segunda-feira, 26 de abril de 2021

Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 24 de abril de 2021


Acompanhe o jornal deste sábado no link a seguir:

 https://pt.calameo.com/read/00154921391251dd4e440

quinta-feira, 22 de abril de 2021

População de 63 anos recebe 1ª dose da vacina contra Covid nesta sexta

 

Sete Lagoas chega hoje a 16.762 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de mais 144 novos casos positivos nas últimas 48 horas, já que ontem foi feriado. São 67 mulheres e 77 homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 1.615 pessoas e 4.139 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 31.435 desde o início da pandemia.

Mais nove óbitos em decorrência de complicações da Covid foram confirmados: no dia 19, uma mulher de 90 anos, na UPA. No dia 20, uma mulher de 68 anos, no Hospital Municipal, e um homem de 72 anos, na UPA. Já no feriado de 21 de abril, foram quatro mulheres, de 61 anos (Municipal), 70 anos (UPA), 78 anos (UPA) e 79 anos (Unimed), além de um homem de 40 anos (Municipal). O óbito de hoje foi de um homem de 74 anos, na UPA. Assim, Sete Lagoas chega a 383 óbitos até o momento, 79 pacientes da cidade hospitalizados com resultado positivo, 217 pessoas em isolamento domiciliar e 16.083 já curados.

Hospitalizados
O número total de internações teve mais uma queda. Dos 116 pacientes internados hoje, 59 estão em UTI e 57 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 47 de Sete Lagoas, quatro de Inhaúma, três de Prudente de Morais, três de Caetanópolis e dois de Cachoeira da Prata. Entre os internados, 89 testaram positivo para Covid, quatro tiveram resultado negativo e 23 aguardam resultados de exames.

No Hospital Municipal estão 45 internados, sendo 30 em UTI. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 18 internações, sendo sete em UTI, todos em leitos do SUS. No Hospital da Unimed são 29 pacientes internados, sendo 14 em UTI. E na UPA são 24 internados, oito deles em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, somando-se as unidades do SUS e da rede particular, está hoje em 107,3%. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice está em 100%. Lembrando que ocupação acima de 100% não significa que há pacientes sem atendimento, mas sim que estão em leitos que não estão cadastrados no SUS.

Onda Roxa
Em reunião realizada hoje pela manhã, o Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas, manteve nove microrregiões do Estado na onda roxa do Programa Minas Consciente, entre elas, a de Sete Lagoas, por pelo menos mais uma semana. Além das quatro microrregiões que compõem a região Nordeste do Estado, seguem na onda roxa as microrregiões da região Central: Guanhães, Itabira, João Monlevade, Ouro Preto e Sete Lagoas.

Vacinação
A campanha Vacinação Solidária segue em Sete Lagoas. De forma voluntária, quem se vacina pode doar alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social neste momento de pandemia. Apoiam a campanha a CDL Sete Lagoas e o Sicoob Credisete. Desde o dia 6 de abril até esta quarta-feira, mais de 2.185 quilos de alimentos já foram doados. Participe! Os idosos que tomaram a primeira dose da Coronavac até o dia 29 de março receberam a segunda dose hoje. Já nesta sexta-feira, 23, será a vez dos idosos de 63 anos receberem a primeira dose da vacina, em três locais: ginásio Dr. Márcio Paulino e estacionamentos das faculdades Santo Agostinho e Unifemm, de 08h30 às 17h (a recomendação é que prefiram se vacinar de tarde, evitando filas e aglomerações comuns na parte da manhã).

Os documentos necessários são identidade com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de endereço em nome do idoso (aqueles que não têm o comprovante devem solicitar junto ao ESF mais próximo de casa). Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção devem solicitar a vacinação em domicílio ligando para o seu posto de saúde de referência.

Até esta quarta-feira, 21, receberam a primeira dose da vacina em Sete Lagoas 31.960 pessoas, o que corresponde a 13,2% da população. A segunda dose já foi aplicada em 10.632 pessoas. Quem perdeu a data para se vacinar de acordo com sua idade pode procurar um dos pontos de vacinação com documento com foto, cartão do SUS e comprovante de endereço em nome do idoso. Continue seguindo as recomendações de uso de máscara, higiene frequente das mãos e distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 190 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Jornal Diário Boca do Povo de quarta-feira dia 21 de abril de 2021



 

Acompanhe o jornal desta quarta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/00154921310bd5f4d208e 


COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 22/04/2021


 Secretaria inventaria itens turísticos

            A Prefeitura de Divinópolis realizou o inventário de 435 itens turísticos da cidade. Este trabalho teve início no mês de março com a atualização do inventário, através do site do Portal Minas Gerais. Os itens inventariados se dividem em: informações básicas da cidade, meios de acesso ao município, sistemas de segurança, sistemas hospitalares, serviços e equipamentos de hospedagem, serviços e equipamentos de alimentos e bebidas, serviços e equipamentos de agências de turismo, serviços e equipamentos de transporte turístico e outros. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

 

PJF inaugura fórum permanente

            A Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Turismo, lançou ontem o Fórum Permanente para a Retomada do Turismo. O projeto, anunciado nos cem dias de gestão da prefeita Margarida Salomão, envolve os atores locais na busca de soluções para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19. O evento contou com a presença da prefeita Margarida Salomão, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, e o chef de cozinha Pablo Oazen, vencedor do programa MasterChef 2017 e proprietário do Restaurante Benza, em São Paulo, em roda de conversa. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Prefeituras vão conceder auxílio

            O Auxílio Emergencial Municipal Temporário tem sido uma solução que algumas prefeituras da região Centro-Oeste de Minas Gerais têm buscado. Em Lagoa da Prata, o benefício foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 7 de abril e tem como objetivo ser uma medida complementar e superior ao valor do auxílio emergencial do Governo Federal. Em Japaraíba, o projeto foi apresentado para a Prefeitura na última semana pela secretária de Assistência Social, Paula Tavares, mas ainda está sendo finalizado e a expectativa é de que seja aprovado em breve. (Jornal Cidade MG- Lagoa da Prata)

 

MOC com menos mortes

            Montes Claros está entre as dez cidades do país que mais salvam pacientes acometidos pela Covid-19. O ranking, feito pela Consultoria Macroplan e divulgado pela Revista Exame, traz apenas duas cidades mineiras na classificação: a outra é Ribeirão das Neves, na Grande BH. A maior cidade do Norte de Minas aparece na sétima posição na recuperação de pacientes. Segundo o levantamento, a taxa de morte por 100 mil habitantes é de 102,1, com base em dados até 23 de março deste ano. Para se ter uma ideia da grandeza desse número, Manaus, que lidera o outro ranking, com maior taxa de óbitos, apresenta 382,5 mortes por 100 mil habitantes. (Jornal O Norte- Montes Claros)

 

Educação atividade essencial

            Em sessão bastante polêmica, a Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou, por 10 votos a 4, o projeto de lei que torna a educação atividade essencial. Agora o projeto será encaminhado para o prefeito Sérgio Azevedo, que já sinalizou que vai sancionar. Durante a sessão legislativa, professores e representantes do Sindserv realizaram manifestação na porta da Câmara, com gritos de ordem e cartazes, protestando contra o projeto de lei que estabelece as atividades presenciais de educação infantil e fundamental como essenciais em períodos de calamidades públicas e sanitárias. (Jornal Mantiqueira- Poços de  Caldas)

 

Caldas poderá ter auxílio

            Famílias carentes da cidade de Caldas poderão receber um auxílio emergencial por parte da administração municipal. Prefeitura encaminhará projeto à Câmara Municipal para ser votado na próxima semana. Antes de finalizar o projeto e enviá-lo para votação, o executivo o apresentou aos vereadores para apreciação. Os valores e critérios utilizados na elaboração do projeto do Auxílio Emergencial Municipal foram detalhados pela equipe do CRAS. (Portal da Cidade- Andradas)

 

Barbacena receberá mais de R$ 96 mil

            Barbacena receberá R$96.552,34 em recursos para o desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério, que seria a fase pós-parto, tendo em vista o cenário emergencial da saúde pública nacional, decorrente da pandemia da covid-19. O objetivo é fortalecer e garantir o cuidado para com as gestantes e puérperas, além de aprimorar a busca ativa dos casos com suspeita de síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave e o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados do vírus. (Folha de Barbacena)

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 20/04/2021

 

Queda no número de furtos

            A cidade de Uberlândia teve uma queda de 33,1% no número de registros de furtos e roubos a comércios e residências no primeiro trimestre de 2021. O aumento do índice de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus é um dos motivos para a diminuição dos crimes. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de janeiro a março deste ano foram registradas 959 ocorrências de furtos e roubos a residências e comércios. No mesmo período de 2020, foram computados 1.434 registros. O crime que mais teve queda no primeiro trimestre de 2021 foi o de roubo a estabelecimentos. (Diário de Uberlândia)

 

Menor índice de crimes violentos

            Barbacena, São João Del Rei e Juiz de Fora também registraram queda de crimes violentos no primeiro trimestre de 2021, segundo dados da Sejusp. O levantamento comparou os três primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020. Sendo o principal município do Campo das Vertentes, segundo os números, Barbacena mostrou desempenho positivo e registrou uma queda de 63%. Neste ano, foram registrados 11 crimes violentos nos três primeiros meses. No mesmo período do ano passado, foram 30. Além disso, foi o melhor cenário dos últimos 10 anos. (Folha de Barbacena)

 

Vacinação da 2ª dose é baixo

            O processo de imunização da população de Governador Valadares contra a covid-19 segue de forma gradativa. De acordo com o Plano Municipal de Vacinação, que monitora diariamente os atendimentos na cidade e distritos, 37.348 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose do imunizante, sendo que 13.893 receberam a segunda dose. Um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostrou quais grupos já foram vacinados até o momento. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

 

Festival traz oportunidades

            Fortemente impactado pelas consequências da pandemia do coronavírus, o setor musical e cultural vive grandes desafios por ter sido o primeiro a interromper suas atividades e, provavelmente, um dos últimos a retomar shows, espetáculos e eventos que vivem das aglomerações. Pensando na importância do incentivo à cadeia produtiva musical e com o intuito de oferecer espaços para novos compositores, cantores e letristas, a Prefeitura de Itabirito, por meio Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, lançou, no dia 25 de março, o edital para o 1º Festival de Música de Itabirito. (Jornal O Liberal- Itabirito)

 

Procon Muriaé prepara operação

            Uma vez que o comércio eletrônico ganhou expansão devido às restrições da pandemia da Covid-19 e após várias reclamações recebidas pelo Procon Muriaé quanto à venda em redes sociais, o órgão de defesa do consumidor prepara o início da operação "Cadê o Preço?", de fiscalização no ambiente virtual. Nas últimas semanas, os agentes do Procon constataram que a não divulgação do preço junto ao produto ou serviço ou a de informá-lo apenas via "inbox" é comum, estando assim em desconformidade com o Código de Defesa do Consumidor. (Gazeta de Muriaé)

 

Receita doa 2,3 toneladas de roupas

            Mais de 2,3 toneladas de roupas contrafeitas ("pirateadas") apreendidas em operações da Receita Federal serão utilizadas na prevenção contra a covid-19. Parte  das peças serão transformadas em máscaras protetoras, que beneficiarão a população carente do sul de MG.  A estimativa é de que milhares de máscaras serão produzidas e, posteriormente, doadas às Secretarias Municipais da região. A descaracterização das peças e fabricação das máscaras ficarão por conta do IF Sul de Minas, em mais uma parceria com a Receita Federal. (A Folha Regional- Muzambinho)

 

Propriedades são atendidas

            A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural concluiu, neste mês de abril, o serviço de confecção e oferta de silagem. No ano de 2020, 121 propriedades foram atendidas e contempladas com 1.076,5 horas de serviço. Neste ano o número de localidades e horas de trabalho superou a marca anterior, totalizando 170 propriedades atendidas e 3.110,3 horas de serviço. A ação faz parte do projeto Patrulha Agrícola Mecanizada, que consiste em um conjunto de ações para promover o aumento da área cultivada e confecção de alimento (silagem) para o rebanho. (Portal da Cidade- Mariana)

 

Câmara doa veículo para Aiuruoca

O Poder Legislativo de Aiuruoca repassou para o Poder Executivo do município um novo bem: veículo doblô, 1.4. Os representantes do Poder Legislativo tiveram esse propósito, diante já possuir outro veículo que atende às suas necessidades. Com isso, através do apoio de todos os vereadores, o presidente da Câmara, vereador Romeu Rosa Maciel entregou as chaves do veículo para o prefeito de Aiuruoca, Erlisson Lopes e da secretária de Saúde, Michelle Sene. (Jornal Panorama – Baependi)

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 19/04/2021

 

Caratinga terá recursos para leitos

            Portaria do Ministério da Saúde autoriza leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento exclusivo dos pacientes covid-19. Somente para o Casu-Hospital Irmã Denise, em Caratinga, serão destinados R$ 3.360.000 para o custeio de 70 leitos. Em coletiva de imprensa realizada na tarde de quinta-feira, 15, o secretário de Saúde Erick Gonçalves e a diretora administrativa do Casu, Raquel Carvalho, falaram sobre a capacidade assistencial do hospital e de 15 novos leitos que serão implantados. Erick destaca as ações que têm sido desenvolvidas no município, desde o início da pandemia de covid-19. (Diário de Caratinga)

 

Uberaba aplica 66% das vacinas

            Pelo menos 1,5 milhão de pessoas no Brasil não voltaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose do imunizante, deixando de cumprir o protocolo estipulado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em Minas Gerais são 89.122 pessoas que não cumpriram o esquema e não se imunizaram contra a covid, por não ter tomado a segunda dose. Em Uberaba, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde são pelo menos 1.500, mas este número deve ser maior na avaliação das vacinas aplicadas. Uberaba recebeu 81.032 doses de vacina, imunizou com a primeira dose 40.735 pessoas e com a segunda dose 12.308. (Jornal de Uberaba)

 

Refis dará desconto de 90%

            Contribuintes que possuem dívidas com a Prefeitura de Viçosa poderão ter, em 2021, mais uma chance de quitarem seus débitos com juros e multas menores. A Câmara Municipal de Viçosa aprovou, em reunião ordinária realizada na última terça-feira, 13, o Projeto de Lei (PL) que institui o Programa de Recuperação Fiscal do Município de Viçosa (REFIS IV), destinado a promover autocomposição entre o contribuinte e a Fazenda Pública através da regularização de créditos tributários e não-tributários do município, inscritos em dívida ativa, em fase de execução fiscal ou não. (Folha da Mata- Viçosa)

 

Criado programa de desburocratização

            O prefeito Humberto Souto, de Montes Claros, publicou decreto que buscará dinamizar e desburocratizar o serviço público. Ele cria o “Programa Montes Claros Inteligente”, para promover a desburocratização e o aumento da eficiência administrativa e, para este fim, decreta: das disposições gerais  Programa Montes Claros Inteligente, cujo objetivo é implementar regras que permitam a supressão ou a simplificação de formalidades ou exigências desnecessárias ou superpostas, cujos custos econômicos ou sociais, tanto para o erário como para o cidadão, sejam superiores a eventuais riscos de fraude ou aos ganhos sociais por sua não realização, promovendo, de tal modo, aumento da eficiência administrativa.  (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

 

Acordo garante preservação

            Dentro das ações de preservação do Programa Pró-Mananciais, mais três cidades da Gerência Regional Ubá (GRUA) deram um passo importante. As prefeituras de Cataguases, Leopoldina e Palma assinaram recentemente com a Copasa o Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Com a assinatura do acordo, a Copasa vai custear o óleo diesel usado no abastecimento das máquinas e equipamentos das prefeituras que serão utilizados nos serviços de manutenção e melhoria das estradas rurais contempladas pelo Pró-Mananciais nessas localidades. (Jornal Leopoldinense- Leopoldina)

 

Lei obriga o uso de máscaras

            Tramita na Câmara Municipal de Timóteo, um projeto de lei, enviado pelo Executivo, que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em todo o município, durante o estado de calamidade pública causado pela pandemia do Coronavírus (PL 4.319). O projeto, lido na última reunião ordinária do dia 15 de abril, agora será apreciado em comissão, para então ser votado em plenário. Com o recrudescimento da pandemia, agora com variantes do coronavírus Sars Cov-2, medidas como o distanciamento social e uso de equipamentos de proteção individual, como máscara, ganham força. (Diário do Aço- Ipatinga)

 

Ocupação de leitos tem redução

            O número de pacientes internados permaneceu acima de 100 por muitos dias mesmo sendo aberto novos leitos clínicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da covid-19 em Formiga. O casos ativos no município também ultrapassaram a maca de 100 casos diários, no entanto, as medidas rígidas impostas pela adesão da Onda Roxa já apresenta resultados no município. A melhora foi apresentada na taxa de ocupação de leitos clínicos e no número de casos positivos. Além da significativa queda no número de novos positivos, houve uma queda relevante no número de pacientes internados no município. (Jornal Cidade MG- Lagoa da Prata)

domingo, 18 de abril de 2021

Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 17 de abril de 2021





 

Acompanhe o jornal deste sábado no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/00154921364b137c842e5


Mais de 850 quilos de alimentos já foram arrecadados na campanha Vacina Solidária

Sete Lagoas fecha a semana contabilizando 16.365 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de mais 120 novos casos positivos, sendo 56 mulheres e 64 homens. Estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde 1.791 pessoas e 4.034 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 30.451 desde o início da pandemia.

Mais quatro óbitos por complicações da Covid foram confirmados. No dia 30 de março faleceu uma mulher de 77 anos, no Hospital Municipal. No dia 14 de abril, um homem de 70 anos, também no Municipal. No dia 15, um homem de 77 anos, na UPA. E hoje pela manhã, uma mulher de 73 no Municipal. Assim, Sete Lagoas chega a 359 óbitos até o momento, 109 pacientes de Sete Lagoas hospitalizados com resultado positivo, 258 pessoas em isolamento domiciliar e 15.639 pacientes já curados.

Hospitalizados
Hoje são 136 pacientes internados por causas respiratórias na cidade, sendo 61 UTI e 75 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 47 de Sete Lagoas, quatro de Inhaúma, três de Prudente de Morais, dois de Caetanópolis, e os demais de Cachoeira da Prata, Santana de Pirapama, Cordisburgo, Capim Branco e Pompéu. Entre os internados, 113 testaram positivo para Covid, quatro tiveram resultado negativo e 19 aguardam resultados de exames.

No Hospital Municipal estão 48 internados, sendo 30 em UTI. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 21 internações, sendo seis em UTI, das quais cinco em leitos do SUS. No Hospital da Unimed são 26 pacientes internados, sendo 13 em UTI. E na UPA 41 internados, 12 deles em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, somando-se as unidades do SUS e da rede particular, se mantém em 111%. Se considerarmos apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice também continua em 104%.

Vacinação
A campanha Vacinação Solidária segue em Sete Lagoas. De forma voluntária, quem se vacina pode doar alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social neste momento de pandemia. Desde o início da campanha até ontem já foram doados mais de 850 quilos de alimentos que já estão sendo revertidos para as famílias. A Prefeitura e os apoiadores CDL Sete Lagoas e Sicoob Credisete agradecem a adesão.

Receberam hoje a segunda dose do imunizante os idosos de 74 anos de idade que tomaram a primeira dose da Coronavac há mais de 15 dias. Chama a atenção, porém, a abstenção de um grande número de idosos a partir de 75 anos. Dos 6.882 vacinados com a primeira dose, apenas 5.585 compareceram ontem para receber a segunda dose. Uma diferença de 1.297 pessoas. Quem perdeu o prazo para se vacinar em sua faixa etária deve aguardar o próximo cronograma e comparecer em um dos pontos de vacinação da Covid-19. O Município aguarda agora uma nova remessa de vacinas por parte do Estado para anunciar uma nova programação da campanha.

Até esta quinta-feira, 15, receberam a primeira dose da vacina em Sete Lagoas 29.913 pessoas, o que corresponde a 12,5% da população. São 6.282 profissionais da Saúde, 23.576 idosos e 55 profissionais de segurança pública. A segunda dose já foi aplicada em 10.042 pessoas, sendo 5.742 idosos e 4.300 profissionais da Saúde. Continue seguindo as recomendações de uso de máscara, higiene frequente das mãos e distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 190 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

 

SAAE abre processo seletivo de estágio para diversos cursos


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sete Lagoas tornou público o edital 001/2021, que abre Processo de Seleção de Estagiários, na modalidade estágio não obrigatório, para o cadastro de reserva em vários cargos. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 14 de maio, às 23h59. Poderão se inscrever gratuitamente apenas estudantes de instituições educacionais que tenham firmado convênio com a autarquia.

Para se inscrever, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, estar matriculado e com frequência regular nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Psicologia e Tecnólogo em Logística. Pessoas com deficiência também podem concorrer.

Entre os documentos exigidos no ato da inscrição online estão a ficha de inscrição preenchida e assinada, cópia de documento oficial com foto, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência e histórico escolar. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, visando evitar aglomerações e a disseminação da doença, a documentação deverá ser enviada para o e-mail processoseletivo@saaesetelagoas.com.br.

O processo seletivo visa a formação de cadastro de reserva para realização de estágio para estudantes que estejam cursando a partir do penúltimo período de Graduação Tecnológica ou Graduação com Bacharelado/Licenciatura. A convocação dos aprovados é condicionada à conveniência, oportunidade e necessidade do SAAE.

INSTITUIÇÕES CONVENIADAS
Faculdade Ciências da Vida, Unopar, Faculdade Santo Agostinho, Faculdade Uni-BH, Faculdade do Vale do Jequitinhonha e Mucuri – Diamantina, Unifemm, Faculdade Promove, Faculdade UNA de Sete Lagoas, Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Viçosa.

SELEÇÃO
O Processo de Seleção compreenderá análise do histórico escolar e entrevista. A classificação preliminar, em lista segmentada por curso, será efetuada por ordem decrescente do total de pontos obtidos pelos candidatos no dia 7 de junho. Estagiários receberão bolsa de R$ 550 para carga horária semanal de 20 horas e R$ 770 para 30 horas.

Todos os atos e editais do processo estão disponíveis no link http://www.saaesetelagoas.com.br/institucional/processo-seletivo-de-estagio-saae-sete-lagoas-n-01-2021

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Prefeitura divulga classificação preliminar do Processo de Seleção de Estagiários


A Prefeitura de Sete Lagoas publicou no Diário Oficial do Município (www.setelagoas.mg.gov.br/diario-eletronico) desta quarta-feira, 14 de abril, a classificação preliminar do Processo de Seleção de Estagiários para cadastro de reserva em vários cargos e níveis na administração direta do Município. O relatório também está no site da Prefeitura (www.setelagoas.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/processo-seletivo-de-estagio-no-01-2021/58152) onde estão disponíveis outros documentos, como o edital de abertura das vagas e o link para interposição de recursos que serão recebidos somente nesta quinta-feira, 15 de abril.

O processo seletivo visa a ocupação de funções em secretarias e nos departamentos diversos da Prefeitura de Sete Lagoas para estudantes que estejam cursando o ensino técnico a partir do 2ºperíodo/módulo; alunos de Graduação Tecnológica a partir do 2º período; e alunos de Graduação com Bacharelado/Licenciatura a partir do 5º período do curso. Considerando tratar-se de cadastro de reserva, fica a convocação dos aprovados condicionada à conveniência, oportunidade e necessidade do Município.

Puderam se inscrever estudantes dos cursos técnicos de Administração, Edificações, Eletrotécnica, Logística, Meio Ambiente e Redes de Computadores (tecnólogo). Para cursos de graduação, foram alunos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Gestão Pública, Logística, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

Seleção
O Processo de Seleção compreendeu uma única etapa, constituída da análise do histórico escolar do candidato, de caráter classificatório e eliminatório, sendo apurada a pontuação mediante média aritmética simples do somatório das notas finais do último semestre das disciplinas cursadas. A classificação, em lista segmentada por curso, foi efetuada por ordem decrescente do total de pontos obtidos pelos candidatos.

Concorrência
No caso dos cursos de graduação superior foram inscritos: Direito (79), Engenharia Agronômica (63), Psicologia (28), Engenharia Civil (24), Pedagogia (25), Administração (11), Arquitetura e Urbanismo (11), Educação Física (8), Comunicação Social (5), Ciências Biológicas (5), Serviço Social (5), Ciências Contábeis (4), Logística (3), Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Pública (2). Já para a funções técnicas: Administração (8), Edificações (7), Eletrotécnica (1), Meio Ambiente (5) e Rede de Computadores (2).

Prazos
Caso recursos sejam interpostos nesta quinta-feira, a publicação da decisão de deferimento e indeferimento do resultado definitivo com a classificação final será no dia 21 de abril. Estagiários de nível técnico receberão bolsa de R$ 440 para carga horária semanal de 20 horas e R$ 660 para 30 horas. Estagiários de nível superior terão bolsa de R$ 550 para 20 horas semanais e de R$ 770 para 30 horas.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 17/04/2021


 Operação apura corrupção

A Polícia Civil de Minas Gerais e o Ministério Público deflagraram uma operação, na semana que passou, para apurar a prática de crimes de corrupção, concussão, falsidade ideológica, advocacia administrativa e ocultação de documento público em benefício próprio, no município de Nanuque. Foi cumprido mandado de prisão contra um escrivão judiciário, e mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

 

Média móvel cai 33% em JF

            A média móvel de novos casos de Covid-19 em Juiz de Fora apresentou uma redução de 33,3% nas duas últimas semanas. De acordo com a 25ª edição do Boletim Informativo Covid-19 da Plataforma JF Salvando Todos, divulgado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta quarta-feira, 14, houve uma desaceleração na taxa de crescimento do número de casos na cidade. O boletim aponta também aceleração no índice de óbitos, cuja média móvel subiu 34,9% nas últimas duas semanas. O documento dos pesquisadores da UFJF usa como base as informações divulgadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nos boletins epidemiológicos da Covid-19. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Viagens de passageiros são retomadas

            As viagens do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) foram retomadas nesta segunda-feira, 12, após duas semanas de paralisação. As viagens não ocorriam desde o dia 28 de março, quando passou a vigorar o decreto do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que continha medidas mais restritivas, para tentar barrar o avanço da covid-19 em seu estado. Ontem mesmo a Vale emitiu um comunicado sobre a volta das viagens, destacando os cuidados que já estavam acontecendo antes da paralisação. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

 

Araxá repassa R$ 1,2 milhão

            A Santa Casa de Misericórdia de Araxá recebeu somente nos últimos sete dias mais de R$ 1,2 milhão para melhorar a estrutura de atendimento de casos confirmados de coronavírus através do Sistema Único de Saúde (SUS). A ajuda financeira foi autorizada pelo prefeito Robson Magela, com o objetivo de maior agilidade no processo de compra de medicamentos, insumos e equipamentos utilizados em pacientes com Covid-19, além de garantir leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Hospitais de todo o país estão com dificuldade de encontrar medicamentos que compõe o chamado kit intubação. (Diário de Araxá)

 

Abril registra recorde de mortes 

            Os números da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis confirmam uma situação preocupante. Ainda no início deste mês de abril registrou-se recorde de mortes por Covid-19 para pessoas sem comorbidades, em Divinópolis. A maioria das mortes é de homens, de acordo com os dados da vigilância até 14 de abril. Desde o início da pandemia foram registrados no município 31 óbitos de pessoas que não possuíam comorbidades. Neste mês, 14 pessoas já faleceram com a doença, sem apresentar fatores de risco. Dentre os óbitos, dois homens de 41 anos. Um deles ficou internado apenas um dia e não suportou a doença.  Outro homem de 50 anos sem comorbidades lutou durante 14 dias, no entanto, também não suportou. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

 

Sicredi oficializa a instalação de agências

            A direção da Sicredi Botucaraí RS/MG esteve na região de Leopoldina, nos dias 06, 07 e 08 de abril, com objetivo dar continuidade ao Projeto de Expansão da cooperativa em Minas Gerais. Em dois dias intensos de visitas, foi oficializada a abertura de agências em mais 5 municípios da região, sendo eles Tabuleiro, Argirita, Leopoldina, Cataguases e Miraí. A comitiva, composta pelo presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, Diretor Executivo, Eudes Mesacasa, Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Laoni da Cunha e a equipe de infraestrutura e engenharia da Cooperativa, visitou os municípios e definiu os locais de instalação das novas agências. (O Vigilante Online- Leopoldina)

 

Transporte de idosos para vacinar

            Com o objetivo de agilizar a imunização da população, a Secretaria de Saúde de Santana do paraíso informa que começou a realizar nesta semana o transporte de idosos, por meio de ônibus, para as três unidades referência de Estratégia de Saúde da Família (ESF) onde está ocorrendo a vacinação contra a covid-19, que são as ESF do Centro, Industrial Azul e Cidade Nova. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é que entram em contato com os idosos para vacinarem e marcarem o local onde o ônibus irá pegá-los. É realizado o transporte de no mínimo 20 idosos por dia para cada unidade, com respeito às medidas de protocolo de segurança sanitária. (Diário do Aço- Ipatinga)

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 16/04/2021


 Samu pode ser acionado em app

            Desde quinta-feira, 15, o aplicativo “192 Online” do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está disponível para a população de Poços. O app tem como principal objetivo facilitar o acionamento em casos de urgência. A ferramenta foi desenvolvida pela empresa que já é responsável por toda sistematização do Samu na cidade. O aplicativo que está disponível para Android e IOS. Além de fazer um cadastro prévio da ficha médica do paciente, a tecnologia permite que o usuário seja “monitorado” pela central de regulação quando for pegar a estrada, por exemplo. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)

 

MOC sediará conferência

            A cidade de Montes Claros sediará a Conferência Internacional Medievalismos Globais, evento virtual programado para acontecer entre os dias 28 a 30 de abril, com a participação de pesquisadores convidados do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Dinamarca, Portugal e de Cabo Verde. A iniciativa é do Grupo de História Medieval da Universidade Estadual de Montes Claros, que tem apenas um ano de atividades, mas já coloca a instituição como uma referencia no país. O prazo para inscrição dos trabalhos terminou nesta quinta-feira, 15. A programação será online, como medida preventiva neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

 

Mais mulheres infectadas

            De acordo com um levantamento divulgado pela Prefeitura, com dados do último dia 8, as mulheres são a maioria a contrair a Covid-19 em João Monlevade: 51%. No entanto, são os homens que mais morrem, respondendo por 53% dos óbitos. A faixa etária a mais perder cidadãos é aquela entre os 70 e os 79 anos, com 33,3% dos falecimentos, seguida pelos grupos entre 60 a 69 anos (25%), entre 80 e 89 anos (16,6%) e entre 50 a 59 anos (15,27%). Já quando se trata de contaminação, os adultos em idade ativa são a maior parte dos casos comprovados da Covid-19 no município. De acordo com o estudo, 77,73% dos contaminados pelo coronavírus têm entre 20 e 59 anos. (A Notícia – João Monlevade)

 

MPF e MPE recomendam transparência

            Os Ministérios Públicos Federal e Estadual publicaram, nesta quinta-feira, 15, uma recomendação para que os órgãos responsáveis pela vacinação contra a Covid-19 disponibilizem os dados das pessoas que já receberam o imunizante. O documento esclarece que tem o objetivo de garantir transparência, fiscalização e controle do processo. O Plano Nacional de Vacinação compete aos estados e municípios a aplicação das vacinas destinadas aos grupos prioritários e especiais. Porém, o documento emitido é destinado não só ao município de Uberlândia e ao estado de Minas Gerais, como também aos hospitais privados e operadoras de saúde da região. (Diário de Uberlândia)

 

Uberaba com mais casos de dengue

            Dados do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado na terça-feira, 13, aponta que Uberaba registrou uma queda no número de casos de dengue. No boletim desta terça, Uberaba aponta 960 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) da doença. No boletim anterior, do dia 6, o município registrava 1.084 casos, ou seja, pelo menos 124 casos a menos. O superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Maurício Ferreira explica que os casos prováveis são os casos suspeitos menos os casos descartados. (Jornal de Uberaba)

 

Araguari cria “Cidadão Online”

            Comemorando os cem dias de governo, completados no último dia 10 de abril, a administração do município recebeu no Palácio dos Ferroviários para um café da manhã, por volta das 7h30, agentes políticos, secretários, representantes de entidades de classe, diretores do grupo Sonner, empresa que desenvolve o aplicativo, a imprensa e ainda o deputado estadual Doorgal Andrada (Patriota). O momento foi oportuno para que a administração atual apresentasse uma série de realizações com menos de quatro meses de trabalho. Dentre as ações, está o lançamento do aplicativo “Cidadão Online”. (Gazeta do Triângulo- Araguari)

 

Cidades recebem reforço temporário

            Nesta quinta-feira, 15, o 63ºBatalhão recebe o reforço provisório de 10 soldados alunos da 231ª Companhia de Ensino e Treinamento da 7ª Região de Polícia Militar, sediada em Divinópolis. O curso teve início em novembro de 2020, e estes alunos já receberam as instruções da primeira etapa da seara policial. Esta atividade tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos novos policiais, com enfoque na realidade do emprego operacional em complementação a vasta grade curricular teórica que eles estão recebendo durante o curso de formação, e ainda, propiciando o reforço no policiamento das cidades atendidas. (Nova Imprensa- Formiga)

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 15/04/2021


 Comércio não essencial fecha

            A alegria dos comerciantes de abrirem seus estabelecimentos comerciais durou pouco. A Prefeitura de Divinópolis anunciou, na tarde de quarta-feira, 14, o fechamento do comércio não essencial em Divinópolis. O Executivo cumpre a decisão do Poder Judiciário de Minas Gerais, que, através de processo divulgado na manhã de quarta, solicitou a imediata suspensão da Nota Explicativa do Decreto nº 14.298/21, que permitia a abertura de vários segmentos proibidos pelas medidas restritivas da onda roxa. A decisão judicial veio após solicitação do Estado e do governador Romeu Zema. (Portal Agora- Divinópolis)

 

Arcos adota retomada consciente

            Membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 avaliaram os dados no Boletim Epidemiológico local, que aponta o declínio no número de infectados, os integrantes do Comitê decidiram pela retomada consciente das atividades comerciais em Arcos, desde que os seguimentos trabalhem dentro do plano de contingenciamento. (Correio Centro-Oeste- Arcos)

 

Fundação cria portal que permite expedição

            Quase seis anos depois do rompimento da barragem de Mariana, a Fundação Renova criou o portal “Expedição do Rio Doce”, que tem como principal objetivo manter a população informada sobre a situação do rio, sobre a qualidade da água e mostrar como estão as bacias do rio. “A população já tem muitas informações da época do desastre, mas precisamos mostrar como o rio Doce está hoje. Esse é o objetivo do projeto: levar informação para as pessoas e permitir que elas possam fazer essa expedição de casa mesmo”, contou a engenheira química Juliana Bedoya. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

 

Merenda em Casa em Carvalhos

A Prefeitura Municipal de Carvalhos junto a Secretaria Municipal de Educação fizeram um planejamento para distribuição de kits alimentação aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A compra dos itens que compõem os kits foi realizada através de recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A primeira  entrega dos kits será entre o final do mês de abril e início do mês de maio. E haverá outra entrega programada para os meses de junho ou julho. A entrega dos kits ocorrerá de forma regular, a cada 2 meses. (Jornal Panorama – Baependi).

 

PC e MP recuperam R$ 3 milhões

            A Polícia Civil e o Ministério Público realizaram na tarde de quarta-feira, 14,  uma coletiva de imprensa para comunicar a devolução aos cofres públicos municipais de cerca de R$ 3 milhões, referentes à bens apreendidos na Operação Malebolge desencadeada em agosto de 2020 e, que desde então, vem apurando crimes de desvio e lavagem de dinheiro na Prefeitura Municipal.  O caso tem à frente o delegado Renato de Alcino Vieira, que informou na ocasião que o acordo só foi possível através de uma colaboração premiada entre um dos principais envolvidos no esquema de corrupção.  (Correio de Araxá)

 

Estado e TJMG firmam parceria

            Após visita do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), a pasta anunciou que firmou parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a realização de um estudo de solo do local. Tal análise poderá determinar a causa das fissuras nas paredes do local, que culminou na transferência de 800 presos para outras unidades da região no dia 31 de março. A necessidade do estudo do solo foi constatada pela Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Lagoa da Prata dá início à testagem

            Lagoa da Prata dá início a testagem em massa da população economicamente ativa. A iniciativa faz parte de uma série de iniciativas da Administração Municipal para conter os indicadores da covid-19 no município. A testagem em massa faz parte de um plano da Prefeitura que anunciou no último domingo, 11, uma série de ações na saúde e economia da cidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Rogério Corgosinho, explicou que a testagem não pretende ser uma iniciativa duradoura, mas pontual, para melhorar os indicadores e poder agilizar uma retomada na economia. (Jornal Cidade MG- Lagoa da Prata)

 

Ouro Preto terá internet gratuita

            Representantes da Ouro Luz participaram da Tribuna Livre da 27° reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto. Na ocasião, Renato Rosset, diretor de projetos da empresa que faz parte do consórcio, e Joana Guima, gerente de contrato, apresentaram o contrato de concessão e explicaram que está prevista a instalação de internet gratuita no município. Segundo Renato, o contrato teve início em outubro de 2020, no valor de R$58 milhões e prevê dentre outras medidas, a instalação de 20 pontos de internet pública e gratuita em Ouro Preto. (Jornal O Liberal- Itabirito)