terça-feira, 5 de novembro de 2019

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 05/11/2019


Pela quarta vez aumenta número de dengue
Pela quarta vez consecutiva aumenta o número de casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue em Uberaba, segundo dados atualizados na segunda-feira, 4, pela Secretaria de Estado da Saúde. O boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika mostra que Uberaba está com 1.285 casos prováveis da doença. No boletim anterior eram 1.215 casos prováveis de dengue. Isso significa 70 casos em duas semanas. No boletim do dia 7 eram 1.190 casos e no anterior, 1.178. Uberaba continua com dois óbitos por dengue neste ano. (Jornal de Uberaba)

Biometria é baixa no Alto Paraopeba
Faltando pouco mais de três meses para se encerrar o prazo final dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as três maiores cidades da região lideram as estatísticas negativas da biometria. Enquanto algumas cidades já biometrizaram todo o eleitorado, Congonhas só conseguiu fazer 15,82 de seus 40.773 eleitores. Ouro Branco, por sua vez, vem na frente de Congonhas e já fez a biometria de 27,21% dos 30.059 eleitores e em seguida aparece Lafaiete, que atingiu 38,56% dos mais de 93 mil votantes. Lamim, Queluzito e Santana dos Montes encerraram o processo dia 10 de outubro e conseguiram passar dos 80% do eleitorado. (Jornal Correio da Cidade – Lafaiete)

Varginha já biometrizou mais de 20%
Na 281ª Zona Eleitoral, o município de Varginha continua à frente com mais de 20% de seus eleitores biometrizados, seguido de Elói Mendes, com pouco mais de 19% já cadastrados; e Carmo da Cachoeira, com menos de 8%. Minas Gerais, como um todo, ultrapassou a meta estabelecida para 2019. A última verificação foi feita pelo TSE em 31 de outubro último. Segundo os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, Varginha soma 98.377 eleitores, dos quais 20.048 (20,38%) passaram pelo cadastramento biométrico. Em Elói Mendes, município que agora integra a 281ª ZE, 3.813 eleitores estão biometrizados (19,09%) de um total de 19.972 eleitores. (Gazeta de Varginha)

Copasa estuda racionamento de água
Cresce o risco do retorno do racionamento de água em Montes Claros. A Copasa anunciou que diante das poucas chuvas e aumento do consumo na cidade, começou a estudar se vai retornar com o racionamento que tinha sido suspenso em outubro do ano passado, depois de colocado em prática por dois anos, quando a população chegou a ficar por 48 horas sem água durante a semana. O superintendente regional da empresa, Roberto Luiz Botelho, esclarece que a produção de água está abaixo do normal e o exemplo é que outubro deveria ter ocorrido 100 milímetros de chuvas, mas foram apenas 44 milímetros. Nessa semana vai ser realizada a reunião técnica para definir se vai ter o racionamento outra vez. (Gazeta Norte Mineira - Montes Claros)

Cohab vai construir apartamentos em Itaúna
A Cohab Minas – Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais vai abrir as propostas na licitação para construir inicialmente 80 apartamentos em Itaúna no próximo dia 18 de novembro. Após a avaliação das propostas e definido o vencedor do processo, serão mais 14 meses para que os imóveis estejam concluídos. Nesta primeira etapa serão investidos R$ 7.344.458,67 de recursos do programa habitacional estadual, coordenado pela Cohab. Os imóveis terão custo final mais baixo, devido ao terreno, demarcação, projeto topográfico e outros serviços terem sido doados pela Prefeitura. (Folha do Povo – Itaúna)

Projeto identifica impacto de veículos
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública (Settrans), iniciou na manhã desta segunda-feira, 4, a contagem classificada de veículos. Os trabalhos em campo para realização de pesquisa começaram na região do bairro Niterói. A contagem faz parte de um projeto para identificar possíveis impactos do trânsito de veículos de transporte de carga no município. A iniciativa da Settrans é uma recomendação do Ministério Público e tem como objetivo, a partir dos relatórios concluídos da situação atual do trânsito nos locais, definir as mudanças que devem ser feita para melhoria no fluxo da região. (Gazeta do Oeste - Divinópolis)

JF tem palestra do Conselho de Administração
Na próxima quinta-feira, 7, o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA/MG) promove o Circuito Mineiro da área, que vai acontecer às 19h no Ritz Hotel com palestra do presidente da CRA, Jehude Aguilar. A ação em Juiz de Fora faz parte do projeto “Ações Integradas”, que tem o objetivo de identificar necessidades de administradores de toda a região. Na palestra que compõe o Circuito Mineiro de Administração, Aguilar vai discutir o tema “O Futuro da Administração ou Administração do Futuro?”, apresentando tendências de gestão e questionando como a tecnologia influencia nas organizações. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Baixa de Furnas aumenta risco de acidentes
A baixa do nível do Lago de Furnas já faz com que antigas pontes voltem a aparecer. Entre Alfenas e Campos Gerais, a antiga Ponte das Amoras voltou a aparecer. Com isso, cresce o risco de acidentes com embarcações. Devido à estiagem, o Lago de Furnas está quase 14 metros abaixo da capacidade total de armazenamento de água. Conforme a última medição do lago, o nível está em 754,5 metros acima do nível do mar. Há dois meses, uma lancha se chocou contra a estrutura da antiga Ponte das Amoras. O casco foi atingido pela estrutura da ponte, mas o estrago foi grande e ela precisou ser rebocada. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 04/11/2019


Quase 50 mil mulheres foram atendidas
Balanço da Secretaria de Saúde de Uberaba sobre o “Outubro Rosa” aponta que 48.438 mulheres foram atendidas ao longo do mês pela Atenção Básica no município. Ainda de acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o final de outubro, 407.056 mulheres passaram pela Atenção Básica em 2019, incluindo 9.575 exames de mamografia e 16.011 exames Papanicolau. Segundo o secretário de Saúde Iraci de Souza Neto, a Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Saúde, diversas atividades educativas de promoção a saúde da mulher, de forma integral ou individual, feitas por todos os equipamentos de saúde do município. (Jornal de Uberaba)

Câmara amplia atuação em Sete Lagoas
A Câmara Municipal vai ampliar seu raio de atuação e se aproximar, ainda mais, da população da cidade de maneira prática, educativa e participativa. Essa é a premissa do projeto Câmara Ação que saiu do papel e ganhou as ruas do bairro Nova Cidade. O Legislativo vai ouvir as reais necessidades do povo, facilitando a concretização de metas e ampliando de maneira colaborativa os projetos de desenvolvimento da cidade. De maneira itinerante e descentralizada o Câmara Ação vai reforçar que o trabalho dos parlamentares extrapola a sede da Câmara, além de fortalecer a identidade como agentes promotores da cidadania cada vez mais próximos da população. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

População vai selecionar projeto de pintura
A Prefeitura Municipal de Leopoldina vem realizando desde 2018 uma restauração do prédio histórico onde está instalado o Paço Municipal, na rua Lucas Augusto nº 68 onde funcionam o Gabinete do Prefeito e várias Secretarias Municipais. Aproximando-se da fase de acabamento da restauração, a Presidente da Comissão de Licitação, Maria da Penha Estevão e o Prefeito José Roberto de Oliveira, publicaram um Edital de Chamada Pública com o objetivo de selecionar um projeto para a realização da pintura externa (fachada, laterais e fundos) da sede da Prefeitura de Leopoldina. (Jornal Leopoldinense- Leopoldina)

Doença inédita na região assusta criadores
A morte de 25 bovinos na região de São Francisco nas últimas semanas chamou a atenção de criadores de gado e também dos órgãos fiscalizadores da espécie. Os animais foram vítimas da tripanossomose bovina, doença que ataca tanto o gado de corte quanto o leiteiro e que até então não havia sido registrada no Norte de Minas. Outras 80 ocorrências estão sob investigação. Essa enfermidade ainda é pouco conhecida e de difícil diagnóstico, podendo ser transmitida por diferentes vias – a principal delas por moscas contaminadas. A tripanossomose já foi relatada no Brasil há muitos anos, sendo que o primeiro registro oficial ocorreu em meados da década de 1940. Em Minas Gerais, os primeiros aparecimentos ocorreram no início dos anos 2000. (Jornal O Norte- Montes Claros)

Índice aponta gestão crítica em investimento
Foi divulgado na quinta-feira, 31, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo avaliou o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras, entre elas Barbacena. O índice faz referência ao ano de 2018 e é construído com base em dados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras. Um dos melhores desempenhos de Barbacena é na categoria autonomia. Esse índice analisa a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência. Nessa categoria a cidade conseguiu nota máxima, em uma escala de zero a um. Barbacena ocupa a primeira colocação do ranking no estado ao lado de outros 95 municípios. (Folha de Barbacena)

Formiguenses poderão fazer mamografia
A Prefeitura de Formiga vai oferecer gratuitamente exames de mamografia e core biopsy (coleta de amostra) para as mulheres abaixo de 50 anos e que apresentarem suspeitas de câncer de mama. O anuncio foi feito na cerimônia de encerramento da campanha “Outubro Rosa”. De acordo com a administração municipal, uma licitação vai ser realizada no dia 12 de novembro para contratação do serviço. A Prefeitura vai usar de recursos próprios para realização dos exames. O projeto afirma também o direito ao exame de core biopsy, que é a coleta de amostra do nódulo para confirmação ou não da doença. Esse exame vai ser ofertado para todas as mulheres formiguenses independente de faixa etária. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

Piracema tem início com proibição de pesca
A restrição de pesca nas Bacias Hidrográficas do Leste de Minas Gerais e dos rios Grande, Paranaíba e São Francisco começa nesta sexta-feira, 1. A limitação na atividade vai até 28 de fevereiro de 2020, devido à vigência da Piracema, período de reprodução de peixes. Durante o ciclo, a pesca de nativos das três bacias fica proibida. As regras para pescaria neste período são definidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) nas portarias 154, 155 e 156, de 2011. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) já deu início à fiscalização preventiva para coibir a pesca ilegal. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 01/11/2019

Poços eleita um dos melhores destinos
Poços de Caldas aparece entre os 20 melhores destinos turísticos do Brasil em uma pesquisa feita com 25 mil pessoas. A cidade ficou em 17º lugar na pesquisa do Guia de Destinos, um dos sites mais visitados sobre turismo da internet brasileira, com guias gratuitos de cidades dos cinco continentes. A cidade foi avaliada pelo custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança. A pontuação média de Poços ficou em 8,44 - sendo a segurança, a nossa maior nota – 9,10. O turismo em Poços tem potencial de expansão e é uma indústria que gera empregos. (Folha Regional - Muzambinho)

Adiada paralisação em hospital de Timóteo
O corpo clínico do Hospital Vital Brazil/São Camilo, em Timóteo, decidiu adiar para o dia 8 próximo, a paralisação, que estava marcada para ontem, sexta-feira 1. A informação foi confirmada pelo advogado, Maicon Reis, que representa o corpo clínico. A direção do hospital informou que não recebeu proposta para sua quitação da dívida, por parte do estado. Com isso, foi pedido um tempo para que governo estadual pudesse se posicionar melhor e decidiu-se aguardar até quinta-feira, 7. (Diário do Aço – Ipatinga)

Contagem regulamenta economia solidária
A Economia Solidária (Ecosol) do município de Contagem alcançou uma esperada conquista na manhã desta terça- feira (29/10) graças à aprovação de um projeto de lei de autoria do vereador Alessandro Henrique (PTC). O PL 051/19 acrescenta quatro parágrafos à Lei Municipal nº 4025/2006, que regulamenta e fomenta a Economia Solidária do Município. Com os parágrafos acrescentados ao artigo 2º do texto original, fica prevista a instalação de pontos fixos da Economia Solidária pelo município, sendo pelo menos um por regional. (Perfil – Contagem)

Programa quer melhorar agendamentos
O Centro Administrativo de Uberlândia lançou o programa “Alô, Saúde”. O objetivo é otimizar as marcações de procedimentos médicos em unidades públicas de saúde da cidade. De acordo com a Prefeitura, somente no primeiro semestre deste ano, foram mais de 25 mil agendamentos aos quais os pacientes não compareceram. O programa consiste em um serviço de call center que fará a confirmação dos agendamentos por meio de uma equipe especializada. O paciente com consulta ou exame agendado pela Central de Regulação vai receber uma ligação dos profissionais para confirmar o comparecimento. (Diário de Uberlândia)

MOC tem projeto que acaba com fura fila
A Câmara Municipal aprovou na terça-feira, 29, o projeto que obriga a Prefeitura de Montes Claros a inserir no Portal de Transparência a lista por ordem cronológica de pessoas que estão esperando exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde, acabando com a tradicional “Fura Filas”. A votação tinha sido adiada na reunião do dia 22, a pedido do vereador Aldair Fagundes, que lamentou não ter conseguido da Secretaria Municipal de Saúde a opinião sobre a proposta, pois Montes Claros implantou o programa Saúde Digital, que cria o prontuário eletrônico. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

180 casos de acidentes com escorpiões
Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, 31, por meio do Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura, Varginha já registrou 180 casos notificados de acidentes com escorpiões, entre 2017 e 2019. Somente em 2019, foram 48 notificações, até o dia 29 de outubro. Os meses deste ano que mais registraram os acidentes foram março (7), abril (7), maio (7), janeiro (6) e agosto (5). Em 2018, foram 78 casos e em 2017, 54 casos. Conforme sexo do paciente, os homens lideram com 27 casos em 2019, contra 21 registros com as mulheres. Em 2018, foram 50 homens e 28 mulheres, e em 2017, 33 homens e 21 mulheres. (Correio do Sul - Varginha)

Câmara aprova regras para compensação
A Câmara Municipal de Divinópolis aprovou na tarde de hoje, 31, durante a 67ª reunião ordinária, o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal nº 69 de 2019, de autoria do vereador Josafa Anderson (CDN) que institui o Programa de Substituição de Espécies Arbóreas no Município de Divinópolis. A proposta estabelece uma política de compensação ambiental na cidade e, ao mesmo tempo, fixa critérios e reforça as regras de supressão, poda e transplante de árvores, em acordo com o Código Florestal. Conforme prevê o texto, a ações listadas somente vão ser admitidas, após autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Formiga está entre município que possuem aterro
A Confederação Nacional de Municípios realizou, no dia 23 de outubro, o Seminário “Gestão de Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Compostagem”, em Belo Horizonte. Durante o encontro, que contou com a participação do assessor de engenharia ambiental da administração municipal, Felipe Basílio, foram apresentados dados sobre a atuação das cidades mineiras no setor. De acordo com a organização do evento, Formiga está entre o reduzido número de municípios de Minas Gerais que possuem Aterro Sanitário e um programa de coleta seletiva. Os dados apresentados apontam das 853 cidades mineiras, 31,89% (cerca de 270 municípios) desenvolvem o trabalho. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 31/10/2019

Unidade da ANM pode ser fechada em Patos
Atendendo a 88 municípios da região, a Unidade Avançada da Agência Nacional de Mineração de Patos de Minas pode ser fechada. A extinção da unidade responsável pela gestão e fiscalização de atividades de mineração faz parte de um plano de reestruturação do órgão, proposto pelo Governo Federal. Pela proposta, as 25 regionais existentes em Minas Gerais seriam reduzidas para onze escritórios. A iminente extinção da UAPM tem preocupado lideranças empresariais da região, isso porque o escritório está em local estratégico, atendendo a empreendimentos de pequeno, médio e grande porte nas regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, onde estão situadas importantes minas de extração de fosfato, ouro, nióbio, diamante e fosfato. (Folha Patense)

Aeroporto começará ampliação em 2020
A Infraero vai abrir, em 6 de novembro, edital de licitação para a contratação de empresa que vai desenvolver os projetos básicos e executivos para expansão do Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros. O terminal de passageiros vai passar por reforma, ampliação e modernização. A previsão é a de que as obras comecem no primeiro semestre de 2020, com conclusão em 2021. Com a expansão, o Mário Ribeiro vai poder receber 1,5 milhão de passageiros por ano – atualmente são 800 mil. Atualmente, o Mário Ribeiro opera diariamente das 5h à 1h, e conta com seis voos diários. (O Norte- Montes Claros)

UFTM cai no ranking das universidades
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está entre as instituições de ensino superior mais empreendedoras do país. É o que diz o Ranking de Universidades Empreendedoras, estudo organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O objetivo do ranking, que está em sua terceira edição, é premiar as comunidades acadêmicas inseridas em ecossistemas favoráveis que mais ajudam a desenvolver a sociedade, por meio de práticas inovadoras. A UFTM ficou na 32ª posição, com nota 4,41, porém teve queda, já que no levantamento anterior, de 2017, a universidade ocupava a 16ª colocação, com nota 5,38. (Jornal de Uberaba)

Cobrança para turistas começa esta semana
O calor chegou e já trouxe novidades para Lagoa da Prata. Devido ao aumento no fluxo de pessoas na Praia Municipal, a Secretaria de Turismo vai começar a cobrar a Carteirinha Gratuita de Acesso para os moradores da cidade. Segundo o Secretário de Turismo, Vilmar Pereira, essa mudança só acontece em alta temporada, ou seja, no verão. “É cobrado o valor de R$ 15 para pessoas que não são do município apenas nos domingos. Nesse dia, também prevalece a carteirinha dos lagopratenses”. A cobrança de entrada dos turistas aos domingos é uma determinação de lei municipal e começa nesta semana. (Jornal Cidade- Lagoa da Prata)

Projeto para veículos pesados é aprovado
A sessão ordinária desta terça-feira, 29, foi marcada pela aprovação do projeto que autoriza a Prefeitura a firmar uma parceria para concessão de uso remunerado de estacionamento destinado a veículos pesados. De acordo com o texto, o objetivo é aliviar o trânsito de São Lourenço, retirando ônibus escolares de transporte intermunicipal e de turismo das ruas e liberando mais vagas para carros de passeios. O projeto de lei complementar 71/2019, de autoria do Poder Executivo, já havia passado por uma primeira votação na semana anterior e agora, aprovado em segunda, segue para a sanção. O contrato vai ser feito por meio de licitação. (O Popular - São Lourenço)

Nhá Chica será reconhecida como interesse cultural
O projeto de lei 1077/2019, que reconhece a Rota Nhá Chica - Caminho das Virtudes como de Relevante Interesse Cultural do Estado, foi aprovado na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da terça-feira, 29. A rota tem seu trajeto dividido em 11 trechos, passando por nove municípios do Sul de Minas. A iniciativa da criação do projeto é do deputado Dalmo Ribeiro, que acredita que o reconhecimento da rota vai contribuir para o desenvolvimento do turismo e, consequentemente, da economia local. (A Folha Regional- Muzambinho)

Mais de 600 raios caem durante tempestade
A Cemig registrou 642 raios durante a tempestade que caiu em Juiz de Fora na terça-feira, 29. Já as rajadas de vento chegaram a 66 km/h na cidade. A situação causou quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica em pontos do município. Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, registraram na BR-040, por exemplo, próximo ao Salvaterra, acumulado de 50 milímetros de chuvas. Para se ter ideia deste volume, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém um equipamento no campus da UFJF, estima em Juiz de Fora, para o mês de outubro, média de 132 milímetros de precipitações. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)