Espaço abrigou 12 caminhões, faz alusões às séries de sucesso no
Brasil, com destaque para o pioneirismo no motor a etanol e a tecnologia global
do propulsor V8
A Scania lançou na Fenatran uma
nova era para o mercado de caminhões: o da rentabilidade máxima para o cliente.
Esse conceito permeia todas as soluções da marca e estará bem representado no
Streamline. A fabricante sueca também apresentou ao público o novo R 620 8x4,
com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P 310 6x4, com
redutor nos cubos (sucesso de vendas da Linha Off Road 2013). O 19º Salão Internacional do Transporte foi realizado em São Paulo.
No
estande, de 2 mil metros quadrados, dividido em oito espaços personalizados, outra
atração foi o caminhão-show Streamline R 620 V8 equipado com algumas das mais
altas tecnologias que a Scania pode oferecer globalmente. Além dos 12 veículos, estavam em exposição três motores, um deles movido a etanol, e o público pode
interagir com o estande em diferentes áreas.
A grande
surpresa reservada para os visitantes foi uma viagem pelo tempo por meio de
pinturas especiais de oito dos 12 caminhões expostos. A simbologia representada
pelas cores faz analogia aos produtos que marcaram a indústria ao longo dos 56
anos de presença da Scania no Brasil. Entre os símbolos homenageados está o
famoso L 111, ou o “jacaré”.
Os
veículos da Scania em exposição na Fenatran foram: P 250 6x2 e P 310 8x2 (da
linha de semipesados); R 440 6x2, R Highline 480 6x4, o caminhão-show R 620 V8 6x4
Highline e o G 400 6x2 (os representantes dos rodoviários Streamline); P 310 4x2
e P 360 6x2 (linha rodoviária de cabine P); além do lançamento R Highline 620
8x4 para 250 toneladas indicado para o segmento de cargas indivisíveis, e dos
modelos fora de estrada G 480 6x4, G 440 8x4 e o recém-lançado P 310 6x4, com
redutor nos cubos.
“Queremos
mostrar e reforçar no mercado que a Scania é o maior símbolo de soluções para o
segmento de transportes. Nesta Fenatran estamos lançando os caminhões
Streamline que marcam uma nova era de rentabilidade no Brasil”, salienta Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Também apresentamos o R
620 8x4, com motor V8, para cargas indivisíveis, e não nos esquecemos da
sustentabilidade, pois a Scania é uma empresa pioneira no desenvolvimento de
tecnologias para a redução de CO2.”
O
estande da Scania estava dividido em oito áreas, que representam soluções para o
cliente, todas integradas entre si. Os espaços são Streamline, Soluções Scania
(Veículos, Serviços e Soluções Financeiras), Veículos Off Road, Semipesados e
Rodoviários, Motorista, Sustentabilidade e Scania Shop.
“A
Scania está sendo cada vez mais reconhecida como uma empresa que oferece
soluções de transporte com veículos e serviços integrados e que proporcionam
uma economia superior
de combustível, produtividade, rentabilidade e baixo custo operacional”, diz Leoncini.
“Quem visitar o nosso estande perceberá o quanto colocamos num mesmo pacote
veículos, serviços, motores, soluções financeiras (Scania Banco e Consórcio
Scania) e pessoas para atender às necessidades dos clientes e dos clientes dos
nossos clientes.”
Área repleta de soluções para os clientes
Todos
os perfis de clientes encontrarão grande volume de informações técnicas e
comerciais sobre as linhas Scania de caminhões e motores, de serviços e
serviços financeiros. Ao lado de cada um dos 12 caminhões há totens com telas
touchscreen de 42
polegadas que mostram os conteúdos e interagem com o
usuário. Com exceção dos quatro Streamline, os outros oito veículos têm cores
especiais que lembram sucessos da história da Scania no País. Será possível
conhecer cada um conferindo em seu respectivo totem as informações técnicas e
um pôster do histórico modelo.
No
Espaço Streamline, o público pode visualizar todas as vantagens dos seus
caminhões, entre elas, o motor de alto torque que gera mais desempenho, a máxima
disponibilidade com os Programas de
Manutenção Scania e os implementos que podem ser atrelados aos modelos.
Os visitantes também são convidados a viver uma Experiência Streamline com uma
atividade interativa que reforça os pilares do produto: economia de
combustível, disponibilidade, desempenho e foco no motorista.
O
estande traz um espaço dedicado às Soluções Scania (Veículos, Serviços e Soluções
Financeiras), onde é possível conhecer todas as linhas de caminhões e pacotes de
serviços, e ainda fazer simulações instantâneas das modalidades de
financiamento e seguro do Scania Banco, bem como projeções de cotas do
Consórcio Scania. “O cliente terá uma visão completa de tudo o que a Scania
oferece para seu negócio ser ainda mais rentável”, diz Leoncini.
Na
área de Veículos Off Road, o visitante vai se deparar com novidades, mas a
grande estrela é o R Highline 620 8x4 com a capacidade máxima de tração (CMT)
de 250 toneladas, a maior do mercado, e equipado com motor V8 de 620 cavalos de
potência.
O R
Highline 620 8x4 é um dos oito caminhões que está pintado de forma
personalizada para relembrar os produtos que marcaram a presença da Scania nos
56 anos de Brasil. Na cor preto jubileu, ele faz uma homenagem à Série Especial
Jubileum, lançada em 1991, que marcou a comemoração do
centenário mundial de fundação da Scania. Com ela, chegaram os caminhões
113/143 (Série 3) com potências de até 450 cavalos, as maiores do mercado à
época.
Outro
lançamento é o P 310 6x4, agora com redutor nos cubos dos eixos traseiros, que permite
tracionar até 100 toneladas. Ele chegou com a linha Scania Off Road 2013, a mais customizada do
mercado. O P 310 foi pintado na cor vermelho mandarim e representa a chegada
das revolucionárias cabines P, G e R em 2007.
Os
modelos G 480 6x4 e G 440 8x4 completam a lista dessa área. O primeiro
(vermelho pimenta) foi escolhido para coroar o R 440, o caminhão atualmente mais
emplacado da indústria, que marcou a introdução dos motores Euro 5 em janeiro
de 2012. O segundo (branco com faixa cinza) faz uma homenagem ao 112 HS, da
linha T, lançado em 1983 como pioneiro no uso do intercooler.
No
Espaço Veículos Semipesados, o público teve acesso a uma tela de LED instalada
na parte de trás da cabine de um dos produtos expostos com informações em tempo
real sobre a atuação da Scania nesta categoria.
“Somos
a marca que mais cresce nos semipesados e o P 310 8x2 é o nosso campeão de
emplacamentos. Outro sucesso, o P 250, tem sido cada vez mais desejado pelos consumidores.
A Fenatran é uma oportunidade de popularizar a nossa linha, que ganha a cada
mês mais participação de mercado.”
A
pintura vermelho rubi do P 310 8x2 faz lembrança ao Rei da Estrada de 2010, que
exalta todas as gerações de motores V8 da marca. Já o P 250 6x4 (prata diamante)
celebra os Novos Caminhões Scania, que chegaram em 2009 com as novas cabines G
e R e posteriormente P.
O P
360 6x2 e o P 310 4x2 fazem parte do ambiente Veículos Rodoviários, e são
comercializados como modelos de entrada neste segmento. O primeiro, na cor azul
celeste, faz alusão ao R 113 um dos produtos mais famosos da Scania e foi escolhido
em 1993 para ser o veículo de número 100 mil fabricado no Brasil. O mais
conhecido caminhão Scania da história brasileira, o “jacaré” L 111, lançado em
1976 com a Série 1, teve sua inesquecível e inconfundível cor laranja
materializada no P 310 4x2.
“Toda
a simbologia das cores resgata os pilares históricos, que sempre estarão em evidência
na atuação da Scania no País. São eles pioneirismo, inovação, robustez, segurança, conforto, rentabilidade, confiança
e Produto Premium”, revela Leoncini. “Essas características estão ainda mais
potencializadas com a chegada do Streamline, a nova referência de economia de
combustível e de soluções integradas, de produtos e serviços, do mercado. Ou
seja, o Streamline é o novo símbolo
Scania no Brasil.”
O
Espaço Motorista foi especialmente pensado para os amantes da competição Melhor
Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB). Já no embalo da edição de 2014, os
visitantes têm acesso a informações sobre o formato das inscrições, a chance de
tirar dúvidas e testar suas habilidades, por meio de um simulador das provas.
Aqueles que somarem o maior número de pontos ganharão brindes.
Também foi possível “sentir a sensação de ser um campeão do MMCB”. O pódio do evento
está presente com troféus e medalhas para o público se divertir e tirar fotos
alusivas. Além disso, os campeões e alguns finalistas das quatro edições do
MMCB estarão presentes na feira.
Já o
Espaço Sustentabilidade (Motores e Trem de Força) mostra toda a expertise da
marca em soluções sustentáveis que imprimam pioneirismo no desenvolvimento de
tecnologias, sua preocupação na qualificação de motoristas e na comercialização
do motor a etanol na América Latina. Nessa área serão expostos três produtos.
