quinta-feira, 30 de abril de 2020

Laboratório municipal distribui kits de coleta nas unidades de saúde para detecção da Covid-19


O número de notificações de casos suspeitos de novo coronavírus na cidade subiu 1,94% nas últimas 24h, chegando a 787, segundo o boletim epidemiológico divulgado na manhã desta quinta-feira, 30. São 621 casos em investigação, seis positivos e 160 negativos. Há cinco pacientes internados em hospitais da cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave e dois pacientes tiveram alta, sendo que um teve resultado negativo e outro ainda aguarda liberação do exame.

O Município recebeu esta semana, do Ministério da Saúde, 560 testes rápidos. Foi a primeira remessa enviada a Sete Lagoas. A princípio, os testes serão usados, prioritariamente, em profissionais da saúde, agentes das forças de segurança e outros públicos definidos pelo Ministério da Saúde. "Os testes serão um reforço importante aos trabalhos do laboratório montado pela Secretaria de Saúde e o Unifemm, para aumentar os diagnósticos na cidade", acredita o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.
 
Laboratório
Os primeiros kits de coleta a serem analisados pelo laboratório municipal começaram a ser distribuídos hoje entre as unidades de saúde da cidade. Pesquisadores da UFMG, que já estão atuando nas instalações do laboratório em Sete Lagoas, iniciam também hoje um treinamento com os protocolos de coleta para os profissionais de saúde. "O laboratório não será aberto ao público. As amostras que serão enviadas para análise serão coletadas nos serviços de saúde da cidade", frisa o secretário.


Fiscalização 
Várias denúncias estão sendo recebidas pela Prefeitura de Sete Lagoas sobre estabelecimentos comerciais que, já no primeiro dia de flexibilização do comércio, estão desrespeitando o decreto publicado na última terça-feira. "Os estabelecimentos mistos, que se encaixam em mais de uma categoria, não podem se valer de duas ou mais categorias para funcionarem em mais de um turno por dia", esclarece o prefeito Duílio de Castro. A população pode, e deve, denunciar às autoridades os estabelecimentos que estiverem funcionando fora das normas. O telefone para denúncias é o 153.


Fake News
A Guarda Municipal divulgou hoje uma nota de esclarecimento em que desmente dois boatos que se espalharam na cidade ontem. Um deles falava sobre multas a motoristas que estivessem dirigindo sem máscara. O outro afirmava que ciclistas também seriam multados. Ambas as notícias são falsas. Todas as notícias oficiais sobre o enfrentamento ao coronavírus em Sete Lagoas estão sendo transmitidas à população por meio do boletim epidemiológico, disponível nas redes sociais da Prefeitura ou no hotsite www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus. Em função do feriado do Dia do Trabalhador, o próximo boletim será divulgado no sábado, 2.


Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 30/04/2020


  1. Combustível mais barato
    O Procon/Poços divulgou a pesquisa mensal de preços dos combustíveis vendidos na cidade. Os preços da gasolina aditivada, da gasolina comum, do etanol, do diesel comum e do diesel S10 caíram, respectivamente, 8,46%, 7,86%, 15,19%, 4,84% e 3,90% em relação à pesquisa realizada nos dias 22 e 24 de março. No comparativo com a pesquisa feita em abril de 2019, também foi registrada queda da gasolina aditivada, gasolina comum, etanol, diesel comum e diesel S10, respectivamente, 4,58%, 3,67%. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
     
  2. Justiça derruba decreto
    Uma decisão judicial determinou a suspensão do Decreto Municipal Nº 8.035/2020 que flexibilizou a reabertura do comércio em geral no município de Teófilo Otoni, com restrições. O comércio foi reaberto na quarta-feira passada, funcionando alguns segmentos pela manhã das 8h às 12h e outros segmentos das 14h às 18h, com um intervalo de duas horas todos fechados, das 12h às 14h. Numa Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública e acatada pelo juiz da 2ª Vara Cível, Emerson Chaves Motta, o comércio vai ser fechado novamente. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
     
  3. Rede de Ensino retorna dia 11 
    Com a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado, como medida de prevenção para evitar propagação do novo coronavírus, a Secretaria de Educação e Esportes criou o Programa Municipal de Atividades Tutoradas (PMAT), que disponibilizará plano de estudo aos alunos matriculados na pré-escola e no ensino fundamental. De acordo com o titular da pasta, Jaderson Teixeira, o programa terá início no dia 11 de maio. |(Nova Imprensa – Formiga)
     
  4. Empresa doa testes
    A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, está investindo para disponibilizar  – via Instituto Mosaic – 10 mil testes do tipo PCR para ajudar na confirmação de casos de covid-19. A ação é fruto de uma iniciativa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro  em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba. Os testes serão disponibilizados para a região do Triângulo Sul, que inclui 30 municípios, como Uberaba, Araxá, Tapira, entre outros. (Jornal de Patrocínio)
     
  5. BNB abre campanha 
        O Banco do Nordeste abriu a campanha Juntos pela Vida, em parceria com o Camed Saúde, que visa minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 em populações de maior vulnerabilidade social e que vai cobrir toda área de sua jurisdição, incluindo a área mineira da Sudene, formada pelo Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A ação conjunta objetiva arrecadar recursos financeiros para compra de alimentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de higiene, a serem doados a instituições beneficentes de todo o Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros) 
     
  6. Paróquias reabertas sob restrições
        As Paróquias de Varginha vão ser reabertas sob restrições na cidade. Em um comunicado divulgado na tarde de quarta-feira, 29, pela Paróquia Matriz do Divino Espírito Santo, ficou decidido a volta de celebrações e confissões em igrejas do município. “A Prefeitura Municipal de Varginha estabeleceu a reabertura do comercio local, incluindo, a partir da última segunda-feira, 27, o funcionamento de bares, restaurantes e academias. Contudo, tendo em vista que o período para manifestação dos primeiros sintomas da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) é de 7 a 14 dias, as Paróquias de Varginha. (Correio do Sul- Varginha) 
     
  7. GV  pioneira no acompanhamento 
        O isolamento social dos valadarenses não caiu após publicação do decreto de reabertura gradativa do comércio, no dia 17 de abril. Esse indicador faz parte de levantamentos feitos pela startup In Loco Media, líder no segmento de geolocalização no país, e que vêm sendo compartilhados pela Prodemge (Governo do Estado) para a Prefeitura de Governador Valadares. A plataforma usa informações enviadas por aplicativos parceiros, como de instituições bancárias e varejistas, para aferir deslocamentos das pessoas. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)
     
  8. Governo vai concluir Hospital 
        A conclusão das obras do Hospital Público Regional, em Divinópolis, foi oficializada pelo Governador Romeu Zema (Novo) na manhã desta quarta-feira, 29. O anúncio faz parte de uma série de ações que vai somar R$645 milhões em investimentos. Os recursos estão garantidos pela Justiça como parte das medidas compensatórias homologadas entre o Estado e as empresas Vale e Samarco. A retomada das obras já estava na pauta de assuntos estratégicos debatidos entre o deputado federal Domingos Sávio (PSDB) e o Governo de Minas. Há 15 dias, a retomada das obras do Hospital Público Regional de Governador Valadares também havia sido anunciada. (Portal Agora- Divinópolis)

Solidariedade e COVID-19: Tulip Inn Sete Lagoas será ponto de entrega de doação de alimentos, roupas e tecidos para máscaras

Iniciativa fortalece rede de apoio no combate à pandemia
A partir de segunda-feira, 4, o  Tulip Inn Sete Lagoas, do Louvre Hotels Group – Brazil, vai se tornar ponto de arrecadação de doações de alimentos, roupas e tecidos para produção de máscaras. A ação, que ajuda a consolidar uma rede de solidariedade de combate ao COVID-19, vai auxiliar a população de baixa renda da região. As doações poderão ser entregues no endereço Avenida Prefeito Alberto Moura, número 21.001, Sete Lagoas, MG.
“Ter o Tulip Inn Sete Lagoas como ponto de entrega de doações de alimentos e roupas para o projeto ‘A fome não espera’, organizado pela Loja Maçônica Igualdade Justiça e Trabalho, e de tecidos para a confecção de máscaras por costureiras para o projeto Dorcas é participar ativamente da rede de solidariedade que empresas e outras instituições país afora têm implementado em tempos de pandemia de COVID-19. Nesta semana, já começamos doações de lençóis em desuso ao projeto Dorcas, que pode ser acessado no Instagram @renatateixeira35. E saber que a iniciativa pode levar um pouco de conforto e alívio a pessoas que necessitam nos motiva a esperar por dias melhores”, compartilha o gerente, Edson Monteiro.

“O desejo do Tulip Inn Sete Lagoas é ir além dos limites do hotel para de fato ajudar no esforço nacional para conter a pandemia e trazer a situação de volta ao normal o mais rápido possível”, finaliza Monteiro.  

Serviço:
Tulip Inn Sete Lagoas
Endereço: Avenida Prefeito Alberto Moura, 21.001, Sete Lagoas – MG
Redes sociais: @tulipinn.setelagoas
Contato: (31) 3775-5350
Fonte: RPM Comunicação.

Câmara Municipal retoma atividades presenciais na próxima segunda-feira (04)


Está publicada no Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira (30) a Portaria 07/2020 que “estabelece retorno parcial das atividades da Câmara Municipal de Sete Lagoas”. Respeitando medidas de higiene e observados horários marcados, os atendimentos nos gabinetes dos vereadores será reestabelecido, assim como algumas atividades. Todas as pessoas que entrarem no prédio terão a temperatura corporal medida por termômetros sem contato físico.

A portaria assinada pelos parlamentares que compõem a Mesa Diretora leva em consideração o Decreto Municipal nº 6226/2020, publicado em 28 de abril de 2020 que “Estabelece a retomada das atividades comerciais e de prestação de serviços no município de Sete Lagoas e dá outras providências”. Para que servidores e público mantenham as medidas preventivas e sanitárias contra o coronavírus foram afixados informes nos três andares do prédio assim como frascos de álcool 70% para higienização das mãos.

O expediente será em horário normal, das 8h às 17h. Todos os servidores, que vão trabalhar em horários alternados, e visitantes devem usar máscara de proteção para entrar e permanecer nas dependências do Legislativo. Agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar serão responsáveis por fiscalizar a determinação, com poderes para restringir a entrada de quem não observar a obrigação, constando como falta funcional a ser apurada nos termos do Estatuto para os servidores.

Na rotina de trabalho os colaboradores devem observar alguns cuidados como procurar manter entre si, sempre que possível, a distância mínima de dois metros, o mesmo vale para os visitantes. Todos devem lavar as mãos com frequência ou as higienizarem com álcool em gel 70%. A todo momento deve se evitar aglomerações.

Os atendimentos nos gabinetes devem observar alguns cuidados para se evitar a propagação do coronavírus. Os assessores dos vereadores somente poderão fazer atendimento, de público externo, por agendamento que será programado pelo responsável do gabinete e repassado à portaria da Câmara que fará o controle da entrada. Estão limitados a quatro os atendimentos por dia, nos gabinetes. Dois na parte da manhã, de 8h às 12h e dois entre 13h e 17h, sempre respeitado o limite de uma pessoa por dois metros quadrados úteis de área livre de circulação.

A reunião plenária e as reuniões das comissões, ordinárias, serão retomadas em 12 de maio, ainda em ambiente virtual, e funcionarão com o mínimo de servidores necessários para realização do evento e sem público. Fica mantida a interrupção da realização de reuniões solenes, especiais, visitas técnicas, audiências públicas, seminários e eventos diversos no período de vigência da portaria. Ainda não tem data definida para as sessões voltarem a acontecer no Plenário.

Fonte: TV Câmara.

Prefeitura paga salário antecipado e acertos e injeta quase R$ 30 milhões na economia de Sete Lagoas


Quem decidiu receber acerto rescisório em cheque conta com uma estrutura especial na Prefeitura

Uma gestão diferenciada implantada na Prefeitura há dez meses permitiu que fossem injetados cerca de R$ 30 milhões na economia do município nesta quinta-feira, 30, véspera do feriado do Dia do Trabalhador. Os recursos são da antecipação da folha salarial do funcionalismo e também do início do pagamento dos acertos rescisórios que eram aguardados há anos por quem, em outras oportunidades, prestou serviço na administração.

Quando assumiu o cargo, no dia 1º de junho de 2019, o prefeito Duílio de Castro implantou um abrangente programa de contenção de gastos. Naquele momento, havia folhas salariais e contratos com fornecedores em risco com pagamentos em atraso. “Foi preciso adotar uma estratégia com foco em uma gestão eficiente para tirar o município de uma situação drástica. O resultado foi percebido durante estes dez meses e, agora, podemos cumprir outro compromisso. O servidor será sempre prioridade”, ressaltou o prefeito.

Desde o início desta gestão, a folha de pagamento é depositada na conta dos servidores no quinto último do mês, uma norma que atende às leis trabalhistas. Porém, nos últimos dois meses, quando a pandemia do coronavírus prejudicou muito o planejamento das pessoas, a Prefeitura antecipou o pagamento. “Esta semana já foi permitido que segmentos do comércio funcionem, uma maneira de evitar que muitos empreendedores fechem seus negócios. Antecipar o salário é uma maneira de garantir o fomento da economia próximo de uma data tão simbólica, que o Dia o Trabalhador”, comentou o prefeito.


Rescisões
Também nesta quinta-feira, 30, a Prefeitura está concluindo a primeira fase de pagamento de acertos rescisórios devidos, inclusive, por outras administrações. De um total de 8.600 pessoas com este direito, 3.186 estão sendo contempladas, quase 40% do total. “Fizemos o recadastramento de todos utilizando os meios presencial, por telefone e via internet e conseguimos executar esta etapa. Hoje estão recebendo quem tem direito até R$ 1.900 líquidos”, explica o secretário municipal da Fazenda, Francis Henrique da Silva.


Os valores referentes às rescisões foram pagos de duas maneiras. Um total de 3.117 pessoas optaram por receber em conta bancária e apenas 69 escolheram pegar seus cheques na própria Prefeitura. Para este atendimento, foi disponibilizada uma estrutura especial com guichês, onde o acesso das pessoas está sendo controlado em função das medidas sanitárias de combate ao coronavírus. Agora, a Prefeitura planeja uma próxima etapa de pagamento, que dependerá do fluxo de caixa. Assim que houver definições, a data e o novo valor do acerto serão divulgados.

Com os pagamentos do salário antecipado de servidores da administração direta, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (Fumep) e os acertos das rescisões, a economia do município está recebendo um aporte de R$ 28.882.872,24.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Sete Lagoas agora tem dois óbitos descartados e um suspeito em investigação por Covid-19


Sete Lagoas chegou nesta quarta-feira, 29, a 772 notificações para Covid-19, um aumento de 2,25%. Destes, 614 casos estão em investigação, seis positivos e 152 negativos. Um óbito suspeito foi registrado nesta madrugada. Se trata de uma paciente do sexo feminino, que estava internada com Sindrome Respiratória Aguda Grave no Hospital Nossa Senhora das Graças. O resultado do exame ainda não foi divulgado. Outros quatro pacientes seguem internados nos hospitais da cidade.

A Prefeitura de Sete Lagoas publicou, na noite de ontem, um novo decreto que regulamenta o funcionamento de atividades comerciais e prestadores de serviço na cidade. Tomando como parâmetro o protocolo do Estado e a situação epidemiológica atual, as atividades foram liberadas com observância de condições gerais e específicas, inclusive com limitação de horários de funcionamento (Veja matéria no www.setelagoas.mg.gov.br). "Vale ressaltar que, também com base na situação epidemiológica da cidade, as regras serão avaliadas periodicamente, podendo ser revistas a qualquer momento", destaca o prefeito Duílio de Castro. Algumas atividades, no entanto, ainda seguem sem poder funcionar, como igrejas, escolas, academias e empresas que produzem eventos com alto potencial de aglomeração.

Fiscalização
Todos os fiscais da Prefeitura, não somente os da Vigilância Sanitária, estarão nas ruas para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários previstos no decreto. As empresas que não seguirem as normas serão, numa primeira abordagem, notificadas. Em caso de reincidência, os estabelecimentos terão os alvarás sanitário e de funcionamento suspensos por 15 dias. Se a desobediência persistir, a suspensão será por 30 dias. Havendo nova reincidência, os alvarás ficam suspensos até o fim da pandemia. Denúncias podem ser feitas pelo 153.


A Prefeitura de Sete Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde e o Gabinete de Gestão de Crise reforçam que, mesmo diante da abertura parcial do comércio, a colaboração da população é fundamental para que seja possível conter o aumento dos casos na cidade. "Somente saia de casa em caso de extrema necessidade. Se você realmente precisar sair, use máscara e mantenha o afastamento social nas ruas, nas lojas, dentro do transporte público", pede o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, explica quando procurar uma unidade de saúde. "Caso apresente algum sintoma gripal, como coriza, tosse e febre, procure atendimento médico. Se estes sintomas vierem acompanhados de falta de ar, o atendimento deve ser feito na UPA ou no Pronto Atendimento do seu plano de saúde".

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 29/04/2020


  1. Uberaba tem app empreendedor
    Uberaba terá, em breve, plataforma exclusiva de e-commerce para os empreendedores locais, com acesso gratuito. Sob iniciativa da Prefeitura de Uberaba, com parceria da Codiub e apoio do Sebrae, o lançamento da fase de implantação foi feito pelo prefeito Paulo Piau e pelo Grupo de Trabalho de Apoio ao Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O aplicativo Mebox foi criado pela Startup Code Square, que apresentou a ferramenta durante o lançamento. Nele, os lojistas vão conseguir gerenciar seus negócios e inserir produtos, fotos e preços. (Jornal de Uberaba)
     
  2. CBMM faz parada temporária
    A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em Araxá, realizará, de forma proativa, uma parada na linha de produção de ferronióbio (FeNb), entre os dias 18 de maio e 17 de junho de 2020. Durante este período, serão realizadas as manutenções preventivas que estavam previstas para os meses de junho e julho de 2020. Os colaboradores que trabalham nesta linha cumprirão férias coletivas e retornarão ao trabalho em 18 de junho. Segundo a Companhia, a parada de produção proporcionará mais tranquilidade para a retomada das atividades e do volume de vendas no segundo semestre de 2020. (Correio de Araxá)
     
  3. Violência doméstica aumenta
    Em Araguari, 96 mulheres foram atacadas no último mês de março, um crescimento equivalente a mais de 50% em comparação a março do ano passado. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, nos dias 6, 16 e 31, foram oito vítimas em cada um deles. As informações foram apuradas junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Em fevereiro de 2020 o munícipio apresentou 78 vítimas desse tipo de crime contra a mulher, também com um aumento de quase 50% nas ocorrências. Apenas no dia 28, foram sete ataques. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
     
