sábado, 6 de setembro de 2014

VERSÕES VOCACIONAIS AUMENTAM A PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA DO NOVO CARGO



          A Ford Caminhões apresentou dentro da linha Novo Cargo 2014 as chamadas versões vocacionais, para atender as diversas atividades da economia brasileira. A engenharia avançada da marca pesquisa, desenvolve e integra como modelos de produção as novas versões, destinadas a aplicações específicas em várias atividades econômicas.

Na Fenatran, a Ford Caminhões lança o Novo Cargo 1719 para o transporte de bebidas, o Novo Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos, o Novo Cargo 2629 betoneira e o Novo Cargo 2429 6x2 com transmissão de nove marchas. Como demonstração, a Ford exibe ainda um Cargo 2429 na configuração 8x2, com eixo dianteiro direcional extra, transformado por implementador e capacidade ampliada para 29 toneladas.

Eles incorporam modificações que facilitam a implementação e a operação em suas finalidades específicas de trabalho, fortalecendo a presença dos caminhões Ford em segmentos nos quais já têm uma participação expressiva.

As novas versões são resultado do contato constante com os clientes, ouvindo os seus desejos e necessidades. O objetivo é agilizar a preparação do caminhão, entregando modelos que já saem de fábrica com a configuração ideal para a atividade de cada transportador.
Novo Cargo 1719 para bebidas
A nova versão do Novo Cargo 1719 para o transporte de bebidas vem com uma preparação especial que facilita a instalação do implemento. Além de contar com uma distância entre-eixos mais curta (3.560 mm), as mudanças incluem um feixe de molas de comprimento menor na suspensão traseira, que não interfere na carroceria. O sistema de escapamento também foi modificado, com catalisador de novo formato e instalado na parte externa do chassi.

Ele é equipado com motor Cummins ISB 4.5 com potência de 189 cv (a 2.300 rpm) e torque de 600 Nm (a 1.500 rpm) e transmissão Eaton de seis marchas. Tem peso bruto total de 16.000 kg, ou 23.000 kg com instalação de terceiro eixo.

Novo Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos
            O Novo Cargo 1723 preparado para coletor/compactador de resíduos vem com modificações e equipamentos para atender os requisitos específicos desse tipo de aplicação, conhecida pela severidade e variação nas solicitações de carga durante a operação nas ruas.
            
           O seu sistema de tração é reforçado. A transmissão de seis marchas ganhou primeira mais curta para aumentar o torque na saída e opera com eixo simples, com relação de 5,38:1 – intermediária entre as relações de 4,10 e 5,59 do eixo de dupla velocidade do modelo padrão.
            
        O novo eixo trativo tem também carcaça de espessura maior e semiárvore de diâmetro maior, que aumentam principalmente a resistência de partida em rampa. A embreagem reforçada, com 395 mm de diâmetro, aumenta a durabilidade.

O sistema de freios foi igualmente redimensionado, com novos tambores dianteiros e traseiros (de 17x7" e 15x8 5/8", respectivamente) e câmaras tipo pistão na traseira, em vez de diafragma. Tudo isso contribui para aumentar a eficiência e durabilidade do sistema. 
           
         Outro recurso de segurança é o manetim de freio no painel para partida em rampa, que permite modular a força de saída sem dar trancos, protegendo o sistema de tração. A suspensão ganhou robustez com a adoção de feixe de molas dianteiras e traseiras semielípticas, com número maior de lâminas.   

O Novo Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos é disponível com dois entre-eixos especiais, de 4.340 mm e 4.800 mm, este último para implementação com tração 6x2. Ele vem ainda com escapamento vertical, que evita o levantamento de poeira e emissões na direção dos garis que trabalham atrás do veículo. Tem também tomada de força traseira, para-choque estreito, protetor do radiador e bancos com revestimento em vinil para facilitar a limpeza.

É equipado com motor Cummins ISB 6.7 de seis cilindros, com potência de 230 cv (a 2.300 rpm) e torque de 821 Nm (a 1.500 rpm) e transmissão Eaton de seis marchas. Seu peso bruto total é 16.000 kg, ou 23.000 kg com instalação de terceiro eixo.

Novo Cargo 2629 betoneira
            O Novo Cargo 2629 6x4 é um dos líderes do segmento de betoneiras. Como principais novidades para essa aplicação, ele traz escapamento vertical que evita o espalhamento de poeira nas usinas e canteiros de obras e câmara de freio do tipo pistão, para serviço pesado.

O modelo também vem equipado com grade de proteção no radiador e catalisador instalado do lado externo do chassi, que facilita a implementação. Ele tem motor Cummins ISB 6.7 de seis cilindros, com potência de 290 cv (a 2.300 rpm) e torque de 951 Nm (a 1.500 rpm), e transmissão Eaton de 10 marchas. Seu peso bruto total é 23.000 kg e a capacidade máxima de tração, 42.000 kg.

Novo Cargo 2429 com nove marchas
            O Novo Cargo 2429 6x2 oferece uma versão adicional com transmissão de nove marchas e eixo simples para uso rodoviário. Além de facilitar a operação do motorista, o novo câmbio contribui para a economia de combustível nessa aplicação (na configuração padrão, é equipado com transmissão de seis marchas e eixo de dupla velocidade).
            
         "É mais um modelo de vocação estradeira na linha Cargo, aumentando as opções dos transportadores para otimizar o rendimento das viagens de acordo com o seu perfil de carga", diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

            Ele é equipado com motor Cummins ISB 6.7 de seis cilindros, com potência de 290 cv (a 2.300 rpm) e torque de 951 Nm (a 1.500 rpm). Tem peso bruto total de 23.000 kg e capacidade máxima de tração de 35.000 kg.


Fonte: Assessoria de Imprensa Ford.


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