A Ford
Caminhões apresentou dentro da linha Novo Cargo 2014 as chamadas versões
vocacionais, para atender as diversas atividades da economia brasileira. A
engenharia avançada da marca pesquisa, desenvolve e integra como modelos de
produção as novas versões, destinadas a aplicações específicas em várias
atividades econômicas.
Na Fenatran, a
Ford Caminhões lança o Novo Cargo 1719 para o transporte de bebidas, o Novo
Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos, o Novo Cargo 2629 betoneira e o
Novo Cargo 2429 6x2 com transmissão de nove marchas. Como demonstração, a Ford exibe ainda um Cargo 2429
na configuração 8x2, com eixo dianteiro direcional extra, transformado por
implementador e capacidade ampliada para 29 toneladas.
Eles incorporam modificações que facilitam a
implementação e a operação em suas finalidades específicas de trabalho,
fortalecendo a presença dos caminhões Ford em segmentos nos quais já têm uma
participação expressiva.
As novas versões são resultado do contato constante com
os clientes, ouvindo os seus desejos e necessidades. O objetivo é agilizar a
preparação do caminhão, entregando modelos que já saem de fábrica com a
configuração ideal para a atividade de cada transportador.
Novo Cargo
1719 para bebidas
A nova versão do Novo Cargo 1719 para o transporte de
bebidas vem com uma preparação especial que facilita a instalação do
implemento. Além de contar com uma distância entre-eixos mais curta (3.560 mm),
as mudanças incluem um feixe de molas de comprimento menor na suspensão
traseira, que não interfere na carroceria. O sistema de escapamento também foi
modificado, com catalisador de novo formato e instalado na parte externa do
chassi.
Ele é equipado com motor Cummins ISB 4.5 com potência de
189 cv (a 2.300 rpm) e torque de 600 Nm (a 1.500 rpm) e transmissão Eaton de
seis marchas. Tem peso bruto total de 16.000 kg, ou 23.000 kg com instalação de
terceiro eixo.
Novo Cargo
1723 coletor/compactador de resíduos
O Novo Cargo 1723
preparado para coletor/compactador de resíduos vem com modificações e
equipamentos para atender os requisitos específicos desse tipo de aplicação,
conhecida pela severidade e variação nas solicitações de carga durante a
operação nas ruas.
O seu sistema de tração é
reforçado. A transmissão de seis marchas ganhou primeira mais curta para
aumentar o torque na saída e opera com eixo simples, com relação de 5,38:1 –
intermediária entre as relações de 4,10 e 5,59 do eixo de dupla velocidade do modelo
padrão.
O novo eixo trativo tem
também carcaça de espessura maior e semiárvore de diâmetro maior, que aumentam
principalmente a resistência de partida em rampa. A embreagem reforçada, com
395 mm de diâmetro, aumenta a durabilidade.
O sistema de freios foi igualmente redimensionado, com
novos tambores dianteiros e traseiros (de 17x7" e 15x8 5/8",
respectivamente) e câmaras tipo pistão na traseira, em vez de diafragma. Tudo
isso contribui para aumentar a eficiência e durabilidade do sistema.
Outro recurso de segurança
é o manetim de freio no painel para partida em rampa, que permite modular a
força de saída sem dar trancos, protegendo o sistema de tração. A suspensão
ganhou robustez com a adoção de feixe de molas dianteiras e traseiras semielípticas,
com número maior de lâminas.
O Novo Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos é
disponível com dois entre-eixos especiais, de 4.340 mm e 4.800 mm, este último
para implementação com tração 6x2. Ele vem ainda com escapamento vertical, que
evita o levantamento de poeira e emissões na direção dos garis que trabalham
atrás do veículo. Tem também tomada de força traseira, para-choque estreito,
protetor do radiador e bancos com revestimento em vinil para facilitar a
limpeza.
É equipado com motor Cummins ISB 6.7 de seis cilindros,
com potência de 230 cv (a 2.300 rpm) e torque de 821 Nm (a 1.500 rpm) e
transmissão Eaton de seis marchas. Seu peso bruto total é 16.000 kg, ou 23.000
kg com instalação de terceiro eixo.
Novo Cargo
2629 betoneira
O Novo Cargo 2629 6x4 é um
dos líderes do segmento de betoneiras. Como principais novidades para essa
aplicação, ele traz escapamento vertical que evita o espalhamento de poeira nas
usinas e canteiros de obras e câmara de freio do tipo pistão, para serviço
pesado.
O modelo também vem equipado com grade de proteção no
radiador e catalisador instalado do lado externo do chassi, que facilita a
implementação. Ele tem motor Cummins ISB 6.7 de seis cilindros, com potência de
290 cv (a 2.300 rpm) e torque de 951 Nm (a 1.500 rpm), e transmissão Eaton de
10 marchas. Seu peso bruto total é 23.000 kg e a capacidade máxima de tração,
42.000 kg.
Novo Cargo
2429 com nove marchas
O Novo Cargo 2429 6x2
oferece uma versão adicional com transmissão de nove marchas e eixo simples
para uso rodoviário. Além de facilitar a operação do motorista, o novo câmbio
contribui para a economia de combustível nessa aplicação (na configuração
padrão, é equipado com transmissão de seis marchas e eixo de dupla velocidade).
"É mais um modelo de
vocação estradeira na linha Cargo, aumentando as opções dos transportadores
para otimizar o rendimento das viagens de acordo com o seu perfil de
carga", diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
Ele é equipado com motor Cummins ISB 6.7 de seis cilindros, com potência de 290 cv (a 2.300 rpm) e torque de 951 Nm (a 1.500 rpm). Tem peso bruto total de 23.000 kg e capacidade máxima de tração de 35.000 kg.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ford.
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