  4. Ipatinga flexibiliza com restrições
    Seguindo o novo protocolo divulgado pelo Governo do Estado dentro do chamado ‘Minas Consciente’, o Comitê Gestor de Crise de Ipatinga deliberou pela reabertura gradativa de alguns setores comerciais. De acordo com novo decreto municipal, a abertura de shopping centers e galerias em Ipatinga ocorrerá dentro de certas limitações, entre elas o recebimento de público em 40% da capacidade total dimensionada para cada estabelecimento. Desde ontem, 29, os lojistas dos shoppings poderão funcionar de quinta-feira a domingo, de meio-dia às 20h. A situação será reavaliada 21 dias após a reabertura. (Diário do Aço – Ipatinga)
     
  5. UFOP credenciada para exames 
        A Universidade Federal de Ouro Preto vai ter capacidade para realizar diariamente 200 testes de detecção da Covid-19. De acordo com a responsável técnica pelo Laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP, professora Cláudia Martins Carneiro, a resposta da aprovação do termo de compromisso para o credenciamento, foi confirmada no final da tarde desta terça, 28. O laboratório possui o padrão de segurança biológica nível NB2, o exigido pela Fundação Ezequiel Dias. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)
     
  6. 47% de leitos ocupados 
        A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde através da plataforma “FormSUScap”, informa que subiu para 1433, o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) em Divinópolis. Destes, 144 foram descartados. A quantidade de infectados também sofreu alterações, são 85 confirmações. A ocupação de leitos corresponde à 47%. No índice de infecção por 100 mil habitantes, o município marca 35,68%. O número de óbitos se manteve com apenas um caso confirmado, representando 0,42% na escala. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)
     
  7. Muriaé incluída em programa
        Muriaé está entre as cidades selecionadas para integrar o "Programa de Apoio à Gestão Pública: Municípios contra o coronavírus". A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Votorantim e a Companhia Brasileira de Alumínio, através de parceria com a Prefeitura, começou a valer na segunda-feira, 27. Durante período de até quatro meses, a cidade vai receber assessoria técnica especializada, com foco em questões como governança de crise, assistência e impactos fiscais. O programa vai ser dividido em cinco etapas. (Gazeta de Muriaé) 
     
  8. Câmara fiscaliza saúde 
    A Câmara Municipal de Juiz de Fora, por meio do Fiscaliza JF, iniciou nesta semana uma vistoria de unidades de saúde da cidade para verificar a disponibilidade dos equipamentos de proteção individuais (EPIs). A proposta partiu da Mesa Diretora e foi aprovada pelo presidente da casa legislativa, Luiz Otávio Fernandes Coelho. Em um primeiro momento, a equipe do Fiscaliza JF visitou o Hospital de Pronto Socorro e a Unidade de Urgência Regional Leste. Nenhuma irregularidade foi constatada nos locais. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Decreto autoriza reabertura controlada de algumas atividades econômicas em Sete Lagoas



A partir desta quarta-feira, 29, parte do comércio e outras atividades privadas poderão funcionar em Sete Lagoas. As novas regras foram autorizadas, com restrições e seguindo protocolos do governo estadual, por meio do Decreto nº 6.256, publicado no Diário Oficial do Município na noite desta terça-feira, 28 (www.setelagoas.mg.gov.br/diario-eletronico). A decisão foi definida pelo Comitê Gestor de Crise tendo como base informações técnicas e analíticas sobre a pandemia do coronavírus no município e uma alternativa para evitar aglomerações e diminuir o fluxo de pessoas na rua foi estabelecer turnos de trabalho para áreas específicas. Medidas de proteção e cuidados no ambiente de trabalho são obrigatórios.

Sete Lagoas foi a primeira cidade de Minas Gerais a adotar o isolamento social para prevenir a propagação da Covid-19. Desde o dia 19 de março estava em vigor legislação que restringia o funcionamento de setores do comércio. Desde então, várias reuniões foram realizadas pelo Comitê de Crise com a participação de entidades representativas como Associação Comercial e Industrial (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e SindComércio. Nos encontros foram apresentadas pesquisas apontando que se o comércio ficasse fechado por mais 15 dias, 33% das empresas poderiam quebrar. De 30 a 40 dias de fechamento a falência poderia ser decretada por 80% dos empreendedores.

O novo decreto leva em conta, além da situação local quanto ao coronavírus, o programa do Governo de Minas Gerais denominado “Minas Consciente – retomando a economia do jeito certo” (www.mg.gov.br/minasconsciente), um conjunto de protocolos sanitários que orientam sobre a autorização de atividades econômicas em todos os municípios do estado. A normativa permite a retomada gradual da economia observando continuamente o impacto no sistema de saúde com base em critérios e dados epidemiológicos. “Esta não é uma medida irresponsável. É uma decisão do Comitê que acompanha de maneira minuciosa as informações que são atualizadas diariamente”, comentou o prefeito Duílio de Castro. Até esta terça-feira, 28, foram registrados seis casos da doença, com cinco pacientes já curados do vírus, nenhum óbito pela contaminação. Outra consideração foi quanto à série de medidas já adotadas pelo governo municipal para prevenção à pandemia, dentre essas a instalação de um laboratório para realização de testes e o reforço na rede hospitalar para atendimento exclusivo a casos da doença.

HORÁRIO ALTERNADO
A sugestão apresentada pelo Comitê de Gestão de Crise para funcionamento de atividades comerciais direcionou o decreto que permite a abertura em período parcial e alternado entre setores variados. “Com isso vamos diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e também desafogar o sistema de transporte público”, avalia o prefeito Duílio de Castro. Alguns ramos de atividades vão funcionar de 7h às 12h e outros de 14h às 19h. “Este intervalo é estratégico para evitar a circulação das pessoas ao mesmo tempo”, completa o prefeito.

NÃO AUTORIZADOS
Fica mantida ainda, segundo o decreto, a proibição de funcionamento de várias atividades que caracteristicamente provocam aglomeração ou até reúnem grandes públicos.

CUIDADOS E MEDIDAS DE PROTEÇÃO
O decreto estabelece normas gerais para garantir a proteção de colaboradores das empresas e seus clientes. O estabelecimento que deixar de cumprir as exigências terá seu alvará de funcionamento suspenso, além de outras penalidades legais, incluindo multas. O cumprimento das exigências será amplamente fiscalizado pelas equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da Guarda Civil e demais agentes de fiscalização da Prefeitura. Denúncias sobre descumprimento de regras podem ser feitas pelo telefone 153.

ATENDIMENTO DA PREFEITURA
A Prefeitura também retornará o atendimento presencial do serviço público na próxima segunda-feira, 4, de 10h às 16h. A carga horária foi definida para que haja atendimento entre as duas faixas de funcionamento do comércio. A rede municipal de ensino permanecerá com as aulas suspensas por tempo indeterminado.

Alguns cuidados relacionados ao ambiente de trabalho:
- Nas áreas de circulação interna dos estabelecimentos sempre demarcar com sinalização a distância de 2 metros que deve ser mantida entre um cliente e outro, incluindo quando forem pegar produtos em prateleiras, ou afins e filas de qualquer natureza;
- Organização da fila e entrada de pessoas, mantendo a distância mínima de 2 metros entre os usuários;
- Só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras;
- Limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço;
- Disponibilizar na entrada do estabelecimento lavatório com dispensador de sabonete líquido e papel toalha ou dispensador com álcool gel a 70%, bem como nos sanitários;
- Oferecer o álcool 70% para os clientes higienizarem as mãos antes e após tocar em máquinas de cartão de crédito, caixas eletrônicos de autoatendimento, entre outros equipamentos;

Algumas orientações para trabalhadores no ambiente de trabalho:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% com periodicidade mínima de cada 2 horas, ou a qualquer momento dependendo da atividade realizada ou quando em contato com o cliente;
- Utilizar os equipamentos de proteção individual disponibilizados pelo empregador, da forma correta, sendo obrigatória a utilização de máscara em todas as atividades;
- Manter distância mínima de pelo menos 2,0 metros, entre os colaboradores/trabalhadores e entre estes e os clientes. Quando isto não for possível, utilizar máscara cirúrgica e respeitar a barreira de proteção física para contato com o cliente;

Orientações para os clientes:
- Fique em casa sempre que possível;
 - Caso tenha sintomas de gripe ou resfriado, não saia de casa;
- Utilize máscara, de preferência caseira, durante todo período de permanência fora de casa;
 - Prefira solicitar serviço por delivery, compra por telefone ou internet;
 - Se for do grupo de risco não saia de casa! Peça ajuda a um familiar, amigo ou vizinho sem ter contato físico com a pessoa;
- Permaneça no estabelecimento o menor tempo possível, dessa forma, planeje sua compra ou atividade antes de sair de casa;
- Realize a higienização das mãos ao entrar e no estabelecimento, acessar balcões de atendimento e “caixas” e ao sair do estabelecimento;
- Ao chegar em casa, higienizar as mãos e antebraços com água e sabão;

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Prefeitura antecipa folha salarial e paga acertos rescisórios nesta quinta-feira


O prefeito Duílio de Castro anunciou, na noite desta segunda-feira, 28, ótimas notícias para o servidor público municipal e também ex-servidores que já ocuparam cargo na Prefeitura e não receberam seus acertos rescisórios. Na próxima quinta-feira, 30, véspera do feriado do Dia do Trabalhador, será paga de maneira antecipada, pelo segundo mês seguido, a folha salarial de abril e ainda quase de 3.200 acertos referentes a rescisões serão efetivados.

