A FPT Industrial, visando garantir a conformidade de seus motores com os futuros regulamentos Proconve P7, utilizará a tecnologia SCR para as linhas Cursor e NEF e a tecnologia de EGR na linha F1, atendendo assim a todos os veículos pesados, médios e leves.
Os novos motores da FPT Industrial, equipados com as tecnologias SCR e EGR, contarão ainda com um aumento da eficiência de combustão combinado com sistemas de maior pressão de injeção, garantindo uma posição de liderança na área de consumo e, ao mesmo tempo, respeito ao meio ambiente.
A FPT Industrial trouxe para o estande da Iveco na 18ª edição da Fenatran alguns exemplos do que há de mais moderno em motorização diesel e em soluções que atendem à norma Proconve P7. São eles os motores F1C Duplo Estágio e Cursor 13.
O novo propulsor leve F1C Duplo Estágio, de quatro cilindros e 3,0 L, incorpora a tecnologia EGR combinada com o DOC, que é um catalisador de oxidação de diesel, e com o DPF, um filtro de partículas de diesel. Esse moderno sistema não só serviu para redução de emissões, mas também contribuiu, por exemplo, para diminuição no consumo de combustível e aumento na potência.
Dependendo da aplicação, como no caso do Iveco Daily, a economia de combustível chega a 8%, com um aumento de potência de 155cv para 167cv.
Toda essa melhora no desempenho se deu graças à instalação de um turbo de duplo estágio, com utilização de câmaras de combustão com novo desenho e novas tecnologias empregadas no motor, que permitiram o aumento da pressão de pico de combustão para até 200 bar. A pressão de injeção do F1C também foi aumentada para até 1.800 bar graças à adoção do novo sistema Common Rail de última geração, com injeção múltipla de combustível.
No Cursor 13, de 6 cilindros e 12,9L, assim como nos demais motores pesados e médios da FPT Industrial, foi adotada a tecnologia SCR, o que também permitiu ganhos substanciais em termos de economia de combustível, como na aplicação no Iveco Stralis, que chegou a 7,5%. Os ganhos de potência em toda a linha de propulsores ficaram entre 15% e 20%. O Cursor 13, inclusive, ganhou uma nova versão mais potente com 560cv, equipada com turbocompressor de geometria variável, que estreou na Fenatran a bordo do Iveco Stralis e veio se juntar às outras versões de 400cv, 440cv e 480cv.Para os motores médios e pesados, os recursos que contribuíram para a melhora nos números de desempenho são parecidos com os dos modelos leves: aumento da pressão de pico de combustão para até 200 bar, aumento da injeção para até 1.800 bar, graças à adoção do novo Common Rail na linha NEF e Cursor 9 e do injetor bomba de última geração no Cursor 13, além da utilização de câmaras de combustão com novo desenho e pistões com materiais reforçados.
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