Marcelo Bouhid, gerente de Marketing da Iveco, recebe o Prêmio Grandes Sacadas de Marketing
· Campanha “Tem Sempre Um Iveco Tector Perfeito Para Você” aliou publicidade, ação on-line e forte ativação comercial regional
· Produto-alvo da campanha, o caminhão semipesado Iveco Tector registrou aceleração de vendas e ganho de market share em seu segmento
A Iveco, quarta maior montadora de caminhões do Brasil, foi uma das 10 empresas brasileiras selecionadas para o prêmio “Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, que reconhece as ações de marketing que se destacaram pela inovação e criatividade em diversos segmentos do mercado brasileiro. A Iveco foi a premiada na categoria “Caminhões e Ônibus” com a campanha “Tem sempre um Iveco Tector perfeito para você”, que foi um dos destaques da empresa em 2010 e que efetivamente ajudaram a marca a alavancar o produto. As vendas do Iveco Tector subiram 71% no trimestre posterior à campanha e isso ajudou a marca a subir de 6,8% a 8,5% no segmento dos semipesados, o mais disputado do mercado nacional de caminhões.
O prêmio foi entregue dia 4 de maio durante 8ª edição do Fórum “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, em São Paulo. “A estratégia foi veicular uma campanha de âmbito nacional ao mesmo tempo em que realizamos uma série de eventos regionais de apresentação do produto, com o objetivo de aumentar o volume de vendas e a visibilidade da marca Iveco”, explica Marcelo Bouhid, gerente de Marketing da Iveco. Foram usadas revistas de alcance nacional, ações de internet inovadoras e um total de 25 eventos em concessionárias da Iveco no Brasil, onde o produto foi apresentado aos clientes com condição comercial diferenciada. “O resultado dessa ação foi a venda de mais de mil veículos em menos de três meses e a aproximação do cliente com o produto e com a marca Iveco”, diz Bouhid.
A campanha “Tem sempre um Iveco Tector perfeito para você” foi focada na versatilidade do veículo, que pode atender aos mais diversos tipos de operação. Nas cinco peças publicitárias das revistas de massa (para transportadores e público em geral) foram usadas fotos de caminhões Tector com vários tipos de carroçarias, como baú de alumínio, baú lonado e tanque, entre outras. Já nas rádios, o foco foi os motoristas autônomos e os jingles criados traziam as mensagens do caminhão em diferentes versões musicais, como sertanejo, samba, pop rock, axé, etc.
O conceito foi explorado também na ação digital “Monte seu Tector”, por meio de um site interativo (www.ivecotector.com.br/monteoseu) no qual o internauta podia montar, virtualmente, o veículo da forma como desejasse, utilizando mais de 1.500 opções de configuração do produto. O resultado da montagem podia depois ser postado em uma galeria exclusiva ou compartilhado pelas redes sociais. Para aumentar o fluxo, a Iveco, que é pioneira no relacionamento on-line com seus clientes, convidou os internautas a conhecerem a nova ferramenta através de posts em seu blog e nos perfis da empresa no Orkut, Facebook e Twitter. “Aumentamos em 2.500% as visitas ao hotsite do Tector, com mais de 80 mil visitas e quase 500 intenções de compra”, explicou Bouhid.
O conceito da versatilidade também foi explorado ainda nos canais de comunicação da própria Iveco, como o jornal interno, murais de informação, intranet e até as reuniões de equipe. E toda a ação foi alvo de comunicação intensa pelo trabalho de assessoria de imprensa da Iveco. “É o que chamamos de comunicação 360º, onde alinhamos os assuntos da Iveco com todos os públicos/stakeholders da empresa, priorizando, em primeira mão, nosso público interno”, reforçou o gerente de Marketing da montadora.
Sendo reconhecida então como a “Grande Sacada de Marketing” na categoria caminhões e ônibus, a Iveco comprovou que está hoje entre as principais empresas do Brasil que inovam na comunicação e utilizam ferramentas de integração com a comunicação, com o objetivo de apresentar campanhas diferenciadas de marketing a seus diversos públicos.
SOBRE O PRÊMIO
Realizado pelo CENAM (Centro Nacional de Modernização Empresarial), “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil” reconhece marcas que se destacaram em ações voltadas para o setor. As empresas são escolhidas por meio de uma metodologia criada pelo CENAM, que divide o mercado em 34 categorias e identifica as duas marcas mais influentes em cada uma delas. As selecionadas são avaliadas em seu conteúdo de marketing, interação com o mercado, resultados alcançados, market share e impacto na comercialização do produto ou serviço. Após esta etapa, é realizada uma pesquisa junto a 5.800 formadores de opinião e dirigentes de empresas de todo o Brasil. O retorno aponta a marca escolhida como a “grande sacada” da categoria. Durante o fórum, cada empresa premiada compartilhou com o público as etapas que fizeram parte do processo de criação e desenvolvimento de sua estratégia, inspirando os participantes a buscarem novos caminhos para encantar seus clientes.
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