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Maior robustez, durabilidade e facilidade de
implementação com novo chassi inspirado no premiado conceito do Iveco Tector.
Durabilidade,
desempenho, economia de combustível e baixos custos de manutenção são alguns
dos principais atributos que a Iveco oferece ao varejo brasileiro com o novo
Vertis HD, caminhão médio que a montadora apresenta hoje (24) ao mercado, em
São Paulo. Desenvolvido sob a ótica do cliente e diante dos mais rígidos
processos de produção, o Vertis HD chega em duas versões: 9 toneladas e 13
toneladas – cabine estendida, tendo como destaque o menor custo operacional da
categoria.
Produzido
e desenvolvido na cidade mineira de Sete Lagoas, o novo Vertis HD é um veículo
de grande importância para a estratégia comercial da montadora. Para se tornar
ainda mais competitivo no mercado, em suas duas versões, o novo Vertis HD
carrega uma série de diferencias técnicos e componentes que garantem
versatilidade e facilidade de implementação, representando, assim, uma solução
perfeita para o transporte de vários tipos de carga.
Seu
“sobrenome” HD – Heavy Duty – representa a robustez e confiabilidade do
produto, que tem significativa importância para a estratégia de mercado da
Iveco. Com ele, a montadora prevê ampliar para 7% seu market share no segmento
de caminhões de 8 a 15 toneladas de PBT. Trata-se de um mercado que tem
crescido de forma exponencial nos últimos anos, devendo atingir a marca de 45
mil unidades comercializadas apenas em 2013.
“Com o
lançamento do Vertis HD, a Iveco completa a linha Ecoline, que agregou à nossa
frota uma série de modificações técnicas para levar aos nossos clientes mais
desempenho, economia de combustível, robustez, sempre a custos de manutenção
cada vez mais reduzidos”, afirma Marco Mazzu, presidente da Iveco na América
Latina. Nascida do processo de adaptação dos veículos à normativa Proconve P7,
a geração Ecoline já conta com os veículos Daily, Tector, Trakker e Stralis.
O novo
Iveco Vertis HD já pode ser encontrado nas 109 concessionárias Iveco no Brasil.
Mercado
O setor do varejo brasileiro
tem crescido como poucos ao longo dos últimos anos. Para 2013, a expectativa é,
mais uma vez, positiva. Analistas do setor acreditam que esse segmento da
economia nacional terá crescimento de aproximadamente 7% neste ano. O bom
prognóstico é resultado direto do aumento do poder de compra dos brasileiros,
assim como de incentivos específicos ao setor, como desoneração de folha de
pagamento e alíquotas diferenciadas para a tributação de determinados produtos.
A facilidade para adquirir
mercadorias gera, por outro lado, uma grande demanda por veículos capazes de
assegurar ao comerciante que seus produtos serão entregues. O fato é constatado
pelo crescimento de vendas de caminhões de 8 a 15 toneladas de PBT nos últimos
anos. Hoje eles já representam mais de 20% do total da frota acima de 2,8
toneladas. A maior parte desses veículos circula em cidades de médio e grande
porte, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.
Para desenvolver um caminhão
perfeito para atender as demandas desse setor, a Iveco ouviu clientes e empresas
de várias localidades, constatando que a decisão de compra desses veículos está
diretamente relacionada a atributos racionais e financeiros. Entre eles,
destacam-se a economia de combustível, a durabilidade de componentes e baixos
custos de serviços e manutenção.
“O dia a dia do varejista é
feito de seguidas entregas de mercadorias. Por isso, ele precisa de um caminhão
confiável e durável, que possa rodar continuamente, consuma pouco combustível e
tenha manutenção a custo reduzido. Além disso, o veículo deve ter facilidade de
implementação, para que possa atender à infinidade de negócios contida no
mercado de varejo”, explica Alcides Cavalcanti, diretor Comercial da Iveco.
Diferenciais
técnicos
Ciente do que os clientes
esperam de um caminhão médio, a Iveco começou a conceber o Vertis HD no Centro
de Desenvolvimento do Produto, em Sete Lagoas. Da concepção à fabricação, foram
necessários dois anos, que compreenderam 100 mil horas de trabalho no
desenvolvimento da estrutura e de uma série de novos componentes que
transformam o Vertis HD na melhor opção de compra do segmento.
Os ganhos foram comprovados por
avaliações rigorosas da equipe de engenharia Iveco, que, entre mais de 140
testes do produto, percorreu 1 milhão de quilômetros com o Vertis HD, incluindo
400 mil km em estradas e vias urbanas. O novo veículo também circulou por
outros 100 mil km em percursos com asfalto comprometido, além de percorrer
circuitos específicos para atestar a vida útil dos componentes, resistência
estrutural, suspensão e vários itens da cabine.
