diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bienal do Automóvel 2011 traz modelos inéditos e espetáculos em rodas


Exibições diversificadas das montadoras vão agradar a todos os gostos

A terceira edição da Bienal do Automóvel 2011 se aproxima e as novidades continuam chegando. Entre os dias 7 e 11 de dezembro, os amantes dos universos quatro e duas rodas que visitarem os estandes no Expominas podem ter certeza de que, mais uma vez, não vão se decepcionar.

Começando pelos automóveis, a paranaense Tropical Cabines apresentará a F-Maxx, a maior picape produzida no Brasil. O modelo exclusivo, que tem apenas 13 unidades circulando pelo país, será exibido pela primeira vez em Minas Gerais. Não só as medidas do carro impressionam: além dos seus 7,5 metros de comprimento e 2,5 metros de altura e largura, a F-Maxx possui vários acessórios e itens complementares, incluindo plataformas com acesso a internet pelo próprio veículo, telas de DVD em cinco bancos e diversas opções de personalização – como, por exemplo, efeitos da pintura. A F-Maxx tem capacidade para transportar 8 ou 9 pessoas, dependendo da escolha do proprietário.

Já a montadora francesa Renault vai levar o seu primeiro SUV para a Bienal. O Duster já foi apresentado e, inclusive, passou pela prova de fogo de uma pista off-road na concessionária Valence (unidade Barão) em BH. Outro destaque será a apresentação do Sandero Stepway Automático, que é o primeiro carro com estilo aventureiro que oferece também o conforto do câmbio automático. Vale lembrar também que a linha de automáticos da Renault é a que oferece melhor custo-benefício de todo o segmento.

Fugindo um pouco dos carros planejados para o cotidiano, a Iveco apresenta em 2011 o veículo blindado de transporte de tropa (VBTT) (foto). Com o objetivo de possibilitar maior agilidade às ações do Exército Brasileiro, o protótipo do blindado médio de rodas, desenvolvido por engenheiros do Exército brasileiro, ainda está em fase de fabricação pela Iveco. Por oferecer maior mobilidade e capacidade de superar trincheiras, o projeto Guarani, como foi denominado, permitirá a substituição dos modelos Urutu e Cascavel, blindados também produzidos no Brasil. O veículo será equipado com motor diesel eletrônico, tração 6x6 e capacidade anfíbia, transportando até 11 militares.

Para os amantes de estilos mais tradicionais, o Veteran Car Club apresentará coleções exclusivas do antigomobilismo. As raridades contam a história da evolução do automóvel através de cada modelo. Entre os veículos que os visitantes poderão admirar estão o Cadillac 1953 Presidencial, que foi um presente do governo americano Eisenhower para o governador mineiro Juscelino Kubistchek, e serviu por vários anos ao Palácio da Liberdade. O Schacht 1902 é o automóvel mais antigo de MG, de fabricação norte-americana. O público poderá conferir também o Mercedes-Benz 300 SL 1955 "Asa de gaivota", o mais clássico Mercedes-Benz do pós-guerra (1945) com as portas se abrindo para cima; o Ford "T" 1919, o famoso carro da "Vovó Donalda"; além dos raríssimos automóveis brasileiros como o Brasinca 4200 GT (Uirapuru) 1965 e o GT Malzoni 1966.

Nos destaques em duas rodas na Bienal do Automóvel 2011, estão planejados shows incríveis para o público. Na área reservada para os espetáculos em motocicletas e bikes, o motociclista Jorge Negretti, campeão brasileiro e precursor do free style motocross no país, se apresenta para o público e reserva uma tarde de autógrafos para os aficionados pelos seus famosos saltos no ar. Além disso, feras do Bike Trial e Moto Trial, Dirt Bike, e a Equipe Força e Ação prometem mostrar para o público toda a potência das motos com manobras radicais de wheeling (manobras no chão) e trilha na pista de obstáculos.

Serviço:

Bienal do Automóvel 2011
Página no Facebook: www.facebook.com/bienaldoautomovel
Data e local da Bienal do Automóvel 2011 – 07 a 11 de dezembro, no ExpominasMais informações: http://www.bienaldoautomovel.com.br

Leia nesta quarta-feira, dia 30 de novembro de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo







Leia nesta quarta-feira, dia 30 de novembro de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo






terça-feira, 29 de novembro de 2011

Marco Lage, da Fiat, recebe título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte

O diretor de Comunicação Corporativa da Fiat-Chrysler para a América Latina, Marco Antônio Lage, receberá na próxima quinta-feira, dia 1º, às 20 horas, o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.

A honraria será entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Vereador Léo Burguês de Castro, no Palácio Francisco Bicalho, sede do Legislativo municipal.

Marco Antônio Lage, jornalista nascido em Ipoema, distrito de Itabira (MG), comanda uma equipe de 30 profissionais em Minas Gerais e São Paulo, além de coordenar o Comitê Imagem da Fiat, que promove a integração entre as áreas de Publicidade, Marketing e Comunicação Interna.

Entre os vários reconhecimentos, Marco foi eleito “Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial” pela ABERJE e recebeu o Prêmio USP de Comunicação Corporativa. Também é conselheiro da Aberje, vice-presidente da Casa Fiat de Cultura e vice-coordenador do Instituto Minas Pela Paz.

LITERATA² SE FIRMA COMO UM DOS MAIS IMPORTANTES EVENTOS DE LITERATURA DO PAÍS




Festa literária de Sete Lagoas foi um presente da Iveco, pelo segundo ano consecutivo, no mês de aniversário da cidade

Mais de 5 mil pessoas prestigiaram o evento, que teve como autor homenageado o escritor mineiro Fernando Sabino

De 23 a 26 de novembro, Sete Lagoas se transformou na capital cultural do Estado, durante a segunda edição da Literata, festa literária da cidade. Promovido pela Iveco, o evento veio para reforçar a iniciativa certeira da montadora de caminhões, aumentando ainda mais os resultados conquistados na primeira edição, em 2010. Foram mais de cinco mil pessoas prestigiando mesas redondas, exposições, oficinas, sessões de cinema e shows, que exploraram todo o universo do autor homenageado, o escritor mineiro Fernando Sabino.

O diretor de comunicação da Iveco, Marco Piquini, falou sobre a importância de promover eventos como a Literata a fim de disseminar a cultura e ampliar as oportunidades de conhecimento. “A literatura nos leva a conhecer países e culturas distantes e, mesmo com tanta diversidade, nos faz ver que somos todos iguais. A literatura nos humaniza, e esse é um dos motivos que levaram a Iveco a presentear Sete Lagoas, pelo segundo ano consecutivo, com essa grande festa”, disse. O secretário de cultura e comunicação social de Sete Lagoas, Freddy Antoniazzi, reforçou a importância da Literata: “um projeto de cultura e literatura é mais que louvável, é admirável”.

Logo em sua primeira noite, cerca de 400 pessoas marcaram presença para assistir ao debate Fernando Sabino – O homem, o escritor, sua contribuição, com Ignácio de Loyola Brandão e Mauro Ventura e mediação do curador da festa, Humberto Werneck. Durante o debate, os convidados contaram, de forma lúdica e com muito bom humor, como as obras de Sabino influenciaram suas carreiras profissionais e até a vida pessoal, além de ressaltar características marcantes do homenageado e do seu legado. “Sabino conta o que está em volta da gente. Ele sabia tirar dessa nossa vida, dos nossos interiores, o que era liberdade, o que era sonho. Sabino não era grande pro acaso, ele era grande porque era grande”, contou o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão.

No segundo dia, as discussões da Literata foram sobre Mercado Editorial e as Crônicas de Fernando Sabino. Fabrício Carpinejar e Ivan Ângelo, convidados da mesa “Sabino, o cronista”, exploraram as peculiaridades e características da crônica com muito bom humor. “A crônica surge dos prazeres do dia a dia, como escrever pela primeira vez num caderno novo, ou estrear uma agenda nova”, contou Ivan Angelo, reiterado por Carpinejar: “as melhores crônicas surgem nas conversas”, afirmou. A segunda mesa, mediada por Mariana Rolier, discutiu o mercado editorial brasileiro e suas mudanças, o sistema educacional do país, o hábito de leitura dos brasileiros. Dessa vez os convidados foram Fernando Paixão, Julia Moritz Schwarcz e Luciana Villas Boas.

“A Literatura e sua conversa com as outras artes” foi o tema da primeira mesa da sexta, dia 25. A jornalista Michele Borges mediou o debate que teve como convidados o estilista Ronaldo Fraga, o músico Dr. Morris, o diretor Paulo César Bicalho e a atriz Yara de Novaes. Bicalho, responsável por levar a obra “O Encontro Marcado” para o teatro, falou sobre a inevitável infidelidade da adaptação. “É preciso não ter medo de ser infiel para ser bem sucedido na empreitada”. A noite terminou com a conversa do jornalista José Eduardo Gonçalves com o escritor angolano, José Eduardo Agualusa. O público pode presenciar a entrevista de Agualusa, que falou sobre “a aventura de escrever em português”, entre outras curiosidades dos seus livros e experiências trazidas de diversos países que utilizam o português como língua oficial.

O último dia da Literata² discutiu Fernando Sabino como correspondente e romancista. Humberto Werneck e Sérgio Rodrigues participaram da primeira mesa, mediados por Luís Henrique Pellanda, e falaram sobre como as correspondências trocadas entre Sabino e outros autores retratavam o caráter dessas relações. “O Encontro Marcado” foi o romance escolhido para discussão da segunda mesa, que teve como convidados João Paulo Cuenca e Paulo Roberto Pires, mediados por Sérgio Rodrigues. Os debatedores falaram em como o livro, considerado o melhor romance de Sabino, oferece uma multiplicidade de interpretações, aproximando ainda mais os personagens dos leitores. “Fernando Sabino me deu palavras para definir o que eu estava sentindo. Eu achava que era o único, não sabia que estava sendo acompanhado”, resumiu Cuenca.

O encerramento da Literata² ficou por conta do Sempre um Papo 25 anos, que teve como convidado especial o escritor Luis Fernando Veríssimo. Mais de 500 pessoas lotaram a plenária e tornaram o evento ainda mais interativo, com diversas perguntas feitas ao escritor. Veríssimo falou sobre assuntos variados, como a existência de diversas crônicas na internet com sua assinatura, mas que não são de sua autoria. Logo após o bate-papo, o escritor mostrou sua faceta de músico, ao se apresentar com sua banda, Jazz 6, e mostrar toda a sua intimidade com o saxofone.

Nem só de especialistas e amantes da literatura a plateia da Literata² foi formada. Bernardo Abner, de apenas 8 anos, assistiu a vários debates da festa, acompanhado da mãe, Alessandra Marques. “Minha mãe me perguntou se eu queria vir para a Literata, e eu disse que sim. Gostei muito do Ignácio Loyola e aprendi muitas coisas sobre o Fernando Sabino. O filho dele, meu xará Bernardo, me deu um livro de presente, que vou começar a ler já”, contou o garoto, com um exemplar de “O Homem Nu” nas mãos. O incentivo veio todo da mãe, professora apaixonada pela literatura. “Literatura é tudo, é vida, por isso sempre incentivo meus filhos a lerem. Saio daqui renovada”, comemorou Alessandra.

Atividades para todas as idades

Paralelamente à Literata², foram realizadas oficinas para professores e alunos dos ensinos Fundamental e Médio, para jovens da cidade e ainda para recuperandos do Centro de Reintegração Social Dr. Franz de Castro Holzwarth (Apac), todas inspiradas nas obras de Fernando Sabino. Foram cerca de 2000 participantes nessas atividades, que abordaram teatro, contação de histórias com instrumentos musicais, conservação de livros, escultura em papel e gravura em monotipia. Também foi realizada uma oficina de artes plásticas, que rendeu a criação de imagens inspiradas nas obras de Sabino e que foram aplicadas nos pedalinhos da Lagoa Paulino, tradicional cartão postal de Sete Lagoas. Esse projeto, chamado de “Patinho Feio”, foi desenvolvido pelos artistas plásticos da cidade, Adriana Drumond, Dmtrius Cotta e Luciano Ribeiro.

O Casarão, local onde a Literata² foi realizada, também recebeu espaços de modernidade e tecnologia, com as exposições interativas que retratavam a vida e a obra de Fernando Sabino. As fases fundamentais da vida do autor foram colocadas em um dispositivo que captura os gestos das mãos do usuário, fazendo com que o mesmo controlasse roletas e dominós de imagens, organizados cronologicamente e projetados em uma tela. A exposição “O muro e os livros”, consistiu em uma tela, uma coluna de livros na base e alguns pendurados em uma corda. No muro foram projetadas letras e palavras mais freqüentes das obras de Sabino, utilizadas para formar pequenas expressões a partir de combinações aleatórias de palavras.

Sustentabilidade
A segunda edição da Literata trouxe de volta a exposição dos produtos do grupo de artesanato da comunidade Cidade de Deus, de Sete Lagoas. A festa literária separou um espaço especial para as peças criadas pelo grupo, como forma de geração de renda e oportunidade de novos negócios para os moradores do bairro.

Foram expostos produtos variados, como porta objetos, tapetes, descanso de panelas, peças de decoração, jarras e flores, feitos de materiais diversificados, como jornal, tecido, madeira, biscuit, entre outros. Muitas dessas peças foram inspiradas nas obras de Fernando Sabino, autor homenageado. Marilander Geralda de Souza Moreira, mais conhecida como Dona Nan, foi uma das artesãs responsáveis pelo espaço. “Eu só tenho que parabenizar os organizadores deste evento. Eu fiquei maravilhada com a primeira Literata, agora esta segunda superou minhas expectativas. Já estou ansiosa pela chegada do próximo evento.”

A parceria com a comunidade Cidade de Deus faz parte do Próximo Passo, programa de sustentabilidade da Iveco. O bairro recebe ações constantes de desenvolvimento e geração de renda, realizadas pela montadora, como forma de ampliar ainda mais as oportunidades de crescimento e envolvimento cultural dos moradores.

A Literata é uma realização da Via Comunicação e Quarteto Filmes, com curadoria do escritor Humberto Werneck, e contou com o patrocínio da Iveco Latin America e apoios da Petronas Lubrificantes, Turi, Unifemm e Faculdades Promove.



Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 29 de novembro de 2011







Leia nesta terça-feira, dia 29 de novembro de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo








Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 26 de novembro de 2011








Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 26 de novembro de 2011






Coluna Cavalgando TI REI e Inês Valadares de sábado dia 26 de novembro de 2011



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AMBEV INVESTE R$ 250 MILHÕES EM FÁBRICA DE MINAS GERAIS







Fotos: Genilton Elias e Marcelo Focado.


Investimento total no Estado chegará em R$262 milhões em 2011

Minas Gerais, novembro de 2011 – A Ambev anunciou o investimento de R$ 250 milhões para realizar a quarta expansão de sua fábrica localizada na cidade de Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais. O evento de inauguração dessa nova expansão aconteceu na última sexta, dia 25 de novembro, com a presença do Presidente da Ambev, João Castro Neves; do Presidente do Conselho de Administração da Ambev, Victório Carlos De Marchi; do Governador Antonio Anastasia; e do Prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Campolina Paiva.

Com esse novo investimento, desde 2008, quando foi inaugurada, a unidade terá recebido o total de R$ 540 milhões até o final de 2011. O valor da nova ampliação faz parte do pacote de R$ 2,5 bilhões que a Ambev vai investir em todo o Brasil esse ano para ampliar em 10% sua capacidade total de produção.

A cervejaria em Sete Lagoas está em fase de implantação de uma nova área para produzir cerveja, o que vai dobrar a capacidade da fábrica, passando de 4,7 milhões de hectolitros para 9,3 milhões hectolitros de cerveja por ano. Serão implantadas duas novas linhas de envase, sendo uma de garrafas, com capacidade para 60 mil garrafas por hora, e outra de latas, com capacidade de 120 mil latas por hora. Com a ampliação concluída, serão gerados cerca de 120 novos empregos diretos, além das 1.500 vagas que foram criadas durante o período das obras civis e de montagem.

“Sete Lagoas é um importante centro de produção da Ambev porque reúne todas as condições necessárias em termos de infraestrutura para operação e ampliação de uma fábrica. Além disso, a cidade é estratégica para a companhia por conta de sua localização especial no Estado”, afirma Marcio Fróes, vice-presidente industrial da Ambev. Atualmente, a produção setelagoana abastece parte dos mercados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Investimentos no Estado de Minas Gerais
O investimento da Ambev em Minas Gerais chegará a R$ 262 milhões em 2011. Todas as unidades da companhia no Estado estão recebendo investimentos para modernização de fábricas, assim como para o aumento da capacidade de distribuição e vendas.

A fábrica na cidade de Juatuba, por exemplo, promoveu uma reforma de todo parque fabril e adquiriu novos equipamentos. Já a unidade no município de Contagem também recebeu investimentos e passou por um completo processo de modernização.

Assim como as unidades fabris, os centros de distribuição de Minas Gerais também receberam investimentos para melhorias nas instalações. O intuito é adequá-los ao aumento de produção e permitir que eles atendam com excelência todos os pontos de venda.

Doação de Bafômetros
Durante a solenidade de expansão da fábrica, a Ambev doou à Prefeitura de Sete Lagoas 500 bafômetros. A ação faz parte da plataforma de consumo responsável da companhia, cujos pilares são conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores. Nos últimos oito anos, a empresa já doou 80 mil bafômetros a autoridades.

Desde a sua criação, há onze anos, a Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável. No início desta década, foi a única companhia de bebidas a participar das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas.

Em 2003, foi lançado o Programa Ambev de Consumo Responsável, norteado pelas premissas da OMS e cujos pilares são conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores. Ele traduz o compromisso da empresa com o uso responsável de seus produtos, que são feitos para momentos de celebração e descontração.


Referência Ambiental
A fábrica da Ambev em Sete Lagoas é hoje referência na preservação de recursos híbridos para as outras unidades da Companhia. A filial possui um moderno sistema de monitoramento e automação de poços, e a sua capacidade de tratamento de esgoto daria para atender uma cidade com 194 mil habitantes. Desde a construção da unidade, já foram investidos 14 milhões em ações para melhorar e garantir a melhor utilização deste recurso.

As boas práticas já começam na captação da água subterrânea. A unidade, que atualmente trabalha com 04 poços regulamentados pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), utiliza um sistema de monitoramente à distância e automação de poços que é referência mundial e evita danos ao aquífero. O grande diferencial é que o aparelho utilizado é totalmente automático e gera dados suficientes para monitorar a captação, respeitando os descansos diários e o nível de cada poço.

100% dos efluentes são tratados em uma estação dentro da unidade, devolvendo a água à natureza com alto padrão de qualidade. E para garantir que todo o ciclo da água será respeitado no processo produtivo, a fábrica de Sete Lagoas conta com uma Comissão Interna de Meio Ambiente (CIMA) que treina os funcionários e monitora os principais indicadores de ecoeficiência.

Todas as ações ambientais adotadas pela fábrica seguem as normas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Ambev. Sistematizadas e padronizadas há mais de 19 anos, estas regras são periodicamente atualizadas para manter o compromisso de melhoria contínua do desempenho ambiental da companhia. As medidas determinam os princípios para que a empresa consiga reduzir o impacto de sua atuação no meio ambiente.

Ambev em Minas Gerais

A Ambev possui oito unidades de negócio em Minas Gerais. São três fábricas – nas cidades de Sete Lagoas, Juatuba e Contagem – e cinco centros de distribuição direta – nos municípios de Uberlândia, Uberaba, Santa Luzia, Contagem e Belo Horizonte. Atualmente a companhia emprega 2.265 funcionários diretos em todo o Estado e gera na cadeia mais de 80.000 empregos. Em 2010, a Ambev gerou R$ 1.371,9 bilhão entre impostos federais e estaduais em Minas Gerais, 11,9% a mais que em 2009.

Novo Palio e Belini são premiados no 10 Best 2012

O Novo Palio foi um dos grandes vencedores da noite de premiação do Ten Best na categoria Melhor Compacto 2012, realizada ontem (24/11) em São Paulo. O evento que elege os melhores carros à venda no Brasil em 10 categorias é realizado pela conceituada revista Car and Driver, presente em nove países em todo mundo.

Escolhidos pela redação da Car and Driver, os vencedores são os lançamentos do ano que reúnem o melhor em inovação tecnológica, design, segurança, desempenho, conforto, respeito ao ambiente, adequação ao mercado e diversão ao volante.

Além deste prêmio, o evento também homenageou o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, com o título de Executivo do Ano 2012. É a primeira vez que a revista faz esta premiação e o eleito foi escolhido pela redação por ser a personalidade que mais se destacou no ano e na indústria automotiva.

Recém-lançado, este é o segundo prêmio do Novo Palio, o modelo também foi eleito o Carro do Ano 2012, reforçando as qualidades deste produto. Com a nova geração, o Fiat Palio está totalmente novo. Está maior, mais bonito, mais equipado, confortável e seguro. E já chega com seis versões, três motorizações e dois tipos de câmbio. Uma gama muito completa, competitiva, que atende a todos os consumidores.

IVECO INAUGURA MAIS DUAS NOVAS CONCESSIONÁRIAS ATÉ O FINAL DE NOVEMBRO

Colatina, no Espírito Santo receberá a filial da concessionária Bonno, e Mossoró, no Rio Grande do Norte, inaugura a filial da Motoeste, as revendas de número 98 e 99 da rede Iveco.

No mês de novembro a Iveco, fabricante de caminhões que mais cresce no País, dá mais um salto na expansão de sua rede de concessionárias. Nesta semana vai inaugurar uma nova instalação em Colatina, no Espírito Santo e na próxima semana inaugura outra em Mossoró, no Rio Grande do Norte, marcando as inaugurações das revendas de números 98 e 99, respectivamente, da rede Iveco.

A primeira delas, a Bonno, de Colatina, está estrategicamente localizada no centro do Estado, onde se registra a maior potencialidade econômica da região norte do Espírito Santo. Situada no Vale do Rio Doce, está a 135 quilômetros da capital Vitória. Por ela passa a estrada de ferro Vitória-Minas, a BR-259 e a Estadual 080 (Rodovia do Café). Percorrendo 50 quilômetros chega-se a BR-101, que corta o país de norte a sul. A BR-262, principal ligação para a região central brasileira, fica a 130 quilômetros. Essa localização privilegiada coloca Colatina numa posição estratégica para o escoamento de diversos produtos de vários pontos do País e para o exterior.

Esta filial da concessionária Bonno será a terceira instalação do grupo a operar no estado Capixaba e chega para dar cobertura a todo o entorno da região, atingindo cerca de 22 municípios. A nova unidade terá quatro boxes de serviço. Com isso, a expectativa é de atender cerca 100 veículos ao mês, inicialmente.

A principal atividade industrial da região está no setor de vestuário, acompanhado de grandes pedreiras, fornecedoras de granito para todo o Brasil, além das culturas de café que utilizam-se desta rota para escoar o produto beneficiado.

Na próxima semana, dia 28, será a vez de Mossoró, no Rio Grande do Norte, receber a filial da concessionária Motoeste, que marca a inauguração de 99ª instalação da marca Iveco no Brasil. A inauguração em Mossoró é resultado de um investimento estimado de cerca de 2,5 milhões de reais.

Localizada entre Natal e Fortaleza, ligada pela BR-304, Mossoró é uma das principais cidades do interior norte-riograndense e vive atualmente um intenso crescimento econômico e de infraestrutura. A cidade, já de médio porte, é considerada uma das mais atraentes para investimentos no País.

O município é o maior produtor em terra de petróleo do Brasil, como também de sal marinho, seguida pela fruticultura irrigada. Por conta dessas atividades, a expectativa é que a comercialização de veículos semipesados e pesados seja o ponto forte da Motoeste, chegando a mais de 60% das vendas, seguida pela comercialização dos veículos leves e médios.

A filial da Motoeste de Mossoró atenderá toda a região oeste do estado que conta com 62 municípios. No total as duas revendas da concessionária servirão mais de 160 municípios no estado Nordestino.

Serviço:
Bonno Veículos Ltda
Av. Silvio Ávidos, nº 2217, Bairro Vila Real, Colatina
ES, CEP: 29.704-010
Fone: (27) 2102-0022

Motoeste Caminhões Ltda
Av .Presidente Dutra, 383 – Santa Luzia – Mossoró(RN)
Fone: (84)3316-4951

Oração a São Judas Tadeu



Mitsubishi Cup apresenta as novidades para a temporada 2012




13ª edição da competição terá sete etapas e começa no dia 31 de março em Ribeirão Preto com o novo carro, a L200 Triton ER


Após o encerramento da edição 2011 da Mitsubishi Cup, a organização já se antecipa e divulga as novidades para a temporada de 2012. A principal novidade é a estreia do novo carro de competição, a L200 Triton ER, que dará origem a duas novas categorias: L200 Triton ER Master e L200 Triton ER.


"Tivemos uma temporada bastante competitiva em 2011 e queremos repetir isso em 2012.

Neste ano, trouxemos 15 duplas do Nordeste e criamos duas novas categorias. Para 2012, teremos um novo carro que foi desenvolvido pela engenharia da Mitsubishi no Brasil. Juntamos dois perfis de competidores: a nata do cross country nacional e novas duplas que chegaram para ficar. Em termos de rali de velocidade cross country, não há nada parecido", explica Corinna de Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.



O novo veículo será oferecido pelo sistema de locação, que permite ao competidor dedicar-se exclusivamente à pilotagem, deixando para a equipe da Mitsubishi todo o preparado e manutenção dos veículos, antes e depois das etapas. Esse modelo é empregado com sucesso há três anos na categoria Triton RS, que permanece em 2012.


"A nova Triton ER é baseada na L200 Triton Flex, comercializada pela Mitsubishi. Para participar das provas de rali, o carro recebeu dois amortecedores por roda, kits de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e instrumentos de navegação. O restante dos equipamentos do carro é idênticos aos utilizados na L200 Triton de rua. Isso mostra toda a resistência e durabilidade dos veículos Mitsubishi", explica Guilherme Spinelli, diretor de Competições da empresa.


Mudanças nas categorias

As categorias da TR4 terão modificações em sua nomenclatura e passam a se chamar TR4 ER Máster, TR4 ER e TR4R. A categoria L200 RS será substituída pela nova L200 Triton ER e as regras de migração das categorias foram apresentadas aos competidores na última etapa de 2011.


"Estou na Mitsubishi Cup desde 2003 e tudo é maravilhoso, o campeonato, os amigos, a competitividade", disse Reinaldo Varela, empresário, campeão da temporada deste ano na categoria Triton RS.


Premiação

A Mitsubishi Cup continua a ser o campeonato com uma das maiores premiações do automobilismo brasileiro. Em 2012, o prêmio será ainda maior, mais de R$ 555 mil reais, que serão distribuídos aos vencedores no decorrer das sete etapas.


"O campeonato foi excelente e todos tinham chances de ganhar o título. Acredito que 2012 vai ser ainda melhor e a disputa mais acirrada do que nunca. Do carro não há o que falar, foi perfeito. Completamos três temporadas e vencemos os dois primeiros anos e vamos lutar pelo tri no ano que vem", comentou o executivo Cristian Baumgart, vice- campeão na Triton RS em 2011.


Etapas

Ao todo, serão sete etapas disputadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná, com abertura em Ribeirão Preto, no dia 31 de março. A cidade foi palco da última etapa de 2011, que consagrou os campeões do ano.


"Apesar de algumas cidades já serem conhecida dos competidores, as características da pista mudam todos os anos. Sempre buscamos fazer um percurso diferenciado que agrade aos pilotos", explica Detlef Altwig, gerente técnico da Mitsubishi Cup.Mitsubishi Cup


- Calendário 2012*


1ª Etapa - 31/mar - Ribeirão Preto/SP

2ª Etapa - 21/abr - Paulínia/SP

3ª Etapa - 27/mai - Mafra/SC

4ª Etapa - 30/jun - Poços de Caldas/MG

5ª Etapa - 28/jul - Mogi Guaçu/SP

6ª Etapa - 29/set - Paraná (cidade a definir)

7ª Etapa - 20/out - Jaguariúna/SP

* Calendário sujeito à alterações.

Oração à Nossa Senhora das Graças



Fiat e FPT Industrial assinam acordo com Inmetro





Parceria envolve investimentos superiores a R$ 4 milhões em pesquisas para tecnologias mais eficientes

Em sintonia com seu DNA e seu histórico de pioneirismo e inovação, a Fiat e a FPT Industrial assinaram hoje um acordo com o Inmetro para uma parceria no desenvolvimento de tecnologias mais eficientes para processos produtivos, combustíveis, motores e transmissões. O documento também foi assinado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

O objetivo da iniciativa é promover a cooperação técnico-científica, no intercâmbio de informações técnicas e na realização conjunta de programas de apoio à pesquisa e desenvolvimento em Combustíveis e Lubrificantes, Materiais e Nanotecnologia, Prestação de Serviços e Aprendizado. Mais de R$ 4 milhões serão investidos para a realização das pesquisas. O acordo é uma evolução do protocolo de intenções assinado em fevereiro.

Entre os programas a serem desenvolvidos por meio desta parceria estão a aplicação de óleo vegetal in natura (SVO) como combustível para motores do ciclo diesel e a pesquisa de novas tecnologias de fluidos de corte integral a serem utilizadas no processo de usinagem das engrenagens das transmissões.

Além disso, o acordo prevê ainda a caracterização de um veículo comercial equipado com motor movido a biodiesel B30; a eliminação da fosfatização em componentes da transmissão C513, reduzindo os riscos de impactos ambientais no processo produtivo; a redução do tempo para obtenção do catalisador degradado, por meio da caracterização físico-química deste componente; e o estudo de alternativas para redução do atrito interno em motores da família Fire.

O acordo prevê também cursos ministrados pelo Inmetro para engenheiros da Fiat Powertrain e FPT Industrial e visitas técnicas. Os engenheiros envolvidos no projeto utilizarão os laboratórios e equipamentos do Inmetro.

Durante a solenidade de assinatura do acordo, o ministro Fernando Pimentel disse: "Precisamos incorporar cada vez mais conhecimento científico à produção. É isto que este convênio representa: a capacidade de respondermos a uma demanda efetiva da indústria. Temos que trazer a competição para os laboratórios de pesquisa. Este é o caminho para tornarmos o Brasil a potência que queremos".


O presidente da Fiat-Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, destacou o esforço do ministro e do governo brasileiro para consolidar os investimentos em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico como bases para a inovação e a competitividade industrial. “Este acordo é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada que pretendemos realizar em conjunto com o Inmetro. Entre os projetos a serem desenvolvidos no futuro, está o desenvolvimento de um motor do Ciclo Otto que apresente uma melhoria significativa de eficiência energética e a criação de um programa de incentivo à formação de jovens engenheiros para atuação prioritária no setor automotivo”, afirma Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat/Chrysler para a América Latina.

Assinatura

A cerimônia de assinatura do termo foi realizada na quarta-feira (16 de novembro), na fábrica da Fiat Automóveis, em Betim. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, além dos executivos Belini, Paolo Ferrero, diretor de Engenharia Powertrain da Fiat/Chrysler América Latina, Giuseppe Mosca, diretor adjunto de Recursos Humanos da Fiat/Chrysler na América Latina, e Romeu Daroda, coordenador de projetos do Inmetro.

"A parceria representa uma contribuição direta do Inmetro no processo de inovação da indústria automobilística, visando à sua maior competitividade. Por outro lado, para o Inmetro, a parceria significa uma importante experiência prática para refinar seus mecanismos de apoio às empresas brasileiras, com ênfase na inovação pela incorporação de conteúdos científicos e tecnológicos", resumiu o presidente do Inmetro, João Jornada. Ele destacou que a iniciativa se insere no Plano Brasil Maior, que traça o alinhamento da política industrial brasileira e dá ênfase à inovação e à pesquisa científica tecnológica como fundamentos da competitividade.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Literata



Aécio garante incentivos fiscais para municípios do norte de Minas atraírem indústrias do setor automotivo

MP 540 do governo federal não incluía cidades do Mucuri e Norte de Minas em incentivo para instalação de empresas e indústrias

Senador Aécio Neves conseguiu nessa terça-feira (22-11-11) a inclusão de municípios do Vale do Mucuri e Norte de Minas que integram a Área Mineira da Sudene na Medida Provisória (MP) 540, do governo federal, que assegura incentivos fiscais a empresas e indústrias na região. Esses municípios estavam de fora dos benefícios fiscais concedidos pela MP. Ela garantia os incentivos apenas a municípios da extinta Sudene. Com isso, ficavam de fora municípios mineiros incluídos em 2001, em ato do então deputado federal Aécio Neves ao assumir interinamente a Presidência da República. Emenda apresentada hoje pelo senador corrigiu o texto, assegurando o benefício ao conjunto dos municípios mineiros da área da Sudene.

“A proposta comete um equívoco, pois, ao garantir a isenção das empresas em até 75% do imposto de renda, refere-se apenas àqueles municípios da extinta Sudene e não da Sudene que depois foi recriada e incorporou esses municípios. Isso precisa ser corrigido, porque a meu ver não foi um ato de má fé, foi um equívoco, mas retirou municípios da região mais pobre do estado de Minas Gerais e as empresas ali instaladas do acesso a esses benefícios”, afirmou o senador em seu pronunciamento ao defender sua emenda .

A MP 540 concede isenção de 75% do imposto de renda para empresas que se instalem ou ampliem sua atuação na área da Sudene, inclusive as de tecnologia digital, de que trata especificamente a medida provisória. Poderão receber os benefícios empresas que protocolem e tenham aprovados seus projetos até 31 de dezembro de 2013.“No ano de 2001, por essas consequências do destino e por uma prerrogativa meramente constitucional, tive a oportunidade de, por alguns dias, quando era presidente da Câmara dos Deputados e na interinidade da Presidência da República, substituir o presidente Fernando Henrique e ali corrigimos uma grave distorção com dezenas de municípios mineiros que não faziam parte da antiga Sudene, naquele momento era criada a Adene. Esses municípios do Vale do Mucuri e do Norte de Minas foram incorporados pela Sudene pela absoluta semelhança, similaridade e isonomia da sua realidade com o Jequitinhonha”, explicou o senador em seu discurso.

Feijoada

Uma dica para o cardápio do final de semana.

Oração à Santa Catarina