sexta-feira, 31 de julho de 2020

Minas Consciente é renovado com menos ondas e mais independência entre microrregiões


Com uma alta de 2,9% no número de notificações de casos suspeitos de Covid, Sete Lagoas tem agora 1.327 casos em investigação, 3.152 pessoas que apresentaram sintomas gripais e foram testadas tiveram resultado negativo e outras 1.629 que passaram pelo monitoramento já foram liberadas.

O número de casos positivos subiu 2,5% e hoje são 859, com a confirmação de mais 21 pessoas, 11 mulheres e dez homens. Entre os casos confirmados, são 13 óbitos, 160 pessoas se recuperando em isolamento domiciliar e 669, ou seja, 77% dos infectados, já curados. Há 17 pacientes hospitalizados de Sete Lagoas positivados para Covid-19.

Hospitalizados
No total, são 42 pacientes internados em Sete Lagoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 27 em enfermaria e 15 em leitos de UTI, o que corresponde a 34% da taxa de leitos disponíveis na cidade para pacientes com Covid.


Dos 15 pacientes em leitos de UTI, são dez de Sete Lagoas, três de Paraopeba, um de Abaeté e um de Cordisburgo. Há quatro pacientes na ala Covid do Hospital Municipal (dois em UTI), 31 no Hospital Nossa Senhora das Graças (nove em UTI), quatro no Hospital da Unimed (todos em UTI) e três na UPA 24 Horas, em enfermaria.

Entre os 42 hospitalizados, 29 já testaram positivo para Covid, sendo 17 de Sete Lagoas e os demais, de outras cidades da região. Cinco pacientes já tiveram resultado negativo para Covid e outros oito aguardam a conclusão dos exames.

Novo Minas Consciente
O Governo de Minas atualizou, nesta quarta-feira, 29, o Programa Minas Consciente, que orienta os municípios mineiros para uma retomada segura das atividades econômicas. Os estudos epidemiológicos feitos pela Secretaria de Estado da Saúde já identificaram que Minas vive, neste momento, um platô da pandemia, que indica uma estabilidade no número de novos casos e óbitos. Além disso, o Estado também registrou um aumento de quase 72% no número de leitos de UTI em hospitais do SUS nos últimos meses.


Com isso, a proposta do novo Minas Consciente traz algumas alterações. Entre elas, a redução de quatro para três ondas. Na primeira versão do programa, os serviços e atividades comerciais eram divididos entre essenciais (onda verde); de primeira fase de flexibilização (onda branca); de segunda fase (onda amarela) e, por fim, de terceira fase (onda vermelha), além da onda roxa (pós pandemia).

Agora, a divisão se dá entre serviços essenciais (onda vermelha), serviços não essenciais como lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias e salões de beleza (onda amarela), e serviços não essenciais com alto risco de contágio como academias, teatros, cinemas e clubes (onda verde). As escolas, tratadas como atividades especiais, seguirão regras específicas.


Outra mudança é o desmembramento de 14 macrorregiões em 62 microrregiões, assim, Sete Lagoas e outros 23 municípios saem da macrorregião central e passam a compor a microrregião de Sete Lagoas, atualmente com índices mais favoráveis.

Sete indicadores, como taxa de incidência, taxa de ocupação de leitos, número de leitos por grupo de 100 mil habitantes e percentual de aumento de casos serão levados em consideração pelo comitê estadual para definir em qual onda cada microrregião ficará. Cada um desses indicadores terá um peso, e a somatória das notas de cada município e microrregião vai determinar em qual onda ele será inserido.

De acordo com o programa, os municípios e microrregiões serão reavaliados periodicamente e essa reavaliação vai determinar se ele continua na mesma onda, se avança ou recua. O novo Minas Consciente entra em vigor a partir do dia 6 de agosto, quando o comitê estadual vai divulgar qual onda cada região deverá seguir.

A mudança é fruto de uma consulta pública feita pelo Governo de Minas. O prefeito Duílio de Castro, por diversas vezes, liderou o movimento para que a microrregião de Sete Lagoas fosse independente da região central, tendo em vista o índice de ocupação de leitos e o baixo índice de letalidade da doença no município (1,6%) em comparação ao Estado (2,1%) e ao País (3,6%).

Para isso, o prefeito formou uma coalizão com representantes de 24 municípios da região e um documento foi formalizado e protocolado no gabinete do governador. Além disso, reuniões foram realizadas nas últimas semanas entre o prefeito e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, na Cidade Administrativa, reiterando o pedido. "Esperamos que nos próximos dias nós tenhamos notícias positivas para que o comércio possa reabrir suas portas o mais próximo da realidade, buscando um equilíbrio entre a economia e o controle da pandemia. A economia também precisa de socorro, pois há desemprego, fome, depressão e muitos outros problemas para as famílias", afirmou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

Prefeitura abre 40 vagas de emprego para técnicos de enfermagem


A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre vagas para profissionais técnicos em enfermagem para trabalharem na ala Covid do Hospital Municipal.

Quarenta vagas estão sendo disponibilizadas para o cumprimento de uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, divididas em plantões de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, nos períodos diurno e noturno, com remuneração de salário-base a ser informado na seleção, além de 20% de insalubridade sobre o salário.

Os requisitos exigidos para ocupar o cargo são possuir nível técnico em enfermagem e estar com o registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) ativo. A necessidade da contratação se dá em função da ampliação de três alas Covid no Hospital Municipal, sendo duas de Terapia Intensiva (UTI), com dez leitos cada, e uma de enfermaria contendo 12 leitos. Interessados podem enviar currículos para o e-mail rhsaude.setelagoas@gmail.com.
 
Segundo a responsável técnica pela enfermagem do hospital, Ana Gabriella França, os envios de currículos devem ser em caráter de urgência. “É muito bom estarmos com esta necessidade, pois no momento delicado em que estamos vivenciando, com tantos desempregos, a Prefeitura abre 40 vagas. Torna-se um benefício para ambos os lados, tanto para quem é contratado, quanto para a saúde, que terá mais profissionais empenhados em salvar vidas. Quem ganha é a população”, acrescenta.


Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Prefeitura aguarda orientações do Estado sobre mudanças no programa Minas Consciente


O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, 29, revela que deu negativo o resultado de exame do óbito registrado no Hospital Nossa Senhora das Graças na última terça-feira, 28. Com isso, não existem outros óbitos em investigação na cidade e nove já foram descartados por exames desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas, 52 novos casos de Covid-19 foram confirmados em Sete Lagoas. São 30 mulheres e 22 homens. Agora, o número total de casos positivos no município é de 838, dos quais 651 já estão curados, 16 hospitalizados, 158 se recuperando em casa sem complicações e 13 óbitos.

Com alta de 2% no número de casos suspeitos notificados, agora são 6.767 notificações desde o início da pandemia, com 1.193 pessoas sendo monitoradas e 3.040 que já foram testadas e tiveram resultado negativo.

HOSPITALIZADOS
Hoje são 46 pessoas hospitalizadas na cidade por causas respiratórias. Destas, 28 já testaram positivo para Covid, sendo 16 de Sete Lagoas, quatro de Paraopeba, dois de Abaeté e dois de Inhaúma. Cordisburgo, Capim Branco, Papagaios e Pompéu têm um paciente cada. Nove pacientes já testaram negativo e outros nove aguardam resultado dos exames.


Entre os hospitalizados, são 32 em leitos de enfermaria. Dos 14 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, são oito por pacientes de Sete Lagoas, três de Paraopeba, um de Abaeté, um de Caetanópolis e um de Cordisburgo. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid em Sete Lagoas está em 31,8%.

RECOMENDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo para que pessoas com sintomas gripais permaneçam isoladas por pelo menos 14 dias após o início desta situação. O isolamento somente poderá ser concluído depois de finalizado esse período de duas semanas ou em caso de resultado negativo para Covid. "Apesar de todas as recomendações, ainda há pessoas com suspeita da doença que ignoram os protocolos de isolamento, aumentando a transmissão do vírus pela cidade", afirma o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.


TESTES
Em Sete Lagoas, todas as 58 unidades de saúde da Atenção Primária possuem kits para a realização dos testes. Eles são feitos, sempre, a critério médico em observância aos protocolos do Estado e do Ministério da Saúde. São levados em consideração a situação do paciente e a avaliação clínica do profissional de saúde responsável pelo atendimento.


NOVO MINAS CONSCIENTE
O Governo do Estado divulgou ontem modificações no Programa Minas Consciente. Entre as alterações, estão a redução do programa de quatro para três ondas e um reagrupamento das cidades em microrregiões, levando-se em conta as características assistenciais e a situação epidemiológica de cada conjunto de municípios. O programa traz ainda mudanças em relação aos protocolos de segurança que devem ser adotados pelos estabelecimentos comerciais em Minas Gerais, criando um protocolo único para todos os tipos de atividade.


O Município ainda aguarda a divulgação de mais detalhes técnicos por parte do Governo do Estado para que um novo Decreto Municipal seja publicado, e que garanta o atendimento às diretrizes do Minas Consciente. A Prefeitura de Sete Lagoas segue com as orientações das autoridades de saúde, para que a população evite sair de casa e também as aglomerações, mantendo o distanciamento social, usando máscara e reforçando a higiene das mãos. Combater o coronavírus é um dever de todos. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 30/07/2020


  1. NM receberá usinas fotovoltaicas
    O Norte de Minas receberá investimentos da ordem de R$ 500 milhões. E o setor a receber essa injeção financeira é o da energia solar, consolidando a região ainda mais como polo da geração fotovoltaica no país. O novo projeto que deve movimentar a economia norte-mineira é da Empresa Mineira de Geração Distribuída, que vai construir mais 35 usinas fotovoltaicas, chegando a 22 municípios do semiárido mineiro. O projeto foi anunciado pouco mais de um mês após a finalização da primeira unidade da empresa em Pirapora. (Jornal O Norte- Montes Claros) 
     
  2. Gaeco terá sede em JF
    Juiz de Fora vai passar a contar com uma unidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Segundo informações do Ministério Público de Minas Gerais, a sede de Juiz de Fora vai se somar a já existente em Visconde do Rio Branco, ficando ambas responsáveis pela região da Zona da Mata. A resolução que lista Juiz de Fora entre as sedes do grupo foi publicada no último dia 24, e é do procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet. As duas unidades vão ter dois promotores de justiça atuando com exclusividade. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)
     
  3. Delegacia tem vistoria eletrônica
    A Delegacia de Trânsito de Barbacena iniciou a implementação da vistoria eletrônica. Em breve todas as vistorias veiculares vão ser realizadas por meio eletrônico. A vistoria, que é obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é o ato de avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso. (Folha de Barbacena)
     
  4. Produtores cultivam mudas 
    O cultivo de mudas de espécies nativas para auxiliar no reflorestamento de áreas atingidas pelos rejeitos do rompimento da barragem de Fundão é a nova atividade de quatro agricultores de Mariana (MG) e Barra Longa (MG). Viabilizada pela Fundação Renova por meio do Ater Viveiros Familiares, a implantação dos viveiros contou com o envolvimento das famílias, que enxergaram a oportunidade de recuperar áreas impactadas e de diversificar a renda, proveniente, em sua maioria, da produção leiteira. Cada um deles recebeu cerca de 5 mil mudas. (Portal da Cidade- Mariana) 
     
  5. SL instala totens de higienização 
    A Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae, está instalando totens para higienização das mãos em locais estratégicos de Sete Lagoas. A medida tem como objetivo a prevenção à Covid-19 e faz parte do conjunto de ações promovidas pela Prefeitura no combate à pandemia. Inicialmente, cinco locais estão recebendo os equipamentos: Centro de Apoio ao Turista – CAT-JK, Terminal Urbano do Transporte Coletivo, Hospital Municipal e UPA 24 horas. Outro totem foi instalado na Teófilo Otoni, em frente a Secretaria Municipal de Educação. (Boca do Povo- Sete Lagoas) 
     
  6. Araxá abre mais leitos de UTI
    A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá implantou mais cinco novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19. A cidade passa agora a contar com 20 vagas em Unidade de Tratamento Intensivo. A Santa Casa de Misericórdia continua sendo a unidade de referência para pacientes contaminados pelo novo Coronavírus. O município tem 11 pacientes de Covid-19 internados em leitos de UTI, sendo 6 de Araxá, 3 de Santa Juliana, 1 de Ibiá e 1 de Pratinha. Em relação aos leitos de enfermaria para tratamento de pacientes contaminados por Coronavirus, Araxá conta com outros 89 leitos. (Diário de Araxá) 
     
  7. Caratinga é contemplada com cestas
    Caratinga é um dos municípios contemplados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedese) com a doação de cestas básicas destinadas à população em situação de vulnerabilidade social agravada pelos efeitos da Pandemia do Covid-19. As cestas básicas são fruto de doação pelo projeto “Fazer o Bem Faz Bem” e devem atender ao público prioritário de programas sociais. O município é responsável pelo carregamento, retirada e transporte das cestas devendo providenciar veículo e quantidade de servidores compatíveis. (Diário de Caratinga) 

Guarda Municipal de Sete Lagoas atende a mais de 100 denúncias por dia pelo 153



Mesmo com mais de 100 ligações por dia, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem se desdobrado para atender às demandas de fiscalizações em estabelecimentos e logradouros públicos. Além da equipe de saúde, é um setor atuante na linha de frente no combate à propagação do novo coronavírus no município. Mesmo sem aumento do efetivo da corporação durante a pandemia, a GCM atende às demandas oriundas da Covid-19, além das ocorrências de praxe que são de responsabilidade da corporação.

Entre as principais ocorrências atendidas por meio do telefone 153 destacam-se aglomerações e estabelecimentos funcionando em desacordo com os decretos municipais. Diante da denúncia, o setor analisa se a resolução é ou não de competência da Guarda e avança no procedimento, disponibilizando viaturas.

Em função da pandemia, o número de denúncias aumentou e, as vezes, pode ocorrer congestionamento de ligações telefônicas. “Pedimos paciência à população, são mais de 100 ligações diárias para uma única linha e tentamos ser o mais claro possível com a população”, explica o comandante Sérgio Andrade. Ele ainda ressalta sobre as denúncias falsas recebidas motivando o deslocamento de equipes sem necessidade, atrasando outras ocorrências.

A Serra Santa Helena está sendo sério problema em tempos de pandemia. O local tem grande frequência de pessoas que muitas vezes não respeitam as normas sanitárias que evitam a propagação do novo coronavírus. “A Guarda, por sua vez, sobe, orienta os visitantes a descerem e não aglomerarem, porém, ao saírem em outra missão, o local é frequentado novamente. O mesmo acontece no Parque Náutico da Boa Vista”, explica Sérgio Andrade.

Um outro trabalho de orientação da Guarda é realizado nas filas de bancos. Segundo o comandante Sérgio Andrade, as aglomerações ocorrem com mais incidência na primeira quinzena de cada mês. “Os bancos fazem as demarcações dos locais, pedem para não aglomerarem e irem em dias alternados, mas ainda assim, na época de pagamentos de salários de aposentados, auxílio emergencial e pagamentos de empresas em geral, as filas são enormes”, acrescenta.

Em Sete Lagoas, diversos bares e restaurantes já tiveram seus alvarás suspensos por desobediência dos decretos municipais, que seguem o Programa Minas Consciente, do Governo do Estado. Ao receber uma denúncia, a GCM vai até o estabelecimento e notifica o proprietário. Já em caso de reincidência, ocorre a suspensão do alvará de funcionamento.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

Prefeitura de Sete Lagoas antecipa pagamento de servidores pelo quinto mês seguido


Pelo quinto mês seguido, a Prefeitura de Sete Lagoas vai antecipar o pagamento da folha salarial de todos os servidores da administração direta e indireta. A medida foi anunciada pelo prefeito Duílio de Castro no fim da tarde desta quarta-feira, 29.

Desde o início da pandemia da Covid-19, a queda de arrecadação de todos os municípios de Minas Gerais foi inevitável. Em Sete Lagoas, a situação não foi diferente e, nos últimos meses, houve queda de até 40% no fluxo de recursos que chegam aos cofres. Uma situação que provoca atraso no pagamento de folhas salariais em algumas prefeituras.

Porém, a Prefeitura de Sete Lagoas continua mantendo o compromisso com o funcionalismo graças a medidas de contenção de gastos adotadas desde o início do atual governo. “É uma questão de prioridade. Mesmo diante de todas as dificuldades, o servidor está sendo o suporte para que possamos dar uma cara nova em Sete Lagoas e essa valorização é uma questão de reconhecimento”, comentou o prefeito Duílio de Castro.

As folhas salariais de março, abril, maio, junho e agora julho foram acertadas de maneira antecipada já que, por lei, o pagamento pode ocorrer até o 5º dia último do mês subsequente ao trabalhado. Desta vez, o dinheiro será depositado na conta de todos os servidores nesta sexta-feira, 31 de julho.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

Governo do Estado lança novas regras para o Minas Consciente

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG.

Mudanças foram formuladas após consulta pública e diálogo com sociedade, prefeituras e agentes econômicos

O governador Romeu Zema lançou, nesta quarta-feira (29/7), as novas regras para o plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para orientar a retomada segura e responsável da economia nos municípios. 

O novo protocolo, que considerou uma consulta pública com 630 contribuições, pretende adequar as regras ao momento de platô da pandemia no estado, que indica estabilidade no número de novos casos e óbitos. Para definir as mudanças, também foi considerado o aumento de 71,8% no número de leitos de UTI na rede pública de Saúde nos últimos três meses. 

As mudanças do Minas Consciente passarão a valer no dia 6 de agosto, quando o Comitê Extraordinário Covid-19 divulgará as ondas a serem seguidas por cada microrregião.

O governador ressaltou que o novo plano foi desenvolvido para simplificar as regras, tornar os critérios mais intuitivos e contemplar as necessidades específicas dos municípios, principalmente aqueles com menos de 30 mil habitantes.  

“Após três meses da criação do Minas Consciente, conseguimos saber o que funcionou melhor, o que não funcionou tão bem e o que precisava de ajustes. Fizemos uma mudança nas ondas de reabertura, passando de quatro para três. Também percebemos que as cores geravam confusão, então agora elas serão como em um semáforo de trânsito, para tornar mais intuitivo. Outro ponto que queremos salientar é que os municípios com menos de 30 mil habitantes terão um tratamento simplificado, já que não possuem transporte coletivo e têm menos tendência a aglomerações”, disse. 


Adaptação

Zema também destacou que a segunda fase do plano acontece após a decisão judicial que impôs aos municípios a adesão. “Vimos a necessidade de regionalizar ainda mais, para considerar as características específicas das cidades, já que elas deverão obrigatoriamente seguir as regras a partir de agora. Por isso, teremos agora a divisão por macrorregião e também por microrregião, com as ondas indicadas para cada uma delas. Os gestores poderão optar por qual regra aderir, a mais ampla ou a mais específica, de acordo com os critérios que julgar mais adequados no seu município”, explicou.  

O governador lembrou que o momento ainda não é de relaxamento e é fundamental continuar adotando as medidas de proteção para manter a doença sob controle em Minas. “Embora o novo plano proponha a liberação de mais atividades, continuaremos tomando todos os cuidados. A intenção dos novos critérios implementados continua sendo a de preservar a vida dos mineiros. O foco é na saúde”, disse. 


Ondas

As novas ondas do plano serão divididas da seguinte forma:

Onda 1 - Vermelha – Serviços essenciais
Exemplos: supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, lojas de artigos de perfumaria e cosméticos, hotéis 

Onda 2 – Amarela – Serviços não essenciais 
Exemplos: lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias, salões de beleza

Onda 3 – Verde – Serviços não essenciais com alto risco de contágio 
Exemplos: academias, teatros, cinemas, clubes

Atividade especial
Escolas (seguirão regras específicas)

Protocolo

Além da mudança na divisão das ondas, o novo plano trará um protocolo único de higiene e distanciamento, a ser cumprido por todas as empresas. As definições específicas, como regras a serem seguidas em refeitórios ou alojamentos, serão destrinchadas em parágrafos. 

Critérios

Outra alteração foi a revisão dos indicadores que norteiam a tomada de decisão. Agora, passarão a ser considerados: taxa de incidência Covid-19; taxa de ocupação de leitos UTI Adulto; taxa de ocupação de leitos UTI Adulto por covid-19; leitos por 100 mil habitantes; positividade atual RT-PCR; % de aumento da incidência; e % de aumento da positividade dos exames PCR.
Regionalização

A análise dos dados será feita no âmbito microrregional, que vai agrupar um número menor de cidades para contemplar características mais específicas. Semanalmente, serão divulgados os índices da microrregião e da macrorregião, com ondas recomendadas para cada uma delas, conforme os indicadores.

A tomada de decisão sobre qual critério seguir, o recomendado para a macro ou a microrregião, ficará a cargo de cada prefeito.

Municípios pequenos

Outro ponto importante é o recorte para municípios de até 30 mil habitantes. Esses locais terão a oportunidade de irem para a segunda onda amarela, independentemente da onda em que estiver a sua microrregião, desde que a taxa de incidência não esteja superior a 50 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Adesão

Até o dia 29 de julho, 302 municípios mineiros haviam aderido ao plano Minas Consciente, o que representa 35% do total. Ao todo, 7 milhões de mineiros já estão contemplados. 

Consulta pública

A revisão do Minas Consciente foi realizada após consulta pública, que contou com 630 contribuições, sendo a maior desde o lançamento do site Consulta Pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa Governo de Minas.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Taxa de letalidade da Covid-19 em Sete Lagoas é mais de 50% inferior à média nacional


O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, 29, informa que o óbito registrado na UPA no último domingo, 26, com suspeita de Covid-19 teve resultado negativo para a doença. Porém, outro óbito registrado no Hospital Nossa Senhora das Graças nesta terça-feira, 28, de um homem de 29 anos, é considerado suspeito, mas ainda sem resultado de exame. O caso está sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde. 

O boletim ainda aponta aumento de 3,6% nas notificações de casos suspeitos de coronavírus nas últimas 24 horas, chegando a 6.432 desde o início da pandemia. A cidade tem agora 1.136 pessoas que apresentaram sintomas gripais e estão sendo monitoradas, 1.746 com monitoramento concluído e 2.800 que já testaram negativo. 

Mais 36 novos casos de Covid-19 foram confirmados em Sete Lagoas. São 20 mulheres e 16 homens. O total de casos positivos na cidade agora é de 786. Entre eles, 13 óbitos, 15 pacientes hospitalizados, 131 pessoas se recuperando isolamento domiciliar, sem complicações, e 627 curadas. 

O número de casos suspeitos de Covid na cidade subiu mais 2,7% nas últimas 24h. Agora são 1182 pessoas sendo monitoradas e 2893 que já fizeram exame e tiveram resultado negativo. 

HOSPITALIZADOS
Ao todo são 41 pessoas hospitalizadas na cidade por causas respiratórias. Destas, 26 já testaram positivo para Covid. O restante são 15 pacientes de Sete Lagoas, quatro de Paraopeba, dois de Abaeté, dois de Inhaúma, um de Cordisburgo, um de Capim Branco e um de Papagaios. Desde total, quatro já tiveram resultado negativo para Covid e outros 11 aguardam resultado de exames.


Entre os 41 pacientes hospitalizados, 26 estão em leitos de enfermaria. Dos 15 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, são 8 por pessoas de Sete Lagoas, quatro de Paraopeba, um de Abaeté, um de Caetanópolis e um de Cordisburgo. A taxa de ocupação de leitos de UTI, que estão destinados exclusivamente a pacientes com a doença, está em 34%.

COMPARATIVO
Desde o início do monitoramento, em março, 70 pessoas com diagnóstico de Covid-19 foram internadas em Sete Lagoas, sendo que 11 foram a óbito, 15 estão hospitalizados atualmente e 44 se recuperaram e tiveram alta hospitalar. Outros dois pacientes foram a óbito, contaminados pelo novo coronavírus, mas não estiveram hospitalizados em Sete Lagoas e, por isso, não entram nesse cálculo.  Um no estado do Tocantins e outro em Timóteo (MG). 


Levando-se em conta a população da cidade, que hoje é estimada em torno de 240 mil habitantes, o índice de contaminação, ou seja, de casos positivos da doença, é de 0,32%. Se forem considerados os casos positivos, a taxa de hospitalização fica em 8,9% de infectados que precisaram ser internados. O índice de letalidade, entre os pacientes contaminados em Sete Lagoas, é de 1,6%. A nível comparativo, em Minas Gerais este índice fica em 2,1% e no Brasil em 3,6%.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

Cadastro escolar para a rede municipal começa na próxima segunda-feira


A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura, abre na próxima segunda-feira, 3, o cadastramento escolar para o ano de 2021. O formulário para preenchimento estará disponível no site oficial do município (www.setelagoas.mg.gov.br) até o dia 14 de agosto.

Quem tiver dificuldade de acesso à internet poderá se dirigir à escola municipal mais próxima de sua residência ou à Casa da Cultura (av. Getúlio Vargas, 91, orla da Lagoa Paulino) de 9h às 15h. Para efetuar o cadastro o interessado deve ter em mãos a certidão de nascimento do aluno, identidade do pai/mãe ou responsável e o comprovante de endereço.

Uma novidade este ano é que, para a efetivação do cadastro do nascituro, as mães que estiverem grávidas poderão realizar o cadastro de seu filho ainda na gestação, de acordo com a Portaria 250, de 4 de março de 2020, que regulamenta esta questão. Entretanto, a criança, no ingresso ao berçário, em fevereiro de 2021, deverá estar com quatro meses completos de vida.

Quem deve se cadastrar: 
• Crianças de zero a cinco anos que irão ingressar no berçário e na educação infantil;


• Candidatos vindos de escolas particulares e os que pretendem ingressar na rede pública;


• Candidatos concluintes do 5° ano do ensino fundamental;


• Alunos que queiram retornar aos estudos até o 9° ano do ensino fundamental, inclusive os que pretendem retomar os estudos na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA);


• Candidatos, inclusive aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Estes deverão realizar o cadastro através de formulário eletrônico próprio, disponibilizado no site.


Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

Prefeitura de Sete Lagoas instala totens de higienização em pontos estratégicos



A Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, está instalando totens para higienização das mãos em locais estratégicos de Sete Lagoas.  A medida tem como objetivo a prevenção à Covid-19 e faz parte do conjunto de ações promovidas pela Prefeitura no combate à pandemia.

Inicialmente, cinco locais estão recebendo os equipamentos: Centro de Apoio ao Turista – CAT-JK, Terminal Urbano do Transporte Coletivo, Hospital Municipal e UPA 24 horas. Outro totem foi instalado na Teófilo Otoni, em frente a Secretaria Municipal de Educação. Os equipamentos são fixos e oferecem pia com água encanada, sabonete líquido e papel toalha. 

Segundo o presidente do SAAE, Robson Machado, o principal objetivo é oferecer mais uma possibilidade para evitar a propagação do vírus no município e, por isso, conta com o apoio da população para utilizar o equipamento de forma correta. "Sabendo que na área comercial e hospitalar, onde há um maior fluxo de pessoas, aumentam as possibilidades de transmissão da doença e até que se chegue em casa para higienizar as mãos, o risco é grande. O que pedimos é que a população ajude a preservar o bem, pois além de ser higiênico, diminui a propagação do coronavírus", ressalta. 

A Prefeitura alerta que as pessoas devem se prevenir utilizando máscaras, mantendo o distanciamento social e saindo às ruas somente para atividades essenciais. Combater o coronavírus é dever de todos.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 29/07/2020


  1. Detentos recebem visitas virtuais
    Os detentos do Presídio Regional de Nanuque resgataram, desde o último dia 15, o direito de receber visitas de parentes. Não são presenciais, como ocorria antes da pandemia da covid-19, mas por meio de videoconferências. O uso da tecnologia de ponta é uma parceria entre a direção do presídio, a comarca de Nanuque e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), responsável pela cessão dos equipamentos para uso dos presos. Inovador, o projeto foi batizado de "A Esperança Vem de Casa" e, nas próximas semanas, deve contemplar pelo menos 90 detentos do presídio. (Diário Tribuna- Teófilo Otoni) 
     
  2. LP é contemplada com recursos
    Lagoa da Prata, mais uma vez, foi contemplada com recursos do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. As principais estradas vicinais, que ligam a região do Fundão às comunidades de Martins Guimarães e Mirandas vão ser todas readequadas com melhorias, como contenção de cascalhamento, barraginhas, terraceamento e bueiros. A obra foi orçada em R$2 milhões e vai viabilizar a conservação das microbacias dos rios Santana e Jacaré, fazendo a contenção do derramamento de terras e detritos. (Jornal Cidade MG- Lagoa da Prata)
     
  3. Veículos terão selos de identificação
    A Secretaria de Defesa Social iniciou a colocação de selos nos veículos para melhor identificação nas barreiras sanitárias instaladas nas entradas de Poços de Caldas. São três tipos de selos. O de cor verde, que caracteriza o veículo de pessoas que moram em Poços, mas possuem placa de fora ou placa do Mercosul; o de cor amarela, para pessoas que moram fora de Poços e com placas de fora, mas que trabalham em Poços; e o selo de cor vermelha, que autoriza o veículo a uma permanência de 1 a 2 dias na cidade e é destinado a pessoas que necessitam de períodos temporários na cidade. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas) 
     
  4. Igreja receberá reforma
    Outro patrimônio histórico de Congonhas vai ser reformado: a Igreja de Nossa Senhora da Soledade, localizada em Lobo Leite. A obra deverá ser concluída em quatro meses, através do governo municipal e a Reteng Serviços Especiais Eireli, empresa responsável pela execução dos trabalhos. Vão ser realizados o restauro e a pintura de esquadrias e forros; pintura das paredes internas e externas; substituição de telhas e de parte do engradamento; reintegração do vazio deixado pela cruz do frontão com a inserção de novo elemento. (Correio da Cidade- Conselheiro Lafaiete)
     
  5. Muriaé faz pontuação histórica
    Muriaé obteve no ano de 2019 a pontuação de 14,65 em relação ao ICMS Patrimônio Cultural estabelecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. A nota é a maior já obtida pelo município em todos os tempos e reflete o trabalho incansável da Fundarte em, a cada ano, buscar o melhor para o município. Composta de uma equipe multidisciplinar que compreende arquitetos, historiador e museólogo o município tem que seguir as regras estabelecidas na deliberação normativa em vigor. (Gazeta de Muriaé) 
     
  6. Unidade em funcionamento 
    Os atendimentos na “Unidade de Referência e Triagem Covid-19 e Síndrome Gripal”, montada pela Prefeitura de Formiga ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) teve início nesta semana. A Unidade já está recebendo pacientes que apresentam síndrome gripal ou outros sintomas relacionados à Covid-19. No espaço não vai haver internações, que, conforme o pactuado com o Sistema Único de Saúde, vão ser feitas na Santa Casa de Caridade. O investimento na unidade é de R$50 mil por três meses e conta com leitos para acolhimento, consultório médico e sala de triagem. (Nova Imprensa- Formiga) 
     
  7. Kits verdes são distribuídos 
    A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) deu continuidade ao projeto social da horta municipal, localizada no pátio da instituição. O objetivo principal é oferecer aos servidores públicos e municipais, alimentos de qualidade. As colheitas estão sendo realizadas a cada 15 dias. Aproximadamente, a cada produção, são entregues 120 kits verdes para servidores do setor de capina e limpeza da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), e também para os funcionários que frequentam o pátio. (Gazeta do Oeste- Divinópolis) 

Conselho de Administração Pública conhece de perto obras realizadas pela Prefeitura





Um grande apoio que a Prefeitura está recebendo na tomada de decisões quanto a importantes projetos realizados em Sete Lagoas vem do Conselho Municipal de Administração Pública. O colegiado foi criado pelo atual governo e os seus membros acompanharam o prefeito Duílio de Castro em visita às principais obras em andamento em Sete Lagoas. 

Fazem parte do conselho os presidentes e representantes da Associação Comercial e Industrial (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (SindComércio), Associação dos Construtores de Sete Lagoas (Ascon7), OAB de Sete Lagoas e do Unifemm. O colegiado participa de reuniões frequentes na Prefeitura e o cronograma de visitas foi uma oportunidade de conhecer de perto projetos que foram apresentados no Gabinete do Prefeito. 

Esta foi a segunda oportunidade de Duílio de Castro detalhar as realizações da Prefeitura. No dia 15 de julho vereadores e representantes da imprensa percorreram cada ponto em regiões diferentes do município. Já na última segunda-feira, 27, foi a vez de o Conselho fazer o roteiro. 

A Prefeitura faz mudanças positivas no sistema viário do município. A proposta tem como objetivo garantir a segurança de motoristas e pedestres e ainda garantir o escoamento da produção industrial de maneira eficiente. “São obras que trazem benefícios aos cidadãos e gera confiança para quem pretende investir em Sete Lagoas”, definiu Geradir Alves, presidente da CDL. 

O grupo viu a pavimentação da estrada de Estiva e Silva Xavier, as rotatórias da Barbosa Melo, Escola Técnica e bairro Eldorado, a Praça Barão do Rio Branco e a avenida Marechal Castelo Branco. “São obras úteis e necessárias que faziam falta há muito tempo”, definiu Adriano Cotta, presidente da OAB. “Sete Lagoas vai avançando, crescendo e recuperando um grande tempo de atraso nas obras viárias da cidade”, completou José Roberto da Silva, presidente da ACI. 

O prefeito Duílio de Castro apresentou os detalhes de cada obra e ainda apresentou o cronograma de execução e conclusão dos trabalhos. “Estamos mostrando as obras do sistema viário. Estamos melhorando todas as entradas da cidade e fazendo obras de grande retorno para o cidadão. Trabalhamos muito para dar uma nova cara para Sete Lagoas”, comentou Duílio de Castro.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.