Um deles é justamente o motor movido a etanol (DC09 E02 270), uma exclusividade
da Scania no mercado latino-americano, que gera 270 cavalos de potência e emite
90% menos CO2. Atualmente, dois caminhões a etanol P 270 estão sendo usados em
testes pela Natura, em São
Paulo , por meio de sua parceira logística Coopercarga.
Além
do DC09 E02 270, há um motor para grupos geradores de energia modelo DC13 072A,
que serve para diversos tipos de aplicações, especialmente, nos setores hospitalar,
imobiliário e de eventos. Completa a área, um conjunto trem de força Euro 5 (propulsor
13 litros ,
caixa de transmissões e diferencial R885), que demonstra as vantagens da linha
Scania, a que mais vende caminhões pesados com esta nova tecnologia.
Nesse
espaço há um painel especial em que o visitante pode conectar seu pen drive e
levar para casa todo o conteúdo da Scania na Fenatran 2013, como catálogos, vídeos,
fotos, ringtones e wallpapers.
Por
último, para os fãs que desejam adquirir produtos da “Marca do Grifo”, o
estande possui o Scania Shop, uma loja com diversos tipos de itens como roupas,
canecas, chaveiros e miniaturas.
Conheça os caminhões Scania na
Fenatran 2013 e suas principais características
Streamline R 440 6x2
O R
440, campeão de emplacamentos da Scania e da indústria no ano, também ganhou
sua versão Streamline. O pesado que já é reconhecido como o mais econômico
pelos clientes agora pode reduzir em até
4% o consumo de diesel, em comparação à linha Euro 5. O veículo tem 440cv de
potência e desenvolve eficiente torque de 2.300Nm já a 1.000 rpm, garantindo uma
economia superior. Equipado com a caixa automatizada de maior destaque no
mercado, o Scania Opticruise (agora na quarta geração), o R 440 é capaz de
oferecer a melhor rentabilidade com a máxima disponibilidade, aliado a
programas de manutenção que se ajustam às necessidades do transportador.
Streamline R Highline 480 6x4
Modelo
que vem se destacando entre os pesados também passa a contar com a versão
Streamline, que pode reduzir em até 4% o consumo em relação à atual linha Euro
5. Com
motor 13 litros de 480cv,
desenvolve torque de 2.400Nm já a 1.000 rpm, gerando maior economia de
combustível. Está equipado com a caixa automatizada de maior destaque no
mercado, o Scania Opticruise (agora na quarta geração), oferece CMT de 78 ton e
a cabine de maior ergonomia e conforto do segmento.
Streamline G 400 6x2
Um dos
pesados de maior destaque no mercado, também passa a contar com a versão
Streamline. O modelo é reconhecido pela flexibilidade em diversas operações e
superior rentabilidade, disponibilidade
e economia. Equipado com motor 13 litros de 400cv, possui distância
entre-eixos de 3.500 mm
como padrão e opcionais de 3.100 e 3.900 mm . A cabine G, famosa por ser a mais
confortável da categoria, traz novidades como o novo climatizador, agora de
série nos veículos Streamline.
Caminhão-show
Streamline R 620 6x4 Highline
O
caminhão de cabine mais luxuosa, confortável e de motor mais potente produzido
no mercado brasileiro está presente na Fenatran. A novidade passa a ser sua
versão Streamline.
Para
celebrar o Salão Internacional 2013,
a Scania preparou uma surpresa ao público. Transformou o
modelo num verdadeiro caminhão-show, pois ele está equipado com alguns dos
itens mais tecnológicos que a fabricante pode oferecer mundialmente. O motor de
16 litros
tem 8 cilindros em “V”, gera 620cv de potência e desenvolve o impressionante
torque de 3.000Nm. Ambos permitem uma aceleração mais rápida e velocidade média
mais alta.
O R 620 6x4 Highline tem assentos V8 de couro, rádio com GPS, climatizador,
novo computador de bordo, geladeira, luzes de LED, novo farol mundial de
xenônio, freios eletrônicos EBS, Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) –
que atua na correção da trajetória e estabiliza o veículo em curvas muito
rápidas, piloto automático Ecocruise, para-choque rebaixado que “abraça” os
degraus e rodas de alumínio.
Ele também está equipado com cafeteira, bateria dupla e as tecnologias
AICC e LDW, itens ainda não disponíveis pela Scania no Brasil. O AICC (Controle
de Cruzeiro Adaptável) permite que o motorista programe uma velocidade de
cruzeiro que se adapte às situações da via, diminuindo ou voltando ao patamar
escolhido quando necessário. Já o LDW (Lane Departure Warning) é um importante
item de segurança que pode evitar acidentes, pois seu leitor externo da faixa
da via alerta o condutor, por meio de aviso sonoro na cabine, quando ele mudar
de pista sem sinalizar com seta, fato causado por distração ou sonolência.
P 310 4x2
Modelo
que tem feito sucesso, especialmente, pela flexibilidade em diversos tipos de
operação e pela eficiência, rentabilidade e economia de combustível que oferece
ao cliente. Esse cavalo mecânico, equipado com motor 9 litros de 310cv de
potência, está disponível na cabine P curta ou leito e disponibiliza uma
distância entre-eixos de 3.550
mm .
P 360 6x2
O
segundo caminhão mais vendido pela Scania em 2013 se destaca pela
rentabilidade, economia de combustível e disponibilidade. Seu motor de 13 litros possui 360cv de
potência e desenvolve torque eficiente já nas baixas rotações. Suas
características principais na operação são a velocidade média alta e uniforme,
que reduz o consumo. Possui distância entre-eixos de 3.500 mm como padrão e opcionais
de 3.100 e 3.900 mm .
P 250 6x2
Mais
uma opção Scania nos semipesados, o modelo conta com itens de série exclusivos
no segmento: balança digital no painel e suspensão a ar. A suspensão pneumática
agrega capacidade superior e maior preservação da carga na operação. O P 250 possui
cabine-leito, é mais fácil de ser manobrado, consome menos combustível e em
virtude das variações de entre-eixos oferece opções de diferentes comprimentos
de implementos. Desenvolve o maior torque da categoria: 1.150Nm já a 1.000 rpm.
P 310 8x2
O
campeão de emplacamentos da Scania no segmento de semipesados se diferencia por
ter exclusivo quarto eixo de fábrica. Ele também é o único semipesado a ter de
série cabine-leito, caixa automatizada como opcional (o Scania Opticruise),
balança digital no painel (mede o peso e ajuda o motorista a estar dentro da Lei
da Balança) e suspensão a ar; além de desenvolver o maior torque da categoria
(1.550Nm), que garante menor consumo e maior agilidade. O modelo tem a maior capacidade
volumétrica de carga da categoria (na opção de entre-eixos de 6.300 mm ), que propicia
maior área disponível para o carregamento.
G 480 6x4
Um dos
maiores destaques no mercado fora de estrada, conta com motor de 480cv e cabine
G na versão leito, a mais confortável e de maior adaptação a diversos tipos de operações.
Outro diferencial é o torque de 2.400Nm entre 1.000 a 1.350 rpm, o maior
entre os concorrentes e que confere a máxima rentabilidade com economia
superior em baixas rotações. Tem a maior CMT da categoria (150 t), caixa
totalmente automatizada Opticruise e Driver Support.
R Highline 620 8x4 (250 toneladas)
Outro
lançamento da Scania na Fenatran é o V8 para o transporte de cargas
indivisíveis, agora com configuração de rodas 6x4/8x4. O caminhão chega para
atender aos clientes que buscavam uma solução para este segmento. O modelo
estreia a capacidade máxima de tração de 250 t, a maior do mercado. O veículo,
de motor 16 litros
V8 de 620cv, que pode desenvolver torque de 3.000Nm, é o mais potente fabricado
no Brasil. Conta com caixa totalmente automatizada Opticruise, Driver Support e
freio auxiliar Scania Retarder.
G 440 8x4
Modelo
equipado com a caixa totalmente automatizada Opticruise, que dispensa o uso do
pedal de embreagem e traz os novos modos de condução Potência e Off Road. Ele
conta com o Driver Support e outros atributos que o caracterizam como a melhor
solução para operações fora de estrada, como Scania Retarder, Hill Hold
(assistente para partida em rampas) e sistema de suspensão reforçada, que
proporcionam PBT de 50 t e CMT de 150 t, os maiores da categoria.
P 310 6x4
Lançamento
da linha Off Road 2013, esta versão com redutor nos cubos possibilita tracionar
até 100 toneladas e já é um sucesso. Com motor de 310cv, desenvolve torque de 1.550Nm
e proporciona economia superior já nas baixas rotações. A Scania é a única a
comercializar a caixa totalmente automatizada Opticruise, para essa faixa, e
Driver Support. Oferece a cabine mais confortável e ergonômica, o maior torque
e a maior economia de combustível da categoria.
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e
ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos
de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos
clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade
operacional. Com 38.600 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100
países, com linhas de produção na Europa e América do Sul com possibilidade de
intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2012, as receitas
totais da Scania alcançaram 79,6 bilhões de coroas suecas e o resultado
financeiro após a dedução de impostos foi de 6,6 bilhões de coroas suecas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Scania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário