quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Jornal Diário Boca do Povo de quarta-feira dia 30 de setembro de 2020




 Acompanhe o jornal desta quarta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/00154921384b46f57d3c4

Sete Lagoas mantém menor taxa de óbitos entre municípios mineiros do mesmo porte

 





Os casos suspeitos de síndrome gripal inespecífica tiveram alta de 1,1% entre ontem e hoje, segundo o Boletim Epidemiológico de Sete Lagoas. São 962 pessoas sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde e 8.954 exames negativos para Covid desde o início da pandemia.

O número de casos positivos agora é de 2.708, com a confirmação de mais 41 contaminações: 14 mulheres e 27 homens. Entre os contaminados, 17 se encontram internados, 82 se recuperam em isolamento domiciliar e 2.562, ou seja, 94,6%, já curados. A cidade segue com 47 óbitos desde o início da pandemia. Um óbito suspeito ocorreu na última segunda-feira, na UPA. Um homem de 55 anos que ainda aguarda resultado de exames.

A taxa de letalidade da Covid em Sete Lagoas está hoje em 1,73%. No estado de Minas Gerais, essa taxa é de 2,48%. Já no Brasil, o índice se mantém em 3%.

Comparando Sete Lagoas com outras cidades mineiras com população semelhante, entre 220 mil e 280 mil habitantes, o índice de mortes por contaminados em Divinópolis é de 3,78% (1.426 contaminados e 54 óbitos); em Governador Valadares é de 3,49% (7.375 contaminados e 258 óbitos); em Ipatinga é de 2,1% (8.693 contaminados e 180 óbitos); e em Santa Luzia é de 4,4% (1.925 contaminados e 85 óbitos). As informações foram retiradas dos respectivos sites de cada prefeitura.

Hospitalizados
Os hospitais de Sete Lagoas têm hoje 39 pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, 23 deles em enfermaria e 16 em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid na cidade, somando-se os do SUS e os da saúde suplementar, está hoje em 26,2%. Entre os 16 pacientes internados em UTI, 11 são de Sete Lagoas. Os demais são de Paraopeba, Capim Branco, Caetanópolis, Tocantins e São Paulo.

No Hospital Municipal são oito pacientes internados na Ala Covid (cinco deles em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graças são 22 internados (nos leitos do SUS são 12 em enfermaria e seis em UTI), no Hospital da Unimed são seis pacientes (três em UTI) e na UPA há três internados, em enfermaria. Entre os 39 pacientes internados, 27 testaram positivo para Covid, quatro tiveram resultado negativo e oito aguardam resultados de exames. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS na cidade está hoje em 18%.

A pandemia ainda não acabou. Combater o coronavírus é dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 30/09/2020


 

  1. Samu de Caratinga em outubro
    O subsecretário Estadual de Saúde, Marcílio Dias Magalhães e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde, visitaram Caratinga para tratar sobre ações e investimentos para efetivação do Serviço de Resgate de Urgência e Emergência da Macro Leste (Samu 192), e anunciar a data do início do serviço. Conforme Marcílio, com a conclusão da primeira etapa de implantação, está previsto que o serviço comece a funcionar no dia 13 de outubro, com ambulância e toda a logística envolvida junto com a rede hospitalar de urgência e emergência. (Diário de Caratinga)
     

  2. 13 condenados na “Mar de Lama”
    O juiz da 3ª Vara Criminal de Governador Valadares, Famblo Santos Costa, condenou 13 ex-agentes públicos denunciados pela Operação Mar de Lama, realizada pela Polícia Federal em 2016. Pelos crimes de corrupção passiva e corrupção ativa, o ex-diretor do Saae Omir Quintino, oito ex-vereadores e mais quatro agentes públicos foram sentenciados a penas que variam de quatro anos a 12 anos e 11 meses de reclusão, além de multa e perda de cargos. (Diário do Rio Doce)
     

  3. Sete Lagoas com baixa contaminação
    Comparando com os 63 municípios brasileiros entre 200 mil e 300 mil habitantes, de acordo com dados colhidos pela plataforma covid. saude.gov.br junto às secretarias estaduais de saúde, Sete Lagoas é o sétimo município brasileiro com menos casos de Covid-19 e o segundo com menos óbitos. Os dados foram atualizados no início da noite desta segunda-feira, quando 46 óbitos eram contabilizados pelo Ministério da Saúde na cidade. (Boca do Povo – Sete Lagoas)
     

  4. Música volta aos bares de Poços
        A partir desta quinta-feira, 1º de outubro, está autorizado o retorno das atividades dos músicos em bares, restaurantes e hotéis de Poços de Caldas. A liberação para a volta da atividade artística foi aprovada pelo Comitê Municipal Extraordinário – Covid-19. Ficam autorizadas as composições em formatos solo, duo e trio, observando-se sempre a distância de segurança entre os membros. Neste momento, ainda não está permitida a apresentação de bandas. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)
     

  5. Sebrae contrata para o Educampo
    O Sebrae Minas está com inscrições abertas para selecionar novos profissionais para atuar no Educampo Leite e Café, em Uberlândia. As inscrições para o treinamento “Gestão Econômica em Propriedades Leiteiras e Cafeeiras” já estão abertas e vão até o dia 04 de outubro. O consultor especialista Educampo é um profissional dedicado a atender cada produtor rural de forma personalizada, com expertise e autonomia, para que ele tome decisões assertivas e melhore a performance técnicas, financeira e econômica da atividade. (Diário de Uberlândia).
     

  6. Conselho contra retorno às aulas
    Por unanimidade, o Conselho Municipal da Educação de Uberaba deliberou pelo não retorno às aulas presenciais em 2020. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária realizada no final da tarde de terça-feira. Para a deliberação, a discussão recebeu argumentos de diversas entidades que defendem a não retomada das aulas para este ano. O prefeito Paulo Piau, em entrevista, afirmou que a retomada poderá ocorrer a partir do dia 19 de outubro em Uberaba. Já o governador Romeu Zema anunciou a retomada para o dia 5 de outubro em Minas Gerais. (Jornal da Manhã - Uberaba).
     

  7. Prefeitura desativa hospital 
    Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Montes Claros decidiu fechar o hospital de campanha para tratamento das vítimas da Covid-19. A unidade, que foi instalada na UPA Chiquinho Guimarães, teve apenas a cerimônia de inauguração, há exatos três meses, mas nunca esteve, de fato, à disposição da população. Agora, a prefeitura afirma, sem detalhes, que o hospital será desmontado para dar lugar aos atendimentos da UPA, tão aguardada pelos montes-clarenses.. (O Norte de Minas - Montes Claros).
     

  8. CBA faz simulado em barragem
    A Companhia Brasileira de Alumínio, (CBA) realizou o simulado anual de emergência da barragem de Itamarati de Minas, na terça-feira, 29. Devido à pandemia da Covid-19, o simulado foi reformulado para garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, (OMS) de prevenção e de distanciamento social. (O Vigilante - Leopoldina).

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Sete Lagoas é segundo município brasileiro com menos óbitos por Covid entre cidades do mesmo porte



 

O boletim epidemiológico desta terça-feira, 29 de setembro, atualiza a situação do novo coronavírus em Sete Lagoas. Com um aumento de 1,2% nas notificações de novos casos suspeitos nas últimas 24 horas, a cidade tem hoje 904 pessoas em monitoramento. Os testes com resultado negativo para Covid já somam 8.900 desde o início do monitoramento.

Foram registrados 58 novos casos positivos, sendo 32 mulheres e 26 homens, o que eleva o número de contaminados a 2.667 desde o início da pandemia. Entre eles, são 91 pessoas em isolamento domiciliar e 2.513 curadas, o que corresponde a 94,2% dos infectados. Não há óbitos por Covid registrados entre ontem e hoje, assim, a cidade segue com 47 óbitos, um índice de letalidade de 1,76%.

Dos 25 pacientes positivos internados, 16 são de Sete Lagoas. Os demais são de Paraopeba, Prudente de Morais, Capim Branco, Funilândia, Inhaúma, Papagaios, Tocantins e São Paulo.

Comparando com os 63 municípios brasileiros entre 200 mil e 300 mil habitantes, de acordo com dados colhidos pela plataforma covid.saude.gov.br junto às secretarias estaduais de saúde, Sete Lagoas é o sétimo município brasileiro com menos casos de Covid-19 e o segundo com menos óbitos. Os dados foram atualizados no início da noite desta segunda-feira, quando 46 óbitos eram contabilizados pelo Ministério da Saúde na cidade. Confira as tabelas com os dez municípios nesta categoria com menos contaminados e menos óbitos do país.

Hospitalizados

Ao todo são 37 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 18 em enfermaria e 19 em UTI. Destes, 25 testaram positivo para Covid, dois tiveram resultado negativo e outros dez aguardam resultado de exames.

Hoje são nove pacientes internados no Hospital Municipal (sendo cinco em UTI), 20 pacientes no Hospital Nossa Senhora das Graças (entre os pacientes do SUS, são seis em enfermaria e dez em UTI), seis internados no Hospital da Unimed (sendo três em UTI) e dois pacientes na UPA, em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas é hoje de 32,6%.

Dos 19 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, dez são pacientes de Sete Lagoas, dois são de Paraopeba e os demais são das cidades de Capim Branco, Funilândia, Caetanópolis, Pompéu e Papagaios, um é do estado do Tocantins e outro do estado de São Paulo. A taxa de ocupação de leitos de UTI que estão destinados exclusivamente a pacientes com Covid na cidade, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, é hoje de 31,1%.

A pandemia ainda não acabou. Combater o coronavírus é dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 29/09/2020


 

  1. Aulas presenciais em Varginha só em 2021
        O prefeito de Varginha, Vérdi Melo, assinou decreto suspendendo as aulas presenciais no município até 31 de dezembro. A proibição vale para as redes públicas e privadas, municipal, estadual ou federal. No mesmo decreto, a Prefeitura de Varginha está instituindo um “Grupo Especial de Trabalho” para elaborar protocolos específicos. O objetivo é a proteção de professores, alunos e funcionários das escolas e creches. (Gazeta de Varginha).
     

  2. Unimontes faz ações no norte
        A Unimontes desenvolverá novas  ações nos municípios do Norte de Minas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente, nas cidades onde conta com  campus. As ações serão implementadas a partir de parceria com a Associação  dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), juntamente com as prefeituras.  Entre as ações desenvolvidas para a melhoria de vida nos municípios, que envolve equipes de professores e acadêmicos numa série de atividades de saúde, meio ambiente, cultura, esporte e lazer e outras áreas em municípios. (Folha do Norte – Montes Claros)
     

  3. CVV oferece cursos gratuitos 
        O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma instituição sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente em todo o Brasil há 58 anos. Desde sua fundação, a entidade é movida exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados para o atendimento. Para se tornar voluntário do CVV não é necessário formação específica, pois a entidade oferece apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico. (Diário de Uberlândia).
     

  4. Candidato tem prazo para defesa
        O candidato a prefeito de Montezuma, Ivan Vieira de Pinho, do Partido Republicanos, da coligação “Montezuma Unida de Novo”, tem cinco dias para contestar pedido de impugnação de sua candidatura na Justiça Eleitoral de Espinosa, conforme Despacho do juiz eleitoral André Gustavo Lopes Moreira de Almeida. O processo consta que Ivan é comerciante na cidade e mantém contratos licitados com a prefeitura da cidade, fato que seria vedado pela legislação. (Folha Regional - Taibeiras).
     

  5. Feira Livre de Domingo está de volta
        A tradicional feira livre de domingo está de volta a Ilha Antônio Dutra, em São Lourenço, após quase 5 meses de ausência e muita reclamação da população e de feirantes, que não entendiam como a feira, que acontece ao ar livre não estava liberada e estabelecimentos como quitandas e supermercados que operam em ambientes fechados estavam funcionando. A decisão de liberar o funcionamento da feira foi publicada pela Prefeitura no domingo. (O Popular - São Lourenço).
     

  6. Apenas um voto elege prefeito
        Os habitantes de 17 municípios de Minas Gerais já sabem quem vencerá a eleição para prefeito em novembro. E não se trata de favoritismo ou somente forma se expressão. Sem nenhum concorrente, os candidatos únicos desta cidades precisam literalmente de apenas um voto válido - nem que seja o deles mesmos - para garantir o mandato. É o caso de Alexandre Borges, (Pros), postulante à reeleição em Ibitiúra de Minas, na região Sul do Estado. Há outros três municípios do Sul de Minas nessa situação: Alagoa, Consolação e Piranguçu. (Folha Regional - Muzambinho).
     
    Sebrae lança guia para candidatos
        Os candidatos às eleições municipais deste ano estão sendo estimulados a incluir a pauta do empreendedorismo e dos pequenos negócios em suas campanhas. O Sebrae lançou o Guia “10 Dicas do Sebrae para o Candidato”, documento que reúne um conjunto de propostas de políticas públicas para os futuros prefeitos e prefeitas, bem como vereadores e vereadoras que serão eleitos no próximo mês de novembro. (Jornal Leopoldinense - Leopoldina).
     

  7. Site faz indicação de Poços
        O site ‘Sou BH’, de Belo Horizonte, indicou Poços de Caldas entre os destinos mineiros para se encantar, tendo em vista as comemorações do Dia Mundial do Turismo, ocorrido no domingo passado. Segundo o site, em terras mineiras essa data também pode ser muito bem aproveitada, por conta das paisagens de tirar o fôlego, muitas atividades culturais e recreativas e cidades históricas que esbanjam simpatia, arte e comodidade. "Então, que tal conhecer alguns destinos de Minas para se encantar e planejar a sua próxima viagem?", propõe o site.  (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Sete Lagoas tem hoje 17 pessoas internadas com Covid-19


O boletim epidemiológico desta segunda-feira, 28 de setembro, atualiza a situação do novo coronavírus em Sete Lagoas. Com um aumento de 0,5% nas notificações de novos casos suspeitos, a cidade tem hoje 849 pessoas em monitoramento e 8.811 casos negativos, já descartados por exames, desde o início do monitoramento.

Um óbito por complicações da Covid foi registrado neste sábado. Trata-se de uma mulher de 60 anos que estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças. Assim, o número total de óbitos chega agora a 47. O índice de letalidade da doença em Sete Lagoas continua em 1,8%. 

Dezenove novos casos de Covid foram registrados ao longo do fim de semana. Foram nove mulheres e dez homens, o que eleva o número de casos positivos a 2.609 desde o início da pandemia. Entre eles, hoje são 73 pessoas em isolamento domiciliar (quase 28% a menos em relação ao sábado quando 101 pessoas estavam em isolamento domiciliar), 17 hospitalizados, 47 óbitos e 2.472 curadas, o que corresponde a 94,7% dos infectados. 

Internações
Ao todo são 35 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 17 em enfermaria e 18 em UTI. Destes, 25 já testaram positivo para Covid, três tiveram resultado negativo e outros sete aguardam resultado de exames. Entre os internados com diagnóstico positivo para Covid, são 17 de Sete Lagoas, dois de Paraopeba, um de Prudente de Morais, um de Capim Branco, um de Funilândia, um de Inhaúma, um do estado do Tocantins e um do estado de São Paulo. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid na cidade, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, é hoje de 29,5%.

Hoje são oito pacientes internados no Hospital Municipal (sendo cinco em UTI), 19 pacientes no Hospital Nossa Senhora das Graças (entre os pacientes do SUS, são nove em enfermaria e nove em UTI) e oito internados no Hospital da Unimed (sendo três em UTI). A UPA segue sem pacientes com Covid-19. Assim, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas é hoje de 30,4%. 

A pandemia ainda não acabou. Combater o coronavírus é dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 28/09/2020


 

  1. Frida também ajuda Manhuaçu
    Uma assistente virtual que fornece atendimento 24 horas para vítimas de violência doméstica. Uma amiga virtual na palma da mão. Essa é a descrição do projeto “Chame a Frida, criado pela escrivã da Polícia Civil em Manhuaçu, Ana Rosa Campos. Basta fazer contato pelo WhatsApp e interagir com o menu em casos de violência contra à mulher. Policiais treinadas atendem às vítimas e encaminham as soluções apropriadas para cada caso. A tecnologia em favor das vítimas de violência com agilidade e facilidade. (Diário de Caratinga).
     

  2. Plataforma on-line prepara para o Enem
        Estudantes do 3º ano do  ensino médio de rede estadual de ensino já podem se inscrever para obter auxílio na preparação para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), vai disponibilizar, em parceria com o Sesi, o “Enem Conectado”, ferramenta on-line e gratuita, com conteúdo preparatório para esses alunos. Para ter acesso ao conteúdo e fazer parte do curso extra, os estudantes interessados devem se inscrever no aplicativo, gratuitamente, até a próxima sexta-feira, 02 em estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. (Jornal Agora - Divinópolis).
     

  3. Operação condena 13 em Valadares
        O juiz da 3ª Vara Criminal de Governador Valadares, Famblo Santos Costa, condenou 13 ex-agentes públicos denunciados pela Operação Mar de Lama, realizada pela Polícia Federal em 2016. Pelos crimes de corrupção passiva e corrupção ativa, o ex-diretor do Saae, Omir Quintino, oito ex-vereadores e mais quatro agentes públicos foram sentenciados a penas que variam de quatro anos a 12 anos e 11 meses de reclusão, além de multa e perda de cargos. Outros denunciados, que também incluem ex-vereadores e ex-membros da administração municipal, foram absolvidos. (Diário do Rio Doce - Governador Valadares).
     

  4. Inhotim reabre em Novembro
        Conforme divulgado pelo Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo deve reabrir suas portas para receber visitas no dia 7 de novembro. Esta é a previsão, após o local ter fechado as portas para visitas em 18 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. A data pode ainda ser alterada, dependendo de como a pandemia se desenvolver nas próximas semanas, mas a expectativa pela reabertura é grande. Desde agosto que tem sido realizadas ações de reforço nas medidas de precaução sanitária visando garantir as melhores condições possíveis para o retorno ao funcionamento. (Folha Povo - Itaúna).
     

  5. Empresas terão 60 dias para apresentar plano 
        O juiz Eudas Botelho, da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Mateus Leme, emitiu mais liminares favoráveis à Prefeitura de Mateus Leme no caso das ações contra empreendedores de loteamentos na cidade. As imobiliárias terão agora 60 dias para elaborar e apresentar o plano de execução, com cronograma razoável, das obras de infraestrutura dos lotes, sob pena de incidência de multa no valor de R$ 1 mil por dia de atraso. Justiça já deu parecer favorável à Prefeitura de Mateus Leme em seis das nove ações movidas.  As ações civis públicas vêm cobrar uma dívida de mais de 30 anos das empresas com os moradores de Mateus Leme. (Jornal de Juatuba).
     

  6. IEF libera visitas ems 19 parques 
        Vinte e oito unidades de conservação do Estado já estão aptas a receber os visitantes, várias delas no Norte de Minas – única região que está em Onda Verde, de acordo com avaliação do plano Minas Consciente. A retomada da visitação nessas unidades, gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), será dividida em quatro momentos.  O primeiro grupo a ser reaberto, inclui os parques estaduais Verde Grande, em Matias Cardoso; Serra das Araras, em Chapada Gaúcha; Lagoa do Cajueiro, em Matias Cardoso; Mata Seca, em Manga; Veredas do Peruaçu, em Cônego Marinho; e Serra Negra, em Itamarandiba. (O Norte de Minas - Montes Claros).
     

  7. Presídio reabre as visitações
        O Presídio Regional de Teófilo Otoni reabriu a visitação aos detentos desde o final de semana na modalidade parlatório. Foram agendadas 39 visitas, para sábado e domingo, dividida nos 3 pavilhões. Em contato com o Diretor Geral do presídio de Teófilo Otoni, Wederson Coelho Costa Dias, ele confirmou que a visitação na unidade começou neste sábado, 26, com duração de no máximo 20 minutos. (Diarito Tribuna – Teófilo Otoni)

sábado, 26 de setembro de 2020

Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 26 de setembro de 2020


Acompanhe o jornal deste sábado no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/001549213e6d12220eb9a

 

Boletim deste sábado, 26 de setembro, atualiza casos positivos de Covid-19 por bairro

 


O boletim epidemiológico deste sábado, 26 de setembro, atualiza os casos confirmados de Covid-19 por bairro desde o início da pandemia. O relatório também traz informações sobre a evolução da doença nas últimas 24 horas, quando o crescimento de notificações de casos suspeitos variou 1%. Agora, são 894 pessoas com sintomas gripais em monitoramento, 1.292 que tiveram o acompanhamento concluído e 8.710 que foram testadas e tiveram resultado negativo para Covid.

Não houve novos óbitos por Covid-19 de ontem para hoje. Com mais 50 casos confirmados, de 25 mulheres e 25 homens, Sete Lagoas tem agora 2.590 casos positivos acumulados desde o início do monitoramento, no mês de março. Entre eles, são 16 pacientes internados, 46 óbitos, 101 pessoas em isolamento domiciliar com sintomas leves e 2.427 recuperados.

A pandemia ainda não acabou. Combater o coronavírus é dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Bairros com casos de Covid-19 confirmados em Sete Lagoas:

Progresso: 99
Jardim Arizona: 90
Centro: 88
Boa Vista: 85
JK: 79
Montreal: 71
Santo Antônio: 71
Carmo I: 67
Nossa Senhora das Graças: 66
Interlagos I: 63
São Geraldo: 58
Nova Cidade: 57
Jardim Europa: 52
Cidade de Deus: 47
Belo Vale I: 45
Canaan: 43
Verde Vale: 38
Mangabeiras, Santa Luzia: 37
Interlagos II, São Francisco: 36
Luxemburgo: 34
Catarina, Jardim Primavera II: 32
Aeroporto, Bernardo Valadares, Jardim Cambuí e Vapabuçu: 31
CDI e Orozimbo Macedo: 30
Indústrias: 29
Braz Filizola, Emília, Fátima e São João: 28
Manoa, São Vicente e Vale das Palmeiras: 27
Alvorada, Barreiro: 26
Esperança, Itapuã I, Iporanga, Jardim Primavera I: 24
Santa Helena: 23
Santa Elisa: 20

19 CASOS
Santa Rita e São Dimas.

18 CASOS
Canadá, São Pedro.

17 CASOS
Bela Vista I, Padre Teodoro I

16 CASOS
São Cristovão

15 CASOS
Bela Vista II, Eldorado, Olinto Alvim, Santa Rosa e Vila Brasil.

14 CASOS
Brasília, Planalto

13 CASOS
Novo Horizonte,

12 CASOS
Dante Lanza, Jardim Universitário, Morro do Claro, Papavento

11 CASOS
Mata Grande, Residencial Da Vinci.

9 CASOS
Industrial, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Marcelina,

8 CASOS
Belo Vale II,Cedro Cachoeira, Itapuã II, Monte Carlo, Santa Maria, São José, Titamar, Várzea e Wenceslau Braz.

7 CASOS
Cidade Nova, Jardim dos Pequis, Santa Felicidade, São Jorge.

6 CASOS
Bom Jardim, Bouganvile II, Distrito Industrial, Dona Silvia, Fazenda Velha,

5 CASOS
Esmeraldas I, Panorama e Tamanduá.

4 CASOS
Bouganvile I, Carmo II, Chácara do Paiva, Dona Dora, Flórida, Glória, Indústrias II, Recanto do Cedro.

3 CASOS
Alex Paiva, Bela Vista III, Canadá II, Esmeraldas II, Funcionários, Residencial Por do Sol, São Sebastião e Zona Rural.

2 CASOS
Anchieta, Brejinho, Condomínio Lagoa Azul, Embrapa, Flora Bela, Henrique Nery, Honorina Pontes, New York, Portal da Serra, Recanto da Serra e Residencial Ermitage, Residencial Campestre.

1 CASO
Areias, Bandeirante, Catavento, Centenário, Esplanada do Moinho, Estiva, Lagoa Grande, Lontra, Goiabeiras, Iraque, Ouro Branco, Padre Teodoro II, Residencial Blue Garden, Riacho do Campo e Silva Xavier.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 26/09/2020


 

  1. Aumentam as reclamações trabalhistas
        Em meio a pandemia, com incertezas sobre funcionamento de estabelecimentos comerciais muitos empresários tiveram que adotar medidas para manter as portas abertas. Entre elas, aderir à Lei  que instituiu o programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda que prevê estabilidade provisória proporcional ao número de meses em que houve a redução ou suspensão do contrato de trabalho. Em Uberlândia, desde o início desse período de instabilidade, o número de denúncias de descumprimento das normas trabalhistas cresceu, saltando de 607 em 2019 para 640 até setembro desse ano. Dessas, 311 estão relacionadas à Covid-19. (Diário de Uberlândia).
     

  2. Música liberada em São Lourenço
        A Prefeitura Municipal de São Lourenço-MG publicou novo decreto permitindo a apresentação de música ao vivo em bares e restaurantes da cidade. O decreto deixa claro que os músicos não poderão se apresentar em festas, boates e danceterias, ou seja: apenas em ambientes onde exista o consumo de alimentos (comidas e bebidas). O decreto já está em vigor e ainda neste final de semana. (O Popular - São Lourenço).
     

  3. PL facilita atendimento médico 
        Foi aprovado na sessão da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, projeto de lei de autoria do vereador Vinício Scarano que pretende facilitar o atendimento de consultas médicas a idosos, portadores de deficiência e gestantes por meio de agendamento telefônico ou pela internet, que estejam previamente cadastrados nas unidades de saúde do município. Para receber o atendimento agendado por telefone ou pela internet, o paciente deverá apresentar na ocasião da consulta, a sua carteira de identidade ou o cartão Sistema Único de Saúde - SUS. (Jornal Sudoeste - São Sebastião do Paraíso).
     

  4. Tiradentes tem a melhor nota
        O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Araguari teve maior nota no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – dentre as escolas de Araguari. De acordo com dados levantados e divulgados pelo Inep, tanto para o Ensino Fundamental Inicial e Final bem como para o Ensino Médio em 2019, sendo que o comparativo é feito entre redes pública, estadual e privada. (Gazeta do Triângulo – Araguari)


  5. Montes Claros deve ter mais eleitores indo às urnas esse ano
        A expectativa de que a pandemia esvazie as seções eleitorais em novembro e reduza o número de eleitores votantes, apresentada por vários setores, não é compartilhada pelo juiz eleitoral Vítor Luís Almeida, diretor do Foro Eleitoral de Montes Claros. Ele acredita que, apesar da pandemia, o processo poderá levar às urnas até mais eleitores do que na eleição passada. O colégio eleitoral da cidade é de aproximadamente 270 mil eleitores. (O Norte de Minas - Montes Claros).

  6. Caratinga não avança para Onda Verde
        Após 28 dias consecutivos na Onda Amarela do Plano Minas Consciente, os municípios passam por uma avaliação do Comitê Covid do Estado para saber se podem avançar para a Onda Verde, o que permitiria o funcionamento de serviços não-essenciais com maior risco. É o caso de Caratinga, no entanto, foi decidido que a macrorregião Vale do Aço se mantém na Onda Amarela no período de 26 de setembro a 3 de outubro. (Diário de Caratinga).
     

  7. Sindicato contra a volta às aulas
        O Sindemu (Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba) pode entrar na Justiça para tentar barrar retorno das aulas presenciais a partir do próximo mês. A categoria é contra a retomada das atividades nas escolas antes da disponibilização da vacina contra Covid-19. De acordo com o presidente Bruno Ferreira, até o momento, a proposta de retorno das aulas presenciais na rede municipal sequer foi discutida com o sindicato e não houve um comunicado oficial aos professores sobre a situação. (Jornal da Manhã – Uberaba)
     

  8. Piora de indicadores barra flexibilizações 
        Ao contrário do que aconteceu na semana passada, o Comitê Municipal  de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 não debateu, sobre a possibilidade de Juiz de Fora migrar para a ‘onda verde’ do programa Minas Consciente. Isso porque, nos últimos dias, a microrregião a qual a cidade está inserida regrediu nos indicadores que mensuram o avanço da pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, a possibilidade de migração para a faixa menos restritiva dos protocolos estaduais de resposta à epidemia não se aplica ao município neste momento, assim como qualquer outro tipo de flexibilização das medidas sanitárias em vigência. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora).

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Quase 60% dos contaminados por Covid em Sete Lagoas têm entre 31 e 59 anos


O boletim epidemiológico sobre a situação da pandemia do coronavírus em Sete Lagoas desta sexta-feira, 25, aponta um aumento de 0,9% nas notificações de novos casos suspeitos. A cidade tem hoje 857 pessoas em monitoramento. Já são 8.656 casos suspeitos descartados por exames, desde março, e 1.292 pessoas que tiveram o monitoramento concluído. 

Hoje 38 novos casos de Covid-19 foram registrados: 22 mulheres e 16 homens, o que eleva o número de casos positivos a 2.540 desde o início da pandemia (1221 homens e 1319 mulhe
res). Entre eles, são 97 pessoas em isolamento domiciliar e 2.381 curadas, o que corresponde a 93,7% dos infectados. Do total de contaminados até o momento, 2,24% têm até 15 anos de idade, 24,2% têm entre 16 e 30 anos, 57,3% têm entre 31 e 59 anos, e 16,4% têm 60 anos ou mais.

O óbito suspeito informado no boletim de ontem foi confirmado por exames. Trata-se de uma mulher de 91 anos que estava internada no Hospital Municipal e faleceu na última quarta-feira. Assim, o total de óbitos por Covid na cidade sobe para 46, um indice de letalidade de 1,8%. 

Hospitalizados
Ao todo, são 33 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 19 em enfermaria e 14 em UTI. Destes, 25 já testaram positivo para Covid, dos quais 16 são de Sete Lagoas, três tiveram resultado negativo e cinco aguardam resultado de exames.

São sete internações no Hospital Municipal (três em UTI), 18 no Hospital Nossa Senhora das Graças (entre os pacientes do SUS, são sete em enfermaria e sete em UTI), sete no Hospital da Unimed (dois em UTI) e um na UPA, em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas hoje é de 21,7%. 

Dos 14 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, são oito por pessoas de Sete Lagoas, dois de Paraopeba, um de Capim Branco, um de Funilândia, um do estado do Tocantins e outro do estado de São Paulo. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid na cidade, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, é hoje de 22,9%.

A pandemia ainda não acabou. Combater o coronavírus é dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 25/09/2020


 

  1. Incêndios e seca ameaçam o café
        A paisagem das montanhas de Minas mudaram na região Sul de Minas. Fogo e seca deixam a principal atividade agrícola, a cafeicultura, em alerta, pois os incêndios têm encontrado nos cafezais prejudicados com a forte estiagem e com muitas folhas e galhos secos, um material de fácil combustão. A estiagem já afeta a safra de café de 2021. Segundo a Cooxupé, com a forte estiagem e as altas temperaturas a florada principal já foi prejudicada, com o  índice de florescimento  comprometido. (Folha Regional – Muzambinho)
     

  2. Arroz faz cesta aumentar
        O Procon de Poços de Caldas divulgou o preço dos itens que integram a cesta básica. Os valores tiveram alta de 3,88% em relação à pesquisa realizada em 24 e 25 de agosto passado. No acumulado do ano, a cesta básica já tem alta de 16,93%. O item que mais subiu na pesquisa foi o arroz tipo 1 de cinco quilos (R$ 5,62). (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
     

  3. Pró-Genética tem feira virtual
        Melhoramento genético, vendas pela internet, troca de conhecimento e experiência pelas redes sociais. A pecuária brasileira tem se modernizado bastante e essa mudança vem abrindo novas oportunidades de negócios para o produtor. Uma delas é a primeira Feira Pró-Genética Virtual dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que começou na sexta, 25, e prossegue até  9 de outubro. O Pró-Genética é um programa estadual de incentivo a melhoria do rebanho bovino e a feira será totalmente on-line, devido à pandemia do coronavírus. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
     

  4. Denúncias contra administração arquivadas
        O arquivamento de duas “notícias de fato” contra a administração municipal de Timóteo foi comunicado ao Executivo timoteense. As denúncias contra ações da Secretaria de Saúde do município faziam menção à supostas irregularidades havidas no processo de contratação da Organização Social de Saúde (OSS), que administra a UPA 24h Geraldo dos Reis Ribeiro, do bairro Primavera. Conforme despacho do promotor de Justiça, Tiago Tanure Costa, da 4ª promotoria de Justiça da Comarca de Timóteo, “nota-se que a seleção precedida pela administração pública foi baseada em critérios objetivos de técnica e preço não havendo elementos idôneos para afirmar que a organização vencedora não fosse a mais apta a executar os serviços. (Diário do Aço - Ipatinga)
    .

  5. Aplicativo no combate à violência
        Para oferecer mais uma opção para as mulheres ficarem livres da violência doméstica, a Polícia Civil lançou em Caratinga, a Frida, uma atendente virtual. O aplicativo  foi criado por Ana Rosa Campos, uma escrivã de Polícia Civil lotada em Manhuaçu, que é natural de Caratinga. O aplicativo é um canal democrático, acessível, e sem intermediários, onde a vítima conversará diretamente com um policial da Delegacia de Atendimento à Mulher. (Diário de Caratinga)
     

  6. Gaeco faz operação na Zona da Mata
        O Ministério Público de Minas Gerais, juntamente com a Polícia Civil e a Polícia Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em Ponte Nova, Viçosa, Manhuaçu, Sete Lagoas e Santa Cruz do Escalvado. O objetivo da busca e apreensão é localizar e apreender provas que corroborem a investigação em esquema criminoso relacionado a fraudes em licitação, peculato, desvio, corrupção e associação criminosa, praticados por agentes públicos e empresários. (Diário de Manhuaçu)
     

  7. Museu e biblioteca são reabertos
        Decreto da Prefeitura de Varginha permitiu a reabertura da Biblioteca Pública e do Museu Municipal a partir dessa semana. Para possibilitar a visitação segura do público, a Fundação Cultural vai adotar uma série de medidas recomendadas pela Vigilância Sanitária Municipal e pelo Sistema Estadual de Bibliotecas. A visitação no Museu Municipal será restrita a quatro pessoas por vez. Todos devem usar máscaras e passar álcool em gel 70% para entrar no local, bem como manter um distanciamento de 1,5 metro e evitar o contato com os expositores e demais peças. (Correio do Sul - Varginha).