O Sempre Um Papo e a Iveco encerram a programação do projeto em Sete Lagoas em 2011, recebendo o mestre da narrativa brasileira, Luis Fernando Verissimo, para debate e lançamento nacional do livro, “Em Algum Lugar do Paraíso” (Ed. Objetiva), dentro da 2ª edição da Literata - Festa Literária de Sete Lagoas. Na obra, o autor narra situações inusitadas e questionamentos atemporais que permeiam a experiência humana. São 41 crônicas, selecionadas entre 350, todas inéditas em livro e escritas ao longo dos últimos cinco anos. O encontro ocorre no dia 26 de novembro, sábado, às 20h, na Tenda Plenárias, Casarão – Praça Tiradentes, 257, Centro - e terá mediação do idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges.
A crônica que abre o livro traz Adão vivendo no eterno presente do Paraíso, sem passado, nem futuro, sem datas e preocupações. Isso até a chegada de Eva, que, apenas para puxar assunto, lhe teria perguntado: “que dia é hoje?”. Seria este o marco que tirou a eterna paz de Adão, introduzindo a humanidade ao complicado mundo que se conhece hoje.
Em outra crônica, um homem entra num bar e se depara com as várias versões de si mesmo, revelando quem ele poderia ter sido caso tivesse feito um teste para ser jogador de futebol, ou se tivesse, de fato, se tornado um jogador, ou mesmo se houvesse feito ou não aquele gol. Em outra variante, se depara consigo mesmo se tivesse passado num concurso público, e seus tantos desdobramentos possíveis: se não tivesse passado, se tivesse casado com a Doralice e assim por diante. Dentre essas inúmeras possibilidades, Veríssimo faz o personagem e por tabela o leitor refletirem sobre as escolhas feitas ao longo da vida e os resultados delas, mas sem uma culpa ou estigma.
Em outra história, um homem se vê diante de uma posição difícil: tem que escolher entre a vida e a morte de outro ser vivo. O ser, no caso, é uma truta do viveiro de um restaurante que serve peixes frescos e ele precisa decidir se vai comê-la ou não.
Verissimo fala sobre a vida, a morte, o tempo, o amor, sempre com um ar nostálgico e repleto de reflexões acerca das escolhas feitas ao longo da existência. Um livro repleto de personagens idiossincráticos e ao mesmo tempo comuns - o papai-noel de shopping, o maître de um restaurante falido, o aposentado, a caçadora de viúvos, casais de longa data, recém-casados, casais que se separam e o solteiro sedutor.
Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 1936. Consagrou-se como um dos mais importantes escritores do país, com uma obra vasta – incluindo romances, crônicas, quadrinhos, infantojuvenis, muitos adaptados para cinema, teatro e TV. Mestre da narrativa curta, assina colunas diárias na imprensa brasileira.
“Em Algum Lugar do Paraíso” – Luis Fernando Verissimo
Editora: Objetiva
Preço: R$ 36,90
Páginas: 200
Iveco e Sempre um Papo
Pelo terceiro ano consecutivo, a Iveco e o Sempre Um Papo levaram a Sete Lagoas diversidade, cultura e conhecimento nos encontros do público com os convidados. Nesse ano, mais de cinco mil pessoas participaram dos encontros que contaram com a presença de importantes escritores e intelectuais como os jornalistas Carlos Sardenberg, Miriam Leitão, Juca Kfouri, Maurício Kubrusly, Sergio Abranches e Zeca Camargo.
Serviço: Sempre um Papo com Luis Fernando Verissimo
Dia: 26 de novembro, sábado, às 20h, com entrada gratuita.
Local: Tenda Plenárias - Casarão, Praça Tiradentes 257, Centro
Nenhum comentário:
Postar um comentário