A
Infiniti Red Bull Racing e a Renault venceram o Grande Prêmio da Bélgica neste último
domingo dia 24 de agosto, configurando sua terceira vitória nesta temporada.
Daniel
Ricciardo terminou à frente do carro da Mercedes pilotado por Nico Rosberg no
legendário circuito de Spa-Francorchamps, o traçado mais difícil do calendário
para os grupos propulsores. Este primeiro lugar permite à Infiniti Red Bull
Racing marcar uma dobradinha, após o sucesso de Ricciardo na Hungria,
configurando também um novo troféu para a fabricante de motores francesa, que
já ganhou na Bélgica com motores V8 e V6 turbo.
Após Ayrton Senna e Alain
Prost, Ricciardo é o terceiro piloto a vencer em Spa com um motor turbo
Renault.
Vencedor
no ano passado, Sebastian Vettel aproveitou sua experiência em Spa terminando
em quinto lugar, após ter ultrapassado três carros nas duas últimas voltas.
Daniil Kvyat, piloto da Escuderia Toro Rosso, se classificou em décimo, colocando
três carros motorizados pela Renault nos dez primeiros.
Pontos
altos da corrida:
Daniel
Ricciardo venceu o Grande Prêmio da Bélgica com uma vantagem de três segundos
sobre Nico Rosberg. Ricciardo largou em quinto lugar do grid,
ultrapassando Alonso e conquistando o terceiro lugar na quarta volta. Ele
ultrapassou Vettel na sétima volta, antes de assumir a liderança da corrida uma
volta depois, enquanto Rosberg passava pelos boxes. Após ter conseguido uma
vantagem de 20 segundos sobre o pelotão de frente, o australiano manteve a
primeira posição e dominou a corrida. Rosberg reduziu a vantagem perto do final
da prova, após fazer uma troca de pneus, mas a vantagem de Ricciardo era
suficiente para que ele pudesse conquistar sua terceira vitória do ano com seu
RB10 motorizado pela Renault; foi o 50º sucesso da parceria Red Bull-Renault.
Sebastian
Vettel teve uma excelente largada, lutando pela liderança da corrida chegar
finalmente em terceiro lugar. Após ter sido ultrapassado por Ricciardo, ele
defendeu duramente sua posição contra os ataques de Fernando Alonso, antes de
ser ultrapassado por Raikkonen durante a sequência de paradas nos boxes.
Estando em oitavo quando ainda faltavam três voltas para terminar, o piloto
alemão levou a melhor sobre Alonso, Button e depois Magnussen, conquistando o
quinto lugar ao passar pela bandeira quadriculada.
O
piloto da Escuderia Toro Rosso Daniil Kvyat ficou em 10º, conseguindo acumular
pontos pela quinta vez na temporada. O russo teve uma corrida movimentada com
os dois carros da Force India e cruzou a linha de chegada com uma diferença de
apenas um segundo em relação a Perez, que ficou em nono, e quatro segundos em
relação a Alonso, que ficou em oitavo. Jean-Eric Vergne teve uma excelente
prova, ficando em 12º.
Os
dois monopostos da Equipe Lotus de F1 tiveram que abandonar a prova; Pastor
Maldonado parou após apenas um volta, devido a uma ruptura no escapamento. Já
Romain Grosjean foi para os boxes faltando 11 voltas para a chegada, devido a
uma perda de potência aerodinâmica.
O
início de André Lotterer com a Caterham na Fórmula 1 terminou prematuramente na
segunda volta, por causa de um problema de transmissão, devido a um contato
violento com um vibrador na curva de Blanchimont. Marcus Ericsson teve um dos
melhores desempenhos da temporada, após uma batalha difícil com Chilton durante
todo o Grande Prêmio. Foi apenas no final da corrida, quando o sueco parou para
trocar pneus, que o britânico levou a melhor.
Rémi Taffin, diretor das atividades de
pista da Renault Sport F1:
“Chegamos
para o fim de semana com ambições contidas, sabendo que a sorte precisava estar
ao nosso lado, mas soubemos aproveitar ao máximo as condições da corrida. Foi
uma vitória em um circuito propício para os motores, onde todos pensavam que
teríamos dificuldades, mas não desistimos em momento algum. Na Renault Sport
temos todos a mesma mentalidade de nunca nos consideramos vencidos. As
dificuldades nos motivam ainda mais e nos incitam o desejo de trabalhar ainda
mais. Neste últimos meses, nossa parceria com a Red Bull ficou ainda mais forte
e esta nova vitória é uma prova da otimização da performance chassi/motor.
Estamos começando a colher os frutos dos nossos objetivos claros e precisos.
Agora a confiabilidade será um ponto extremamente importante, mas também vamos
continuar a aumentar o nível da nossa performance. Para ter sucesso na F1, é
preciso trabalhar muito e às vezes ter um pouco de sorte, e aproveitamos disso
neste domingo. Agora vamos para Monza muito mais confiantes.”
Fonte: Assessoria de Imprensa
Renault.
Nenhum comentário:
Postar um comentário