sábado, 31 de outubro de 2020

Duílio de Castro lidera em todos os cenários em nova pesquisa eleitoral











As pesquisas eleitorais realizadas em Sete Lagoas e registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) comprovam uma grande arrancada do candidato a reeleição Duílio de Castro (Patriota). O último levantamento teve a publicação autorizada neste sábado, 31 de outubro, e mostra o atual prefeito na liderança em todos os cenários.

 Na pesquisa finalizada no dia 12 de maio deste ano, pela CP2/O Tempo, o candidato Douglas Melo (MDB) tinha 33,8%, Emílio tinha 18,2% e Duílio tinha 12%. Seis meses depois, em pesquisa também da própria CP2/OTempo finalizada em 23 de setembro, Duílio cresceu 110%, chegando a 25,2% das intenções de voto na pesquisa estimulada, enquanto Douglas Melo caiu para 32,5% das intenções de voto. Já Emílio pontuou 7,3%. 

Outra pesquisa registrada no TRE foi do Instituto Real Time Big Data, finalizada no dia 7 de outubro, apontando nova queda de Emílio, que alcançou 5% das intenções de voto, e aumento do deputado Douglas Melo (35%) e do prefeito Duílio de Castro (28%). De novo, o maior crescimento foi o de Duílio (2,8% a mais). As pesquisas têm margem de erro de 4%, o que apontaria empate técnico entre o deputado e o prefeito. 

Porém, o aquecimento das campanhas e os acontecimentos recentes devem ser o motivo de uma mudança drástica no cenário eleitoral. Já no período eleitoral, o candidato Douglas Melo sofreu um pedido de cassação do seu mandato na Assembleia Legislativa sob acusação de desviar R$ 156.222,80 de verba indenizatória do seu gabinete, recursos estes que só podem ser utilizados no exercício da função legislativa. Além disso, o então líder das pesquisas está envolvido com sites e um jornal local que teimam em espalhar notícias falsas, as conhecidas fake news, na tentativa de derrubar seus adversários e principalmente o candidato Duílio de Castro.  A campanha de Douglas Melo ainda comete irregularidades com a utilização de carros de som de maneira indevida, o que geral multa de R$ 10 mil, outra questão que também é avaliada negativamente pelo eleitorado. 

NOVA PESQUISA

O reflexo da atual realidade da campanha eleitoral em Sete Lagoas, com a virada de Duílio de Castro, é evidenciado pela pesquisa revelada neste sábado, 31. A amostragem foi realizada pelo Instituto Panorama (registro MG-01856/2020) entre os dias 25 e 26 de outubro com 800 entrevistados. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,46%. Enquanto Duílio de Castro conquistou a liderança, Douglas Melo despencou. 

Agora, Duílio de Castro aparece com 25,25% das intenções de voto na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados), Douglas Melo caiu para 22,5% e Emílio para 3,13%. Os outros candidatos aparecem com: Saulo Calazans – Rede (1.13%), Claudinei Dias - PT (0,88%) e Ramsés de Castro - PMN (0,38%).

 Duílio de Castro também lidera na pesquisa espontânea, quanto os nomes não são citados aos entrevistados, com 22,25% das intenções de voto. Em seguida vem Douglas Melo com 16,75% e Emílio com 2,38%. Claudinei dias tem 0,63% e Saulo Calazans 0,5%.

REJEIÇÃO

A pesquisa atual também avaliou o nível de rejeição do eleitoral com relação aos candidatos.  Neste cenário, 72,25% não responderam. Porém, Douglas Melo é o mais rejeitado com 7,75%, Emílio vem em seguida com 6% e Duílio de Castro fica com 5,25%, A rejeição é definida quanto a pergunta dos pesquisados é “em quem você não votaria de jeito nenhum”.

SAAE descentraliza serviços com nova Central de Atendimento no bairro nova Cidade


Para descentralizar seu atendimento e oferecer mais uma opção de serviço aos consumidores, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai inaugurar uma central no Nova Cidade. A unidade foi instalada na avenida Prefeito Alberto Moura (Perimetral), nº 24, na área comercial do bairro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.


Até o momento este tipo de serviço era oferecido somente na sede da autarquia na rua Major Campos, 99, Centro. A iniciativa busca oferecer mais agilidade e conforto aos usuários da região leste do município. “É uma região com uma grande densidade demográfica que ainda possui uma grande tendência de crescimento. Pensando nesse público, este projeto foi desenvolvido e a inauguração será na próxima terça-feira, 3 de novembro”, explica o gerente comercial da autarquia, Rafael de Souza.

 

A Central de Atendimento do SAAE vai beneficiar moradores de dezenas de bairros como Nova Cidade, Belo Vale, Bernardo Valadares, Orozimbo Macedo, Jardim dos Pequis, Luxemburgo, Interlagos, Aeroporto, Emília, São Vicente, Montreal e outros. Inicialmente serão quatro guichês de atendimento preparados para receber todas as demandas administrativas da autarquia.

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 31/10/2020


 


  1. Chineses ajudarão escolas públicas
        As empresas chinesas Huawei e SAM Metais firmaram uma parceria para fomentar a transformação digital de 16 escolas públicas de ensino fundamental e médio das cidades de Fruta de Leite, Grão Mogol, Josenópolis, Padre Carvalho e Salinas, onde vão ser instaladas as atividades de exploração do minério de ferro no Norte de Minas. Em 22 anos de Brasil, a Huawei já treinou mais de 30 mil profissionais em diversas iniciativas educacionais e planeja formar mais de 30 mil nos próximos anos. Na quinta ela anunciou parceria com a Sul Americana de Metais (SAM Metais) e fomentarão a inclusão digital e o ensino à distância de alunos de baixa renda da região. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros) 
     

  2. Indústria é o setor que mais empregou
        O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgou, nesta quinta-feira, 29, o levantamento do mês de setembro. Poços de Caldas continua com reação positiva no saldo de empregos (651), com 1.806 admissões e 1.155 desligamentos. A indústria foi o setor que mais empregou em setembro, gerando saldo positivo de 263 vagas (455 admitidos e 192 demitidos). Logo após, o setor de serviços, com saldo positivo de 220 empregos (723/503), o comércio, com saldo positivo de 140 vagas (480/340) e a área de construção, com saldo positivo de 40 vagas (135/95). O setor agropecuário registrou negatividade de vagas, -12 (13/25). (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas) 
     

  3. Andradas aplicará cerca de 240 exames
        A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) iniciou, na quarta-feira, 28, mais um mutirão para realização de exames teóricos de habilitação. Na região de Andradas, vão ser aplicados cerca de 240 exames, entre os dias 28 de outubro e 13 de novembro, atendendo candidatos não só do município, mas também de Caldas, Santa Rita de Caldas, Ipuiúna e Ibitiúra de Minas. Já em Poços de Caldas, serão realizados, até o dia 2 de dezembro, cerca de 84 exames. Exames específicos para candidatos de Campestre, Bandeira do Sul, Divisa Nova, Cabo Verde e Botelhos serão agendados para o dia 2 de dezembro, data de encerramento da ação. (Portal Cidade- Andradas) 
     

  4. Urnas  já estão em poder do Cartório
        O Cartório Eleitoral de Pará de Minas já recebeu as 230 urnas eletrônicas que vão ser utilizadas nas eleições municipais deste ano. Os equipamentos vão ser destinados ao processo eleitoral das quatro cidades pertencentes a 202ª Zona, que além do município pará-minense, conta com Pequi, São José da Varginha e Onça de Pitangui. Segundo o chefe da 202ª Zona Eleitoral de Pará de Minas, Luiz Antônio Gabriel, as urnas já passaram por testes, e em breve serão carregadas. Os técnicos fizeram inspeções nos equipamentos para verificar possíveis defeitos ou se falta algum componente. Caso elas apresentem problemas, serão realizadas as trocas de bobinas. (JC Notícias- Pará de Minas) 
     

  5. Casos de dengue podem ser maior
        No mês de janeiro foi realizado o primeiro e único Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2020. O resultado de 6,8 para infestação predial apontava uma situação alarmante em Formiga. No mesmo período do ano passado, o resultado foi de 3,8. De acordo com as estatísticas, o índice entre 0 e 0,9 aponta que o município enquadra-se em situação de baixo risco; de 1,0 a 3,9 é médio risco; e acima de 4,0 é considerado alto risco. Até o início do mês de março deste ano, 558 casos suspeitos já haviam sido notificados no município. (Jornal Nova Imprensa- Formiga) 
     

  6. Movimento contra mineração toma força
        Um movimento popular contra a mineração tem surgido em várias cidades da região em reação a intenção da Mineradora Curimbaba em extrair bauxita na região. Ao todo são 22 cidades que possuem áreas ricas no minério que é utilizado na fabricação do alumínio. O movimento Mineração Aqui Não- Região do Caparaó tem realizado reuniões com a população e candidatos das eleições municipais, com o intuito de barrar a exploração e a instalação da mineradora na região. (Diário de Manhuaçu) 
     

  7. O melhor café do Sul de Minas
    O café arábica produzido pelo cooperado, Wilson Vicente Soares, na cidade de Capitólio, é o campeão do Programa Especialíssimo da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) e revelado como o lote de melhor qualidade da safra de 2020 na área de atuação da cooperativa mineira, que abrange o Sul e Cerrado de Minas Gerais e a média mogiana do estado de São Paulo. Soares foi premiado com o valor de R﹩ 25 mil. (Folha da Manhã – Passos)

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Abertas inscrições para o 15º Concurso de Presépios da UFSJ


 

Está no ar o edital do 15º Concurso de Presépios UFSJ. As inscrições para este que é um dos mais tradicionais eventos da Universidade começaram nesta quinta-feira, 29, e vão até 29 de novembro.

Este ano, devido à pandemia da Covid-19, o concurso será on-line. Os presépios serão avaliados pela Comissão de Julgamento e os 10 melhores irão à votação popular no Instagram do Centro Cultural UFSJ. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Francisco Brinati, a manutenção do concurso, mesmo que virtualmente, não deixa de ser um ato de resistência, que “sinaliza uma forma de nos adaptar a esse mundo de isolamento.”


O objetivo do concurso é incentivar e divulgar as tradições artísticas e religiosas dos artesãos locais e também da microrregião dos Campos das Vertentes. A competição também inclui Divinópolis, Alto Paraopeba e Sete Lagoas, onde estão localizados outros campi da instituição.

 

Dúvidas serão respondidas através do e-mail sepac@ufsj.edu.br.

Fonte: Ascom - UFSJ.

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 30/10/2020


 

  1. Cidades campeãs de comissionados
        Um estudo do Observatório Social do Brasil, unidade de Itabira, aponta que João Monlevade é a cidade da região que têm as mais altas taxas de cargos comissionados por habitante. A entidade sem fins lucrativos mostra que, a cada 100 mil habitantes, Itabira, com 120 mil habitantes, possui 246,54 cargos de confiança, e João Monlevade, com cerca 81 mil moradores, contrata, na proporção, 297,84 trabalhadores sem concurso público, por livre nomeação do prefeito. Para fins de comparação, o município de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, possui atualmente 185,73 funcionários em comissão a cada 100 mil moradores. (Jornal A Notícia- João Monlevade) 
     

  2. Unidade da Apac é inaugurada
        O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou na semana que passou, a unidade de regime fechado da Associação de Proteção aos Condenados (Apac) de Ituiutaba. Construída com recursos provenientes de prestações pecuniárias da comarca, a nova unidade tem capacidade para abrigar 30 recuperandos, mas pode ser adaptada para um total de 50 pessoas. Antes da inauguração, o presidente Gilson Lemes se reuniu com juízes da região e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). (Jornal Pontal em Foco)
     

  3. Mais três meses de cestas básicas 
        Várias famílias vão receber, durante a pandemia, cestas básicas como forma de apoio do Poder Público que através da reunião ordinária do último dia 26 aprovou por unanimidade pelos vereadores, mais de três milhões de reais para que a prefeitura possa adquirir essas cestas. Antes de ir para o plenário da Câmara, o projeto foi amplamente debatido nas comissões internas da Casa de Leis. (Jornal Ponto Final- Mariana) 
     

  4. Salário 16,6% abaixo da média
        O salário médio recebido pelo trabalhador em Juiz de Fora com carteira assinada, no ano passado, foi de R$ 2.630,20. O valor está similar à média paga no estado (R$ 2.662,88), mas bem aquém da média nacional, que foi de R$ 3.156,02, o que corresponde a uma diferença de 16,6%. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2019, divulgados, esta semana, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Assim como acontece nas esferas nacional e estadual, o mercado juiz-forano é composto, em sua maior parte, por homens (55,82%). A média salarial paga a eles é quase 11% superior ao valor médio pago às mulheres. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora) 
     

  5. Candidatos pardos predominam na região 
        Apesar dos esforços da Justiça Eleitoral para inclusão nas eleições municipais e gerais, a quantidade de candidatos pretos vai ser a minoria nas cidades que integram a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). Situação que não acompanha os dados nacionais, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Num levantamento, foi possível perceber que na região os autodeclarados pardos e brancos ainda são a maioria e que vão concorrer aos cargos de vice-prefeito, prefeito e vereador no pleito de 15 de novembro. (Diário do Aço- Ipatinga) 
     

  6. Justiça repassa mais de R$170 mil
        Cataguases acaba de receber mais um esforço no caixa para tratar a Covid-19. Desta vez foi a Vara do Trabalho de Cataguases que liberou mais de R$170 mil divididos igualmente entre os fundos Municipais de Saúde e o de Assistência Social. A informação é do Portal da Justiça do Trabalho da 3º Região, a qual pertence a Vara situada em Cataguases. De acordo com a publicação, o juiz Luiz Olympio Brandão Vidal, titular da Vara do Trabalho de Cataguases, autorizou a liberação de R$ 172.904,00 para entidades ligadas à saúde do município. (O Vigilante Online- Leopoldina)

  7. Maria Fumaça e estátua são recebidas
        "Uberaba hoje fica maior em seu turismo, crescendo sua importância no cenário brasileiro e mundial".  A afirmação é do prefeito Paulo Piau ao entregar, na manhã de quinta-feira, 29, a Maria Fumaça da praça da Mogiana completamente restaurada. Essa por sua vez, lembrou o Chefe do Executivo, trouxe o médium Chico Xavier para a cidade, cuja estátua na praça Rui Barbosa também foi inaugurada agora.  "Na construção dos trilhos foram descobertos os primeiros fósseis em Peirópolis. Tudo está interligado", observou. Segundo o prefeito a cidade tem história e é importante saber transformar isso em negócio e geração de emprego. (Jornal de Uberaba) 

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Campanhas de vacinação são prorrogadas até o dia 20 de novembro


As campanhas de vacinação contra a poliomielite, sarampo e multivacinação foram prorrogadas para até o dia 20 de novembro em toda Minas Gerais. Em Sete Lagoas a prorrogação vale para todas as 19 salas de vacinação instaladas em unidades da Secretaria Municipal de Saúde.

As campanhas de imunização com alcance nacional seriam finalizadas nesta sexta-feira, 30, mas o Ministério da Saúde definiu que cada estado poderia adotar estratégias próprias de acordo com sua análise epidemiológica, tendo em vista a cobertura vacinal.

Em sua justificativa a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais explica que a prorrogação é necessária para proteger o público alvo das campanhas que ainda não atingiram os percentuais aceitáveis. Em Sete Lagoas, a campanha contra o Sarampo para pessoas entre 20 e 49 anos atingiu apenas 16,32% do público estimado. Já a campanha contra poliomielite vacinou 5.417 crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade, o que representa 49,73%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% das crianças nesta faixa etária.

 “Os pais e responsáveis pela criança ou adolescente que não tiverem a caderneta de vacinação também devem procurar a unidade de saúde onde uma outra caderneta será providenciada”, explica Guilherme Abreu Menezes,
Referência Técnica de Imunização.

Poliomielite

Desde a década de 1990, o Brasil tem reconhecimento de país com área livre da pólio. Em Minas Gerais, o último caso da doença foi registrado em 1987, em Santa Maria de Itabira. A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e 5 anos de idade. Segundo o governo, a meta é que 95% do público-alvo seja imunizado. As doses são em gotas, sem necessidade de agulha e seringa.

Multivacinação

A campanha de multivacinação oferece uma série de doses para diversas doenças diferentes. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas menores de 15 anos de idade. Entre as vacinas disponíveis na campanha, estão:

- BCG, que previne a tuberculose

- Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus e influenza B

- Rotavírus humano, contra a diarreia

- Pneumocócica 10, que protege a pneumonia meningite e otite

- Meningocócica C e ACWY, contra meningites

- Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola

- Varicela

- Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens

- Hepatite A

- Febre amarela

Unidades de Saúde com salas de vacinação em Sete Lagoas (8h às 16h30):

CS Várzea

CS Santo Antônio

CS Santa Luzia

CS Manoa

CS Orozimbo Macedo

CS Progresso

CS São João

CS Montreal

UBS Belo Vale

UBS Luxemburgo

UBS Cidade de Deus

ESF Alvorada

ESF Esperança

ESF Catarina

ESF CDI

ESF Eldorado

ESF Fazenda Velha

ESF Barreiro

ESF Itapuã II


Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Unidades da Hemominas alteram funcionamento no feriado

 


Devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor Público, nesta sexta-feira (30/10), e ao feriado nacional do Dia de Finados, na segunda-feira (2/11), as unidades da Fundação Hemominas terão seu funcionamento alterado para atendimento aos doadores de sangue até 3/11. 

Confira abaixo as unidades que vão funcionar e seus respectivos horários:

30/10 (ponto facultativo):

Hemocentro de Belo Horizonte – das 7h às 18h

Hemocentro de Governador Valadares – das 7h30 às 11h40

Hemocentro de Juiz de Fora – das 7h às 12h

Hemocentro de Pouso Alegre – das 8h às 11h30

Hemocentro de Uberaba – das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h

Hemocentro de Uberlândia – das 7h às 12h

Hemonúcleo de Sete Lagoas – das 7h às 13h

Hemonúcleo de Divinópolis – das 7h às 11h

Hemonúcleo de Manhuaçu – das 7h30 às 11h

Hemonúcleo de Ituiutaba – das 7h às 11h

Unidade de Coleta do Hospital Julia Kubitschek - das 7h às 12h

Unidade de Coleta de Betim – das 7h às 11h30

Unidade de Coleta de Poços de Caldas – das 7h às 11h30

Unidade de Coleta de Além Paraíba – das 7h às 11h

Demais unidades não funcionam nesse dia.

 

31/10

Hemocentro de Belo Horizonte – das 7h às 12h

Hemocentro de Juiz de Fora – das 7h às 12h

Hemocentro de Uberlândia – das 7h às 12h

Hemocentro de Uberaba – das 7h às 11h30

Unidade de Coleta do Hospital Julia Kubitschek - das 7h às 12h

 

2/11 (feriado nacional):

Hemocentro de Montes Claros – das 7h às 12h

Demais unidades não funcionam nesse dia.

Fonte: Agência Minas.

Boletim desta quinta-feira, 29 de outubro, atualiza casos positivos de Covid-19 por bairro


Uma nova mudança passa a valer para o plano Minas Consciente a partir deste sábado (31), segundo deliberação aprovada em reunião ontem, pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo do Estado. Pela nova regra, a distância para cada pessoa deve ser de 10 m² em eventos fechados e de 4 m² em eventos abertos. Em ambos os casos, o número máximo de presentes permitido por evento é de até 500 pessoas.

As autorizações para eventos são válidas apenas para a onda verde, na qual está a macrorregião de Sete Lagoas, sendo que todos os protocolos de proteção, que incluem o uso de máscara e álcool em gel, são obrigatórios.

As novas regras visam proteger trabalhadores e frequentadores de eventos culturais. No dia 1º de dezembro, o Comitê Extraordinário Covid-19 irá analisar o impacto da mudança e, caso seja necessário, poderá propor novas alterações.

Casos

Com uma alta de 0,4% nas notificações de casos suspeitos de Covid-19 nas últimas 24 horas, Sete Lagoas tem hoje 314 pessoas com sintomas gripais sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde. Os testes com resultado negativo já somam 11.021 desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas, 12 novos casos positivos foram confirmados: sete mulheres e cinco homens. A cidade segue sem novos óbitos em decorrência de complicações da Covid. Assim, Sete Lagoas soma 3.170 contaminações desde o início da pandemia, entre eles, 61 óbitos, cinco hospitalizados, 42 pessoas em isolamento domiciliar e 3.062 já recuperadas.

Hospitalizados

Entre pacientes de Sete Lagoas e de outras cidades da região, hoje são 28 internados por causas respiratórias, sendo 21 em leitos de enfermaria e sete em UTI. Nos leitos de UTI são dois pacientes de Sete Lagoas. A taxa de ocupação no SUS e na rede particular se mantém em 11,5%.

No Hospital Municipal há seis internados (três em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graças são 19 internados (em leitos do SUS são 11 em enfermaria e três em UTI), no Hospital da Unimed temos um internado em UTI e na UPA temos duas internações, em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS na cidade também se mantém em 14,6%.

Entre os 28 internados, dez testaram positivo, sendo cinco deles de Sete Lagoas e os demais de Paraopeba, Pompéu e dos estados de Tocantins e São Paulo. Há ainda 13 pacientes com resultado negativo e cinco esperando resultados de exames.

Devido aos feriados do Dia do Servidor Público (alterado de 28 para 30 de novembro) e de Finados (2 de novembro), o Boletim Epidemiológico volta na próxima terça-feira, 3 de novembro. Apesar dos bons índices, o alerta permanece para que as medidas de segurança sejam constantes, como o uso de máscaras, a higiene das mãos e o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Bairros com casos confirmados de Covid-19 em Sete Lagoas:

Progresso: 111

Centro: 104

Jardim Arizona: 104

Boa Vista: 102

JK: 95

Santo Antônio: 92

Carmo I: 89

Nossa Senhora das Graças: 84

Montreal: 79

Interlagos I: 78

Nova Cidade e São Geraldo: 74

Jardim Europa: 61

Cidade de Deus: 59

Canaan e Verde Vale: 56

Santa Luzia: 51

Barreiro e Belo Vale I: 48

São Francisco: 47

Catarina: 44

Indústrias e Mangabeiras: 42

Jardim Cambuí: 41

Emília e Interlagos II: 40

Bernardo Valadares, Luxemburgo e Vale das Palmeiras: 39

CDI, Orozimbo Macedo e Vapabuçu: 38

Jardim Primavera II, São João e São Vicente: 37

Aeroporto: 36

Alvorada, Fátima, Monoa: 34

Itapuã I: 32

Braz Filizola: 31

Jardim Primavera I: 30

Esperança: 28

Iporanga: 27

Santa Helena: 26

Canadá: 25

Santa Elisa: 23

Padre Teodoro I, Santa Rita de Cássia, São Dimas e São Pedro: 22

Jardim Universitário: 21

Eldorado: 20

Brasília, Santa Rosa e São Cristovão: 19

Bela Vista I, Bela Vista II e Planalto: 18

Vila Brasil: 17

Novo Horizonte: 16

Olinto Alvim: 15

14 CASOS

Industrial, Morro do Claro e Várzea.

13 CASOS

Itapuã II, Mata Grande e Papavento.

12 CASOS

Belo Vale II e Residencial Da Vinci.

11 CASOS

Santa MarcelinA.

10 CASOS

Cidade Nova, Dante Lanza, Nossa Senhora de Lourdes, Monte Carlo e São Jorge.

9 CASOS

Santa Maria e Titamar.

8 CASOS

Carmo II, Cedro Cachoeira, Santa Felicidade, São José e Wenceslau Braz.

7 CASOS

Bouganville II, Dona Silvia, Fazenda Velha, Glória, Jardim dos Pequis e Tamanduá.

6 CASOS

Bom Jardim, Canadá II, Distrito Industrial, Esmeraldas I, Indústrias II e Panorama.

5 CASOS

Bouganville I, Flórida, Funcionários e Recanto do Cedro.

4 CASOS

Chácara do Paiva, Dona Dora, Esmeraldas II e Recanto da Serra.

3 CASOS

Alex Paiva, Anchieta, Bela Vista III, Lagoa Grande, Lontra, New York, Portal da Serra, Residencial Campestre, Residencial Por do Sol, São Sebastião e Zona Rural.

2 CASOS

Bandeirante, Brejinho, Condomínio Lagoa Azul, Estiva, Hororina Pontes, Henrique Nery, Ouro Branco, Residencial Blue Garden e Residencial Ermitage.

1 CASO

Areias, Catavento, Centenário, Embrapa, Esplanada do Moinho, Flora Bela, Goiabeira, Iraque, Padre Teodoro II, Recanto São José, Riacho do Campo, Santa Cruz, Silva Xavier e Quintas da Varginha.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Via 040 inicia operação do feriado de 2 de novembro (Finados)


BR-040 na saída para o Rio de Janeiro, na região de Nova Lima. Créditos: acervo Via 040. 


Operação irá reforçar o quadro de funcionários e viaturas


A Via 040, um empresa do grupo Invepar, inicia, amanhã, 30/10, a operação especial para os dias do feriado de 2 de novembro (Finados). A partir de sexta-feira (30/10), até a volta do feriado na segunda-feira (2/11), são esperados na BR-040 cerca de 480 mil veículos.

Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas que vão utilizar a BR-040 rumo aos principais destinos turísticos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, a concessionária irá reforçar o quadro de equipes e de viaturas, e não fará interdições para realização de obras nos dias de tráfego mais intenso.

O fluxo de veículos nos dias de operação representará, em média, um aumento de cerca de 30% em relação ao tráfego em dias normais. Por isso, as equipes serão reforçadas com colaboradores extras nas praças de pedágio e no atendimento de pista. Essas equipes se revezarão, em escalas, 24 horas por dia, buscando minimizar os impactos do grande aumento do fluxo de veículos no período.

Característica do tráfego durante o feriado:

*            Sexta-feira (30/10) - Tráfego intenso a partir das 15h
*            Sábado (31/10) - Tráfego intenso das 6h às 11h
*            Domingo (1/11) - Tráfego normal
*            Segunda-feira (2/11) - Tráfego intenso das 12h às 17h

Prestadores de serviço de pagamento automático

Para agilizar a passagem nas praças de pedágio, o motorista pode optar pelo pagamento automático, serviço oferecido por empresas credenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. O uso de tags de pagamento automático permite ao usuário passar pela praça sem necessidade de parar em uma das cabines. A lista de empresas credenciadas pode ser consultada no site http://via040.com.br/pages/pagamento-automatico.

Condições de tráfego 24h:

Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter (@via040) da concessionária e pelo site da Via 040.

Estrutura à disposição de motoristas e passageiros

- 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.
- 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
- 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.
- 28 ambulâncias para resgate e socorro médico.
- 30 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
- Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.

Fonte: Assessoria de Imprensa Via 040.

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 29/10/2020

 


  1. Uberaba no ranking de IPTU 
        Levantamento realizado pelo Anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, lançado neste mês pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), aponta que 27 cidades entre as 36 selecionadas para estudo na Região Sudeste registraram aumento na arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em 2019. Destaque para São Gonçalo (RJ), Uberaba (MG) e Campinas (SP) que registraram um incremento de 45,6%, 37,1% e 23,3%, respectivamente. (Jornal de Uberaba)
     

  2. Número de candidatos reduz 54,7%
        Em Arcos, o número de pessoas que se candidataram neste ano caiu 54,7% em relação à última eleição municipal, em 2016. Neste ano, 104 pessoas realizaram o pedido para registro de sua candidatura, enquanto em 2016 foram 230. De acordo com os dados do TSE, o principal perfil do candidato para a eleição 2020 em Arcos é: homem, branco, casado, com idade entre 45 a 59 anos e ensino médio completo. Com isso, a maioria dos 104 candidatos se enquadra em alguma dessas características. (Jornal Correio Centro-Oeste- Arcos)
     
    Papa reconhece martírio de Isabel 
        Os decretos da Congregação para a Causa dos Santos autorizados pelo Papa Francisco, referentes a Servos de Deus que estão em processo de beatificação e canonização foram publicados nesta quarta-feira, 28. Entre eles, foi reconhecido pelo Papa o martírio da Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos, nascida em Barbacena e morta em Juiz de Fora em 1982. A jovem barbacenense foi para a cidade com o desejo de fazer medicina, para um curso pré-vestibular. Vinda de uma família vicentina, Isabel sempre se preocupou em ajudar os mais pobres, idosos e crianças, sendo seu sonho ser pediatra para ajudar crianças carentes. (Folha de Barbacena) 
     

  3. São Benedito é bem imaterial
        O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephact) divulgou o registro definitivo do bem imaterial Festa de São Benedito. O Conselho, atendendo à solicitação do Centro Cultural Afro-Brasileiro, Câmara Municipal, entre outras entidades, aprovou na 176ª reunião, realizada no último dia 15, por unanimidade, o Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito, por meio da aprovação do Dossiê de Registro, documento que reúne as principais informações relacionadas a este bem cultural. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas) 
     

  4. NM adere ao Lixo Zero Brasil
        O Programa Lixo Zero Brasil, desenvolvido em várias cidades brasileiras, está sendo realizada em Pirapora até o próximo domingo, 1, numa ação mobilizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil e realizada por embaixadores Lixo Zero, ONGs, institutos, instituições públicas, projetos, coletivos, grupos, empresas, ativistas ambientais. O IFNMG-campus Pirapora, por meio do Projeto de Extensão Plástico Zero, é parceiro na realização do evento.. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)
     

  5. AMM debateu estratégias para o Vale do Mucuri
        Realizada na terça-feira, 27, a 16ª edição do “AMM nos Municípios – Encontro on-line nas Microrregiões” que faz parte do projeto “Desenvolve Minas”, uma parceria da Associação Mineira de Municípios (AMM) com o Sebrae Minas. O evento debateu sobre estratégias para o desenvolvimento dos municípios que compõem a microrregião do Vale do Mucuri, tendo como mediador Lu Pereira que é coordenador de comunicação da AMM. Nesse encontro foi debatido um tema específico que é “Estratégia para o desenvolvimento dos municípios”. (Diário Tribuna- Teófilo Otoni)
     

  6. Gaeco faz operação no Sul
    O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco, do Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar uma ação em combate ao tráfico de drogas. A operação foi realizada em São Lourenço, Caxambu, Baependi, Conceição do Rio Verde e Itanhandu, e contou com a participação de 130 policiais militares, 20 viaturas e um delegado de Polícia Civil, três agentes de Polícia Civil, 4 cães farejadores e uma aeronave de apoio, de Poços de Caldas. Foram apreendidos celulares, drogas, numerário e material destinado ao tráfico ilícito de entorpecente. (Jornal Panorama – Baepemdi)
     

  7. Auxílio será pago por mais um ano
        Em petição conjunta, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e o Ministério Público Federal (MPF) obtiveram da Justiça de Barão de Cocais decisão determinando à Vale que pague, por mais um ano, às pessoas que se encontram desalojados de suas residências, um salário mínimo a cada adulto, meio salário mínimo a cada adolescente e um quarto de salário mínimo a cada criança. Deve ser pago também, para cada família, o valor correspondente a uma cesta básica estabelecido pelo Dieese. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)