A Renault reafirma sua paixão pelo automobilismo de competição ao criar o Renault Sport R.S. 01, um veículo de competição de estilo espetacular e performance descomunal.
Graças ao seu design, nascido no mundo dos carros conceito e ditado por uma carga excepcional de apoio aerodinâmico, o Renault Sport R.S. 01 exprime de forma radical o DNA
esportivo da marca. Sua ficha técnica concentra o que há de melhor na expertise da Renault Sport instalado em um chassi monocoque
construído em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg
e um motor com potência superior a 500 CV.
Este propulsor permite ao Renault Sport R.S. 01 superar os 300 km/h. Em
2015 o novo modelo de competição da Renault Sport será uma das estrelas do campeonato World Series by Renault dentro do
inédito Renault Sport Trophy, categoria que estará
posicionada como ante camera dos certames profissionais de GT e Endurance.
O Renault Sport R.S. 01 destaca o losango proeminente, verdadeira pedra angular da dianteira.
A impressionante largura de 2.000 mm – contra a altura de 1.116 mm -, ganha ainda mais evidência
pela assinatura dos faróis diurnos de LED que contornam as entradas de ar para refrigeração dos
freios.
«O Renault Sport R.S. 01 é um carro de corridas de conceito extraordinário, emblemático da paixão da
Renault pelo automobilismo de competição. Graças ao entusiasmo de Laurens van der Acker e sua equipe, suas
linhas espetaculares conseguem traduzir as ambições deste automóvel fora dos padrões. Sob sua
carroceria nós condensamos o que há de melhor na expertise da Renault Sport Technologies, o que
permite obter desempenho do mais alto nível e capaz de mexer com o coração dos pilotos e do público. Se
fosse possível resumir o conceito do Renault Sport R.S. 01 em poucas palavras eu diria que se
trata do casamento entre a beleza do Renault DeZir e a perfomance do Fórmula Renault 3.5! »
Patrice Ratti (Diretor Geral da Renault Sport Technologies)
No centro da grade o ar é engolido e em seguida canalizado
pela estrutura do chassi em direção aos
dois radiadores de água. A saída deste fluxo é feita por
extratores de ar colocados sob o capô. A
depressão criada por esta solução contribui para aumentar o
apoio aerodinâmico na dianteira do veículo.
Uma lâmina imponente ajuda a alimentar o difusor
inferior e um fundo plano completa a solução para o eixo dianteiro. Duas aletas situadas ao lado do
painel gerador de vortex atenuam a turbulência gerada pela rotação das rodas.
« O Renault Sport R.S. 01 é um carro de competição
espetacular, se encaixa no mais puro espírito de
um GT e promete as mais belas sensações de pilotagem. Com
suas características esportivas de alto nível, ele ilustra a riqueza do conhecimento da Renault
Sport e sua capacidade de desenvolver eículos27/8/2014 R.S. 01 o novo carro de
competições da Renault - RENAULT
http://imprensa.renault.com.br/page/releases/rs-01-o-novo-carro-de-competicoes-da-renault
2/8
de competição que revelerão os futuros campeões de GT ou
Endurance. »
Alain Prost (Embaixador da Renault para o automobilismo de
competição)
UM PERFIL REBAIXADO E ESCULPIDO
O perfil rebaixado é característico de um GT com motor
central traseiro e segue a tendência atual de
entradas de ar projetadas nas laterais. A assimetria dos
balanços é ditado pela arquitetura do veículo e
pela otimização da repartição de massas.
A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num
conjunto complementado por um capô em
forma de flecha e que reforça este viés de design.
As curvas esculpidas do Renault Sport R.S. 01 o enquadram na
filosofia do carro-conceito DeZir,
modelo apresentado em 2010. Neste estudo preliminar o
designer Akio Shimizu também se inspirou no
Renault Estrela Cadente, modelo projetado para quebrar
recordes de velocidade e que em 1956, na
planície salgada de Boneville (EUA) superou os 300 km/h em
1956!
O fluxo de ar canalizado pelo difusor inferior escoa pelos
extratores posicionados após as rodas
dianteiras. Esta solução garante ainda a melhor passagem de
ar dos permutadores de calor, garantindo
assim a refrigeração ideal dos turbo compressores.
POTÊNCIA E IDENTIDADE MARCANTE NA TRASEIRA
Além do aerofólio regulável, o difusor traseiro gravado com
a inscrição Renault Sport R.S. 01 direciona
o escoamento do ar que passa pelo fundo plano. Este
dispositivo apresenta enorme vantagem de não
gerar arrasto e, portanto, não prejudica a velocidade de
ponta.
Acima do difusor estão localizadas as saídas do escapamento
duplo e os LEDs correspondentes à luz
de freio, solução que complementa a assinatura original de
iluminação notável em praticamente toda a
largura do Renault Sport R.S. 01
DESEMPENHO AERODINÂMICO DE UM MONOPOSTO
A carga aerodinâmica gerada permite ao Renault Sport R.S. 01
obter desempenho excepcional,
superior a modelos da categoria GT3 e próximos ao obtido com
os veículos usados no DTM. Os índices
dos coeficientes de deportancia (Cz) e arrasto (Cx) são
similares aos gerados por um carro da Fórmula
Renault 3.5, o monoposto de referência da World Series by
Renault. Ao atingir sua velocidade de ponta,
300 km/h, este fórmula gera 1,7 toneladas de apoio.
MONOCOQUE DE CARBONO SEGUE AS NORMAS LMP1
Supervisionada pelo engenheiro Christophe Chapelain³, a
concepção do Renault Sport R.S. 01 é o
resultado da colaboração com parceiros técnicos de
referência.
A solução de um monocoque em fibra de carbono foi a escolha
natural para atingir os objetivos em 27/8/2014 R.S. 01 o novo carro de
competições da Renault - RENAULT
http://imprensa.renault.com.br/page/releases/rs-01-o-novo-carro-de-competicoes-da-renault
3/8
termos de peso e segurança. Assim como na Fórmula Renault
3,5, a empresa italiana Dallara foi
encarregada de estudar e projetar o chassi. A « banheira »,
que inclui o tanque de combustível com
capacidade para 150 litros, recebeu na parte superior um
santantônio de aço. Na dianteira, uma
estrutura deformável absorve a energia em caso de choque
frontal e seu desenho em forma de arco
ajuda na eficiência aerodinâmica do veículo. Outra estrutura
deformável do tipo « crash box » foi fixada
na caixa de câmbio repetindo a função da solução dianteira.
O conjunto está concebido para atender às
normas FIA LMP1 e garantir um alto índice de segurança.
Os dispositivos de segurança são completados por uma coluna
de direção retrátil, um banco Sabelt do
tipo concha e um cinto de segurança de seis pontos
compatível com o sistema HANS®.
MAIS DE 500 CAVALOS
Semiportante, o motor é fixado ao monocoque de fibra de
carbono, sendo que os pontos superiores são
ligados à gaiola do tipo santantônio. Preparado pela Nismo,
o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan
GT-R. Em relação ao modelo de série a principal modificação
é a utilização de um sistema de cárter
seco para garantir a lubrificação em curvas longas. O
gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função
controle de tração.
A pressão do turbo está regulada para gerar potência
superior a 500 CV e torque máximo de de 600
N.m. Isto permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho
situado entre carros das categorias GT3 e
DTM.
CAIXA DE CÂMBIO SEQUENCIAL DE SETE VELOCIDADES
O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio
longitudinal de sete velocidades fornecida pela
Sadev. Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo
jogo de relações de marcha será
usado em todos os circuitos. No entanto será possível
ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto
blocante. O comando sequencial é ativado por alavancas de
controle instaladas junto ao volante e
gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido
especialmente pela ZF Race
Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede
o motor de morrer e aumenta a vida
útil do equipamento.
O comando sequencial é ativado por alavancas de controle
instaladas junto ao volante e gerenciadas
por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido
especialmente pela ZF Race engineering, a
embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de
morrer e aumenta a vida útil do
equipamento.
RODAGEM A SERVIÇO DA EFICIÊNCIA
Quando a essência da aderência é gerada pelo apoio
aerodinâmico, a suspensão é projetada em
função desse conceito. Tal qual nos carros
esporte-protótipos, a arquitetura da suspensão utiliza a
solução clássica de triângulos duplos, com bielas e
amortecedores Öhlins. Reguláveis em compressão e
expansão, eles estão instalados a cada canto da suspensão
dianteira e, na traseira, longitudinalmente
sobre a caixa de câmbio.
O sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de
diamtero da PFC Brakes e pinças de seis27/8/2014 R.S. 01 o novo carro de
competições da Renault - RENAULT
http://imprensa.renault.com.br/page/releases/rs-01-o-novo-carro-de-competicoes-da-renault
4/8
pistões. Esta escolha permite um equilíbrio excelente em
termos de eficiência e durabilidade. O Renault
Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch
Motorsport.
Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os
seus projetos de competição, a Michelin
desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o
Renault Sport R.S. 01. Eles são
montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca
central.
O RENAULT SPORT TROPHY, A NOVIDADE DA TEMPORADA 2015
« O Renault Sport R.S. 01 é um produto que marca o início de
uma nova linha, razão pela qual nós
escolhemos esse nome para homenagear o primeiro Fórmula 1
construído pela Renault.
« Nós procuramos conceber o melhor carro de corrida com o
obejtivo de revelar os melhores talentos e
preparar uma futura geração de pilotos. O Renault Sport R.S.
01 é uma viatura de desempenho
extraordinário e a World Series by Renault será seu habitat.
Partimos de uma folha em branco para
planejar o campeonato Renault Sport Trophy, um certame
atraente dentro do panorama atual do
automobilismo esportivo. Com equipes « Pro-AM » e um
programa esportivo que mistura provas curta e
longas, nos vamos criar uma passarela para as séries
superiores. »
Patrice Ratti (Diretor geral da Renault Sport Technologies)
Após ter criado uma série de categorias de monopostos, a
Renault Sport Technologies decidiu criar
uma nova opção para carros « com teto ». Posicionado entre
as competições da Copa Clio e os
campeonatos profissionais como o WEC, o DTM e o Super GT
japonês, o Renault Sport Trophy será
uma verdadeira vitrine destinada aos pilotos de referência e
gentlemen drivers.
A temporada 2015 será aberta a 20 duplas « Pro-Am »,
classificadas de acordo com as regras do
Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA. A cada etapa
do World Series by Renault os
competidores poderão maximisar seu tempo de pista
participando de um verdadeiro campeonato
monomarcas, o Renault Sports Trophy. Estão previstas mais de
4 horas de treinos por piloto e por
carro, divididas pelos três dias de cada rodada.
O campeonato Renault Sport Trophy se beneficiará de toda a
experiência da marca em matéria de
organização de competições, com prioridade para a o
equilíbrio técnico, ética esportiva e controle de
custos. O conceito técnico do Renault Sport R.S. 01 permite
prever uma revisão a cada duas
temporadas e inclui também participação nos custos de
desenvolvimento.
UMA PASSARELA PARA O JAPÃO E PARA LE MANS !
Além dos bônus de chegada destinados aos melhores pilotos e
equipes a cada rodada, a Renault Sport
e seus parceiros irão contribuir com premiação atraente ao
final do campeonato. Ao campeão na
categoria « Pro » está reservada um programa completo de
aperfeiçoamento (incluindo sessões de
simulador, preparação física e media training), com vistas a
um teste com a equipe oficial Nismo no
campeponato Super GT do Japão. Se o piloto corresponder às
qualidades requisitadas ele poderá
seguir carreira em uma categoria extremamente competitiva.
Ao campeão « Am » está reservada outra premiação atraente:
disputar as 24 Horas de Le Mans de27/8/2014 R.S. 01 o novo carro de competições
da Renault - RENAULT
http://imprensa.renault.com.br/page/releases/rs-01-o-novo-carro-de-competicoes-da-renault
5/8
CHASSI
Tipo Monocoque Dallara construído em fibra de carbono,
santântonio em aço Segurança Monocoque, santântonio e elementos deformáveis de acordo com as normas FIA LMP1 2014, coluna de direção retrátil, banco
Sabelt norma FIA 8862/2009 Carroceria Material compósito 2016 ao volante de um protótipo LMP2.
WORLD SERIES BY RENAULT : A GRANDE FESTA DO AUTOMOBILISMO
ESPORTIVO !
Engajada no automobilismo de competição há 115 anos, a Renault
acumula vitórias nas provas e
categorias mais prestigiosas, do Rally de Monte Carlo às 24
Horas de Le Mans, passando pela Fòrmula
1, na qual conta com 12 títulos mundiais! Precursora das
fórmulas monomarca há mais de 40 anos, a
Renault Sport até hoje conserva o status de referência no
assunto.
Criada em 2005, a World Series by Renault reinventaram este
gênero. O público não se engana : nada
menos de 5,5 milhões de pessoas já responderam ao convite da
marca do losango. Os eventos « Free,
Fast & Fun » (Grátis, Rápido & Divertido) são
baseados em uma base sólida :
- campeonatos internacionais de alto nível : Fórmula Renault
3.5 Series, Eurocup Fórmula Renault
2.0 e Eurocup Clio,
- demonstrações na pista, como o Infiniti Red Bull F1 Show e
o Renault Classic Show,
- atrações para toda a família (desafio do pit stop,
simuladores de pilotagem, exposições, espaço
infantil...),
- ingresso totalmente grátis para o público, que tem acesso
às arquibancadas e ao paddock,
- Cobertura de mídias importantes, com transmissão ao vivo
de TV pela Eurosport e várias redes de
diversos países.
FICHA TÉCNICA DO RENAULT SPORT R.S. 0127/8/2014 R.S. 01 o
novo carro de competições da Renault - RENAULT
http://imprensa.renault.com.br/page/releases/rs-01-o-novo-carro-de-competicoes-da-renault
6/8
Elementos
aerodinâmicos
Spoiler e difusor dianteiro, fundo chato, difusor e
aerofólio traseiros
MOTOR
Tipo Nismo V6 - 24 válvulas – 3.799 cm3
Disposição Longitudinal central traseira
Alimentação Injeção direta – 2 turbocompressores
Potência máxima > 500 cv
Torque máximo > 600 N.m entre 3.200 a 5.800 rpm
Regime máximo 6 800 rpm
Gerenciamento
eletrônico
Pectel SQ6M com controle de tração
Aquisição de dados Cosworth ICD Pro
TRANSMISSÃO
Tipo Propulsor
Boîte de vitesses Sadev sequencial de 7 velocidades + marcha
ré
Comando XAP semi-automático com borboletas junto ao volante
Diferencial De deslizamento limitado27/8/2014 R.S. 01 o novo
carro de competições da Renault -
RENAULT
http://imprensa.renault.com.br/page/releases/rs-01-o-novo-carro-de-competicoes-da-renault
7/8
Embreagem
ZF Race Engineering de longa durabilidade e dispositivo anti
travamento
RODAGEM E SUSPENSÃO
Suspensão Triangulos duplos superpostos + push rods
Amortecedores Öhlins com duas vias de regulagem
Freios
Discos de carbono PFC com 380 mm de diamtero, pinças de seis
pistões e sistema ABS Bosch
Direção Assistência hidráulica
RODAS E PNEUS
Rodas Braid com fixação central
Pneus Michelin 30/68 R18 (F) e 31/71 R18 (T)
DIMENSÕES PESOS E CAPACIDADES
Comprimento 4710 mm
Largura 2000 mm
Altura 1116 mm
Entre eixos 2744 mm27/8/2014 R.S. 01 o novo carro de
competições da Renault - RENAULT
http://imprensa.renault.com.br/page/releases/rs-01-o-novo-carro-de-competicoes-da-renault
8/8
Bitolas dianteira /traseira 1675 / 1624 mm
Tanque de combustível 150 litros
Peso 1100 kg
Fonte: Assessoria de Imprensa Renault.
Nenhum comentário:
Postar um comentário