sexta-feira, 19 de outubro de 2012

26ª Superminas vai atingir todas as expectativas dos organizadores


Faltando pouco mais de cinco horas para o término da 26ª Superminas Food Show, as diretorias do Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão) e da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) confirmam que o evento vai atingir os números divulgados anteriormente, tanto no que ser refere ao número de público quanto à movimentação em negócios.


Com o grande número de transações comerciais com expositores, especialmente do setor de equipamentos, as expectativas dos dois primeiros dias foram superadas o que deve se intensificar, hoje, durante a feira. Com isso, o evento vai atingir a marca de R$ 1,3 bilhão em negócios, durante o evento e a partir dele.

Só nas “Rodadas de Negócios” com empresários do exterior, muitas parcerias foram iniciadas ou concretizas. Ao todo foram dez compradores internacionais que vieram negociar com empresários mineiros participantes da Superminas. Na parte de exposição, no espaço internacional, cinco países apresentaram seus produtos nos estantes: Argentina, Portugal, indonésia, México e China.

Público

Os próximos de 65 mil pessoas esperadas terão comparecido ao evento até o final do credenciamento que será encerrado às 21 horas desta quinta-feira. São empresários ou profissionais decisores nas empresas vindos de todo o Brasil.

A maior presença, no entanto, é de supermercadistas e de panificadores mineiros da capital, região metropolitana e de todo o interior do estado. Além de participantes que viajaram de forma isolada, várias caravanas de empresários e colaboradores participaram. Eles vieram de Juiz de Fora, Três Corações, Guanhães, Governador Valadares, Nova Serrana, Uberaba, entre outras cidades.

Novidades

A superminas foi marcada por um grande número de lançamentos de produtos e de equipamentos para apresentar ao público comprador. Várias empresas apresentaram novidades. Entre vários outros lançamentos, a Vilma Alimentos, por exemplo, investiu R$ 1 milhão em novos produtos apresentados durante a feira.

Já a Algar Agro, dona da marca de óleos ABC, apresentou a embalagem do óleo de soja com linguagem em braile. A Prática Produtos apresentou ao público o Rototurbo, um forno para a produção de tipos diferentes de pães e de produtos de confeitaria, com baixo consumo de energia. Outra novidade da Prática foi o Ecofry Gourmet, o forno que frita sem óleo.

62ª Convenção Nacional do setor de panificação

Nos dias 17 e 18 de outubro ocorreu durante a Superminas a 62ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), com apoio do Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão). A convenção reuniu um público de 250 pessoas, principalmente empresários, vindos de várias partes do país como Amapá, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio, São Paulo, Brasília, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros. Durante o Encontro foram abordados assuntos importantes para a panificação local e regional, além uma programação extensa com palestras motivacionais, clínicas tecnológicas e várias outras atrações.

Um grande momento da Convenção foi a premiação de seis padarias que passaram pela consultoria do Programa de Apoio à Panificação (Propan) e tiveram o melhor desempenho em 2012. São elas, padaria Vianney, de Belo Horizonte (MG); padaria Dona Bella Casa de Delícias, de Taubaté (SP); padaria Rivana de Piracicaba (SP); padaria Roque Schuh, de Vera Cruz (RS); Mercatto, de Natal (RN); e Pães e Broas, do Rio de Janeiro.

A premiação valorizou ações e investimentos que as padarias fizeram no setor de gestão, administrativo-financeiro, marketing e vendas, entre outros.

Dentro da programação da Convenção também ocorreu a final do Festival Pães e Quitandas de Minas. Idealizado pela Amipão e pelo Instituto Tecnológico em Panificação e Confeitaria (ITPC), com apoio do Sebrae – MG, o Festival movimentou o setor de panificação de Belo Horizonte e região metropolitana com a presença de 70 padarias. Todas elas tiveram que criar uma receita inovadora de um produto à base de queijo e polvilho.

As padarias finalistas foram Panificadora JT do bairro Paraíso, com a receita de Pão de Queijo Recheado; a Padaria Santa Efigênia, com o Biscoito de Parmesão; a Express Panificadora do bairro Havaí, com a receita de Pão de Queijo Folhado Express; a Padaria Bandeirantes do Jardim Bandeirantes, em Contagem, com seu Romeu e Julieta em Minas e a padaria Pedro Padeiro do Santa Tereza, com o Quiche Mineiro. A grande vencedora do Festival foi a padaria Pedro Padeiro, de Santa Tereza, de Belo Horizonte.

Reunião de diretoria Abip/ Propan

Nos dias 15 e 16 de outubro também ocorreu a 4ª Reunião Nacional da Diretoria da Abip/ Propan – Programa de Apoio à Panificação. O encontro promovido na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) trouxe empresários e representantes das principais entidades ligadas ao setor da panificação de todo o Brasil. Durante a reunião foram discutidos assuntos de interesse da panificação como farinha de trigo/pão; a desoneração da Folha de pagamento; projetos internacionais, convênios com o ITPC, Abip e Sebrae; tendências das feiras internacionais; as mudanças da NR-12 e a contratação de padeiros franceses para ministrar cursos e treinamentos no Brasil.

A Superminas Food Show 2012 é organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e pelo Sindicado e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão) com a correalização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário