· Novos motores Iveco-FPT Cursor 13, com tecnologia SCR, vem agora com 440cv e 480cv e ganharam quase 20% a mais de torque
· Disponível com transmissão de 16 marchas automatizada e intarder, modelo ficou mais econômico e com grande capacidade de frenagem
· Interior mais moderno, ar-condicionado e cabine leito aumentam o conforto do mais robusto caminhão off-road do mercado
· Em versão 6x4, cavalo mecânico ou plataforma, com dois entre eixos cada, atende a indústria da cana de açúcar, construção e madeira
A Iveco dá mais um passo na introdução de sua nova geração de produtos, a Ecoline, com a nova gama Iveco Trakker, o único caminhão pesado fora-de-estrada do mercado genuinamente nascido off-road. Base do caminhão vencedor do rali Dakar 2012 (a mais difícil e exigente competição automobilística do mundo), o novo Iveco Trakker será apresentado durante a Agrishow, a maior feira agrícola da América Latina, que abril seus portões dia 30 de abril em Ribeirão Preto (SP).
O primeiro veículo da nova linha é o Iveco Trakker 6x4, que chega muito mais potente, com 440 e 480cv, e é mais econômico que a versão anterior. Grandes novidades para o modelo incluem transmissão automatizada, novas opções de entre eixos e a cabine leito. O novo modelo, agora de aplicação mais versátil, com baixo custo operacional e grande disponibilidade de utilização, é ideal para operações na indústria da cana, madeira e construção.
Reunindo excepcional robustez em termos de chassi (construído com aço especial FeE490) e trem de força (motor, transmissão, eixos), fatores determinantes na vitória histórica do modelo no rali Dakar 2012, o novo Iveco Trakker chega ao mercado brasileiro muito mais confortável para o motorista. O novo interior tem painel mais moderno, mais ergonômico. Há uma nova versão cabine leito opcional e uma ampla lista de opcionais (como ar-condicionado) que aumentam a qualidade de vida a bordo e a facilidade de condução do modelo.
“Este caminhão é uma máquina profissional, para trabalhar ininterruptamente sob as mais exaustivas condições de carga, relevo e clima”, diz Davi Lunardi, diretor da gama de pesados da Iveco América Latina, lembrado que a Iveco já vendeu mais de 70 mil unidades do Trakker no mundo. “Nossos clientes brasileiros elogiam principalmente a confiabilidade do produto, que retorna em disponibilidade de utilização, isto é, o caminhão não para”.
No desenvolvimento da nova geração de caminhões Ecoline da Iveco os modelos foram testados por mais de cinco milhões de quilômetros. “Os novos modelos, e o Trakker entre eles, são os melhores caminhões Iveco já produzidos no Brasil”, comenta o diretor. “A nova geração Iveco Trakker é um exemplo de resistência e durabilidade, como o modelo provou no rali Dakar 2012, por exemplo.”
Veículo fundamental nas grandes obras de infraestrutura e em operações agrícolas de grande porte e mineração, os pesados fora de estrada vem ampliando sua importância dentro do mercado brasileiro de caminhões. Dentro deste segmento, o Iveco Trakker vem gradativamente aumentando. Lançado no Brasil em 2008, o modelo hoje representa 7,5% das vendas do segmento. “Com a nova geração vamos continuar crescendo”, prevê Lunardi.
MAIS FORÇA E ECONOMIA, MAIOR CONFORTO E VERSATILIDADE
A força é um dos mais importantes requisitos de um veículo fora de estrada, e nesse quesito o novo Iveco Trakker 6x4 está bem servido. O motor Iveco-FPT Cursor 13 com tecnologia SCR, adequado à normativa Proconve P7, vem com novas potências. Passaram de 380cv e 420cv para 440cv e 480cv, e no processo tiveram grande aumento de torque: 2.100Nm (+16%) e 2.250Nm (+18%), respectivamente, plano entre 1.000 e 1.450 rpm. A força se exprime também no freio motor, com 415cv a 2.400 rpm (que pode chegar a 975cv com “intarder” – opcional, a maior potência de frenagem da categoria).
A plena utilização dessa forma é possível devido à transmissão ZF de 16 marchas, manual ou automatizada (na versão Eurotronic), com acionamento por teclas no painel. Com software “inteligente”, a caixa escolhe a marcha certa para cada situação, sem escalonamento. É possível sair de terceira para quinta, sem a passagem pela quarta marcha, uma vantagem em terrenos de relevo irregular ou pontuados por aclives. O software garante que o motor funcione sempre na faixa econômica, reduz o desgaste da embreagem e melhora o nível de ruído. Há três opções de redução do eixo traseiro e assim o cliente pode adequar o produto à exata necessidade de sua aplicação.
A preocupação em oferecer uma ampla gama de configurações do Iveco Trakker deu origem a duas novidades no projeto do modelo dentro da geração Ecoline. Uma delas é a oferta de uma nova versão de entre eixos de 3.200mm para o modelo cavalo mecânico (com ela pode-se otimizar composições como rodotrem, por exemplo). O cavalo mecânico pode também ser encomendado com entre eixos de 3.500mm. Já a versão plataforma tem entre eixos de 3.500 e 4.500mm (no final do ano chega uma versão com 4.800mm). Outra novidade é a versão cabine leito, inédita para o Iveco Trakker no Brasil e que amplia o leque de aplicações do modelo, além de fazer dele um caminhão mais confortável.
O conforto foi outra prioridade do projeto. O sistema de engate da transmissão manual foi revisado e agora é do tipo “single H”, mais fácil de usar. O painel é novo, moderno e ergonômico. Os bancos do passageiro e motorista tem suspensão pneumática e as forrações são de material lavável, apropriado para as operações fora de estrada. O caminhão vem com um espelho retrovisor angular no lado direito, para facilitar manobras, além dos retrovisores laterais externos bipartidos. De série os equipamentos incluem climatizador, ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico e rádio CD-player, entre outros.
NASCIDO OFF ROAD, É ROBUSTO E TEM GRANDE CAPACIDADE DE CARGA
Diferente de outros caminhões à venda no segmento, derivados de modelos estradeiros, o Iveco Trakker é um produto que nasceu off-road,. projetado para o trabalho em condições de exigência extrema. Seu chassi é feito em aço especial, com longarinas de perfil mais alto e 10 mm de espessura. Com isso, o novo Iveco Trakker 6x4 tem carga útil de 35.500kg e PBT técnico de 41.000 kg, tem capacidade máxima de tração (CMT) de 132 toneladas, chegando, em condições excepcionais de operação, a 176 toneladas (a maior da categoria).
A capacidade de carga na suspensão traseira é de 32 toneladas, o que resulta em durabilidade do conjunto. O eixo traseiro tem bloqueio longitudinal e transversal e redução nos cubos, combinado com a suspensão tipo “cantilever”, com molas semi-elípticas de simples estágio e barra estabilizadora. O eixo dianteiro tem capacidade de 9 toneladas, resultando em resistência, estabilidade e segurança na operação. Outros pontos de força são o melhor ângulo de ataque da categoria (26º), um protetor frontal inferior especial para terrenos acidentados com grande incidência de pedras e poeira.
O modelo traz para-choque dianteiro tri-partido, feito em aço, ideal para as difíceis condições fora-de-estrada, resultando em menor custo operacional. A suspensão da cabine é de 4 pontos, com molas helicoidais que absorvem os impactos e garante conforto para o motorista e durabilidade do conjunto. O caminhão tem filtro de ar “heavy duty” com filtro secundário para maior segurança durante a manutenção do sistema de admissão de ar, componente imprescindível para veículos que operam em minas e em construções pesadas. O cano de escape vertical é opcional. Os pneus de série são 11R22, mas com pneus 325/95 R24 (opcionais) o modelo pode ser usado também na mineração.
Essas são características que fazem do novo Iveco Trakker 6x4 um veículo de excepcional robustez e elevada disponibilidade de utilização, isto é, menor tempo entre paradas técnicas de manutenção, maior tempo útil de uso do produto. O resultado é alta produtividade.
A NOVA GERAÇÃO IVECO ECOLINE
A nova geração Iveco Ecoline representa uma grande mudança para a Iveco. A nova gama envolve todos os veículos da marca e traz novas cabines, novos interiores, modificações mecânicas de chassi e suspensão e detalhes estéticos que alcançam todas as famílias de produtos da marca. Além disso, as variações de cada gama são mais numerosas. Das atuais 85 possibilidades de produtos Iveco (contando família, cabine, powertrain e chassi, apenas), a nova geração Ecoline dá um salto para mais de 140 versões. Todas as famílias de produtos da marca serão produzidas no Brasil, na fábrica da empresa em Sete Lagoas (MG), o que significa que poderão ser financiados pelo Finame.
Com a geração Ecoline, a Iveco pretende continuar crescendo mais que o mercado. Desde 2007, a empresa tem aumentado constantemente seu market share no país, partindo de menos de 4%, àquela época, para cerca de 10% hoje, considerando veículos comerciais acima de 2,8 toneladas de PBT. As vendas da empresa cresceram no período quase seis vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário