quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

EQUIPE IVECO CHEGA EM SEGUNDO LUGAR NA ETAPA DE ONTEM DO RALI DAKAR CONFIRMANDO A LIDERANÇA NA COMPETIÇÃO



· Três caminhões Iveco estão entre os seis melhores do maior rali do mundo. Ao todo são 76 caminhões, das mais diversas marcas, na disputa.

A etapa de Copiapó-Antofagasta, que contou com um total de 686 quilômetros, incluídos os 477 km de especial, se desenvolveu em caminhos de pedra e a uns três mil metros de altitude. Para defender a liderança na corrida, a equipe Iveco-De Rooy aproveitou o domingo de descanso para afinar o acerto dos caminhões Iveco Trakker Evolution II e Iveco PowerStar (Strator-Torpedo).

Hugo Duisters, belga, de 49 anos, responsável pela assistência técnica dos caminhões, assegurou que “foram checados elementos e foram feitas trocas de peças desgastadas para evitar riscos durante a competição”. Pneus novos, incluindo estepe, revisão dos faróis e buchas foram algumas das tarefas realizadas antes de encarar a oitava etapa. Com certeza, o mais importante foi a troca do turbo no caminhão de Gerard De Rooy, já que o piloto, líder na classificação geral, sentiu alguns ruídos anormais no último sábado.

O Iveco Trakker do italiano Miki Biasion - que chegou ao acampamento as 23h55 do sábado, depois de trocar a embreagem nas dunas -, estava tudo em perfeito estado e foi preciso apenas a troca de uma lâmpada do farol traseiro que se quebrou durante a sétima etapa em Copiapó.

Com seis horas e meia de atraso com relação ao líder, Biasion largou na oitava etapa com a intenção de alcançar um lugar entre os Top Ten, arriscando um pouco mais que seus companheiros de equipe. O bi campeão mundial de rali acabou em terceiro lugar no dia e avançou até o 16º lugar na classificação geral.

Já o líder De Rooy decidiu começar a correr sem arriscar muito. Mesmo chegando a passar pelo primeiro posto de controle como líder da etapa, ao final teve que se conformar em ocupar a segunda colocação.

“Foi uma etapa bem dura. Na primeira parte da corrida tinha muitas dunas. Travamos uma batalha interessante com Loprais. Em um percurso bastante ruim ele conseguiu deslanchar, mas depois consegui alcançá-lo uns cinqüenta quilômetros mais tarde, o que subiu minha moral. De qualquer forma, perdemos alguns minutos com relação a ele, mas o caminho a percorrer ainda é bem longo. Vou dirigir de forma regular para evitar punições e surpresas”, confessou De Rooy que se mantém na ponta do Dakar.

Outro bom resultado de ontem foi o do espanhol Pep Vila que ao chegar em sétimo e aproveitar os problemas de alguns rivais, subiu para a sexta colocação na classificação geral igualando a posição obtida em 2011.

A nona etapa, Antofagasta-Iquique, de 556 km, se caracteriza por ter “dois cenários”. Uma primeira parte com cânions e pistas limpas e uma segunda parte navegando pelas areias que desembocam em um impressionante tobogã até as costas do Oceano Pacífico.

Rali Dakar: Conhecido no início como Paris Dakar e disputado de 1979 a 2007, entre Europa e África, a maior e mais dura prova do automobilismo mundial ocorre sempre no começo de cada ano, com largada no primeiro dia de janeiro e chegada no décimo quinto dia do ano. Desde o ano de 2009 é disputado entre países da América do Sul, devido questões de segurança no antigo trajeto. Neste ano 76 caminhões das mais renomadas marcas foram inscritos na competição. A equipe Iveco, que lidera o rali desde o início, conta com cinco caminhões na competição e mais cinco veículos no apoio.

Classificação 8ª etapa

1 LOPRAIS (CZE), TATRA 5:07:17
2 DE ROOY (NLD), IVECO a 01:31
3 BIASION (ITA), IVECO a 12:20
4 ARDAVICHUS (KAZ), KAMAZ a 13:56
5 STACEY (NLD), IVECO a 16:23
6 MARDEEV (RUS), KAMAZ a 22:49
7 VILA (ESP), IVECO a 24:20

Classificação Geral após 8ª etapa

1 DE ROOY (NLD), IVECO 23:14:03
2 LOPRAIS (CZE), TATRA a 15:39
3 STACEY (NLD), IVECO a 48:06
4 ARDAVICHUS (KAZ), KAMAZ a 58:40
5 MARDEEV (RUS), KAMAZ a 1:34:53

6 VILA (ESP), IVECO a 2:06:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário