sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Em estande inovador e interativo Scania apresenta na Fenatran os modelos Streamline e o novo 620 8x4 com CMT de 250 toneladas


Espaço abrigou 12 caminhões, faz alusões às séries de sucesso no Brasil, com destaque para o pioneirismo no motor a etanol e a tecnologia global do propulsor V8

A Scania lançou na Fenatran uma nova era para o mercado de caminhões: o da rentabilidade máxima para o cliente. Esse conceito permeia todas as soluções da marca e estará bem representado no Streamline. A fabricante sueca também apresentou ao público o novo R 620 8x4, com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P 310 6x4, com redutor nos cubos (sucesso de vendas da Linha Off Road 2013). O 19º Salão Internacional do Transporte foi realizado em São Paulo.

No estande, de 2 mil metros quadrados, dividido em oito espaços personalizados, outra atração foi o caminhão-show Streamline R 620 V8 equipado com algumas das mais altas tecnologias que a Scania pode oferecer globalmente. Além dos 12 veículos, estavam em exposição três motores, um deles movido a etanol, e o público pode interagir com o estande em diferentes áreas.

A grande surpresa reservada para os visitantes foi uma viagem pelo tempo por meio de pinturas especiais de oito dos 12 caminhões expostos. A simbologia representada pelas cores faz analogia aos produtos que marcaram a indústria ao longo dos 56 anos de presença da Scania no Brasil. Entre os símbolos homenageados está o famoso L 111, ou o “jacaré”.

Os veículos da Scania em exposição na Fenatran foram: P 250 6x2 e P 310 8x2 (da linha de semipesados); R 440 6x2, R Highline 480 6x4, o caminhão-show R 620 V8 6x4 Highline e o G 400 6x2 (os representantes dos rodoviários Streamline); P 310 4x2 e P 360 6x2 (linha rodoviária de cabine P); além do lançamento R Highline 620 8x4 para 250 toneladas indicado para o segmento de cargas indivisíveis, e dos modelos fora de estrada G 480 6x4, G 440 8x4 e o recém-lançado P 310 6x4, com redutor nos cubos.

“Queremos mostrar e reforçar no mercado que a Scania é o maior símbolo de soluções para o segmento de transportes. Nesta Fenatran estamos lançando os caminhões Streamline que marcam uma nova era de rentabilidade no Brasil”, salienta Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Também apresentamos o R 620 8x4, com motor V8, para cargas indivisíveis, e não nos esquecemos da sustentabilidade, pois a Scania é uma empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias para a redução de CO2.” 


O estande da Scania estava dividido em oito áreas, que representam soluções para o cliente, todas integradas entre si. Os espaços são Streamline, Soluções Scania (Veículos, Serviços e Soluções Financeiras), Veículos Off Road, Semipesados e Rodoviários, Motorista, Sustentabilidade e Scania Shop.

“A Scania está sendo cada vez mais reconhecida como uma empresa que oferece soluções de transporte com veículos e serviços integrados e que proporcionam uma economia superior de combustível, produtividade, rentabilidade e baixo custo operacional”, diz Leoncini. “Quem visitar o nosso estande perceberá o quanto colocamos num mesmo pacote veículos, serviços, motores, soluções financeiras (Scania Banco e Consórcio Scania) e pessoas para atender às necessidades dos clientes e dos clientes dos nossos clientes.”

Área repleta de soluções para os clientes
Todos os perfis de clientes encontrarão grande volume de informações técnicas e comerciais sobre as linhas Scania de caminhões e motores, de serviços e serviços financeiros. Ao lado de cada um dos 12 caminhões há totens com telas touchscreen de 42 polegadas que mostram os conteúdos e interagem com o usuário. Com exceção dos quatro Streamline, os outros oito veículos têm cores especiais que lembram sucessos da história da Scania no País. Será possível conhecer cada um conferindo em seu respectivo totem as informações técnicas e um pôster do histórico modelo.

No Espaço Streamline, o público pode visualizar todas as vantagens dos seus caminhões, entre elas, o motor de alto torque que gera mais desempenho, a máxima disponibilidade com os Programas de Manutenção Scania e os implementos que podem ser atrelados aos modelos. Os visitantes também são convidados a viver uma Experiência Streamline com uma atividade interativa que reforça os pilares do produto: economia de combustível, disponibilidade, desempenho e foco no motorista.    

O estande traz um espaço dedicado às Soluções Scania (Veículos, Serviços e Soluções Financeiras), onde é possível conhecer todas as linhas de caminhões e pacotes de serviços, e ainda fazer simulações instantâneas das modalidades de financiamento e seguro do Scania Banco, bem como projeções de cotas do Consórcio Scania. “O cliente terá uma visão completa de tudo o que a Scania oferece para seu negócio ser ainda mais rentável”, diz Leoncini.  

Na área de Veículos Off Road, o visitante vai se deparar com novidades, mas a grande estrela é o R Highline 620 8x4 com a capacidade máxima de tração (CMT) de 250 toneladas, a maior do mercado, e equipado com motor V8 de 620 cavalos de potência.



O R Highline 620 8x4 é um dos oito caminhões que está pintado de forma personalizada para relembrar os produtos que marcaram a presença da Scania nos 56 anos de Brasil. Na cor preto jubileu, ele faz uma homenagem à Série Especial Jubileum, lançada em 1991, que marcou a comemoração do centenário mundial de fundação da Scania. Com ela, chegaram os caminhões 113/143 (Série 3) com potências de até 450 cavalos, as maiores do mercado à época.

Outro lançamento é o P 310 6x4, agora com redutor nos cubos dos eixos traseiros, que permite tracionar até 100 toneladas. Ele chegou com a linha Scania Off Road 2013, a mais customizada do mercado. O P 310 foi pintado na cor vermelho mandarim e representa a chegada das revolucionárias cabines P, G e R em 2007.

Os modelos G 480 6x4 e G 440 8x4 completam a lista dessa área. O primeiro (vermelho pimenta) foi escolhido para coroar o R 440, o caminhão atualmente mais emplacado da indústria, que marcou a introdução dos motores Euro 5 em janeiro de 2012. O segundo (branco com faixa cinza) faz uma homenagem ao 112 HS, da linha T, lançado em 1983 como pioneiro no uso do intercooler.

No Espaço Veículos Semipesados, o público teve acesso a uma tela de LED instalada na parte de trás da cabine de um dos produtos expostos com informações em tempo real sobre a atuação da Scania nesta categoria.

“Somos a marca que mais cresce nos semipesados e o P 310 8x2 é o nosso campeão de emplacamentos. Outro sucesso, o P 250, tem sido cada vez mais desejado pelos consumidores. A Fenatran é uma oportunidade de popularizar a nossa linha, que ganha a cada mês mais participação de mercado.”

A pintura vermelho rubi do P 310 8x2 faz lembrança ao Rei da Estrada de 2010, que exalta todas as gerações de motores V8 da marca. Já o P 250 6x4 (prata diamante) celebra os Novos Caminhões Scania, que chegaram em 2009 com as novas cabines G e R e posteriormente P.

O P 360 6x2 e o P 310 4x2 fazem parte do ambiente Veículos Rodoviários, e são comercializados como modelos de entrada neste segmento. O primeiro, na cor azul celeste, faz alusão ao R 113 um dos produtos mais famosos da Scania e foi escolhido em 1993 para ser o veículo de número 100 mil fabricado no Brasil. O mais conhecido caminhão Scania da história brasileira, o “jacaré” L 111, lançado em 1976 com a Série 1, teve sua inesquecível e inconfundível cor laranja materializada no P 310 4x2.   



“Toda a simbologia das cores resgata os pilares históricos, que sempre estarão em evidência na atuação da Scania no País. São eles pioneirismo, inovação, robustez,  segurança, conforto, rentabilidade, confiança e Produto Premium”, revela Leoncini. “Essas características estão ainda mais potencializadas com a chegada do Streamline, a nova referência de economia de combustível e de soluções integradas, de produtos e serviços, do mercado. Ou seja, o Streamline é o novo símbolo Scania no Brasil.”

O Espaço Motorista foi especialmente pensado para os amantes da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB). Já no embalo da edição de 2014, os visitantes têm acesso a informações sobre o formato das inscrições, a chance de tirar dúvidas e testar suas habilidades, por meio de um simulador das provas. Aqueles que somarem o maior número de pontos ganharão brindes.

Também foi possível “sentir a sensação de ser um campeão do MMCB”. O pódio do evento está presente com troféus e medalhas para o público se divertir e tirar fotos alusivas. Além disso, os campeões e alguns finalistas das quatro edições do MMCB estarão presentes na feira.  

Já o Espaço Sustentabilidade (Motores e Trem de Força) mostra toda a expertise da marca em soluções sustentáveis que imprimam pioneirismo no desenvolvimento de tecnologias, sua preocupação na qualificação de motoristas e na comercialização do motor a etanol na América Latina. Nessa área serão expostos três produtos. Um deles é justamente o motor movido a etanol (DC09 E02 270), uma exclusividade da Scania no mercado latino-americano, que gera 270 cavalos de potência e emite 90% menos CO2. Atualmente, dois caminhões a etanol P 270 estão sendo usados em testes pela Natura, em São Paulo, por meio de sua parceira logística Coopercarga.   

Além do DC09 E02 270, há um motor para grupos geradores de energia modelo DC13 072A, que serve para diversos tipos de aplicações, especialmente, nos setores hospitalar, imobiliário e de eventos. Completa a área, um conjunto trem de força Euro 5 (propulsor 13 litros, caixa de transmissões e diferencial R885), que demonstra as vantagens da linha Scania, a que mais vende caminhões pesados com esta nova tecnologia.

Nesse espaço há um painel especial em que o visitante pode conectar seu pen drive e levar para casa todo o conteúdo da Scania na Fenatran 2013, como catálogos, vídeos, fotos, ringtones e wallpapers.

Por último, para os fãs que desejam adquirir produtos da “Marca do Grifo”, o estande possui o Scania Shop, uma loja com diversos tipos de itens como roupas, canecas, chaveiros e miniaturas.


Conheça os caminhões Scania na Fenatran 2013 e suas principais características


Streamline R 440 6x2
O R 440, campeão de emplacamentos da Scania e da indústria no ano, também ganhou sua versão Streamline. O pesado que já é reconhecido como o mais econômico pelos  clientes agora pode reduzir em até 4% o consumo de diesel, em comparação à linha Euro 5. O veículo tem 440cv de potência e desenvolve eficiente torque de 2.300Nm já a 1.000 rpm, garantindo uma economia superior. Equipado com a caixa automatizada de maior destaque no mercado, o Scania Opticruise (agora na quarta geração), o R 440 é capaz de oferecer a melhor rentabilidade com a máxima disponibilidade, aliado a programas de manutenção que se ajustam às necessidades do transportador.

Streamline R Highline 480 6x4
Modelo que vem se destacando entre os pesados também passa a contar com a versão Streamline, que pode reduzir em até 4% o consumo em relação à atual linha Euro 5. Com
motor 13 litros de 480cv, desenvolve torque de 2.400Nm já a 1.000 rpm, gerando maior economia de combustível. Está equipado com a caixa automatizada de maior destaque no mercado, o Scania Opticruise (agora na quarta geração), oferece CMT de 78 ton e a cabine de maior ergonomia e conforto do segmento.

Streamline G 400 6x2
Um dos pesados de maior destaque no mercado, também passa a contar com a versão Streamline. O modelo é reconhecido pela flexibilidade em diversas operações e superior  rentabilidade, disponibilidade e economia. Equipado com motor 13 litros de 400cv, possui distância entre-eixos de 3.500 mm como padrão e opcionais de 3.100 e 3.900 mm. A cabine G, famosa por ser a mais confortável da categoria, traz novidades como o novo climatizador, agora de série nos veículos Streamline.

Caminhão-show Streamline R 620 6x4 Highline
O caminhão de cabine mais luxuosa, confortável e de motor mais potente produzido no mercado brasileiro está presente na Fenatran. A novidade passa a ser sua versão Streamline.

Para celebrar o Salão Internacional 2013, a Scania preparou uma surpresa ao público. Transformou o modelo num verdadeiro caminhão-show, pois ele está equipado com alguns dos itens mais tecnológicos que a fabricante pode oferecer mundialmente. O motor de 16 litros tem 8 cilindros em “V”, gera 620cv de potência e desenvolve o impressionante torque de 3.000Nm. Ambos permitem uma aceleração mais rápida e velocidade média mais alta.
  
O R 620 6x4 Highline tem assentos V8 de couro, rádio com GPS, climatizador, novo computador de bordo, geladeira, luzes de LED, novo farol mundial de xenônio, freios eletrônicos EBS, Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) – que atua na correção da trajetória e estabiliza o veículo em curvas muito rápidas, piloto automático Ecocruise, para-choque rebaixado que “abraça” os degraus e rodas de alumínio.

Ele também está equipado com cafeteira, bateria dupla e as tecnologias AICC e LDW, itens ainda não disponíveis pela Scania no Brasil. O AICC (Controle de Cruzeiro Adaptável) permite que o motorista programe uma velocidade de cruzeiro que se adapte às situações da via, diminuindo ou voltando ao patamar escolhido quando necessário. Já o LDW (Lane Departure Warning) é um importante item de segurança que pode evitar acidentes, pois seu leitor externo da faixa da via alerta o condutor, por meio de aviso sonoro na cabine, quando ele mudar de pista sem sinalizar com seta, fato causado por distração ou sonolência.

P 310 4x2
Modelo que tem feito sucesso, especialmente, pela flexibilidade em diversos tipos de operação e pela eficiência, rentabilidade e economia de combustível que oferece ao cliente. Esse cavalo mecânico, equipado com motor 9 litros de 310cv de potência, está disponível na cabine P curta ou leito e disponibiliza uma distância entre-eixos de 3.550 mm.

P 360 6x2
O segundo caminhão mais vendido pela Scania em 2013 se destaca pela rentabilidade, economia de combustível e disponibilidade. Seu motor de 13 litros possui 360cv de potência e desenvolve torque eficiente já nas baixas rotações. Suas características principais na operação são a velocidade média alta e uniforme, que reduz o consumo. Possui distância entre-eixos de 3.500 mm como padrão e opcionais de 3.100 e 3.900 mm.

P 250 6x2
Mais uma opção Scania nos semipesados, o modelo conta com itens de série exclusivos no segmento: balança digital no painel e suspensão a ar. A suspensão pneumática agrega capacidade superior e maior preservação da carga na operação. O P 250 possui cabine-leito, é mais fácil de ser manobrado, consome menos combustível e em virtude das variações de entre-eixos oferece opções de diferentes comprimentos de implementos. Desenvolve o maior torque da categoria: 1.150Nm já a 1.000 rpm.

 P 310 8x2
O campeão de emplacamentos da Scania no segmento de semipesados se diferencia por ter exclusivo quarto eixo de fábrica. Ele também é o único semipesado a ter de série cabine-leito, caixa automatizada como opcional (o Scania Opticruise), balança digital no painel (mede o peso e ajuda o motorista a estar dentro da Lei da Balança) e suspensão a ar; além de desenvolver o maior torque da categoria (1.550Nm), que garante menor consumo e maior agilidade. O modelo tem a maior capacidade volumétrica de carga da categoria (na opção de entre-eixos de 6.300 mm), que propicia maior área disponível para o carregamento.

G 480 6x4
Um dos maiores destaques no mercado fora de estrada, conta com motor de 480cv e cabine G na versão leito, a mais confortável e de maior adaptação a diversos tipos de operações. Outro diferencial é o torque de 2.400Nm entre 1.000 a 1.350 rpm, o maior entre os concorrentes e que confere a máxima rentabilidade com economia superior em baixas rotações. Tem a maior CMT da categoria (150 t), caixa totalmente automatizada Opticruise e Driver Support.

R Highline 620 8x4 (250 toneladas)
Outro lançamento da Scania na Fenatran é o V8 para o transporte de cargas indivisíveis, agora com configuração de rodas 6x4/8x4. O caminhão chega para atender aos clientes que buscavam uma solução para este segmento. O modelo estreia a capacidade máxima de tração de 250 t, a maior do mercado. O veículo, de motor 16 litros V8 de 620cv, que pode desenvolver torque de 3.000Nm, é o mais potente fabricado no Brasil. Conta com caixa totalmente automatizada Opticruise, Driver Support e freio auxiliar Scania Retarder.

G 440 8x4
Modelo equipado com a caixa totalmente automatizada Opticruise, que dispensa o uso do pedal de embreagem e traz os novos modos de condução Potência e Off Road. Ele conta com o Driver Support e outros atributos que o caracterizam como a melhor solução para operações fora de estrada, como Scania Retarder, Hill Hold (assistente para partida em rampas) e sistema de suspensão reforçada, que proporcionam PBT de 50 t e CMT de 150 t, os maiores da categoria.

P 310 6x4
Lançamento da linha Off Road 2013, esta versão com redutor nos cubos possibilita tracionar até 100 toneladas e já é um sucesso. Com motor de 310cv, desenvolve torque de 1.550Nm e proporciona economia superior já nas baixas rotações. A Scania é a única a comercializar a caixa totalmente automatizada Opticruise, para essa faixa, e Driver Support. Oferece a cabine mais confortável e ergonômica, o maior torque e a maior economia de combustível da categoria.



A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 38.600 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa e América do Sul com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2012, as receitas totais da Scania alcançaram 79,6 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 6,6 bilhões de coroas suecas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Scania.

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