A Fiat comemorou em grande estilo os 35 anos de atividades no Brasil e ofereceu à comunidade um concerto aberto do tenor italiano Andrea Bocelli, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, realizado no domingo, 6 de novembro. O concerto reuniu um público de 81 mil pessoas. O show de Andrea Bocelli faz parte do Momento Itália/Brasil (MIB), conjunto de eventos artísticos, culturais e de negócios que celebra até junho de 2012 a construtiva colaboração entre italianos e brasileiros – convivência da qual a Fiat, inaugurada em 9 de julho de 1976, em Betim, Minas Gerais, é um ícone.
O concerto contou com o apoio do Ministério da Cultura, realização do Grupo Dançar Marketing e copatrocínio do Banco Itaú e da Aethra Sistemas Automotivos. A apresentação de Andrea Bocelli reuniu ainda grandes nomes como o maestro Eugene Kohn, a soprano Maria Aleida, a cantora Sandy, o Coral do Árvore da Vida, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais.
No repertório, árias de ópera e canções italianas, inclusive Con Te Partirò, cantada por Bocelli ao lado do coral dos meninos do Árvore da Vida, programa de responsabilidade social impulsionado pela Fiat no Jardim Teresópolis, em Betim.
Participação especial
O concerto de Andrea Bocelli na Praça da Estação também foi a realização de um sonho para os jovens da Oficina de Canto Coral do Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, programa de relacionamento com a comunidade da Fiat Automóveis. Os alunos se apresentaram ao lado do tenor e da soprano Maria Aleida durante a canção Con Te Partirò, em momento de grande emoção.
O concerto de Andrea Bocelli na Praça da Estação também foi a realização de um sonho para os jovens da Oficina de Canto Coral do Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, programa de relacionamento com a comunidade da Fiat Automóveis. Os alunos se apresentaram ao lado do tenor e da soprano Maria Aleida durante a canção Con Te Partirò, em momento de grande emoção.
O professor do coral, Rodrigo Firpi, ressalta que os jovens ensaiaram intensamente nas duas últimas semanas e não faltou euforia e felicidade. Para ele, a música possibilita uma nova visão da realidade e é uma oportunidade de divulgar novos talentos de Betim. “A música é uma arte com uma grande representatividade para todos. A participação dos jovens no concerto, com o Andrea Bocelli, os incentiva a continuar. Foi um momento marcante na história do grupo”, afirma.
Nas aulas, os jovens cantam desde música popular brasileira até música erudita, em vários idiomas, como italiano, francês, alemão, latim, espanhol e português. Dos 50 alunos, entre 12 e 15 anos, que participam dos eventos institucionais e culturais em várias cidades do Estado de Minas Gerais, 40 se apresentaram neste concerto.
A jovem Bianca Aragão Esteves, de 16 anos, que conheceu o Árvore da Vida na escola e hoje é monitora da Oficina, destaca a importância do concerto e a alegria de participar do coral.
Segundo Bianca, estar com Andrea Bocelli foi uma oportunidade de ganhar conhecimento e experiência. “Estou muito feliz e devo muito ao Programa, que realmente contribuiu para a minha autoestima e crescimento pessoal”, avalia.
Segundo o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Antônio Lage, o coral e as artes são uma das vertentes do Programa Árvore da Vida, de resgate da cidadania dos moradores do Jardim Teresópolis, que combina também ações de educação e de geração de trabalho e renda.O tenor Andrea Bocelli, além de compartilhar o palco com os meninos do coral, interessou-se pelo Programa Árvore da Vida. Ele mantém uma fundação que leva seu nome e que se dedica a promover ações de inclusão social e de valorização do ensino da arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário