segunda-feira, 30 de março de 2020

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 30/03/2020

  1. Vereadores de Caeté têm aumento
    A Câmara Municipal aprovou o subsidio mensal dos vereadores de Caeté, incluindo o dos membros da Mesa Diretora. Após a revisão anual, visando a recomposição do valor da moeda, mediante aplicação da variação do índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2.019, que foi de 4,4816 %, o valor do salário de vereador de Caeté passa a ser de R$7.176,68. A resolução entrou em vigor na data de sua publicação, que foi dia 20 de março, com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2020. (Jornal Opinião – Caeté)
     
  2. Salinas ganha hospital
    A região do Alto Rio Pardo passa a contar com uma moderna estrutura de atendimento para a saúde da sua população, com a inauguração do Hospital São Lucas na cidade de Salinas. A solenidade que marcou o início do funcionamento da unidade ocorreu no final de fevereiro, contando com a presença de autoridades municipais, gestores do Plano de Saú-de São Lucas, responsável pelo projeto e convidados. O mais novo empreendimento do Plano de Saúde São Lucas tem estrutura moderna, com mais de 900 m2 de área construída, e vai funcionar com atendimentos em diversas áreas, contando com espaço para realização de exames e sala cirúrgica. (Tribuna do Norte – Salinas)
     
  3. Pirapora terá Hospital de Campanha 
        O Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Pirapora vai abrigar um Hospital de Campanha para ampliar a oferta de leitos no atendimento a pacientes contaminados pelo coronavírus. A medida foi definida pela prefeitura e aprovada pelo Ministério Público. A unidade de saúde deve começar a funcionar dentro de 15 dias. O hospital vai ser criado para evitar a sobrecarga e até um colapso nos atendimentos da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, em caso de agravamento no número de pessoas infectadas com o coronavírus na cidade e região. Pirapora possui 28 casos suspeitos da doença, um deles já descartado. (Jornal O Norte- Montes Claros)
     
  4. Transporte registra queda
        Uberaba vem adotando medidas de combate ao coronavírus. Entre elas a não aglomeração de pessoas, para evitar a transmissão do vírus. Os reflexos das ações, que foram estabelecidas por meio de decretos municipais, já são vistos nos ônibus coletivos, que hoje estão praticamente vazios. A Superintendência de Transporte Público de Uberaba divulgou o número diário de passageiros que utilizou o transporte nas últimas duas semanas. Em 14 de março foram transportados 30,5 mil passageiros e, neste sábado, 28, 2,7 mil. Entre o domingo dia 22 de março e este sábado, 28, a queda diária foi crescente. (Jornal da Manhã- Uberaba)
    .
    Parque do Sabiá entre os maiores 
        Desde sua inauguração, em 1982, o Estádio Municipal Parque do Sabiá de Uberlândia está entre os maiores do Brasil, em capacidade de público. Um levantamento coloca-o em 9º lugar entre os principais do País. Em 1º lugar está o Maracanã (Rio de Janeiro), hoje com capacidade para 78.838 pessoas, e na sequência estão Mané Garrincha (Brasília) com 72.788 lugares; Morumbi (São Paulo) com 66.795; Castelão (Fortaleza) com 63.903; Mineirão (Belo Horizonte) com 61.846; Arruda (Recife) com 57.000; Arena Grêmio (Porto Alegre) com 56.500; Beira Rio (Porto Alegre) com 56.000; Estádio Municipal Parque do Sabiá (Uberlândia) com 53.350; e o Arena Fonte Nova (Salvador) com 50.025 lugares. (Gazeta do Triângulo- Araguari)
     
  5. HM faz campanha para respiradores
        O Hospital Margarida de João Monlevade realiza uma campanha de arrecadação de fundos para enfrentar o Covid-19, o novo coronavírus. O novo provedor do Hospital, José Alberto Grijó, declarou que o objetivo é adquirir dez respiradores artificiais, compra que gira em torno de R$600mil, além de testes rápidos para o coronavírus. Hoje, o Hospital tem 21 respiradores. As doações de qualquer valor podem ser feitas pela conta 34882-3 na agência 0607 da Caixa Econômica Federal. Para transferências de outros bancos (DOC ou TED), é necessário digitar o CNPJ 21142203000192. (Jornal A Notícia- João Monlevade) 
     
  6. Ceresp volta a receber presos 
        Para evitar a contaminação e propagação do novo coronavírus (Covid-19) no sistema prisional mineiro, foram criadas 30 unidades de referência, espalhadas por todo o Estado, que vão funcionar como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos do sistema prisional. Dentre essas unidades, está o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga, que vai voltar a receber presos. O Ceresp estava interditado parcialmente desde 2016, quando ocorreu uma rebelião que deixou boa parte da unidade destruída. Com isso o local passou a ser ocupado apenas por mulheres reclusas. (Diário do Aço- Ipatinga)



Brasil registra 3.904 casos confirmados de coronavírus e 114 mortes

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Todos os estados registraram casos e dez apresentaram óbitos: AM, CE, PE, PI, RJ, SP, GO, PR, SC e RS

Subiu para 3.904 os casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de óbitos também aumentou para 114. De acordo com informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, até as 20h deste sábado (28), as mortes estão localizadas nos estados do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São Paulo continua registrando o maior número de casos e de mortes, são 84 óbitos no estado.

Durante a coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explicou que agora é um momento que o Brasil precisa se unir e andar na mesma direção para passar pela crise com o menor estrago possível. "Precisamos ter racionalidade e não nos mover por impulso. Vamos nos mover pela ciência, pela parte técnica, com planejamento e pensando em todos os cenários. Não podemos agir pensando individualmente, mas coletivamente. É hora da União, estados, municípios e população estarem bem alinhados para enfrentarmos juntos essa fase ruim", explicou Mandetta.

Medidas de isolamento
O Ministério da Saúde promoverá reuniões durante a semana com as secretarias estaduais e municipais de saúde para traçar planos que contemplem a saúde e a economia ao mesmo tempo, de forma sincronizada. O momento de isolamento social se faz necessário para que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha tempo de preparar melhor a estrutura e os profissionais de saúde, o que deve ajudar a reduzir os casos de pessoas infectadas e, principalmente, óbitos.
"O tempo que nós temos para nos prepararmos melhor é agora. Temos que regularizar o abastecimento correto dos Equipamentos Individuais de Proteção (EPIS) para os profissionais de saúde, caso contrário vamos rapidamente perder força de trabalho e teremos muita dificuldade. Agora temos que poupar o sistema de saúde e não sobrecarregá-lo", ponderou Mandetta.
Durante a semana, a pasta observará e alinhará os parâmetros conforme a necessidade de cada estado para que economia e saúde andem juntos. "Onde for preciso apertar ou afrouxar mais nós faremos, mas sempre juntos. Vamos com ética, disciplina e foco. Estou com os cabeças brancas da medicina andando comigo. Agora é hora de unir todo mundo, vamos ter dias difíceis, mas podemos amenizá-los muito", concluiu o ministro.
Atualização dos casos 
Para manter a população informada a respeito dos casos e óbitos, o Ministério da Saúde atualiza diariamente os dados na plataforma de dados do coronavírus. O painel traz as informações e permite uma análise do comportamento do vírus com o passar do tempo, além de um gráfico de dados acumulados apontando a curva epidêmica da doença.

Fonte: Gustavo Frasão, da Agência Saúde.


sábado, 28 de março de 2020

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 28/03/2020

  1. Ouro Preto tem centro de enfrentamento
    A Prefeitura iniciou na semana que passou a adaptação do prédio da antiga Fábrica de Tecidos, onde atualmente funciona o Centro de Eventos e o Parque Tecnológico, para receber pacientes que apresentem um quadro de contaminação e, consequentemente, necessitem ficar isolados. De acordo com o prefeito Júlio Pimenta, o Centro de Eventos foi o local escolhido para se tornar temporariamente um Centro Avançado de Enfrentamento ao Coronavírus. O espaço contará com 50 leitos, banheiros, posto médico, enfermarias infantil, feminina e masculina, expurgo e depósito de material de limpeza. (O Liberal – Ouro Preto)
     
  2. Formiga ganha mais leitos
    O Ministério da Saúde acatou solicitação do Município de Formiga e anunciou à Secretaria de Estado de Saúde que serão liberados mais 15 leitos para a UTI da Santa Casa de Caridade de Formiga. A Secretaria Municipal de Saúde enviou relatório sobre a situação da cidade de Formiga como polo de saúde regional e explicou que os atuais 17 leitos da UTI disponível são poucos caso a pandemia chegue à cidade e região. Em tempos de normalidade, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que são necessários 2,4 leitos para cada 70 mil habitantes. (O Pergaminho – Formiga)
     
  3. Entidades alertam para colapso
    O Sindicato do Comércio de Conselheiro Lafaiete (Sindcomércio), Associação Comercial de Conselheiro Lafaiete (Acias) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete (CDL-CL) assinam juntas um comunicado, no qual informam que vêm acompanhando de perto todas as medidas e orientações para o controle da pandemia do coronavírus e reconhecem a importância das ações preventivas. Mas destacam que entidades e a classe empresarial da cidade dividem uma preocupação global a respeito da situação, que leva em conta a saúde, a vida social e os empregos, que dependem da sobrevivência das empresas. (Jornal da Cidade – Conselheiro Lafaiete)

  4. HC suspende parte dos atendimentos
        Parte dos atendimentos ambulatoriais, as cirurgias eletivas, e as visitas aos pacientes no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, foram suspensas. O objetivo é reduzir aglomerações por causa da pandemia do coronavírus. Por enquanto estão mantidos somente os atendimentos às gestantes, de oncologia e os relacionados ao pós-operatório. A coordenação do HC-UFTM ressaltou que foram mantidas apenas cirurgias de urgência e emergência e as relacionadas à oncologia. As visitas e acompanhantes para pacientes estão suspensos desde esta quinta-feira, 27. (Jornal de Uberaba)
     
  5. Implantado guia de informação
        Em busca da conscientização da população, a Prefeitura de Divinópolis com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, criou o Guia de Informação e Prevenção sobre o Covid-19. Informações como os meios de transmissão, os principais sintomas e formas de se proteger contra a doença, estão disponíveis no site. A nova medida da gestão municipal visa usar mais um aliado no combate à pandemia: a informação. A página além de ter tradução em libras, permite que os usuários realizem o download dos arquivos. O cidadão pode baixar e compartilhar informações verídicas, combatendo assim as fake news. (Gazeta do Oeste- Divinópolis) 
     
  6. NM tem obras inacabadas na saúde
        O Norte de Minas tem obras inacabadas na área de saúde, como o Hospital do Trauma, com 242 leitos, sendo 39 de UTIs e em Salinas, para lavanderia e central de esterilização que permitiria gerar mais leitos para atender os casos como da Pandemia do Coronavírus. O jornal Estado de Minas cita que os recursos de R$1 bilhão da União e do estado de Minas Gerais poderiam ter sido revertidos em 11 hospitais, dois centros de saúde e três estruturas de suporte a unidades hospitalares capazes de reforçar os mineiros contra a pandemia da COVID-19. São unidades identificadas em levantamentos dos tribunais de Contas da União e do Estado. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros) 
     
  7. Criado conselho de combate à crise
        Em meio a pandemia do Coronavírus, muitos cidadãos enfrentam crise econômica, por não estarem trabalhando ou por serem atingidos com o decreto de fechamento do comércio. Pensando nisso, o prefeito em exercício, Vérdi  Lúcio Melo, criou o Conselho de Combate à Crise, mais uma medida da Prefeitura de Varginha para combater o coronavírus. “A finalidade é que seja feita uma avaliação sobre impostos, vencimentos e outros assuntos ligados à economia que já sofre os efeitos do confinamento das pessoas nesta quarentena e queremos adotar medidas que não prejudiquem ainda mais nossa população, porém sem comprometer drasticamente o Município”, explica Vérdi. (Correio do Sul- Varginha)



sexta-feira, 27 de março de 2020

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 27/03/2020


  1. Hospital das Clínicas terá mais 40 leitos 
        Montes Claros e o Norte de Minas vão contar com um reforço importante na saúde para atenção às vítimas da Covid-19. Dentro de alguns dias entram em operação 40 novos leitos de terapia intensiva (CTI) no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira. Com esse incremento, a unidade de saúde vai passar a contar com 60 leitos de CTI, o que vai poder ajudar a desafogar o atendimento na região. Além disso, já estão em andamento obras para construção do acesso ao pronto-socorro do HC, que dever ser ativado dentro de 20 dias. Estão sendo investidos mais de R$ 5,7 milhões nessas ampliações do hospital. (Jornal O Norte- Montes Claros) 
     
  2. Dmae suspende cortes de água 
        O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia tomou algumas medidas em relação aos serviços prestados devido à pandemia do coronavírus. Entre as ações, estão a suspensão temporária do corte de fornecimento de água, caso o contribuinte esteja inadimplente. Segundo o diretor geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, apesar da suspensão, as leituras do uso de água continuam sendo realizadas diariamente, o que não isenta a necessidade do pagamento. A orientação é que o consumidor não deixe de efetuar os pagamentos em dia para não incorrer em multas e juros. (Diário de Uberlândia) 
     
  3. Barbacena terá mais leitos 
        O governador Romeu Zema (Novo), em coletiva transmitida pela internet na última terça-feira, 24, informou que vão ser ampliados leitos pelo interior de Minas Gerais em instituições já existentes ou até mesmo a criação de hospitais de campanha. O objetivo dos espaços é para o tratamento do Coronavírus (COVID-19). A Polícia Militar (PM) começou a contatar prefeituras para ter um panorama de onde esse trabalho vai poder ser feito. Barbacena juntamente com Uberlândia, Juiz de Fora e Divinópolis são municípios que apresentam potencial. Hoje, o SUS opera com cerca de 2 mil leitos em Minas. Metade estarão vagos com o cancelamento das cirurgias eletivas. (Folha de Barbacena) 
     
  4. Comerciantes terão carência 
        O prefeito de Arcos Denilson Teixeira assinou um decreto, permite que os comerciantes e empresários tenham seis meses de carência para o vencimento de alvarás. Isso significa que os documentos de permissão de funcionamento que venceriam em abril, só vão perder a validade em setembro. Pagamentos de impostos e parcelamentos também são citados no documento. A medida visa assegurar a situação financeira do comércio no município diante da pandemia do coronavírus. Segundo o secretário de Fazenda, Dênio Dutra Barbosa, as medidas tributárias visam amenizar a situação econômica dos comércios, que estão fechados mediante força de um decreto já publicado. (Jornal Cidade MG-Lagoa da Prata)
     
  5. Santa Casa inicia obras de terapia
        Após reunião emergencial em função do delicado momento de pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) na última sexta-feira, 20, o conselho da Santa Casa de Misericórdia de Araguari, definiu o início das obras de um novo prédio anexo ao hospital, destinado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O prédio vai ter capacidade para 11 leitos e tem previsão de entrega para daqui quatro semanas. De acordo com a provedora da Santa Casa, Dra. Daniela Henriques Soares Lopes Debs, logo após a reunião, todos os parceiros fizeram contatos para montar uma equipe e conseguir fornecedores de materiais de construção. (Gazeta do Triângulo- Araguari) 
     
  6. Valadares vai receber recursos
        A Justiça do Trabalho de Minas liberou o valor de R$ 11 milhões reservados à indenizações por dano moral coletivo para atender a situação emergencial de instituições estratégicas ligadas à saúde, para que possam superar a crise de atendimento médico e evitar o colapso do sistema de saúde pública e do atendimento à população. Os recursos são parte da indenização definida em ação civil pública proposta em face da Samarco, da Vale e da BHP Billiton Brasil, após o rompimento da Barragem de Fundão, ocorrida em Mariana-MG, em 2015. A juíza Graça de Borges de Freitas, titular da Vara do Trabalho de Ouro Preto, atendeu, a pedido do Ministério Público do Trabalho, e liberou parte dos recursos em caráter emergencial. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares) 
     
  7. Pesquisadores desenvolvem EPI 
        Na linha de frente no combate ao novo coronavírus, trabalhadores da saúde lidam com pacientes infectados diariamente e, desta forma, necessitam de reforço na proteção para evitar contaminação pela doença. Pensando no cuidado com esses profissionais, os professores do Departamento de Física, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rodrigo Alves Dias, José Paulo Furtado de Mendonça e Evandro Bastos dos Santos, estão desenvolvendo um protótipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para utilização durante o tratamento de pacientes de coronavírus, produzido por meio de uma impressora 3D. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora) 


Aécio Neves apresenta PEC que prevê eleições unificadas em 2022 e fim da reeleição


O deputado federal Aécio Neves apresentará uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para adiar as eleições municipais deste ano, atendendo ao apelo feito pelo ministro da Saúde. O objetivo do deputado é contribuir para evitar a maior propagação do vírus em atos, reuniões e encontros da campanha eleitoral.

Com a medida, Aécio Neves defende que os recursos destinados ao pleito (fundo eleitoral de cerca de R$ 2 bilhões e recursos do orçamento TSE para estas eleições) sejam direcionadas para o controle da doença e tratamento dos infectados.

A PEC de Aécio Neves prevê:
  • Adiamento das eleições deste ano;
  • Unificação com as eleições de 2022;
  • Resguarda-se o direito adquirido daqueles que possam disputar a reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente da República;
  • A eleição para Senado, em 2022, irá prever um mandato de 4 anos.
  • A partir das eleições gerais de 2026, os mandatos passarão a ser de 5 anos;
  • Fica vedada a reeleição para os cargos Executivos.

O deputado Aécio Neves já iniciou a coleta de assinaturas de apoio à PEC para protocolá-la junto à Câmara dos Deputados.

Segue abaixo texto da PEC.
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº  , DE 2020

Altera os arts. 27, 28, 29, 44, 46 e 82, da Constituição Federal, para prorrogar os mandatos de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores até 31 de dezembro de 2022 e a ocorrência das eleições gerais para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Prefeito e Vice-Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Vereadores e Deputado Distrital em 2022, e unifica o tempo de mandato para cinco anos nos poderes Executivos e Legislativos nas esferas Federais, Estaduais e Municipais a partir das eleições de 2026.

As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:


Art. 1º O arts. 27, 28, 29, 44, 46, 82 da Constituição Federal passam a vigorar com as seguintes alterações:

 
"Art.27...................................................................................
§1º A partir das eleições gerais de 2026 será de cinco anos o mandato dos Deputados Estaduais, aplicando-se-lhes as regras desta Constituição sobre sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remuneração, perda de mandato, licença, impedimentos e incorporação às Forças Armadas. ............................................................................” (NR)

   "Art. 28. A eleição de Governador e do
Vice-Governador de Estado a partir das eleições gerais de 2026,
para mandatos de cinco (cinco) anos, vedada a reeleição, e realizar-se-á no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato de seus antecessores, observado, quanto ao mais,
o disposto no art. 77
.................................................” (NR)

Art. 29. ...........................................................................
I – A partir das eleições do ano de  2026 os mandatos de Prefeitos, Vice-Prefeitos e dos Vereadores serão de cinco anos, vedada a reeleição de Prefeitos e Vice-Prefeitos, e terá início em 1º de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição; ..................................................................” (NR)

“§ 1º A duração dos mandatos com data de encerramento em 31 de dezembro de 2020, serão prorrogados excepcionalmente até 31 de dezembro  2022, buscando assim a simultaneidade com a ocorrência das eleições gerais para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Prefeito e Vice-Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Deputado Distrital e Vereador no ano de 2022. ...........................................................................” (NR)

"Art. 44  .....................................................................
Parágrafo único. Cada legislatura terá cinco anos.
...........................................................................” (NR)

   "Art. 46. ....................................................................
§ 1º A partir de 2026 Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de 5 (cinco) anos, permitida reeleição, com os Senadores eleitos em 2022, excepcionalmente, com mandato de 4 (quatro) anos, com encerramento 31 de janeiro de 2027, afim de coincidir encerramento do mandato com as eleições gerais no ano de 2026. ..........................................................................” (NR)

"Art. 82. O mandato do Presidente da República
a partir das eleições gerais de 2026 é de cinco anos, sendo vedada a reeleição e terá início em 1º de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.” (NR)


Art. 2º - Fica estabelecida a coincidência das eleições federais, estaduais e municipais a partir do ano de 2022.

Art. 3º - O disposto nesta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação, observado o seguinte:

Art. 4º - Fica revogado o disposto no § 2º do art. 46 da Constituição Federal.


 
JUSTIFICAÇÃO
 
A pandemia Covid-19 está a exigir profundas alterações na organização da sociedade brasileira. Uma delas refere-se ao processo eleitoral do país. Está se formando um consenso de que as eleições municipais previstas para este ano devem ser adiadas. Já se pode assegurar que será impossível garantir a saúde de milhões de eleitores e candidatos, sobretudo, no período da pré-campanha, em que reuniões e convenções são realizadas para se definir candidaturas. Ainda é incerto que mesmo após agosto tenhamos condições sanitárias para realizar a campanha em si, que exige corpo a corpo de candidatos, encontros, comícios e reuniões várias.

O momento é grave e exige de todos esforço concentrado no combate a propagação do vírus e na formulação de medidas e ações para responder às consequências da pandemia.

Esse esforço concentrado também terá que ser feito em relação aos recursos públicos. O fundo eleitoral (cerca de R$ 2 bilhões) e os recursos que o orçamento do TSE disponibilizaria para o pleito devem ser destinados à emergência vigente, sendo alocados no Ministério da Saúde, com o principal objetivo de preservação da vida dos brasileiros.

Assim, a presente PEC propõe adiar as eleições municipais, fazendo-as coincidir com o pleito de 2022, assegurando-se o direito adquirido daqueles que podem concorrer à reeleição nos cargos de presidente da República, governador e prefeito. Em 2022, o mandato para o Senado seria de 4 anos.

Propõe ainda a PEC que, a partir de 2026, todos os mandatos legislativos e executivos sejam de 5 anos, ficando vedada a reeleição para os cargos executivos. Em vários países, senadores e deputados têm o mesmo tempo de mandato.

Assim, além de contribuir para o enfrentamento da pandemia, a PEC que se refere a um dos temas  centrais concernentes à reforma política, tão reclamada pela sociedade brasileira, diz respeito à necessidade de estabelecer um cronograma institucional  pertinente  ao  processo  eleitoral  que  reduza  o clima de tensão permanente, com graves repercussões para a nossa economia, assim como para a necessária estabilidade social e política de que tanto carece o Brasil.

Com isso, o Brasil teria eleições gerais a cada cinco anos, o que poderá ensejar um ciclo histórico no qual se permite a realização de um programa de governo, sem que seja necessário recorrer ao instituto da reeleição, o qual se tem demonstrado inadequado ao aperfeiçoamento da nossa jovem democracia.

Observadas as circunstâncias locais e estaduais, além da dimensão nacional, vemos que o instituto da reeleição, introduzido em nosso país mediante emenda constitucional motivada por elevados propósitos, resultou mais prejudicial do que benéfico.

Sobretudo, a realização de pleito nacional a cada dois anos, mobilizando todos os recursos políticos e toda a atenção da sociedade brasileira durante praticamente todo o ano em que ocorre a eleição, seja municipal, seja nacional e estadual, tem implicado dificuldades para os cidadãos e os agentes econômicos, e obrigado à realização de gastos excessivos, tanto pelo Estado, para prover a realização do pleito, quanto por partidos e candidatos.

A coincidência geral das eleições, assim volta-se a ensejar a necessária estabilidade política e administrativa de que necessitam o governo e a sociedade, e também se prende ao propósito de fazer com que os custos de nossa democracia sejam menores para todos.

E solicitamos aos eminentes pares as medidas necessárias ao aperfeiçoamento desta Proposta de Emenda à Constituição, e as ações necessárias à sua aprovação pelo Congresso Nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Federal Aécio Neves.

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 26/03/2020



  1. Entidades querem flexibilização
    Entidades e sindicatos querem a flexibilização do decreto municipal para a reabertura do comércio em Uberaba. Um documento foi apresentado ao prefeito Paulo Piau. A informação é do presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), Anderson Cadima. Além da Aciu, a mobilização conta com o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Vale do Rio Grande (Fiemg), Sindicato do Comércio de Uberaba (Sindicomércio), Sindicato dos Profissionais da Contabilidade e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Uberaba. O presidente da Aciu sabe da importância de salvar vidas, mas observa o cenário econômico prejudicado com o decreto que determina o fechamento do comércio até o dia 30 de abril. (Jornal da Manhã – Uberlândia)
     
  2. Anunciada reabertura de hospital 
    A Prefeitura de Uberlândia comunicou que requisitou a utilização do hospital Santa Catarina para uso no combate e prevenção à Covid-19. A medida já foi publicada no Diário Oficial do Município e a justificativa pelo uso do espaço é devido à “necessidade de adoção de medidas excepcionais e transitórias para resguardar a saúde coletiva e individual, diante do quadro de pandemia provocado pelo novo coronavírus”. Ainda segundo o Executivo, a partir desta terça-feira, 24, um grupo de trabalho vai começar a atuar para colocar em funcionamento os 20 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e outros leitos existentes no hospital, além de todos os equipamentos disponíveis no local. (Diário de  Uberlândia)
     
  3. Acordo ajuda no combate ao Coronavírus
    A Justiça mineira homologou acordo entre o Estado de Minas Gerais e a Vale S.A. que vai  permitir a utilização de R$ 5 milhões e seus rendimentos para a construção de ala específica, no Hospital Eduardo de Menezes, para atender pacientes acometidos pelo Coronavírus (Covid-19). O pedido de homologação foi apresentado pela Advocacia-Geral do Estado (AGE) e pela Vale ao juiz Elton Pupo Nogueira, da 2ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, na noite de quarta-feira, 18. O valor liberado vai ser considerado como compensação ou reparação no julgamento final do processo que apura a extensão dos danos causados pela empresa com o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho. (Jornal Correio do Sul- Varginha) 
     
  4. Cemig coloca à venda imóveis 
    A Cemig vai vender por meio de pregão eletrônicos 26 imóveis, avaliados em aproximadamente R$ 19 milhões, próximos à represa de Três Marias e, também, no centro de Belo Horizonte, em Lagoa Santa, Araguari, Pouso Alegre e outros municípios do Triângulo, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha e das regiões Norte, Sul, Oeste e Sudoeste de Minas. Nas imediações da represa de Três Marias, vão ser colocados à venda um imóvel em Morada Nova de Minas e oito propriedades no loteamento Náutico Três Marias, no município de mesmo nome. No Sul de Minas, são três imóveis urbanos em Pouso Alegre, São Lourenço e Itutinga. (Gazeta de Varginha) 
     
  5. Vacinas acabam no primeiro dia
    Com a previsão de atender mais de 20 mil idosos durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Poços, o estoque de 5,2 mil doses disponível para o primeiro dia em 25 postos durou apenas até o início da tarde desta segunda-feira, 23. A chegada de novas doses está previstas para a próxima semana. Ao todo, ¼ da população dos idosos do município foi imunizada neste primeiro dia. A primeira fase da campanha vai até dia 16 de abril e a meta é imunizar 20,6 mil idosos e 3,5 mil profissionais da saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a produção das doses da vacina foi antecipada, haja vista que a vacinação só começaria em abril. (Jornal da Cidade- Poços de Caldas) 
     
  6. HU aceita doações de equipamentos 
        Interessados em doar equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais que atuam nas unidades do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vão poder entregar o material a partir desta segunda-feira, 23. O hospital vai aceitar itens de almoxarifado e de farmácia. Embora a instituição tenha assegurado o fornecimento adequado de EPIs para seus trabalhadores, há um cenário mundial de escassez desses materiais que pode se agravar em função da pandemia do novo coronavírus. Portanto, via ser bem-vinda a doação de avental cirúrgico descartável (estéril); avental hospitalar manga longa (SMS); filtro HEPA para ventiladores mecânicos; luva de procedimento P, M ou G (uso em área de saúde); máscara cirúrgica; máscara N95 (BFE 99%); óculos de proteção; óculos de sobreposição; papel toalha; protetor facial; e touca descartável com elástico. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora) 
     
  7. Guaxupé Café Festival é cancelada 
        O prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), editou o Decreto nº 2183, com medidas de combate ao Coronavírus (por volta das 22h18 da noite de segunda-feira, 23). Iniciado oficialmente há pouco mais de uma semana, o trabalho de enfrentamento à pandemia tem sido realizado por um Comitê, composto por profissionais técnicos e político-administrativos. Após determinar o controle dos acessos às entradas da cidade, assim como o fechamento do comércio e da prestação de serviços, o governo municipal agora cancela o Guaxupé Café Festival, que aconteceria em junho deste ano. (A Folha Regional- Muzambinho)

Câmara vai realizar, pela primeira vez na história, votação virtual em Reunião Extraordinária



Umas das várias mudanças que a pandemia de coronavírus impôs na vida de todas as pessoas vai oportunizar um fato histórico no Poder Legislativo de Sete Lagoas. Em quarentena obedecendo a recomendação das autoridades de saúde para evitar aglomerações e proliferação do vírus que transmite a Covid 19, os vereadores vão se reunir, em vídeoconferência, para votar a pauta da Reunião Extraordinária que vai acontecer nessa quinta-feira (26), às 15h. A sessão inicialmente estava prevista para a última terça-feira.

O departamento de Tecnologia de Informação (TI) da Câmara Municipal trabalha, desde o início da semana, de forma incessante, para a viabilizar o encontro e a votação virtual. “Os vereadores poderão participar de qualquer lugar onde estejam com uma internet de qualidade satisfatória”, informa o diretor de TI, Eduardo Diniz.

Um computador instalado na sede da Câmara vai monitorar todas as transmissões dos vereadores e vai canalizar o conteúdo para a TV Câmara que vai transmitir ao vivo a sessão inédita com sistema remoto de votação. A disponibilização da ferramenta reforça que a Câmara não mediu esforços, nesse momento instável causado pelo coronavírus, para possibilitar a votação dos Projetos do prefeito Duílio de Castro que beneficia servidores municipais.

Estão na pauta, todos de autoria do prefeito Duílio de Castro, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 28/2020, que regulamenta a gratificação de produtividade para os servidores efetivos e/ou estáveis do SAAE, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 27/2017, que dispõe sobre gratificação para servidores da saúde, e o PLC 03/2020, que trata dispõe sobre assuntos relacionados à aposentadoria de servidores, nos termos da Emenda Constitucional nº 103/2019.

Também será votado o PLO 41/2020, onde o Legislativo municipal propõe a revogação da Lei 9.020/2020, que dispôs sobre a reajuste anual dos servidores do Legislativo. Todos os textos podem ser acessados, na íntegra, pelo site do Serviço de Apoio ao Processo Legislativo, (SAPL)

A pauta, porém, pode ser alterada uma vez que o Ministério Público enviou para a Câmara Municipal, nessa quarta-feira (25), a recomendação 06/2020. Nela, o MP recomenda, por conta da Covid 19, entre outros motivos, que o Legislativo “se abstenha de votar e aprovar projetos de lei que aumentem a remuneração (vencimentos e vantagens de qualquer natureza – pessoal e/ou do cargo) de agentes públicos e políticos vinculados ao Município de Sete Lagoaoas/MG, e aumentem gastos com pessoal na forma prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, gerando impacto orçamentário e financeiro negativo”.

O presidente Cláudio Caramelo (PRB), na manhã desta quinta-feira (26), protocolou junto ao Executivo o documento e notificou o prefeito Duílio de Castro que pode optar por retirar os textos de sua autoria da pauta. Caso a decisão se confirme apenas o PLO 41/2020 será apreciado na sessão extra de logo mais às 15h. 

Fonte: TV Câmara.