sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Mercedes-Benz do Brasil recebe prêmio mundial da Daimler por seu programa de gestão ambiental nos concessionários
· Projeto brasileiro concorreu entre os dez melhores do mundo no Grupo Daimler, vencendo o prêmio ELA - Environmental Leadership Award
· Iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil toma por base os princípios de melhoria contínua, cumprimento dos requisitos legais, prevenção da poluição e avaliação de desempenho por meio de indicadores
A Mercedes-Benz do Brasil conquistou um importante reconhecimento do Grupo Daimler pelo compromisso e iniciativas em prol da sustentabilidade ambiental. A unidade brasileira foi escolhida a vencedora do prêmio ELA - Environmental Leadership Award com o projeto "Gestão Ambiental na Rede de Concessionários - Brasil", que concorreu entre os 10 melhores do mundo entre empresas da Daimler.
O prêmio foi entregue em cerimônia na Alemanha, que contou com a participação de Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis e Vans e de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz do Brasil, e Guilherme Heinz, gerente sênior de Meio Ambiente da Mercedes-Benz do Brasil, áreas parceiras nesse projeto.
Implantado em toda a Rede de Concessionários de veículos comerciais e automóveis do Brasil, o projeto se baseou na produção de um manual de processos de Gestão Ambiental e na criação do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental para Concessionários.
“A implementação do projeto exigiu muito comprometimento e esforço das áreas envolvidas, bem como da nossa Rede. Por isso, o reconhecimento mundial da Daimler nos traz grande satisfação e alegria, motivando-nos a seguir em frente e alcançar mais resultados, ampliando a conscientização para a preservação ambiental”, diz Dimitris.
Projeto expande o conceito de sustentabilidade da Daimler
Segundo Guilherme Heinz, o objetivo do projeto vencedor do Prêmio ELA é levar o conceito de sustentabilidade existente no Grupo Daimler à Rede de Concessionários no Brasil. “Para tanto, tomamos por base os princípios de melhoria contínua, cumprimento de requisitos legais, prevenção da poluição e avaliação de desempenho por meio de indicadores”, afirma o executivo.
Em 2009, foi desenvolvido e implementado em toda a Rede um manual de processos de Gestão Ambiental, que estabelece que cada concessionário deve ter sua própria política ambiental, além de ter controle sobre todos os impactos ambientais de suas atividades. Esse manual foi implementado dentro do Programa de Certificação StarClass, uma plataforma única de avaliação de desempenho, reconhecimento e bonificação da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil. Anualmente é realizada uma auditoria para verificar se todos os pontos do processo estão sendo cumpridos.
Em continuidade à implementação do projeto, em 2011 foi instituído o Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental para a Rede de Concessionários, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às melhores ações praticadas em prol do meio ambiente, promovendo dessa forma o compromisso com o tema, aliado aos resultados que poderiam, a partir desse momento, não apenas ser avaliados, mas também reconhecidos e divulgados para toda a Rede.
O projeto foi realizado em toda a Rede de Concessionários de veículos comerciais e automóveis, distribuídos pelo Brasil. "Apesar de cada região do País ter leis e necessidades específicas, o projeto foi um sucesso, trazendo benefícios ambientais a todos e proporcionando a melhoria dos negócios, aliada à preservação do meio ambiente, por meio de ações que realmente mostram qualidade, inovação, consciência ambiental, melhoria das condições de trabalho, economia financeira e comprometimento com a comunidade", conclui Guilherme Heinz.
Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz
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