2015 que virá sem estepe. Em vez de ter o pneu sobressalente, ele vem com o sistema de monitoramento eletrônico de pressão dos pneus (TPMS) e um kit de reparo.
O Sistema TPMS indica se há perda de pressão dos pneus diretamente na tela do multimídia, garantindo que o motorista não seja pego de surpresa com o pneu murcho. Sendo alertado previamente, o motorista pode buscar um posto ou borracharia. Rosenfeld ressaltou na apresentação que a marca está sendo construída com base em muito relacionamento e foco na qualidade. Atualmente, a marca se relaciona frequentemente com 15 mil clientes no Brasil.
KIA DESTACA CARNIVAL E SORENTO NO SALÃO 2014
Montadora coreana exibe também o elétrico Soul EV e o Optima Híbrido. Empresa aguarda nova regulamentação tarifária do governo federal para decidir se vai trazê-los ao Brasil
Os dois grandes lançamentos da Kia Motors Brasil no Salão do Automóvel são a minivan Carnival e o SUV de médio porte Sorento, ambos em sua terceira geração. Duas outras atrações do estande da coreana, no entanto, aguardam novas regulamentações tarifárias do governo federal para a chegada ao Brasil.
“Recentemente, o governo brasileiro ofereceu incentivos aos automóveis híbridos, com a redução do imposto de importação de 35%, que pode chegar a 0% dependendo de algumas características de carro e do motor. Em nosso caso, porém, permanecem os trinta pontos percentuais a mais no IPI, ante os acordos bilaterais do Brasil. Diante disso, teremos que aguardar novas medidas isonômicas”, explica José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, para quem em condições tributárias equânimes o Kia Optima 2.0 litros Híbrido será viável do ponto de vista técnico-comercial no mercado.
“Quanto ao Kia Soul EV”, avalia Gandini, “tecnicamente o produto está pronto para entrar no mercado brasileiro, mas, como as demais montadoras aqui estabelecidas, vamos aguardar os incentivos governamentais, sem os quais o projeto elétrico não tem futuro no Brasil, por uma questão de posicionamento de preços”. Ary Jorge Ribeiro, diretor de vendas da montadora, disse que até 2018, a Kia deve ter no Brasil 31 novos modelos.
PORSCHE MOSTRA NOVO CAYENNE NO BRASIL
Chegar ao estande da Porsche no Salão Internacional do Automóvel é deparar-se com modelos arrojados como o Cayman GTS, o 911 Targa 4S, 918 Spyder ou o híbrido de provas de Endurance, o Porsche 919. Mas o modelo a ser revelado com o descerrar da lona foi o novo Cayenne, que chegará ao mercado brasileiro em março de 2015, de acordo com Marcel Visconde da Stuttgart Sportcar, importadora Porsche no país. "O modelo reafirma mais uma vez sua natureza mista de SUV, off-road e esportivo, tudo no mesmo veículo”. O carro vai ser comercializado aqui nos modelos S e Turbo.
Outro destaque a ser comentado é o Panamera que, de acordo com Visconde, é o primeiro automóvel de luxo a oferecer recarga de tomada. "Acreditamos que o desenvolvimento de carros híbridos e elétricos só poderá ser pleno quando receber incentivos governamentais", opinou o executivo, que também é presidente da Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores
VOLVO TRAZ AO SALÃO CARRO COM DIREÇÃO AUTÔNOMA OPCIONAL
Em certas condições de trânsito, direção automática pode ser acionada. Segurança é um dos principais atrativos de carros da marca
Em sua apresentação na coletiva para imprensa de hoje, a Volvo impressionou pelo investimento em tecnologias de segurança. De acordo com a montadora sueca, a intenção é colocar nas ruas até 2017 100 automóveis com a tecnologia Drive Me, que permite ao condutor deixar o volante quando precisar em determinadas condições de trânsito, tornando a direção autônoma até quando desejar voltar ao controle do veículo. O projeto-piloto iniciará na cidade sueca de Gotemburgo, mas o protótipo está presente e será demonstrado no Salão Internacional do Automóvel.
O carro segue as faixas de trânsito, e adapta-se à velocidade média automaticamente. “Trazer esse carro é a possibilidade de mostrar uma das várias tecnologias futuras da Volvo, que já são realidade”, explica Jorge Mussi, diretor de Pós-Vendas e Assuntos Governamentais da Volvo Cars no Brasil. O estande da marca no Salão do Automóvel foi dividido em três grandes áreas de inovação da fabricante sueca: conectividade, segurança inteligente e potência com menos emissão de poluentes. De acordo com Mussi, a ambição da montadora é evitar ao máximo acidentes e, quando inevitáveis, tornar impossível colisões fatais. A meta da Volvo é zerar o índice de acidentes com vítimas em seus carros até 2020.
Fonte:
Assessoria de Imprensa Reed Exhibitions Alcantara Machado.
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