Mesmo diante de uma queda brusca em sua arrecadação própria e, ainda, dos repasses oriundos dos governos Estadual e Federal, a administração municipal chega com fôlego em um momento crítico da economia em função da pandemia do novo coronavírus. Duílio de Castro recorda que, quando assumiu efetivamente o governo, há 10 meses, havia folhas salariais em atraso e uma defasagem fazendo com que 56% do funcionalismo recebesse menos de um salário mínimo vigente como vencimento base. “Foi preciso planejamento e gestão para mudar esta realidade. Fizemos o compromisso de fechar 2019 sem dever nada ao funcionalismo e isso foi cumprido. Também conseguimos recompor as perdas salariais que existiam há anos”, comentou.


O prefeito fez questão de destacar que o equilíbrio financeiro implantado na administração foi fundamental para cumprir outro compromisso. Nesta quinta-feira, 30, será pago o acerto rescisório de quem tem até R$ 1.900 a receber, contemplando 3.186 pessoas. Este processo foi endossado por um recadastramento iniciado no dia 17 de março e a previsão deste pagamento só foi prorrogada devida à restrição de atendimento presencial na Prefeitura. “Estamos pagando outra obrigação de administrações passadas. Não contávamos com esta suspensão do atendimento presencial e foi preciso outros meios para fazer esse banco de dados. Vencemos todos os obstáculos, o servidor terá sempre prioridade”, declarou Duílio de Castro.

O acerto das rescisões será depositado na conta bancária do interessado. Quem tem conta ativa no Banco Itaú não precisou fazer o recadastramento e receberá normalmente nessa conta. Quem optou por receber em outro banco ou em cheque, teve que fazer o recadastramento. "Quem tem mais de um contrato a receber, receberá nesta quinta apenas um deles, mas será aquele de maior valor", frisou o prefeito. A segunda fase do acerto será anunciada em breve, após uma avaliação detalhada do fluxo de caixa da Prefeitura.

ACERTO EM CHEQUE
Os cheques serão entregues na Secretaria Municipal da Fazenda, no 2º andar do prédio da Prefeitura. Apenas 69 interessados optaram por este tipo de recebimento, o que equivale a pouco mais de 2% do total de cadastrados para esta primeira fase. O atendimento para esta demanda começará às 10 horas e será necessário um período médio de 10 a 15 minutos para que o documento seja assinado e conferido pelo contemplado. Quem tem dúvida sobre esta modalidade de pagamento deve registrar seu pedido de esclarecimento no formulário disponível neste endereço www.setelagoas.mg.gov.br/atendimento.

PAGAMENTO ANTECIPADO
O prefeito Duílio de Castro também anunciou o pagamento antecipado do salário de abril para todos os servidores da administração também nesta quinta-feira, 30. Este é o segundo mês seguido que esta medida é adotada pelo governo municipal. “No momento em que está sendo possível rever o funcionamento do comércio, anunciamos essa ótima notícia aos servidores. Uma maneira de fomentar nossa economia, que ficou tão prejudicada com esta crise”, avalia Duílio de Castro.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

Vacinação contra Influenza no Posto Três Poderes termina nesta quarta


Terminou nesta terça-feira, 28, o drive-thru de vacinação contra a gripe Influenza montado pela Prefeitura de Sete Lagoas no estacionamento do Unifemm, com foco em idosos, profissionais de saúde e da segurança e doentes crônicos. Desde a última semana de março, tanto o Unifemm quanto a Faculdade Santo Agostinho funcionaram como postos de vacinação sem a necessidade de sair do carro.

Segundo o responsável técnico de imunização do Município, Guilherme Abreu Menezes, foram aplicadas 6.357 vacinas no Unifemm e 1.500 vacinas na Santo Agostinho. Desde o último dia TAL, um posto de vacinação também foi montado no Posto Três Poderes, na BR-040, apenas para atender a caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e agentes da Polícia Rodoviária Federal. No local foram aplicadas 670 vacinas.

"A vacinação contra a gripe para idosos segue sendo feita em domicílio, bastando ligar para o ESF mais próximo para agendar a visita de uma equipe. Por esse sistema 'delivery', já foram aplicadas 16.267 vacinas. No Posto Três Poderes, a vacinação termina nesta quarta, 29", afirma Guilherme.

Os grupos da segunda fase da campanha de vacinação têm até o dia 8 de maio para se vacinar. Depois, de 9 de maio a 6 de junho, será a vez de outros grupos, conforme cronograma abaixo:

1ª fase, de 24 de março a 15 de abril
Grupos prioritários: idosos acima de 60 anos e profissionais da Saúde.


2ª fase, de 16 de abril a 8 de maio
Grupos prioritários: adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e povos indígenas.


3ª fase, de 9 a 17 de maio
Grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.


4ª fase, de 18 de maio a 6 de junho
Grupos prioritários: adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escolas públicas e privadas.

Confira a lista completa das unidades de Saúde de Sete Lagoas no site www.setelagoas.mg.gov.br

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 28/04/2020


  1. Comitê ajuda o comércio
    Poços de Caldas vai flexibilizar alguns comércios e prestação de serviços a partir desta sexta-feira (1 de maio). E para que comerciantes, empreendedores e empresários possam enfrentar a crise gerada pelo coronavírus da melhor maneira possível, e com unidade de esforços, o prefeito Sérgio Azevedo criou o Comitê Municipal Extraordinário de Apoio à Iniciativa Privada. “Este Comitê tem o mesmo peso que o Comitê da Saúde. É um Comitê que vai ajudar na recuperação do nosso comércio. Um elo entre o setor público e a iniciativa privada para que a nossa economia seja retomada o mais rápido possível”, declarou o prefeito. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas0
     
  2. MPF contra flexibilização
    O Ministério Público Federal  ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, contra o município de Teófilo Otoni e a União, para que seja suspenso o Decreto Municipal que alterou política de Distanciamento Social Ampliado (DSA), prevista no Decreto Municipal que instituiu o regime de Distanciamento Social Seletivo (DSS), flexibilizando as medidas de enfrentamento e prevenção à epidemia de Covid-19. O MPF pede, também, que o município se abstenha de adotar qualquer medida que autorize o funcionamento de atividades não essenciais, enquanto durar o Estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espin). (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
     
  3. Secretaria organiza feira
    Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Machado organizou os feirantes do entorno do Terminal Rodoviário de Machado, da Praça São Benedito, das imediações do CIC e do Jardim das Oliveiras a utilizarem máscaras e isolarem as proximidades das barracas com fitas de sinalização. “São medidas para dar mais segurança sanitária aos trabalhadores e aos fregueses das feiras”, resumiu o secretário de Agricultura, Luís Henrique Pimenta, o Zhen. (Folha Machadense)
     
  4. Taxa de letalidade  é de 7,8% 
        Já são nove óbitos em decorrência da Covid-19 e 115 casos confirmados em Uberlândia de acordo com o boletim municipal divulgado na segunda-feira, 27. Com isso, a taxa de letalidade do novo coronavírus na cidade é de 7,8%, percentual acima da média estadual (4%) e nacional (6,8%). Os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que a cidade tem 3.616 notificações suspeitas da doença, colocando a cidade como a terceira do estado em casos suspeitos até o momento. Em contrapartida, 1.174 outros casos deram negativo para a contaminação do vírus. (Diário de Uberlândia) 
     
  5. Uberaba tem menos óbitos
        As mortes causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tiveram um aumento de 360,8% em Minas Gerais desde 8 de março. Os dados sobre o aumento são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil). De acordo com a Arpen Brasil, no mesmo período do ano passado, ocorreram 23 mortes por SRAG. Neste ano, nesse intervalo de tempo, os óbitos são 106. Na contramão do Estado, em Uberaba, nenhuma morte por SRAG havia sido computada em 2019 entre os dias 16 de março e 28 de abril, enquanto neste ano somente uma aparece no registro. Para Uberaba, outros números chamam atenção.  (Jornal da Manhã- Uberaba) 
     
  6. Abastecimento está garantido 
         As recentes chuvas que ocorreram em Pará de Minas fizeram com que os mananciais da cidade pudessem se recuperar do período de estiagem. Com níveis satisfatórios, os ribeirões Paciência e Paivas, aliados aos poços artesianos conseguem abastecer todo o município. Além deles, em breve, a cidade vai poder contar também com o auxílio da nova adutora que está sendo construída pela mineradora Vale do Rio Doce, que vai ligar o Rio Pará até a estação de tratamento de água no bairro Nossa Senhora das Graças. (JC Notícias- Pará de Minas) 
     
  7. Primeira unidade sentinela 
        O Hospital São Paulo, de Muriaé, tornou-se a primeira unidade de vigilância sanitária sentinela para síndromes gripais da Zona da Mata de Minas Gerais, um progresso concretizado pela Regional de Saúde de Ubá na última quinta-feira, 23. Essa conquista abrange toda a região sob jurisdição da Regional, ao todo 31 cidades, que agora passam a contribuir com a identificação dos vírus respiratórios em circulação no país, o que permite o monitoramento da demanda de atendimentos e contribui diretamente para a atualização das vacinas contra síndromes gripais, aplicadas anualmente na população de todo o Brasil. (O Vigilante - Leopoldina) 
     
  8. Prisão por evento em boate 
    A Polícia Civil levou para a delegacia no sábado, 25, o dono de uma boate em Patrocínio. Ele teria promovido um evento na noite de sexta-feira, 24, contrariando os decretos municipal e estadual de combate à pandemia da covid-19. De acordo com a Delegada Camila Sajiolia Vieira Virola, os policiais receberam denúncias informando sobre o evento e acabaram conduzindo o proprietário do estabelecimento para a delegacia. Camila informou que ele confirmou o evento dizendo que se tratava de uma confraternização particular, com a presença de cerca de 15 a 20 pessoas. (Patos Hoje – Patos de Minas)