quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ambev mobiliza seus 46 mil funcionários pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Com o tema “Produzindo um Mundo Melhor”, ação acontece simultaneamente também em todas as operações da Anheuser-Busch InBev pelo mundo


Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente a Ambev mobiliza seus 46 mil funcionários – sendo 30 mil só no Brasil - nos 14 países onde atua para realizarem ações ambientais. O principal objetivo é reforçar o compromisso da empresa em reduzir o impacto de sua atuação na natureza. Todas as fábricas da companhia espalhadas pelas Américas vão desenvolver atividades para conscientizar seus funcionários sobre a importância de reduzir o consumo de água, aumentar o reaproveitamento de subprodutos e diminuir a emissão de CO2.

Tendo como mote o tema “Produzindo um mundo melhor”, as iniciativas contam com programas que envolvem tanto os funcionários quanto as comunidades locais. Os melhores projetos serão premiados com participação dos ganhadores em grandes eventos promovidos pela Ambev. “Para construir um mundo melhor, nós fazemos nosso dever de casa. Trabalhamos duro e hoje atingimos os melhores índices de eco-eficiência da nossa história. Mas não estamos satisfeitos. Podemos fazer ainda mais”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

A iniciativa faz parte de um projeto global coordenado pela Anheuser-Busch Inbev, que está mobilizando mais de 116 mil funcionários de 23 países pelo mundo. “Esta iniciativa do Dia Mundial do Meio Ambiente cria uma grande oportunidade para nossos esforços internos e também no trabalho que realizamos com as comunidades”, afirma Carlos Brito, presidente da Anheuser-Busch Inbev. Lançada hoje no Dia Mundial do Meio Ambiente, a campanha se estenderá até a próxima semana.

A filial Nova Minas, em Sete Lagoas, começou as atividades no dia 1º de junho durante uma palestra com representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente sobre Resíduos Sólidos e Redução de Consumo de Água e Poluição Sonora, direcionada aos funcionários. No dia 3, a unidade participou do evento promovido pela Secretaria comemorativo à Semana do Meio Ambiente na Lagoa da Boa Vista, com exposição das ações ambientais desenvolvidas na fábrica. Nos próximos dias, a unidade vai promover ações de sensibilização ambiental, com exposição de artesanato feito com material reciclado, concurso de desenho, brincadeiras educativas, incentivo à redução do consumo de água em casa e à carona solidária, entre outros.

As outras unidades no Estado também estão desenvolvendo ações ambientais. A Filial Juatuba estende suas atividades por todo mês, com, oficinas interativas, vídeos educativos e concursos de desenhos e redação sobre o tema “Uso da Água” para filhos dos funcionários. Algumas escolas e comunidades próximas à unidade também receberão a visita de funcionários da Ambev, que vão distribuir cartilhas ecológicas e apresentarão vídeos explicativos sobre como preservar a natureza. Já os funcionários da Filial Contagem irão assistir à palestra sobre sustentabilidade promovida pela Polícia Militar de Meio Ambiente da cidade, participarão de oficina de reciclagem e visitarão o maior museu a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho (MG).

Além destes exemplos, todas as demais fábricas da Ambev no Brasil e no exterior também desenvolverão ações focadas em engajar seus funcionários e comunidades em prol do meio ambiente.

Movimento CYAN

A preocupação com o meio ambiente faz parte da gestão da Ambev desde sua criação. Além de possuir um Sistema de Gestão Ambiental que garante bons índices de ecoeficiência em todas as unidades, a Ambev ainda lançou em 2010 o Movimento CYAN – um amplo conjunto de iniciativas para mobilizar toda a sociedade em torno de consumo consciente de água.

Desde sua criação, o Movimento CYAN já promoveu importantes ações, como: (1) a adoção da Bacia dos rios Corumbá-Paranoá em Brasília para a recuperação do ecossistema local e o desenvolvimento de estudos sobre o melhor aproveitamento da água; (2) criação de um prêmio para reportagens que tratassem do tema água em parceria com a agência internacional de notícias IPS; (3) lançamento de uma disputa na internet, no site Battle of Concepts, para estimular jovens talentos a dar ideias de como toda a sociedade pode fazer uso mais consciente da água; (4) apoio A eventos como a mega exposição Água na Oca, no Parque do Ibirapuera, e o concurso Água, do Festival do Minuto, para o qual os participantes foram convidados a criar um vídeo sobre o tema.

Em 2011, o Movimento lançou d Banco CYAN, um sistema que concede descontos em compras pela internet para as pessoas que economizarem água em suas residências. Desde que foi lançado, os correntistas do Banco CYAN já economizaram mais de 90 milhões de litros de água. O Banco CYAN atualmente está disponível para os moradores do estado de São Paulo atendidos pela Sabesp, para os fluminenses clientes da Cedae e para os mineiros abastecidos pela Codau.

Sobre a Ambev

Ser a "Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além das inovações H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 30 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2011, o volume de vendas da companhia ultrapassou 165 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 27,1 bilhões – crescimento de 9,9% em relação ao ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário