segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid nesta segunda é de 35% em Sete Lagoas


 O boletim epidemiológico desta segunda-feira, 31 de agosto, atualiza a situação do novo coronavírus em Sete Lagoas. Com um aumento de 0,9% nas notificações de novos casos suspeitos, a cidade tem hoje 1.385 pessoas em monitoramento e 6.050 casos negativos, já descartados por exames, desde o início do monitoramento.

Quarenta novos casos de Covid-19 foram registrados ao longo do fim de semana. Foram 19 mulheres e 21 homens, o que eleva o número de casos positivos a 1.726. Entre eles, são 58 pessoas em isolamento domiciliar e 1.616 curadas, o que corresponde a 93% dos infectados. Dois óbitos foram registrados no fim de semana. Ambos os pacientes estavam internados no Hospital Nossa Senhora das Graças com diagnóstico para Covid-19. Assim, o número total de óbitos chega agora a 32. O índice de letalidade da doença em Sete Lagoas é de 1,8%. Atualmente 20 pacientes estão internados com diagnóstico positivo para Covid em hospitais de Sete Lagoas. 

Internações
Ao todo são 57 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias. Destes, 28 já testaram positivo para Covid, dez tiveram resultado negativo e outros 19 aguardam resultado de exames.

Hoje são 11 pacientes internados no Hospital Municipal (quatro em UTI), 36 pacientes no Hospital Nossa Senhora das Graças (entre os pacientes do SUS, são 21 em enfermaria e 11 em UTI), nove internados no Hospital da Unimed (quatro em UTI) e um na UPA, em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas é hoje de 36%. Entre os 57 pacientes hospitalizados, são 37 em leitos de enfermaria. Dos 20 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, 14 são pacientes de Sete Lagoas. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI que estão destinados exclusivamente a pacientes com Covid na cidade, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, é hoje de 35%.

Combater o coronavírus é dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 31/08/2020


 

  1. FestLingerie de Juruaia virtual
        Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju) e pelo Sebrae Minas, o 16º FestLingerie Juruaia acontece entre os dias 21 e 26 de setembro e será 100% on-line. O festival é o último evento do calendário de lançamentos de Juruaia, na qual serão apresentadas as tendências e as coleções Primavera/ Verão 2020/2021 de moda íntima, praia, fitness e pijamas. “A realização on-line permitirá a participação de um número maior de investidores e mais abrangência”, comenta a analista do Sebrae Minas Lucilene Pessoni de Moura. (Folha Regional – Muzambinho)
     

  2. Denúncias no Procon sobem 28% 
        A gerente do Procon Municipal de Conselheiro Lafaiete, Mariana Rafaela de Oliveira Mendes, relatou um aumento nas reclamações no serviço municipal: foram registrados 1.156 atendimentos no período de janeiro a julho de 2020 – 252 a mais que o observado no mesmo período do ano passado: um aumento de 28%. Dessas reclamações, apenas 15 não tiveram solução amigável nos primeiros contatos.  No topo do ranking de reclamações está a operadora Oi, com 111 queixas, seguida pela SKY (51) e, em 3ª, empresas dos Grupos Cnova, Via Varejo e Pão de Açúcar, com 50 reclamações. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)
     

  3. MP pede fechamento de Rádio
        O Ministério Público de Minas Gerais instaurou um inquérito civil pedindo o fechamento da Rádio Futura, em Itajubá. Segundo o inquérito, Sebastião Imar Martins Riera, pai do prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera (MDB), e Ronan Rocha Ávila, proprietário de uma empresa de publicidade em carros de som na cidade de Três Pontas (MG), não são considerados habilitados para aprovar as contas da fundação mantenedora da emissora, a Fundação Trespontana de Desenvolvimento Educacional e Sociocultural (Diário de Itajubá)
     

  4. Museu Dona Beja reinaugurado
        Após permanecer cerca de 6 anos fechado, o Museu Dona Beja foi novamente reaberto ao público na semana passada. As obras foram de responsabilidade da Prefeitura, que também passou a ser a proprietária do imóvel. A estimativa é que no local tenha sido investido cerca de R$ 1,5 milhão. A reforma começou em novembro de 2019, o casarão antigo passou a contar com elevador, rampas e banheiros com acessibilidade e, um deck na parte da frente. O telhado também teve todo o madeiramento trocado e foram mantidas as cores tradicionais da época (azul e branco), além de elementos que remetem ao século XIX. (Correio da Araxá)
     

  5. Campanha Corona Zero 
        Mais de 70 pessoas entre idosos e colaboradores de asilos das cidades de Turmalina e Itamarandiba, realizaram teste para Covid-19, através de uma ação desenvolvida pelo Rotary Clube de Turmalina. O projeto, intitulado “Corona Zero”, tem como objetivo realizar os testes, que detectam a doença, nos asilos e também em instituições de longa permanência. A ideia é que o projeto possa se expandir pela região beneficiando populares de outras cidades vizinhas. (Gazeta dos Vales - Capelinha).
     

  6. Seguro solicitado no UAI
        Todas as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em Minas Gerais retomaram o atendimento presencial a trabalhadores que precisam requerer o seguro-desemprego. O serviço está sendo feito mediante agendamento pelo Portal MG ou pelo aplicativo MG App Cidadão, a fim de se evitar aglomerações. Desde abril, 20 UAIs já estavam funcionando no Estado. Agora, as unidades de Araçuaí, Barbacena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Lavras, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas e Ponte Nova também passam a atender as solicitações de seguro-desemprego. (Diário de Contagem).
     

  7. Emprego tem saldo positivo
        Após os três primeiros meses de medidas restritivas contra o novo coronavírus, como a proibição de abertura de empresas em vários segmentos econômicos  resultarem em muitas demissões e até falências, chegando em abril um saldo negativo de 300 vagas de emprego em Formiga, os últimos dois meses foram de recuperação. De acordo com dados do Caged, no sétimo mês do ano 408 pessoas foram formalmente contratadas, enquanto 333 foram demitidas, resultando em um saldo para o mês de 75 vagas de emprego ocupadas. (Nova Imprensa - Formiga).

Pirelli apresenta complexo de pistas de mais de R$ 90 milhões no Interior de São Paulo


 Finalizado o maior complexo multipistas de toda América Latina para o desenvolvimento de novos pneus, testes e iniciativas de montadoras

Pirelli apresentou o “Circuito Panamericano”maior complexo multipistas de toda a América Latina. Localizado na cidade de Elias Fausto, interior de São Paulo, o novo espaço é um complexo polivalente, dedicado não apenas aos testes e desenvolvimento de novos pneus da Pirelli, mas também está à disposição das montadoras e de outros parceiros para a realização de avaliações técnicas e outras atividades.

O centro conta com dependências modernas, auditório, salas de briefing e de reunião, boxes e sete pistas diferentes, podendo levar veículos de duas ou quatro rodas a uma infinidade de testes dentro ou fora de estrada, além de iniciativas e experiências exclusivas em parceria com a marca Pirelli e outros protagonistas do mundo automotivo.

Com o projeto que nasceu em 2012 e um investimento total realizado ao longo dos anos de cerca de 90 milhões de reais, previsto nos planos de investimento anunciados ao mercado, o Circuito Panamericano está instalado em um terreno de 1.650.000 m², um espaço oito vezes maior do que o antigo campo provas da Pirelli em Sumaré (SP), e apresenta áreas construídas e pavimentadas de cerca de 205.000m². Cada boxe do Circuito Panamericano ocupa uma superfície de 240m² e oferece toda a estrutura necessária, desde escritório climatizado até ar comprimido e portas automáticas.

O Circuito Panamericano se torna um novo polo fundamental para o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli, conectando-se aos outros 11 centros de P&D no mundo e às cerca de 2 mil pessoas envolvidas no desenvolvimento de pneus. A inovação tecnológica ocupa papel central na definição do modelo de negócios da empresa, com foco especial em produtos High Value, e o novo complexo multipistas colabora com os projetos da Pirelli em âmbito global. O circuito reflete a inovação tecnológica de vanguarda que caracteriza a Pirelli, uma companhia que possui mais de 110 anos de experiência no esporte a motor, fornecimento exclusivo da Fórmula 1 desde 2011 e o maior centro de pesquisa e desenvolvimento do segmento na América Latina. Além disso, o centro multifuncional oferecerá às maiores marcas de carro e moto a possibilidade de lançar produtos em um circuito profissional, que, a partir de 2021, estará disponível para eventos do tipo Track Days e de pilotagem.

Em linha com o empenho da Pirelli em preservar e minimizar o uso dos recursos naturais, o estabelecimento prevê a reutilização total da água utilizada no sistema de irrigação automática das pistas. “O projeto desenvolvido pela Pirelli durante estes anos é impulsionado pela busca constante dentre as mais avançadas fronteiras tecnológicas da fabricação de pneus, com o emprego crescente da digitalização dos processos industriais e o foco no segmento High Value, assim como pela evolução da indústria automobilística e pelas novas exigências do consumidor”, afirma Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América do Sul.

“O Circuito Panamericano é maior e mais versátil em relação à antiga pista de provas, graças à estrutura multipista que permite a realização de um número maior e mais sofisticado de testes, otimizando também o tempo de desenvolvimento. A estrutura lança mão da tecnologia de ponta disponível no setor para reforçar o desenvolvimento dos produtos da Pirelli e dos parceiros, em prol do consumidor”, completa Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina.

AS PISTAS DO CIRCUITO PANAMERICANO

São sete pistas ao todo no Circuito Panamericano. Elas são denominadas de:

  1. Pista de Dry Handling (extensão de 3.400m): traçado para testes de dirigibilidade e performance em pista seca, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.
  2. Pista de Wet Handling (extensão de 2.000m): pista para testes de dirigibilidade e performance com pista molhada artificialmente, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.
  3. Pista Steering Pad (quatro raios diferentes de 40m, 43,7m, 47m e 50,5m): é o traçado onde se realizam os testes de aceleração lateral em pista seca ou molhada, avaliando o limite máximo de aderência lateral dos pneus.
  4. Pistas de Comfort (extensão de 715m): é aqui que acontece os testes de NVH (Noise, Vibration and Harshness – ou Ruído, Vibração e Aspereza). A partir desta pista, são feitas avaliações subjetivas graças à experiência dos pilotos de teste da Pirelli ou objetiva por meio de instrumentos sofisticados de medição.
  5. Pistas de Testes Especiais (extensão de 2.500m): são traçados que permitem a maior variedade de testes. São testes objetivos (com a utilização de instrumentos de medição) em que se destacam: aquaplanagem em curva e reta, frenagem em pista seca e molhada, impacto contra guia, mensuração da área de contato do pneu com o solo, detalonamento, ruído Interno (em 6 tipos diferentes de superfícies), entre outras possibilidades. Estas pistas possuem certificação ISO 23.671:2015.
  6. Pistas de Ruído Externo (extensão de 1.000m): possui duas áreas de medição certificadas pela ISO 10.844:2014. Nelas, são feitos testes em que se capta o ruído externo ao veículo, em conjunto com equipamentos como o coast-by-noise e pass-by-noise.
  7. Circuito off-road (extensão de 1.900m) – dirigibilidade, controle e tração em várias condições de off-road (terra, lama, grama).
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa.

Democrata reforça zaga e ataque de olho na volta do Módulo II


Desde que foi confirmada a volta do campeonato mineiro do Módulo II para o próximo dia 10 de outubro, o Democrata se movimenta para recompor o plantel e se manter forte na disputa. Na última semana duas contratações foram confirmadas pela diretoria do Jacaré que não descarta novos esforços antes da reapresentação do elenco que vai acontecer, em dias alternados, na primeira quinzena de setembro.

Velho conhecido da torcida, o zagueiro Carciano está volta para sua terceira passagem pelo time de Sete Lagoas. O xerife fez parte da equipe que conseguiu o acesso para o Módulo II em 2017 e também jogou na temporada de 2018 quando anotou três gols com a camisa alvirrubra.

Outro que chega para recompor a meta depois da saída de Léo Flores é o goleiro Filipe Panek. O jogador de 32 anos estava no Águia Negra (MS) e foi campeão estadual em 2019. O arqueiro já foi campeão do estadual do Acre pelo Rio Branco em 2015.  Felipe já vestiu as camisas do Sete de Setembro e também do Operário em Mato Grosso do Sul.

No ataque a novidade é Alan Junior, de 22 anos. O centroavante, antes de acertar com o Democrata, vestiu a camisa do Sinop (MT). O jogador teve passagens também pelo Mixto (2018/2019), Penapolense (2017) e Marília (2016), do interior paulista.   

Na retomada do campeonato o Democrata vai enfrentar o Ipatinga, fora da casa. Depois, na Arena, enfrenta o Pouso Alegre. Na nona rodada, em Governador Valadares, o jogo será contra o Democrata Pantera. Na rodada dez, também fora de casa, a partida será diante do Mamoré. E o Jacaré encerra sua participação, em Sete Lagoas, contra o Serranense.

O Módulo II foi paralisado, ainda em março, com o Democrata na quinta posição com nove pontos ganhos, um a menos que o Guarani de Divinópolis, quarto colocado. Faltam para ser disputadas cinco rodadas e os quatro mais bem colocados seguem para o quadrangular final. 

Para seguir se reformulando, dentro e fora de campo, a diretoria do Democrata continua com a campanha para conseguir 100 adesões ao programa DemoCents antes da retomada do Mineiro. Para contribuir na volta do Jacaré ao Módulo II, o torcedor precisa fazer o cadastro do cartão Mastercard no site democrata.centavosrealizam.com. Fazendo o cadastro o torcedor contribui com o arredondamento do troco de R$ 0,01 até R$ 0,99 por compra em vários estabelecimentos. 

Fonte: Marcelo Paiva.

Boletim epidemiológico deste sábado, 28 de agosto, atualiza bairros com casos positivos de Covid-19



A taxa de crescimento diário das notificações de casos suspeitos em Sete Lagoas continua abaixo dos 2%. A alta deste sábado, 28 de agosto, é de 1,15%. Agora são 1.451 pessoas com sintomas gripais em monitoramento, 1.478 que tiveram o acompanhamento concluído e 5.924 que foram testadas e tiveram resultado negativo para Covid. Um novo óbito foi registrado. Trata-se de um homem de 68 anos que se encontrava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças.

Com mais 42 casos confirmados, de 23 mulheres e 19 homens, Sete Lagoas tem agora 1.686 casos positivos acumulados desde o início do monitoramento, no mês de março. Entre eles, 18 pacientes internados, 30 óbitos, 87 pessoas em isolamento domiciliar com sintomas leves e 1.551 recuperados.

Confira agora a lista dos bairros com mais casos confirmados desde o início da pandemia:

Progresso: 80

Jardim Arizona: 60

Centro: 59

Montreal: 52

Boa Vista: 51

Jk: 46

Nossa Senhora Do Carmo I: 43

Sao Geraldo: 43

Santo Antonio: 43

Nossa Senhora Das Graças: 41

Nova Cidade: 38

Interlagos I: 37

Cidade De Deus: 34

Jardim Europa: 29

Belo Vale I: 28

Interlagos II: 27

Vapabuçu: 27

Mangabeiras: 27

Canaan: 26

Verde Vale: 24

Santa Luzia: 24

Jardim Primavera Ii: 23

Emília: 21

20 CASOS

Aeroporto, Industrial e São Vicente de Paula.

19 CASOS

Barreiro, Industrias, Luxemburgo e São Francisco.

18 CASOS

Bernardo Valadares

17 CASOS

Catarina, Manoa,  Santa Elisa e Santa Rita De Cássia.

16 CASOS

Braz Filizola, Orozimbo Macedo, Jardim Cambuí, Santa Helena e Vale Das Palmeiras.

15 CASOS

CDI e São João.

14 CASOS

Fátima e Jardim Primavera I.

13 CASOS

Canadá, Esperança, Itapoa I, Padre Teodoro I e São Dimas.

12 CASOS

Papavento e São Cristovão.

11 CASOS

 Planalto e Residencial Da Vinci.

10 CASOS

Iporanga, Brasilia, Santa Rosa, Sao Pedro E Olinto Alvim

9 CASOS

 Alvorada e Vila Brasil.

8 CASOS

Bela Vista II,  Dante Lanza, Eldorado, Novo Horizonte  e Wenceslau Braz.

7 CASOS

 Bela Vista I, Morro do Claro, Mata Grande e São José.

6 CASOS

Belo Vale II,  Cedro Cachoeira, Fazenda Velha, Industrial,  São Jorge e Titamar.

5 CASOS

Cidade Nova, Distrito Industrial,  Jardim dos Pequis, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Maria e Santa Marcelina e Várzea.

4 CASOS

Dona Dora, Dona Silvia, Esmeraldas I,  Itapoã II,  Jardim Universitário,  Santa Felicidade, Recanto Do Cedro e Tamanduá.

3 CASOS

Alex Paiva, Bom Jardim, Bouganvile II, Florida, Monte Carlo, Panorama e Residencial Por do Sol.

2 CASOS

Anchieta,  Carmo II, Chácara do Paiva, Canadá II, Esmeraldas II, Estiva, Funcionários,  Gloria, Industrias II,  Honorina Pontes, Lontra, New York , Portal da Serra, Recanto da Serra, Residencial Campestre e Zona Rural.  

1 CASO

Areias, Bandeirante, Bela Vista III Bouganvile I, Brejinho, Condomínio Lago Azul, Embrapa, Esplanada do Moinho, Goiabeiras, Henrique Nery , Iraque,  Lagoa Grande, Riacho Do Campo, Residencial Blue Garden, Residencial Ermitage, São Sebastião e Silva Xavier.

Combater o coronavírus é dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom. 

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 29/08/2020

 


  1. Muriaé cancela desfiles
    Devido à pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Muriaé informa que os desfiles cívicos comemorativos ao Dia do Muriaeense (6 de setembro) e Dia da Independência (7 de setembro) estão suspensos este ano.  A medida segue o que determina a Resolução do Comitê Gestor Extraordinário Covid-19, em que proíbe, até a implementação da Onda Verde, o funcionamento de diversas atividades, como eventos públicos e privados de qualquer natureza, em locais abertos ou fechados. (Gazeta de Muriaé)
     

  2. Projeto criticado pela OAB retirado
    O Projeto de Lei de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal recebeu parecer contrário de comissões permanentes, foi criticado pela direção da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Formiga) e foi retirado. Na prática, o PL amplia o número de serviços jurídicos (de natureza cível e criminal) que podem ser prestados gratuitamente pelo SAJ, o que foi visto pela OAB como decisão que, aprovada, traria danos  profissionais para a classe. (Nova Imprensa - Formiga).
     

  3. Rotativo continua trabalhos
    Criado para garantir a rotatividade de veículos nas vagas de estacionamento nas principais vias da cidade, o estacionamento rotativo, durante o período em que o comércio se manteve fechado, foi desnecessário devido a redução do fluxo de veículos no centro comercial da cidade, mas o serviço não foi extinto. Segundo o Secretário de Trânsito, Marcelo Augusto, durante o período de isolamento social, o quadro de servidores da Prefeitura ficou reduzido, diminuindo também o efetivo da Settrans.  (Gazeta do Oeste - Divinópolis).
     

  4. Maternidade terá Centro de Parto Normal
    A Fundação Hospitalar Capelinha recebeu parecer favorável da Vigilância Sanitária Estadual para dar início a execução do projeto arquitetônico do Centro de Parto Normal na maternidade do hospital. A obra será financiada com recursos doados pelo Ministério Público de Minas Gerais, através das Promotorias de Justiça de Capelinha, no valor de R$ 450 mil. Além do Centro, será também construída uma nova sala de emergência do Pronto Socorro do Hospital. (Gazeta dos Vales - Capelinha).
     

  5. Vendas de jazigos autorizada
    A área da parte nova do cemitério municipal de Borda da Mata ultrapassa 8 mil metros quadrados e possui 853 unidades de terrenos para jazigos. A obra teve início no final do mês de abril de 2020 e se fez necessária por conta do espaço já lotado no cemitério. Conforme publicação do Decreto, os interessados podem adquirir a área para construção do jazigo, assim como determina as regras da cessão do direito de uso perpétuo do jazigo. (Tribuna Borda da Mata).
     

  6. Campanha tem apoio em Itaúna
    O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Itaúna realizou ação na semana que passou, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Itaúna, em apoio à campanha “Sinal Vermelho”. Quando uma mulher mostrar um “x” vermelho inscrito na palma de sua mão, ela está pedindo socorro, pois está passando por situação de violência doméstica. Essa é a proposta da campanha “Sinal Vermelho”, criada pelo Conselho Nacional de Justiça, (CNJ) e  Associação Médica Brasileira, (AMB), a partir da informação de que em março e abril deste ano o índice de feminicídio no Brasil cresceu 22,2%. (Folha Povo Itaúna). 
     

  7. Energisa registra 50 acidentes 
    Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus e a necessidade do isolamento social, o número de acidentes de trânsito envolvendo postes continuam acontecendo: somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 50 ocorrências na área de concessão da Energisa em Minas Gerais. Além do impacto da batida - que pode ter graves consequências para os ocupantes dos veículos - ainda tem o risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades. (Leopoldinense).
     

  8. Exames retomados em Araguari
    Os exames práticos de direção veicular e de legislação para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltaram a ser realizados em Araguari. Durante o período da pandemia da Covid-19, os trabalhos foram suspensos em março e chegaram a ser reiniciados na primeira quinzena de junho, porém, houve nova paralisação em razão do crescimento de casos da doença no estado. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Sete Lagoas tem a 3ª menor taxa de óbitos por 100 mil habitantes entre cidades do mesmo porte no Brasil


O boletim epidemiológico desta sexta-feira, 28, traz um comparativo entre Sete Lagoas e cidades brasileiras do mesmo porte no que diz respeito ao número de óbitos por cada grupo de 100 mil habitantes. A análise foi feita com base nos dados divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde desses municípios. 

De acordo com o IBGE, o Brasil tem 63 municípios com população entre 200 mil e 300 mil habitantes, como é o caso de Sete Lagoas. Entre esses municípios, Sete Lagoas tem a terceira menor taxa de óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em primeiro lugar, vem a cidade de Marília, no Estado de São Paulo, com uma taxa de 10,8. Em segundo, Araraquara, também em São Paulo, com 11,1. Sete Lagoas aparece em seguida, com 12,1. Em quarto lugar vem a cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com 13,1 óbitos por grupo de 100 mil habitantes. Em quinto, Divinópolis, com 14,2.

Entre as cidades de Minas Gerais com população semelhante, Sete Lagoas é a que tem a menor taxa. Santa Luzia tem 27,8 óbitos por 100 mil habitantes, Ipatinga tem 58,4 e Governador Valadares, que já registrou 193 óbitos por Covid, aparece com 68,9. No Brasil, entre os municípios com população entre 200 mil e 300 mil habitantes, as cinco cidades com os piores índices são Barueri (SP), com 113,79; Maracanaú (CE), com 116,65; Imperatriz (MA), com 119,06; Várzea Grande (MT), com 136,25; e Sobral (CE), com 141,67.

Dados epidemiológicos
O aumento nas notificações suspeitas segue abaixo de 2% pela segunda semana consecutiva. Entre ontem e hoje, a alta foi de 1,5%. Assim, Sete Lagoas tem 1.448 pessoas com sintomas gripais em investigação e o número de casos negativos na cidade chega a 5.849. Com a confirmação de contaminação de mais 36 pessoas, 17 mulheres e 19 homens, os casos positivos chegam a 1.644. Entre eles, 18 pacientes estão hospitalizados, 73 em isolamento domiciliar e 1.524 recuperados, o que representa 92,7% dos contaminados. 

Três novos óbitos foram registrados entre ontem e hoje. São três homens, com idades entre 75 e 82 anos. Dois deles estavam internados no Hospital Nossa Senhora das Graças e um no Hospital Municipal. Agora são, ao todo, 29 óbitos de pessoas com diagnóstico de Covid confirmados na cidade. 

Internações
Entre pacientes de Sete Lagoas e de outras cidades da região, hoje são 48 pessoas hospitalizadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Entre elas, são 30 pacientes em enfermaria e 18 em leitos de UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, entre os do SUS e particulares, é hoje de 32%. Entre os 18 pacientes em leitos de terapia intensiva, 12 são de Sete Lagoas. 

No Hospital Municipal são ao todo 12 pacientes internados (cinco em UTI) e no Hospital Nossa Senhora das Graças são 28 pacientes na ala Covid (17 em leitos do SUS e em enfermaria e nove em UTI). No Hospital da Unimed há três pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave em UTI, enquanto que na UPA são cinco pacientes em enfermaria. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas está hoje em 34%. Dos 48 pacientes internados, 27 já testaram positivo para Covid, sendo 18 deles de Sete Lagoas. Há ainda nove pacientes com resultado negativo e 12 aguardando resultado de exames.

 
Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 28/08/2020


 

  1. Monitor de travessia em JF
    A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou projeto de lei que regulamenta a atividade de monitor de travessia voluntário no município, considerando a atividade como “de interesse público relevante”. Assim, determina que, em caráter voluntário, a atividade seja coordenada pela Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura. Caberá à pasta treinar e capacitar os voluntários que serão autorizados a atuar em escolas e igrejas. O texto agora será avaliado pelo Poder Executivo. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
     

  2. Websérie auxilia restaurantes 
    A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas lançou na última semana uma série de vídeos com orientações destinadas a bares e restaurantes sobre procedimentos para garantir o distanciamento social e a correta higienização de funcionários, utensílios e alimentos em Sete Lagoas. Além da websérie, a Vigilância Sanitária também está oferecendo consultoria presencial, em parceria com o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador. (Jornal Sete dias - Sete Lagoas). 
       
    Cesta em Poços tem queda de 2,47% 
    O Procon/Poços divulgou a pesquisa mensal de preços sobre os produtos da cesta básica. Em relação à pesquisa realizada em 22 e 23 de julho passado, os preços tiveram queda de 2,47%. No acumulado do ano, os produtos registram alta de 13,05%. Foram pesquisados 10 estabelecimentos em Poços de Caldas. Nos cortes de carne comercializados nos supermercados da cidade, houve aumento de 8,61% em relação à pesquisa realizada em 22 e 23 de julho passado.  (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
     

  3. Vôlei é estímulo em Lambari
    Um projeto de vôlei de Lambari tem mais de 10 anos, sem fins lucrativos, idealizado por Marcos Oliveira e Marcos Adão, trabalha em prol do desenvolvimento esportivo de jovens e crianças do município. O projeto não é registrado e os “Marcos” fazem o trabalho como voluntários, com alunas que estão até hoje no projeto, no time dos veteranos adultos. (Jornal Panorama – Baempendi)
     

  4. Cemig investe em subestação
    A Cemig concluiu, na última semana, a instalação de um transformador na subestação (SE) Teófilo Otoni. Esse equipamento vai permitir maior flexibilidade operativa e maior confiabilidade ao sistema elétrico da região. A empresa está investindo R$ 350 mil para esta melhoria da rede elétrica da região, que vai beneficiar diretamente 40 mil clientes das cidades de Teófilo Otoni, Poté, Malacacheta e Novo Cruzeiro. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
     

  5. Anel viário será concluído
    O governador de Minas, Romeu Zema, anunciou o início e retomada de oito obras viárias em todo o território estadual. Entre elas, a conclusão do Anel Viário de Sete Lagoas que beneficiará diretamente os municípios de Jequitibá, Baldim e Pirapama. A projeção do tráfego no local, após a conclusão das obras, é da ordem de 6,5 mil veículos por dia. A extensão do Anel Viário de Sete Lagoas  é 3,3 Km e o valor final previsto da obra é R$7,5 milhões. (Boca do Povo – Sete Lagoas)  

  6. Título de cidadão cancelado
        Pela primeira vez em sua história, a Câmara Municipal de Divinópolis poderá cancelar a concessão do título de “Cidadão Honorário”. É o que prevê o projeto de resolução CM 005, que tira do advogado Robervan Faria o título que lhe foi outorgado em 2018. O advogado está sendo acusado pelo Ministério Público de ter recebido recursos através de precatório e não transferindo à sua representada o que era de direito. (Divinews – Divinópolis)
     

  7. IFMG faz seleção em Ipatinga
    O campus avançado do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Ipatinga, manterá nesse ano apenas um processo de seleção de novos alunos referente ao primeiro semestre de 2021, devido aos impactos da pandemia de covid-19. Normalmente, são realizados dois processos seletivos para admissão de novos alunos, um no meio do ano e no fim, mas dessa vez não será possível. (Diário do Aço - Ipatinga).
     

  8. Novo calçadão melhora fluxo urbano
    Após finalizar as obras que mudaram o sentido do trânsito que dá acesso à Ilha dos Araújos, a Prefeitura Municipal de Governador Valadares iniciou a construção de um novo calçadão na entrada do bairro, que vai passar debaixo da ponte. Além disso, também foi informado que será construída uma praça no local.  Com a mudança, que foi proposta pela Amai – Associação de Moradores e Amigos da Ilha –, as pessoas que caminham pelo calçadão não precisarão mais atravessar a rua ao entrar na Ilha. (Diário do Rio Doce - Governador Valadares).

Reunião Especial, por videoconferência, será usada para município prestar contas do 3° quadrimestre de 2019


Mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, a Câmara Municipal segue cumprindo seu papel e criando mecanismos para que a atividade Legislativa não seja prejudicada. Prova disso é a publicação da Portaria 18/20 que “regulamenta a realização de reunião especial para exposição de assunto de relevante interesse público – prestação de contas do Município de Sete Lagoas (3º Quadrimestre de 2019)”.

A sessão, marcada para os próximos dias 31 e 02 (segunda-feira e quarta-feira), vai substituir a Audiência Pública onde o tema é tratado e vai acontecer de forma remota. A responsabilidade dos trabalhos é da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Tomada de Contas (CFFOTC).

Ao longo dos dois dias de trabalho representantes das secretarias e autarquias do Executivo terão a possibilidade de demonstrar o cumprimento das metas fiscais do município de Sete Lagoas, referentes ao 3º Quadrimestre de 2019 e o Relatório Bimestral Resumido da Execução Orçamentária. A TV Câmara, pelo canal 11.2, vai transmitir, de forma integral, todas as apresentações ao vivo.

Na segunda-feira são esperados os dados do SAAE e das secretarias de Esportes e Cultura, Educação, Obras e Trânsito, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo, Saúde e FUMEP. Na quarta-feira (02) será a vez das secretarias de Assistência Social, Fazenda e Administração apresentarem as informações aos vereadores.

A participação popular está garantida e os interessados poderão encaminhar perguntas por escrito ou vídeo, de até um minuto, exclusivamente, bem como se inscreverem para dispor sobre o tema da reunião pelo e-mail: reuniaoespecial@camarasete.mg.gov.br. A inscrição vai acontecer das 09h às 11h e de 13:30h até 15:35h do dia 31/08/2020, e das 09h às 10:30h do dia 02/09/2020. As perguntas e as inscrições devem ter nome completo, CPF, data de nascimento e número de telefone de contato com WhatsApp, para ingresso na videoconferência.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação | TV Câmara.

Taxa de pacientes curados de Covid-19 em Sete Lagoas sobe para 92%


 

Com um aumento de 1,2% nas notificações de casos suspeitos nas últimas 24 horas, Sete Lagoas tem hoje 1.491 pessoas com sintomas gripais sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde e chega a 5.682 casos suspeitos descartados por exames desde o início da pandemia.

Hoje 27 novos casos de Covid-19 foram confirmados, 14 mulheres e 13 homens, elevando o número de casos positivos na cidade a 1.608. Entre eles, são 76 pessoas se recuperando em casa sem complicações e 1.486 curadas, o que representa 92% dos infectados. Foram registrados, até hoje, 26 óbitos por Covid em Sete Lagoas e hoje há 20 pacientes internados com resultado de exame positivo para Covid.

Hospitalizados
Ao todo são 57 pacientes internados na cidade por causas respiratórias. Destes, 29 testaram positivo para Covid, nove tiveram resultado negativo e outros 19 aguardam resultado de exames.

Hoje são 13 pacientes internados no Hospital Municipal (seis em UTI), 36 no Hospital Nossa Senhora das Graças (entre pacientes do SUS são 20 em enfermaria e 11 em UTI), três no Hospital da Unimed (todos em leitos de UTI) e cinco na UPA, em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas é hoje de 41%.

Entre os 57 hospitalizados, são 36 em leitos de enfermaria. Dos 21 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, 15 são de pacientes de Sete Lagoas, dois de Paraopeba, um de Prudente de Morais, um de Baldim, um de Cordisburgo e um de Santana de Pirapama. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid na cidade, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, é hoje de 37%.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Sistema de estacionamento rotativo Faixa Azul retorna no dia 31 de agosto


 Com a flexibilização de atividades comerciais a Prefeitura de Sete Lagoas informa que o sistema de estacionamento rotativo Faixa Azul entrará em operação novamente a partir do dia 31 de agosto. Desde o último dia 17, os monitores da empresa responsável pelo serviço estão nas ruas para orientar motoristas e usuários sobre a compra dos talões ou utilização do aplicativo.

Os usuários têm à disposição duas maneiras diferentes para usar o Faixa Azul: aplicativo Blue Park (disponível gratuitamente para Android ou IOS) e talão impresso. Com o aplicativo, o motorista pode comprar e ativar seu tempo de estacionamento direto de seu aparelho celular. Os créditos são adquiridos por meio do cartão de crédito.

 A ativação é feita informando o local, a placa e a quantidade de tempo desejada.

Os talonários impressos estão à venda em estabelecimentos comerciais próximos às vagas, pagos em dinheiro.

 Nas placas indicativas instaladas nas ruas e avenidas estão os nomes dos pontos de venda mais próximos.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 27/08/2020


 

  1. Luz pode ficar mais cara em Poços
    Foi aprovada, pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abertura de consulta pública com o objetivo de debater a proposta de Revisão Tarifária Periódica da Distribuidora DMED (Departamento Municipal de Eletricidade) nas contas de energia elétrica de Poços de Caldas. Os índices propostos para reajustes são de 7,40% a 7,50% para consumidores residenciais (baixa e alta tensão). Os valores definitivos serão aprovados após a análise das contribuições recebidas e entrarão em vigor em 22 de novembro de 2020. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
     

  2. Projeto Maker da EPP viraliza
    Trabalho desenvolvido pelo aluno do 4º ano do Ensino Fundamental 1, de Teófuilo Otoni, Pietro Pechir Costa, teve grande repercussão nas redes sociais. O "start" do desafio Maker foi criar algo a partir de resíduos que seriam descartados. Com a ajuda da amiga adulta Milena e com o apoio da professora Letícia Mattos, ele desenvolveu o projeto de reprodução do estádio de futebol do Clube Atlético Mineiro, a Arena MRV. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
     

  3. Cadeia do pequi foi debatida
    O tema “Bioeconomia da Floresta: desafios e oportunidades para o  desenvolvimento da cadeia do pequi e outros frutos do cerrado no Norte de Minas Gerais” esteve em debate  em encontro virtual organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Com  participação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento  (Seapa), o evento discutiu desafios  e oportunidades para o desenvolvimento da cadeia no Norte de Minas.  (Folha do Norte – Montes Claros)
     

  4. Artistas recebem ajuda em Caeté
    De acordo com a Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio de Caeté, até a semana passada já se inscreveram para receber o auxílio da Lei Aldir Blanc na cidade 15 trabalhadores atuantes social ou profissionalmente nas áreas artística e cultural; 3 grupos e organizações culturais formais e informais; e 1 equipamento cultural. A renda emergencial terá o valor de R$ 600,00, sendo paga mensalmente, em 3 parcelas sucessivas. Farão jus a essa renda trabalhadores da cultura, com atividades interrompidas. (Jornal Opinião – Caeté)


  5. Policiais protestam contra reforma
    Servidores da Polícia Civil (PC) protestaram na porta da Delegacia de Uberaba, no bairro Parque das Américas, na manhã de quarta-feira, 26, contra a tramitação que trata da reforma previdenciária em Minas Gerais. As manifestações têm sido constantes desde o envio da matéria do executivo ao legislativo, em 19 de junho. O Governo do Estado afirma que a reforma da Previdência segue movimento mundial que busca garantir sustentabilidade agora e no futuro para as aposentadorias dos servidores (Jornal da Manhã - Uberaba).
     

  6. Alto-forno volta a funcionar em Ipatinga
    Depois de quatro meses fechado o alto-forno da Usiminas, em Ipatinga, voltou a funcionar. O equipamento produz o ferro-gusa que é a primeira etapa do processo siderúrgico. O alto-forno foi desligado no dia 24 de abril devido a queda da demanda por aço por causa da pandemia do novo coronavírus. A Usiminas em Ipatinga, que tem cerca de seis mil funcionários, é fundamental para o desenvolvimento econômico  de toda a região do Vale do Aço. (Diário do Aço - Ipatinga).
     

  7. Ibope faz pesquisa sobre saúde publica
    Entre os dias 27 e 30 de agosto, será realizada no município de Varginha a quarta enfase da pesquisa Epicovid-19 “Evolução da prevalência de infecção por Covid-19. Trata-se de um estudo coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e executado pelo IBOPE inteligência Pesquisa e Cultural, para fins de enfrentamento de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, causador da doença. (Correio do Sul - Varginha).
     

  8. IPC tem aumento em Uberlândia
    O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), divulgou os dados de julho deste ano relacionados ao boletim do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC) e do boletim da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia. O IPC apresentou, no último mês, variação de 0,63%, ficando 0,16 ponto percentual acima da taxa de 0,47% registrada em junho. Três dos nove grupos analisados pelo Cepes apresentaram aumento no preço, sendo eles “alimentos e bebidas”, “transportes” e “habitação”. (Diário de Uberlândia).