quarta-feira, 24 de agosto de 2011

IVECO LANÇA NOVO IVECO CITYCLASS ESCOLAR: MAIOR EM TODAS AS DIMENSÕES E COM MODERNO DESIGN EXTERIOR









• Com capacidade para 29 passageiros, novo modelo já conquistou licitação para 770 unidades junto ao FNDE


• Montado sob o chassi do IvecoScudato 70C16, traz motor de 155cv, o mais potente entre os mini-ônibus de até oito toneladas


• Desde o lançamento da versão escolar do CityClassem 2009, modelo já conquistou mais de 2.500 clientes em todo o Brasil




A Iveco, em parceria com a Neobus, apresentam na feira Transpúblico– que acontece entre 24 e 26 de agosto em São Paulo – a nova geração do Iveco CityClass Escolar. Além do novo design exterior moderno e aerodinâmico, o veículo tem dimensões mais generosas, sendo 100mm mais alto, 120mm mais largo e 110mm mais comprido que o modelo anterior. Assim,o novo Iveco CityClass oferece maior espaço interno e maior conforto aos passageiros. Com capacidade para acomodar 29 pessoas, mais o motorista,o novo mini-ônibus Iveco chega ao mercado embalado por uma ordem de 770 unidades para oPrograma Caminhos da Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pertencente ao Ministério da Educação, que promove e fomenta o transporte escolar em todo o País.O projeto privilegia o conforto, a dirigibilidade e a segurança, fatores prioritários em um veículo dedicado ao transporte de passageiros. O novo Iveco CityClasss mede agora 2.220mm de largura externa, 7.250mm de comprimentoe 2.920mm de altura. A altura interna é de 1.930mm, o que facilita o deslocalmento dentro do salão de passageiros. As poltronas foram alargadas, aumentando o conforto. O bagageiro traseiro possui tampa de acesso com maior abertura que a versão anterior, além depossuir rebaixamentosobre o para-choque, o que facilita o acesso ao pneu estepe e ferramentas, diminuindo o tempo no caso de troca de pneus.




O modelo atende plenamente as normas de acessibilidade e segurança. O vão livre da porta de entrada é de 910mm e permite a instalação do elevador para cadeirantes. Os assentos possuem cintos de segurança individuais e de quatro pontos napoltrona de três lugares preferenciais. O modelo possui local apropriado para a acomodação da cadeira de transbordo– item de série - paraportadores de necessidades especiais.O piso de alumínio é antiderrapante e de fácil limpeza.Há porta-cadernos atrás das poltronas e o veículo possui lixeira.O novo design,desenvolvido no Brasil, é moderno e arrojado e preservaas linhas elementares da marca. A frente ganhouformato mais arredondado, com um novo conjunto óptico frontal cujos contornos avançam sobre o paralama (uma tendência bastante atual). Os faróis proporcionam maior luminosidade e são montados em blocos independentes (farol alto, baixo e lanterna), o que diminui os custos no caso de substituição. As novas lanternas traseiras são maiores e seguem o mesmo princípio, agrupadas em um conjunto harmonioso com o design do modelo.O encarroçamento é de responsabilidade exclusiva da empresaNeobus, localizada em Caxias do Sul (RS).




O piso na região do posto do motorista é plano, sem saliências ou ressaltos, proporcionando plena acessibilidade do motorista (uma exclusividade do modelo). O painel é moderno e todos os instrumentos estão ao alcance do motorista. O conjunto de instrumentos possui displays e indicadores agrupados de forma a facilitar a leitura e traz informações importantes como, por exemplo, a luz de alerta para o desgaste das pastilhas de freio. O novo e amplo para-brisa proporciona maior visibilidade e segurança para manobras, ideal para o trânsito em ruas e estradas rurais estreitas ou no trânsito das grandes cidades.




Construído sobre a plataforma do Iveco Scudato 70C16com distância entre eixos de 3.99m, é equipado com o motor Iveco-FPT F1C de 4 cilindros em linha, 3,0 litros, 16 válvulas e injeção eletrônica tipo common-rail. Com 155cv de potência, ele é o motor mais moderno, mais potente, mais econômico e silencioso da categoria. Devido às características de utilização, ele vem com limitador eletrônico de velocidade (70 km/h) e um dispositivo de segurança que impede que o veículo se movimente com as portas abertas.




O torque máximo de 400 Nm é disponível numa ampla faixa de rotação do motor (entre 1.700 e 2.600 rpm), o que faz do CityClass um mini-ônibus ágil e fácil de guiar, com condução similar a de um automóvel. Parte do conforto ao dirigir vem do câmbio Eaton 4405 B, de cinco marchas sincronizadas, sendo a última “overdrive”, com trocas suaves, um benefício de conforto ao motorista. Direção hidráulica e bom diâmetro de giro proporcionam ao veículo excelente manobrabilidade mesmo em espaços restritos. Os freios são a disco e nas quatro rodas.




A suspensão dianteira é independente, absorvendo bem as irregularidades do terreno sem prejudicar a robustez do conjunto, necessária para um veículo que muitas vezes transita por ruas ou estradas de pavimentação precária.Aliás, devido à esta característica de utilização, o modelo tem altura livre do solo de 400mm. A robustez geral é ampliada pelo chassi Iveco construído em aço especial (FeE 420) de altíssima resistência.




Com esta nova geração, o IvecoCityClass Escolar vai se manter como uma referência nacional em mini-ônibus de até oito toneladas, uma posição alcançada ao longo dos últimos anos e de mais de 2.500 unidades em circulação em praticamente todos os estados do Brasil.O veículo conta com assistência técnica e serviços da rede Iveco, com mais de 90 pontos de atendimento em todo o país.

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