diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

sábado, 30 de janeiro de 2016

AMJ HOJE...



ENCONTRO DE BLOGUEIROS
Três ex-presidentes da República: Pepe Mujica, do Uruguai, Cristina Kirchner, da Argentina, e Luís Inácio Lula da Silva, do Brasil; além dos ministros da Comunicação Social, Edinho Silva, das Comunicações, André Figueiredo, e da Cultura, Juca Ferreira, são presenças anunciadas para a abertura do 5º Encontro Nacional de Blogueiros, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio em Belo Horizonte e tem apoio do Sindicato dos Jornalistas.  De acordo com as primeiras informações, a abertura no dia 20, será feita pela presidente Dilma Rousseff. São esperados cerca de mil blogueiros e ativistas digitais do Brasil e do exterior.
OS ANÔNIMOS
Empresário mineiro que voava literalmente em céu de brigadeiro despencou feito pássaro abatido. Da noite para o dia viu-se sem um tostão, com todos os bens bloqueados, sem champanhe e caviar. Forte, com energia para reerguer-se em nova atividade, já que não lhe faltam talento e qualificação, dá nome aos bois.  Seu pecado capital: financiamento de campanhas. 
CONGRESSO DE MINERAÇÃO 2016
O Brasil vai sediar este ano um dos maiores eventos de mineração do mundo. O World Mining Congress, realizado a cada três anos -desde 1958- , acontecerá no Rio de Janeiro, no período de 18 e 21 de outubro de 2016.  Minas Gerais deverá ser um dos grandes destaques desse simpósio. De acordo com dados do IBRAM- Instituto Brasileiro de Mineração, o minério de ferro produzido no Brasil em 2014 atingiu 400 milhões de toneladas.  Mais da metade dessa produção saiu  de Minas.
DÚVIDA  RETRÓS 
Um cidadão que costuma exibir com razoável frequência a lista de políticos e autoridades com os quais, segundo o próprio, mantém relação de grande proximidade, dizia esta semana que dinheiro, o governo estadual tem. Ao ser questionado sobre a razão pela qual o funcionalismo se queixa nos saiu com esta: “Isso é outra coisa!... vocês estão esquecendo de que estamos em ano político...”.  Nem é preciso esforço para entender o que insinuava a criatura.



SEM ÁLCOOL              

No que depender do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o torcedor voltará a fazer a festa dentro dos estádios sem o estímulo de louras ou morenas geladas. O procurador ajuizou ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal para contestar lei de Minas Gerais que autoriza a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol.  Janot entende que a lei estadual invadiu competência legislativa da União para tratar de normas gerais sobre consumo e desporto. A lei federal proíbe porte de bebidas alcoólicas em eventos esportivos, como forma de reprimir a violência.

SENSIBILIDADE

O compositor, cantor e mestre, Marcus Viana, responsável por trilhas sonoras de novelas como Pantanal, O Clone, América, minisséries como Chiquinha Gonzaga e Casa das Sete Mulheres, entre muitos outros, só para citar, é conhecido pela sua devoção à natureza, que celebra em suas belíssimas canções.  Tecer loas ao talento desse mineiro que cresceu vendo e ouvindo o pai, Sebastião Viana, revisar obras do compositor Heitor Villa-Lobos, de quem foi, por muitos anos, assistente e revisor, é também apaixonado pelos animais.  Atualmente o artista diverte e até emociona os amigos e fãs com as postagens que vem fazendo nas redes sociais com as aventuras de um filhote de gato que batizou de Rumi.         

BANDEIRA BRANCA 


Até o final de 2015 não parecia exagero sugerir que não se convidasse para a mesma mesa o governador Fernando Pimentel e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.  A coluna chegou a comentar situações acompanhadas em eventos na capital com a participação dos dois mandatários.  Pois há sinais de entendimento no ar.   Pimentel recebeu Lacerda no Palácio da Liberdade na semana passada.  E a visita foi demorada.


Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 29 de janeiro de 2016


Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir: 

http://pt.calameo.com/read/0015492136de0a599b88f 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Plataforma blindada do carro anfíbio da Iveco será adotada pela BAE Systems


Fabricante firmou contrato para a produção e desenvolvimento do carro de combate do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos 

No contrato para a fase de engenharia, produção e desenvolvimento do programa do carro de combate anfíbio, recentemente celebrado entre o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e a empresa BAE Systems, a Iveco Defesa fornecerá uma solução que partirá do zero até se tornar um veículo anfíbio, e fará melhorias significativas dos recursos que atendam às necessidades da corporação.

Durante essa fase, a BAE Systems entregará 16 protótipos, os quais serão testados pelo Corpo de Fuzileiros Navais no terceiro trimestre de 2016. A solução ACV 1.1 da BAE Systems é um carro avançado aberto 8x8, de capacidade oceânica, baseado em uma plataforma desenvolvida pela montadora e equipado com um novo pacote de potência de 700 cv e 6 cilindros, o que proporciona um aumento significativo de força em relação a atual viatura anfíbia sobre lagartas.

O veículo apresenta o melhor desempenho da categoria em termos de mobilidade em qualquer tipo de terreno, possui uma estrutura interna de assentos suspensos para 13 fuzileiros navais embarcados, posições para atenuação de explosão para uma tripulação de três ocupantes e aprimorou a capacidade de sobrevivência e proteção da equipe. Foram realizados testes sobre a mitigação de riscos, avaliação da capacidade de navegação, mobilidade terrestre e flutuabilidade, que comprovaram os recursos da solução.

A BAE Systems tem mais de 70 anos de experiência em projetos e construção de carros anfíbios e é fornecedora líder de carros de combate, tendo produzido mais de 100 mil sistemas para clientes no mundo inteiro.


A Iveco Defesa também possui experiência em projetos e construção de mais de 30 mil veículos militares blindados polivalentes e protegidos, atualmente em operação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco.

Jornal Diário Boca do Povo de quinta-feira dia 28 de janeiro de 2016


Acompanhe o jornal desta quinta-feira no link a seguir: 

http://pt.calameo.com/read/001549213dc3c44e73d4e 

Ônibus Volvo/Pássaro Verde para as cidades históricas de Minas Gerais








A Pássaro Verde, uma das empresas do Grupo GA Brasil, está colocando dois ônibus Volvo na rota de Belo Horizonte a Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais. O modelo é o B340R 4x2, reconhecido no mercado pelo conforto e economia de combustível.

A rota é bastante movimenta, com muitas curvas e trechos acidentados, exigindo o máximo dos veículos. Cada um deles faz duas viagens e rodam 460 km por dia, considerando o trajeto de ida e volta.

“Indicamos este modelo para a Pássaro Verde por oferecer um excelente desempenho em rotas com uma topografia acidentada, características das estradas de Minas Gerais.”, afirma Marco Portes, gerente regional de vendas da Volvo Bus Latin America. 

A rota Belo Horizonte – Ouro Preto é um rota turística, por onde passam milhares de pessoas todos os anos para visitar as cidades históricas de Minas. Ouro Preto possui um rico patrimônio arquitetônico e foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 

“É importante que rotas como esta, que transportam não apenas turistas brasileiros, mas de todo o mundo, ofereça veículos confortáveis e seguros”, destaca João Figueiredo, gerente de ônibus da Treviso, concessionária Volvo na região.

O B340R é ideal para o transporte rodoviário de curtas e médias distâncias, e rotas em que veículo faz várias viagens por dia. 

Os veículos da Passaro Verde são equipados com uma série de itens que garantem a segurança da operação, como freio motor com 390 cv de potência, freio a disco EBS 5, e o controle eletrônico de estabilidade ESP. O ESP é um sistema de segurança ativo que diminui o risco de derrapagens nas curvas e reduz o risco de acidentes e tombamentos.

Já a caixa de câmbio I-Shift que equipa os chassis Volvo, oferece um grande resultado operacional, uma vez que diminui o consumo de combustível e o desgaste das peças, gerando assim um baixo custo operacional. Além disso, o equipamento garante mais conforto tanto para o motorista, como para os passageiros, que não sentem as passagens de marcha.

Outro diferencial é a matéria prima utilizada na confecção do chassi, um tipo de aço especial, que garante leveza e robustez ao modelo. É o chassi mais leve do mercado, com até 400 kg a menos que seus cocorrentes.

Pós venda

A Volvo possui em seu portfolio, planos de manutenção que se adequam a operação dos clientes, garantindo assim alta disponibilidade do veículo e a tranquilidade da operadora de transporte, ao cobrir toda a manutenção preventiva, corretiva, peças e mão de obra.

Junto com sua rede de concessionários, a marca enfatiza que, ao contratar um plano de manutenção o operador planeja melhor seus custos de operação, previne paradas inesperadas e tem mais tempo para se dedicar à gestão do negócio.

Pássaro Verde

O Grupo GA. Brasil é composto por dez empresas com atuação no transporte de passageiros, cargas, concessionárias automotivas e encomendas expressas. As operações da companhia incluem ainda turismo e transporte aéreo de executivos.

As empresas do segmento de transporte comercial (carga e passageiro) do grupo transportam, por ano, cerca de 70 milhões de passageiros em uma  frota de  920 veículos; e cerca 2 milhões de quilos de carga com 240 caminhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.

AMJ HOJE...



DANDO NOS NERVOS                
A possibilidade de escalonamento nos pagamentos dos servidores públicos está tirando o sono de muita gente.  Em alguns setores os profissionais mal conseguem trabalhar, visto que seus credores não consideram a hipótese de escalonar as dívidas daqueles que recebem do Estado. O clima em algumas repartições em Belo Horizonte é de total desalento.

PODE PIORAR
Nada é tão ruim que não possa piorar.  O governo de Minas liderou a corrida pelos depósitos judiciais que viriam aliviar, um pouco, a combalida situação econômica do estado. Entretanto, há sinais de mudanças no cenário.  Se o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar as transferências dos depósitos para os estados inconstitucional, o Banco Central deverá responsabilizar as instituições financeiras.  Com isto, a fonte poderá secar. Por aqui, tudo seguiu de acordo com a justiça, que determinou o repasse. Na Assembleia Legislativa os deputados aprovaram a liberação de 75% dos 8 bilhões de reais que existiam em depósitos judiciais.  Tudo certo. Agora, resta esperar para ver em que vai dar isso.

REFORMA POLITICA  
O Congresso Nacional discute desde o ano passado, e chegou, no máximo, a uma minirreforma política.  Em meio a todas as discussões o senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) apresentou no Senado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 94/2015) que proíbe secretários e ministros de Estado, além de dirigentes da administração pública, de concorrerem a cargos eletivos no Legislativo na legislatura subsequente ao seu exercício no Executivo. Anastasia diz que: “Ministros e secretários são os responsáveis por ordenar despesas e movimentar créditos orçamentários e muitas vezes, pensando em uma futura eleição, alguns agentes públicos acabam comprometendo critérios técnicos da função em prol de sua carreira política”. Pois é...

TOMA LÁ
Saiu o reajuste para 9,9 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Onze vírgula vinte e oito por cento (11,28%) é o percentual calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE, o indicador que serve de base para a correção dos benefícios acima do salário mínimo. Com a inflação subindo na velocidade da luz, não é de se comemorar, mas já é alguma coisa.

DÁ CÁ
Pois bem, o governo deu. Mas vai levar. Como você já deve estar acompanhando no noticiário, leitor, as contribuições previdenciárias de trabalhadores com carteira assinada e dos autônomos, subirão este mês.  A mesma Portaria conjunta dos ministérios da Fazenda e do Trabalho e Previdência Social, que estabelece o aumento de 11,28% para aposentados do INSS que ganham acima do salário mínimo, também determina os novos valores das faixas de recolhimento. A contribuição para o empregado da iniciativa privada se aposentar vai variar de R$ 70,40 a R$ 570,88 por mês. Para aqueles que trabalham por conta própria, os autônomos, fica ainda pior: o desconto será de R$ 176 a R$ 1.037,96.

BIG BROTHER JUDICIÁRIO
Interrogatório dos envolvidos na operação Zelotes na última sexta-feira demandou verdadeira produção cinematográfica.  É que o juiz da 10ª vara da Justiça Federal de Brasília mandou derrubar parede da sala de audiências juntando com a sala do lado, para abrigar o batalhão da imprensa. Para ampliar ainda mais o circo, digo, o ambiente, ainda mandou instalar um telão.  Tudo isso, para nada. O astro principal, um dos réus, não compareceu porque simplesmente não foi intimado. Interrogatório adiado.

OS PERSONAGENS
Interrogatório não houve, mas de qualquer modo, o espectador não saiu de todo frustrado. De acordo com a nossa fonte, assistiu, impressionado, a chegada de presos famosos a bordo de um camburão. Gente que até recentemente aparecia em colunas sociais e circulava em carrões importados.



AMJ HOJE...




AUXÍLIO MORADIA
A medida provisória assinada pela presidente Dilma que vai custar aos cofres públicos uma despesa de R$ 419 milhões em auxílio moradia chega a causar arrepios.   Não há verba para a saúde, a educação, a segurança, só para citar, porque o fato é que, de acordo com o governo, não há dinheiro para nada, estamos falidos, quebrados, acossados pela recessão, pela inflação e sem perspectiva de melhoria para este ano. E daí nos vem esse mesmo governo com uma medida dessas. Auxilio moradia para categorias que, embora não reconheçam, e ainda briguem por mais, estão longe de serem mal remuneradas.  


AUXÍLIO MORADIA EM MINAS
Aqui no estado, a situação não é diferente.  A Assembleia Legislativa liberou o auxilio para todos os deputados e manteve o mesmo valor destinado ao judiciário, ou seja, R$ 4.377,73.  O que impressiona, no nosso caso, é que 11 dos nossos parlamentares que se beneficiaram com essa granazinha extra, possuem imóveis em Belo Horizonte. São eles: Arlen Santiago (PTB); Carlos Henrique (PRB); Carlos Pimenta (PDT); Hely Tarquínio (PV); João Alberto (PMDB); Bosco (PTdoB); Sávio Souza Cruz (PMDB); Duarte Bechir (PSD);Neivaldo (PT);Tito Torres (PSDB) e Vanderlei  Miranda (PMDB).

COMAM BRIOCHES
Embora a mídia tenha reverberado a informação dos gastos previstos pelo governo de Minas com a comida do palácio, informando inclusive os itens que irão à mesa dos nobres (o que nos fez lembrar a  França nos tempos da rainha   Maria Antonieta, famosa também pela frase “se não têm pão que comam brioches”), tudo segue igual.  Temos crise, mas queremos codorna à mesa.

SOLUÇÃO
Deixando de lado a lista de compras da despensa do nosso governador socialista, vamos ao que interessa: o encontro entre os governadores de Minas, do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e de Alagoas Renan Filho, ambos do PMDB, na última quarta-feira. A pauta da reunião: como melhorar a receita dos estados e driblar a maior crise econômica que o Brasil vem experimentando nestes últimos tempos. Quem acompanhou a reunião, atestou:  houve troca de ideias e sequer um esboço de solução.

GREVE A VISTA
Representantes das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros não aceitam, em hipótese alguma, o parcelamento dos salários dos servidores da área de segurança pública. A categoria está mobilizada e a partir de segunda-feira as ações deverão ser mais ostensivas com panfletagem nas portas dos quartéis convocando os policiais para a assembleia marcada para o dia dois de fevereiro na frente da Assembleia Legislativa. Sindicatos ligados à segurança vão discutir durante o encontro se haverá ou não, greve.

O GATO COMEU
Há um concurso de marchinhas carnavalescas em andamento na capital mineira e a coluna não resistiu ao impulso de lembrar aquela que dizia “Onde está o dinheiro? O gato comeu, o gato comeu, e ninguém viu...”. Mas o assunto aqui é sério.  A banda norteamericana Pearl Jam, que se apresentou no Mineirão no ano passado, doou 100 mil reais para as populações atingidas pelo desastre de Mariana. Músicos mineiros fizeram shows com renda destinada para o mesmo fim. Caetano Veloso e Criolo tocaram em Minas e São Paulo, com o mesmo propósito. Tudo muito bom, tudo muito bonito, mas.... o prefeito de Mariana, Duarte Junior, reclama  que até agora nem um centavo dessas doações chegou ao município. Onde está o dinheiro?

HERANÇA  

O encontro dos governadores não resultou em nada, além de queixas e lamentações, mas para os servidores afetados pela inconstitucionalidade da Lei 100 foi a oportunidade de ouro. Eram os 30 segundinhos de holofotes de que precisavam para dar voz à insatisfação.  Postados em frente ao Palácio da Liberdade e ocupando ainda o espaço da Praça, cerca de 50 mil servidores contratados pela Lei 100 e exonerados no início deste mês botaram a boca no megafone. Esta é uma história que ainda irá render muitos capítulos.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Jornal Diário Boca do Povo de quarta-feira dia 27 de janeiro de 2016


Acompanhe o jornal desta quarta-feira no link a seguir: 

http://pt.calameo.com/read/0015492136be1ceb5ff55 

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 26 de janeiro de 2016


Acompanhe o jornal desta terça-feira no link a seguir: 

http://pt.calameo.com/read/0015492136c4b3cb1a45d 

Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 23 de janeiro de 2016


Acompanhe o jornal desta sábado no link a seguir:

http://pt.calameo.com/read/001549213b1fe46f36ebd

domingo, 24 de janeiro de 2016

Acompanhe a cobertura completa da Kia no Salão do Automóvel:






Confira fotos da Kia no link:

Links matérias Kia:

Sportage, ousado e atraente SUV urbano


Premiado em todo o mundo, o Sportage destaca-se pelo design atraente e excelente
desempenho; para o mercado brasileiro tem motorização exclusiva flexfuel

Desde seu lançamento, a 3ª geração do Kia Sportage tem recebido excelentes críticas e a sua lista de prêmios automotivos crescer em todo o mundo. Dois anos atrás, a Kia Motors do Brasil apresentou a versão flexfuel de seu SUV compacto urbano – o terceiro modelo bicombustível da montadora sul-coreana –, destinada exclusivamente ao mercado brasileiro.

O Kia Sportage passou a contar também com um kit multimídia em sua versão topo de linha. O sistema possui GPS integrado ao sistema de som, CD/MP3 com entrada USB e para iPod, Bluetooth com controle de chamada no volante, câmera de ré com visor no
sistema multimídia e tela sensível ao toque.

“Trata-se de outro veículo da Kia que caiu definitivamente no gosto do consumidor brasileiro.
É hoje referência em design. Por conta disso, o Sportage também disputa sempre as primeiras
posições de vendas na categoria”, enaltece o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz
Gandini.

O Sportage possui garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.

Motorização – Além do design atraente e marcante, o Sportage se destaca pelo excelente
desempenho. Está disponível com motorização 2.0 litros, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT.
Alimentado com etanol, o motor entrega 178 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de
21,8 Kgm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 169 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de
20,4 Kgm a 4.700 rpm.

No mercado brasileiro, o modelo pode ser encontrado em três versões, todas com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo. Outra mudança relevante foi no tipo de direção, que passou a ser elétrica progressiva.

A carroceria longa e a distância entre-eixos – respectivamente 4.445 e 2.640 mm – garantem
que os ocupantes do Sportage desfrutem de uma cabine espaçosa. A capacidade de carga varia
de 740 litros com os bancos traseiros ocupados a 1.547 litros com os assentos traseiros rebatidos.

Os consumidores do Sportage podem escolher entre dois modelos com tração 4x2 ou
4x4 fulltime – com um avançado sistema semelhante ao empregado no Sorento. Os
clientes que dirigem, na maioria das vezes em estrada, poderão optar pela tração 4x2, que
oferece menor peso, aceleração mais rápida e economia de combustível. Para quem dirige
regularmente em condições mais pesadas ou em situações off-road, o 4x4 será ideal.

Conforto e conveniência – Por dentro, o estilo do Kia Sportage ecoa a dinâmica criada para o
exterior e mantém um ambiente aconchegante, com acabamento de alta qualidade e recursos high-tech.

Nas versões LX, o Sportage traz de série itens como ar-condicionado manual; banco do
motorista com regulagem de altura; chave tipo keyless com travamento de porta e abertura do
porta-malas à distância; console central com descansa-braço; porta-objetos e porta-copos;
iluminação no porta-malas; rádio CD/MP3 player com controle no volante, entrada auxiliar,
USB e iPod; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sistema imobilizador de
ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros elétricos nas quatro
portas; lanternas dianteiras com LED, rodas de liga leve aro 18”.

Já nas versões EX, o modelo conta com ar-condicionado digital com controle independente
frontal Dual Zone; banco do motorista com ajuste elétrico e oito opções de variação; botão
Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de
bordo integrado ao conjunto de mostradores; piloto automático com controles no volante;
revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas;
spoiler traseiro; luz diurna de navegação com LED e outros. A versão topo de linha possui
também teto solar elétrico duplo panorâmico.

Segurança – A Kia investe pesado em programas de pesquisa e desenvolvimento para reforçar
a segurança ativa e passiva de seus veículos e oferece os mais elevados níveis de proteção aos ocupantes.

Para garantir que possuir e dirigir o SUV compacto da Kia seja uma experiência segura e
gratificante para todos os ocupantes, o Sportage oferece aos clientes sistemas de segurança de
última geração e equipamentos de série como acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire;
acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade; airbags frontais para motorista e
passageiro dianteiro; barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada; encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco duplo ventilados

na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD; e sensores de aproximação no para-choque traseiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Kia.

Kia Soul EV, solução de mobilidade sustentável


A peça-chave para demonstrar os esforços da Kia Motors quando o assunto é mobilidade sustentável foi exibida no estande da marca, durante o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O Soul EV, totalmente elétrico e já vendido no mercado norte-americano, é o primeiro modelo da Kia com tecnologia “ecofriendly”, ou seja, veículo de emissão zero.

Automóvel ambientalmente correto, devido ao uso inovador de materiais de base biológicas, o Soul EV ganhou classificação EPA - Enviromental Protection Agency, dos EUA, cujo alcance estimado é de 99  milhas por MPGe (miles per gallon gasoline equivalent), alcançando179 km na estrada, 219 km na cidade, ou seja, uma média de 199 km de autonomia.

Trata-se de um avanço importante para a marca ao dedicar-se ao espaço “ecofriendly”. O projeto do Kia Soul EV demonstrou ser prioridade pelos consumidores no mercado norte-americano e, quando combinada com uma bateria ultramoderna, proporciona máxima eficiência de energia regenerativa. Para a conveniência dos usuários, o Soul EV conta com duas tomadas padrões localizadas atrás da porta deslizante na grade dianteira, uma Nível 1 e 2 AC e a segunda saída para o carregamento rápido, de 480 v.

Uma das principais preocupações para os compradores de veículos elétricos é o intervalo de autonomia, ou seja, quando em uma viagem há o receio da bateria acabar. Porém, o Soul EV resolve este problema com uma bateria de litio ion polímero de alta densidade energética. Localizada sob o piso, a 27 kWh, refrigerada a ar, de 200 watts-hora/kg, a bateria permite o alcance estimado EPA, com rendimento superior a todos os outros veículos elétricos do mercado. De 360 volts, com gel eletrolítico, foi projetada para alta capacidade, estabilidade térmica e segurança. Também possui um cátodo de níquel-cobalto-manganês que ajuda a aumentar o rendimento, além de um ânodo com base de carvão e grafite, que aumenta a durabilidade e redução de peso.

Para maximizar a eficiência e o alcance, o Soul EV usa sistema de frenagem regenerativa para capturar até 12% da energia cinética do carro, alimentando de volta para a bateria enquanto o veículo está em movimento. As duas entradas para o carregamento oferecem flexibilidade e aumentam o apelo “locomova-se” em qualquer lugar, tornando o Soul mais conveniente para carregar na garagem de casa ou na estrada. Os tempos de recarga variam de 24 horas, para uma bateria totalmente descarregada utilizando uma tomada de 120 V padrão, e menos de cinco horas, quando conectado a uma tomada de 240 v. Os 80% podem ser alcançados em menos de 33 minutos  com a saída 50 kw, quando a bateria está descarregada.  

A Kia fez parceria com três fornecedores de baterias: Bosch, Leviton e AeroVironment™ para oferecer aos compradores do Soul EV a unidade que mais se adequa às necessidades do clientes.

A mecânica de condução pode ter mudada no Kia Soul EV, mas o sentimento de prazer de dirigir e de controle permanece. Ao volante, o motorista comanda a saída e o torque excepcional. Com tração nas rodas dianteiras, o Soul EV traz um motor que atinge velocidade máxima de 145 km/h e um torque de  29 kgf.m.
 A aerodinâmica melhorada e a ausência de ruído do motor, combinadas com materiais de isolamento especiais resultam em um passeio excepcionalmente silencioso. Para o benefício de segurança dos ocupantes,  o Soul EV é equipado com um sistema “alerta de pedestres” (PWS), que emite um alerta auditivo em velocidades baixas.

O Soul EV oferece amplo espaço no interior da cabine graças à intrusão mínima da bateria. Por causa do design plano e da sua localização sob o piso, há apenas uma ligeira redução de 3,1 polegadas no espaço para as pernas do banco traseiro (39,1-36 polegadas) versus o Soul movido à gasolina. O espaço para cargas não foi alterado quando comparado com o modelo movido à combustão.

Os itens de comodidade do Soul EV incluem uma tela de navegação de oito polegadas, um carregador de 6.6 kW on-board, câmera traseira Display3, Bluetooth®, vidros elétricos, banco do condutor elétrico, controle de cruzeiro e um sistema de climatização exclusivo, desenvolvido para aumentar o alcance da condução, minimizando o gasto de energia.

O ar condicionado é um dos maiores drenos de energia em qualquer veículo elétrico, mas o sistema de climatização do Soul EV é projetado para fornecer o máximo de conforto e ao mesmo tempo ajudando a estender a autonomia do carro. O Soul EV utiliza quatro tecnologias-chave para maximizar a eficiência do sistema: uma bomba de calor padrão, ventilação individual, ventilação programada e controle da entrada de ar.


O Soul EV apresenta também pela primeira vez a tecnologia Organic Light Emitting Diode (OLED) para o baixo consumo de energia e praticamente sem acúmulo de calor em seu painel de instrumentos e fornece informações sobre o fluxo de energia do veículo, o tempo de carga, o nível de condução ECO e economia energia, medindo a eficiência da bateria em funcionamento.  Além disso, o sistema OLED emite um alerta que permite ao condutor verificar rapidamente a quantidade de carga que a bateria ainda possui.

Fonte: Assessoria de Imprensa Kia.

Soul mantém estilo inconfundível, mas ganha mais charme



No mercado brasileiro, são comercializadas somente duas versões topo de linha, de modo a posicionar o novo Soul como Premium em sua categoria

Sucesso nos mercados norte-americano, europeu e sul-coreano, a segunda geração do Kia Soul chega ao Brasil para dar continuidade a sua bela trajetória. Lançado nos EUA no final de 2013, o novo crossover da Kia Motors foi redesenhado no estúdio da marca sul-coreana, em Irvine, na Califórnia, com o desafio de surpreender e conservar o DNA da Kia e do próprio modelo para proporcionar aos clientes um sentimento de conforto e continuidade.

O modelo foi montado sobre um novo chassi, mais rígido e largo - a nova geração do crossover mede 1.800 mm de largura e 2.570 mm de entre-eixos. O Kia Soul cresceu sem perder suas características, ampliando o espaço do porta-malas e dos passageiros, além de reduzir os níveis de NVH [noise, vibration and harshness]. Devido ao novo projeto, o modelo está 28,7% mais rígido quando comparado ao seu antecessor, o que resultou em uma dirigibilidade melhor e mais prazerosa. Tanto a suspenção dianteira (tipo McPherson) como a traseira (eixo de torção) receberam novas calibragens, beneficiando o conforto e a estabilidade.

Baseado no conceito Track’ster, apresentado pela Kia Motors em 2012 no Salão de Chicago (EUA), o Kia Soul trouxe elementos do conceito que renovaram seu visual, como a transição direta da entrada de ar inferior trapezoidal com detalhes na cor do veículo e as luzes de neblina arredondadas na traseira que acompanham o desenho do para-choque. Concebido pela equipe de design para oferecer uma aparência muito mais Premium, o Kia Soul ganhou toques especiais como um novo formato dos faróis (mais longos), break light em led, maçanetas e espelhos retrovisores externos com detalhes na cor do carro e o logo da marca na lateral.

O Kia Soul encontrou o equilíbrio entre o design de seu antecessor com as proporções audaciosas do conceito Track’ster, com um esforço colaborativo sob a orientação do atual presidente global da marca, Peter Schreyer.

No mês passado, aqui no Brasil, Peter Schreyer disse que um dos maiores desafios do design é melhorar um automóvel já bem concebido em suas gerações subsequentes. “No caso do novo Soul foi possível não só melhorá-lo como também conseguimos agregar mais valores a ponto de posicioná-lo em patamar ainda mais Premium em sua categoria”, observou.

Estilo e design – O Kia Soul é um crossover urbano de cinco portas que possui 4.140 mm de comprimento, 1.800 mm de largura e entre-eixos não convencional, de 2.570 mm. Porém, o que faz a aparência do Soul se destacar são suas medidas verticais: a altura total é de 1.613 mm (sem rack) e de 1.625 mm (com rack) e a  base do para-brisa é 135 mm mais alta que em um carro compacto típico.

O veículo oferece um espaço imenso para os passageiros, característica que o diferencia de muitos outros veículos com dimensões exteriores maiores. O espaço de bagagem também é bastante generoso – são 686 litros, incluindo o espaço da caixa porta-objetos do assoalho do porta-malas, com os assentos traseiros em posição vertical.
Conforto e conveniência – O novo Kia Soul oferece aos clientes Kia qualidade superior de acabamento e uma extensa lista de itens de série que proporcionam conforto e conveniência a seus ocupantes.

As duas versões de acabamento disponíveis no mercado brasileiro contam com ar-condicionado digital com ionizador; banco do motorista com regulagem de altura e revestimento em couro; chave “Smart Key” para abertura das portas, porta-malas e acionamento do alarme; botão “Start/Stop” para partida do motor por reconhecimento da chave “Smart Key”; encostos de cabeça dianteiros e traseiros com ajuste de altura; luz interna com temporizador e efeito “fade out”; porta-copos e porta-objetos no console central; porta-objetos e porta-garrafas nas portas; porta-luvas climatizado com abertura amortecida e iluminação; sistema imobilizador de ignição; tampa no compartimento de bagagem; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros com comando elétrico nas quatro portas; volante de direção com regulagem de altura e profundidade; faróis de neblina com lentes de policarbonato e outros.

O sistema de som apresenta rádio MP3 player – a tela é color touch TFT LCD de 4.3” e o sistema “My Music” com espaço de 800 MB para armazenamento de músicas - com controle no volante, entrada auxiliar, iPod/USB; quatro alto-falantes e dois tweeters. O volante e a alavanca do câmbio são revestidos em couro, os espelhos retrovisores possuem aquecimento, além de regulagem elétricos, de série para todas as versões e bluetooth hands-free para celular. As rodas são de liga leve aro 18’’, com pneus 235/45 R18.

Motorização – O Kia Soul é equipado com motor 1.6 litro, 4 cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas CVVT. A potência, se abastecido com etanol, é de 128 cv a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgm a 5.000 rpm. Com gasolina, chega a 122 cv a 6.000 rpm e torque de 16,0 kgm a 4.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades com opção de troca sequencial.

Segurança – As duas versões do Kia Soul possuem airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; cintos de segurança de 3 pontos para todos os assentos; dianteiros com pré-tensionadores (normal e de ancoragem), limitadores de carga e regulagem de altura; desembaçador no vidro traseiro temporizado; direção com assistência elétrica progressiva [modos normal, conforto e esporte]; limpador do vidro traseiro intermitente; luz de freio montada no vidro traseiro e sistema de proteção contra descarga de bateria. O modelo apresenta também câmera de ré com visor no display do rádio e freios com ABS e EBD.

Assim como todos os modelos da Kia Motors do Brasil – com exceção do comercial leve Bongo –, o Soul possui garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.


Fonte: Assessoria de Imprensa Kia.

Kia Sorento surpreende novamente



A Kia Motors mais uma vez faz jus ao slogan “O poder de surpreender” e apresenta ao mercado brasileiro, durante o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a 3ª geração do Sorento, modelo recém-lançado mundialmente – foi apresentado pela primeira vez na Coreia em setembro e fez a sua estreia europeia no início do mês em Paris.

Quem passou pelo estande da marca pode conferir o Sorento, completamente novo e redesenhado, seguindo as tendências de modernização que vêm ocorrendo com a marca, sob a liderança do atual presidente e chefe de Design Peter Schreyer.

Ao elevar o nível de sofisticação do modelo, a marca transformou seu Sport Utility Vehicle (SUV), de cinco e de sete lugares, em um modelo mais espaçoso, seguro, com inúmeros recursos inovadores, além de uma aparência perfeita, com traços esculpidos, sem perder as características que fizeram do seu antecessor um verdadeiro sucesso mundial.

O modelo está previsto para desembarcar no Brasil em março de 2015 e traz transmissão automática de seis velocidades e sequencial, tração 4x2 e 4x4 e duas motorizações: de 2.4 litros, 16V, de 4 cilindros, com injeção eletrônica multi-sequencial, capaz de desenvolver 171 cavalos de potência a 6.000 rpm e de 3.5 litros, 24V, 6 cilindros em V, capaz de desenvolver 270 cavalos de potência a 6.000 rpm.

Desenho – Baseado nas inspirações dos designers da 3ª geração do Kia Sorento, o modelo foi batizado pelo projetistas como “streetwolf”, ou seja, o lobo das ruas. Com evolutivas mudanças de estilo, o novo Sorento traz aparência sofisticada e garante presença mais ousada e atual.  

A frente do modelo incorpora novos faróis, bem como uma grade maior “face de tigre”, com um padrão tridimensional diferenciado, caracterizado primeiramente em 2013 no conceito da marca GT Cross.

De perfil, o novo modelo mantém o capô longo, teto baixo, linha de cintura mais elevada, ou seja, formas que deram ao Sorento uma postura robusta e impactante. Na parte traseira, mudanças significativas graças à introdução de novas técnicas de fabricação de solda a laser, inseridas pela primeira vez em um modelo Kia, tornando as linhas de solda invisíveis.

A elegante aparência é reforçada com suas novas dimensões: o modelo cresceu 95 mm passando para 4.780 mm de comprimento; ganhou mais 5 mm na largura, com 1.890 mm e na altura ficou 15 mm mais baixo, 1.685 mm. Na distância entre-eixos ganhou 80 mm, passando para 2.780 mm.  

O estilo externo do novo Sorento foi conduzido pelo estúdio de design da Kia em Namyang, Coreia do Sul. Contou, também, com a contribuição significativa dos estúdios da marca de Irvine, Califórnia, e de Frankfurt, Alemanha.

Moderno e amplo – É no interior do novo Sorento onde são encontrados algumas das melhorias mais significativas. As mudanças foram lideradas pela equipe de design europeia da marca, com sede em Frankfurt, e dos projetistas da Kia, que criaram uma sofisticada e luxuosa cabine, luxuosa, com materiais de qualidade significativamente superiores.

O painel de instrumentos está maior e o uso de materiais de toque suave juntamente com o couro criaram um ambiente moderno e luxuoso, proporcionando um verdadeiro requinte e expressão de veículo Premium.

Conforto, comodidade e novas tecnologias – Quando comparado ao modelo da geração anterior, o novo Sorento cresceu 80 mm na distância entre-eixos, liberando ainda mais espaço para os ocupantes da cabine.

Embora o teto esteja 15 mm mais baixo, os encostos de cabeças foram reposicionados para garantir maior espaço aos ocupantes. Disponível nas versões de cinco e sete lugares, o novo Sorento traz a segunda fileira rebatível para maior versatilidade, com o console central dobrável.

Ao desenvolver o novo Sorento, um foco importante para a equipe de engenharia da Kia foi a obtenção de melhorias no chassi para o aumento do conforto de condução, estabilidade de alta velocidade e NVH.

O novo Sorento estreia uma série de avançadas tecnologias de bordo, para melhorar o conforto e a experiência de condução. Novos recursos, como detecção de ponto cego e um sistema de abertura do porta-malas automático quando a chave é aproximada, foram acrescentados ao modelo para facilitar o dia a dia do motorista.

Durante o desenvolvimento do novo Sorento, os engenheiros da Kia, focados em reforçar a estrutura de carroceria, melhoraram as características de NVH (ruído, vibração e aspereza) e elevaram o refinamento,  criando um ambiente homogêneo e tão sofisticado quanto o estilo do novo modelo.

As medidas adotadas para a redução do NVH do Sorento incluem novos materiais para o isolamento acústico (29% mais grosso no painel de instrumentos), melhor acústica para o motor e transmissão. O ruído da cabine foi reduzido entre 3% e 6%, dependendo das condições de condução.

Para corresponder às expectativas crescentes dos consumidores, os engenheiros da Kia trabalharam para melhorar em todos os aspectos a experiência de condução do Sorento, criando upgrades para o motor, direção e suspensão.


A suspensão totalmente independente mantém a mesma estrutura do anterior (tipo McPherson na dianteira e sistema multi-link na traseira), apresenta uma série de modificações. Na traseira, o subframe (apoio a suspensão) tem buchas maiores para melhor isolá-los a partir da cabine e os amortecedores maiores agora são montados verticalmente atrás da linha de eixo, melhorando o controle de movimento da carroçaria.

Essas mudanças, incluindo a maior distância entre-eixos, entregam aos ocupantes do carro um passeio mais confortável, com uma resposta mais suave de solavancos na estrada, fazendo do novo Sorento um lugar muito confortável para passar o tempo em viagens mais longas.

Segurança - O aumento da rigidez torcional da nova carroçaria em 14% comparado com seu antecessor fornece uma excelente base que reforça o requinte e a segurança.

A estrutura do novo Sorento é significativamente mais forte, graças a maior utilização de aço de alta resistência. O modelo da geração anterior trazia 24,4% de aço de alta resistência (UHTS), enquanto a carroceria do novo modelo é composta por 52,7% de UHTS, auxiliando a integridade da estrutura do carro em caso de um impacto e também colabora com a rigidez torcional.


Para ampliar a segurança, o Sorento conta com a tecnologia de detecção de ponto cego, que avisa o condutor que existem veículos se movendo próximo ao carro e podem não estar visíveis nos retrovisores.

Fonte: Assessoria de Imprensa Kia.