O chassi do Vertis HD já revela
sua estrutura reforçada e diferenciada, diretamente inspirada no Iveco Tector,
duas vezes eleito caminhão do ano pela revista AutoData. Além de forte, ele
demonstra a versatilidade do novo veículo, com bitolas conforme padrão de
mercado, possibilitando qualquer tipo de implemento. O basculamento também foi
facilitado por um novo sistema, que também torna mais simples o travamento da
cabine.
A economia de combustível,
quesito em que o Vertis sempre foi best-in¬-class, é assegurada pelos
propulsores NEF 4, da FPT Industrial. Na adaptação para a tecnologia Euro V, os
motores ganharam redução de até 5,5% no consumo de combustível em relação à versão Euro III.
Em 100 mil km de testes comparativos, feitos em estradas e trechos urbanos, o
novo Vertis HD conseguiu economia de até 11% em relação a concorrentes diretos.
Além da redução de consumo, os
propulsores também tiveram incremento de potência. O motor do Vertis HD 9
toneladas está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a motorização
anterior. Na versão 13 toneladas – cabine estendida, o ganho foi de 3,4% no
torque. Em números, são 177cv (maior potência da categoria) e 570Nm @ 1.250 rpm para a
versão 9 toneladas. No caso da 13 toneladas – cabine estendida, o motor tem
potência máxima de 182 cv, compatível com os principais competidores do
mercado, e torque máximo de 610 Nm @ 1.300 giros.
Em ambos os veículos, a alta
disponibilidade de torque em baixas rotações gera maior prazer em dirigir,
evitando constantes trocas de marcha e contribuindo também para o consumo
reduzido de combustível.
Para fazer do Vertis HD um dos
caminhões mais silenciosos e confortáveis do segmento na maior faixa de
utilização do veículo, a Iveco desenvolveu um novo sistema de suspensão da
cabine, com quatro pontos de fixação e novas molas e amortecedores. A suspensão
primária também recebeu novas molas, amortecedores e suportes, além de uma nova
barra estabilizadora.
A sinergia com a Fiat
Automóveis proporcionou ganhos extras no conforto acústico do veículo. A Iveco
contou com o trabalho da mesma equipe que fez do Fiat Grand Siena uma
referência em baixos índices de ruído interno, com resultados igualmente
significativos. “Fizemos um trabalho criterioso, de modo que conseguimos
posicionar o Vertis HD em um novo patamar nesse quesito”, afirma Ugo Delfino, diretor de Engenharia do
Produto da Iveco. Também para aumentar conforto e dirigibilidade, foi
introduzido um novo sistema de direção, coxim de amortecimento e ajustador de
tensão.
Destaque da versão 13
toneladas, a cabine estendida comporta 862 litros, capazes de armazenar
utensílios de uso pessoal do condutor e aumentar a sensação de espaço na
cabine. “Sabemos que os motoristas deste mercado transitam continuamente
durante o dia. A cabine, além de ser um grande diferencial competitivo nesse
segmento, reflete nosso zelo pelo bem estar desses profissionais”, declara
Alexandre Serretti, diretor da Plataforma de Veículos Leves e Médios da Iveco.
Itens
e valores
Além de todos os componentes
mecânicos e demais diferenciais estruturais, as duas versões do Vertis HD
contam com um grande número de itens de série, que ressaltam ainda mais a
excelentes relação custo benefício do novo caminhão da Iveco. A lista inclui
faróis de neblina, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros
elétricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, para-sol
externo translúcido, escotilha de teto com regulagem, regulagem de altura dos
farois, cabine estendida (13 toneladas), ar-condicionado (13 toneladas),
predisposição para rádio (antena e alto-falantes), assoalho da cabine revestido
com material sintético, além de vários porta-objetos.
Como promoção de lançamento, a Iveco oferecerá gratuitamente aos clientes
que adquirirem o novo Vertis HD todas as trocas de filtros e óleos do motor
pelo período de 1 ano ou 90.000 Km, com mão de obra inclusa. Essa promoção será
válida para todas as compras realizadas até 31 de março de 2013.
Iveco
A Iveco,
uma empresa do Grupo Fiat Industrial,
projeta, produz e comercializa uma ampla gama de caminhões leves, médios
e pesados, veículos comerciais e fora de estrada, urbanos, interurbanos e para
aplicações militares, e defesa civil. A
Iveco emprega cerca de 25.000 pessoas e opera em 11 países do mundo, utilizando
excelência em tecnologia. Além da
Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Cerca de
5 mil postos de atendimento e vendas em mais de 160 países garantem apoio técnico
em qualquer lugar do mundo onde um veículo Iveco esteja em funcionamento.
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