quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O NOVO IVECO STRALIS, DA NOVA GERAÇÃO ECOLINE, VEM COM CINCO OPÇÕES DE MOTORIZAÇÃO E GARANTIA DE QUATRO ANOS






• Novos motores de 9 e 13 litros com cinco versões (330, 360, 400, 440 e 480 cv) colocam o Iveco Stralis em todos os segmentos pesados e extrapesados.


• Baixo custo operacional é destaque, com manutenção até 5% mais barata que a concorrência e consumo de combustível até 7,5% menor que a versão anterior.

• Com transmissão manual e automatizada, a nova geração Stralis é ainda mais completa e oferece também novos itens de série e opcionais.

• Exclusiva garantia de quatro anos, a maior do segmento, ratifica a confiabilidade do produto e a evolução constante da qualidade.

• Sistema Frota Fácil de gerenciamento é o mais completo do mercado com bloqueio, rastreamento e telemetria, para melhor acompanhamento dos custos operacionais.

A Iveco apresenta a nova gama Stralis, pertencente à Nova Geração Ecoline, com dois novos motores, incluindo um de 9 litros, que faz sua estreia mundial no Brasil, ao lado do tradicional 13 litros dos caminhões extrapesados da marca, ambos da família Cursor, produzidos pela FPT Industrial. Assim, a Iveco amplia para cinco as opções e potência, partindo de 330 e 360 cv (9 litros), passando por 400 e 440 cv (13 litros) e culminando com 480 cv (13 litros), a mais alta já oferecida em um Stralis no Brasil. A transmissão automatizada é de série nos modelos de 13 litros, que trazem também o freio motor mais potente da categoria (415 cv). Há duas novas opções de entre-eixos e a cabine tem novo acabamento e conteúdo, com maior conforto.

Os novos Iveco Stralis são até 7,5% mais econômicos em consumo de combustível em relação à geração anterior, e seus custos de manutenção são até 5% menores que a concorrência em três anos de uso. E a nova geração Stralis é a única família de pesados e extrapesados com quatro anos de garantia, sendo o primeiro ano para o veículo completo e os três seguintes para o trem de força. “Fruto do maior desenvolvimento feito pela Iveco fora da Europa,a nova geração do Iveco Stralis é sinônimo de flexibilidade, versatilidade e confiabilidade”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Com cinco opções de potência, atendemos a todas as demandas do segmento de pesados e extrapesados”, continua ele. “Maior conforto e excelente dirigibilidade melhoram a eficiência”, emenda o presidente, que conclui: “Tudo isso com preços muito competitivos, os menores custos operacionais e garantia de quatro anos, a maior do mercado, uma combinação que faz do novo IvecoStralis o caminhão que o frotista e o motorista sempre sonharam”.

A nova geração Iveco Stralis é também muito generosa em equipamentos. Asversões a partir de 400 cv trazem câmbio automatizado e freios ABS de série, com ajustador de folga automático e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, transferência de carga para eixo de apoio (na versão 6x2), etanque alumínio. Por dentro, vem com ar-condicionado, banco do motorista pneumático com ajuste lombar e econômetro integradoao novo painel de instrumentos. Ainda nos itens de série, a partir do 440cv, há vidros e espelhos elétricos, coluna dedireção pneumática totalmente ajustável, suspensão da cabine pneumática, entre outras novidades de acabamento e conteúdo.

Com o novo Iveco Stralis, a Iveco continua o sucesso do modelo,que já acumula 22 mil unidades vendidas no Brasil desde que foi lançado em 2004 na versão HD, logo apelidado de “valente”por sua força e resistência. Em 2007, surgiu o Novo Stralis, com 380 e 420 cv, nova cabine e interior. O Stralis NR chegou em 2010 com 380, 410 e 460 cv, transmissão ZF de 16 marchas e o sistema de gestão Frota Fácil. Em 2011, veio o NR Eurotronic,com caixa automatizada.Com a nova gama, a Iveco quer ampliar seu marketshare nos extrapesados, hoje ao redor de 12%, e chegar a 14, 15% em pouco tempo. Isso porque, com cinco faixas de potência, a Iveco poderá atender os grandes transportadores na gama mais altae especialmente facilitar a entrada dos pequenos frotistas e dos autônomos ao segmento de caminhões pesados que chamamos de “premium”, com cabines mais espaçosas e mais confortáveis nas viagens em estradas. Hoje boa parte dos modelos neste segmento tem cabines menores que a do Stralis.

“Lançamos seis famílias de caminhões entre 2007 e 2011 e já tínhamos a gama de caminhões mais moderna do Brasil”, diz Marco Mazzu. “Agora renovaremos todos os modelos, mais uma vez”. A nova família Stralis é o quarto lançamento da Iveco este ano, depois das apresentações das novas gerações do Daily, Trakker e Tector. “Nossos veículos estão ainda mais confortáveise robustos, com motores perfeitamente adaptados ao Brasil, com maiores potências, melhor desempenho e com o melhor custo-benefício, além de serem muito mais econômicose mais amigáveis ao meio ambiente”, diz ele.

Economia de combustível de até 7,5%

Ao se defrontar com as mudanças exigidas pelo Proconve P7,a Iveco não se preocupou só em atender às novas emissões. A empresa reviu sua estratégia de produto e decidiu expandirsua oferta, trazendo modificações técnicas para melhoraro desempenho e a economia, baixar os custos de manutenção,aumentar a robustez, ampliar o conforto. Os caminhões foram reprojetados em uma gama completa de pesados e extrapesados que atende a todas as necessidades do segmento onde estão os profissionais mais especializados e que poderão escolher com maior precisão o produto certo para suas aplicações. O correto dimensionamento entre as especificações do produtoe a necessidade do cliente coloca a nova geração Stralis num outro patamar de produtividade. Comparados aos modelos anteriores,os modelos da nova geração Stralis são até 7,5% maiseconômicos.

A Iveco decidiu, por exemplo, adotar dois motores da família Cursor, da FPT Industrial, na gama Stralis: o de 13 litros, já usado anteriormente, e uma nova versão de 9 litros, que tem sua primeira aplicação mundial em caminhões no Brasil. Ambos usama tecnologia SCR (que utiliza o ARLA 32), todas com aumento de potência e torque. O leque de potência vai agora de 330 a480 cv para atender desde a faixa de entrada dos modelos pesadosde 45 toneladas de PBT, até as mais altas, de extrapesadosde 74 toneladas de PBT, cobrindo desde as carretas de três eixos até bitrens e rodotrens de nove eixos.

Os Iveco Stralis com motor FPT Cursor 13 começam com aversão de 400 cv (com 1.900 Nm de torque), oferecida comas trações 4x2 e 6x2. O modelo com 440 cv (e 2.100 Nm detorque) vem nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. Já o modelo top delinha, com 480 cv (e 2.250 Nm de torque) está disponível comtração 6x4, orientado para as composições bitrem e rodotrem. Os Iveco Stralis com motor Cursor 9 oferecem 330 cv (1.300Nm) e 360 cv (1.500 Nm), o maior torque entre os motores de  potência similar, ambas nas versões 4x2 e 6x2. Somente em termos de motor e tração são 10 as opções ao cliente. Antes, o Iveco Stralis era disponível em apenas uma opção de entre-eixos: 3.500 mm. Agora estão disponíveis as variações de 3.000 mm e 3.200 mm, para os modelos de 400,440 e 480 cv, o que multiplica as possibilidades de adequação do produto à operação. Somando versões de motor, tração,transmissão, de entre-eixos e de cabine a Nova Geração Stralis Ecoline pode ser encomendada em 66 opções diferentes.

Maior segurança e praticidade

Todos os modelos usam a confiável transmissão ZF16AS2630TO, de 16 velocidades, que é automatizada de série a partir dos400 cv (e opcional para o 360 cv) e cujo acionamento se dá porteclas (D, N, R) no painel, localizadas à direita dos instrumentos,incluindo a tecla ECO da condução econômica. Nas versões330 e 360 cv, ela é manual (um opcional para os demais modelos) e vem com uma novidade: o sistema “H sobreposto” com gerenciamento eletrônico, que facilita os engates e minimizaerros nas trocas de marchas. Nas versões manuais, manteve-sea exclusiva embreagem Heavy Duty, patenteada mundialmente.

Além de potentes e econômicos, os novos Stralis possuem o exclusivo freio motor Iveco Turbo Brake (NR), que atua no cabeçote,com 415 cv nos motores 13 litros (o mais potente dacategoria), que pode chegar a 978 cv com o opcional Intarder, também a maior do mercado para caminhões desta categoria. Nos dois casos, o sistema atua em quatro estágios e é facilmente acionado por uma alavanca do lado direito do volante. Nos motores 9 litros, o freio motor entrega 315 cv.

Dirigir com segurança é também um fator de economia operacional. Por isso, a Iveco dotou a nova família Stralis com freiosABS de série nos modelos 13 litros e nas versões automatizadas.Outra novidade que combina segurança e praticidade é o ajustador automático de folga das lonas de freio, com sensor de desgaste em todos os eixos, de série em todas as versões.

Nas versões 6x2, há o “auxílio de partida”, que por meio de uma tecla no painel levanta o terceiro eixo e faz a transferênciade carga para o eixo de tração, o que ajuda nas arrancadas como caminhão em aclives ou terrenos irregulares. Nas versões 6x4, há o bloqueio de diferencial eletropneumático de série,com proteção de velocidade. Os veículos também tem a opçãode serem preparados para a instalação de tomadas de força,dispensando qualquer adaptação de terceiros.

Maior conforto para maior produtividade

Conforto é outro fator de produtividade, e a ergonomia é oponto forte da nova geração Stralis. A partir do 440cv, a suspensão da cabine pneumática, feita por quatro pontos independentes,gera excelente nível de conforto. As cabines podem ser teto alto ou baixo, sempre na versão leito nos modelos 13 litros e, novidade na gama, a cabine curta nas versões 9 litros.Para otimizar o espaço interno, nas versões teto baixo, a cama foi rebaixada em 30 cm, mudança pedida pelos clientes que melhora a mobilidade interna.

O novo acabamento interno é preto, um pedido dos clientes,e inclui tratamento acústico de alta eficiência. Os bancos (como logo Iveco bordado no encosto) tem suspensão individualpneumática, com exclusivo ajuste lombar no do motorista. A partir do 440cv o volante possui ajuste pneumático de alturae inclinação. O ar-condicionado é de série a partir da versão de360 cv. CD player com MP3 vem de série nos modelos 400, 440 e 480 cv, sendo opcional no 330 e no 360 cv. Os retrovisores possuem ajuste e desembaçador elétricos. Luzes de led para leitura e iluminação automática de segurança para acesso à cabina completam o sistema. Há vários porta-objetos de todos os tamanhos e o espaço sob a cama é o maior da categoria. Um box térmico de série a partir do 440 cv fica posicionado sob a cama do motorista, tendo a geladeira como opcional.

O volante traz integradas as teclas de comando do computadorde bordo e suas várias funções. “Pelo computador de bordo, épossível checar itens como luzes, sistema de freios, sistema elétrico, lubrificantes”, conta Marcello Motta, diretor da Plataforma de Pesados da Iveco. Todos os modelos são equipados com piloto automático. Mudou o desenho do painel de instrumentos,que inclui o econômetro, que indica o consumo instantâneo de combustível e a pressão do turbo, entre elas, indicação do nível do tanque de ARLA 32. Velocímetro, conta-giros e indicadores de nível de combustível e de pressão de óleo são rodeados por uma série de luzes-alerta de fácil compreensão. No contorno desse conjunto de instrumentos, localizam-se as teclas de acionamento dos faróis (baixo, alto, neblina, retroneblina), do piloto automático e do bloqueio diferencial. O novo Stralis vem equipado com tanque de combustível em alumínio – de série – com capacidade de 600 até 900 litros e o tanque de ARLA 32 com capacidades de 55 e 100 litros (essa última em versão opcional).

Como estilo é importante neste segmento, o Iveco Stralis (um dos mais bonitos caminhões de sua categoria) vem equipado com tanque de combustível de alumínio, sendo dois tanques(um de cada lado) nas versões de 440 e 480 cv. Há ainda a impactante opção dos defletores de ar laterais e superior, que aumentam a presença e imponência, ao mesmo tempo em que melhoram a aerodinâmica do veículo.


4 anos de garantia e custos de manutençãoaté 5% mais baixos

O processo de testes de extrema agressividade usado no desenvolvimento da Nova Geração Ecoline da Iveco estabeleceu um novo padrão de resistência e confiabilidade global dentro da marca. Os caminhões Iveco desenvolvidos no Brasil podem ser considerados os mais resistentes do mundo, pois podem circularem qualquer lugar. Devido às condições locais, o nível deesforço sobre um componente pode ser 20 vezes maior do que o verificado em produtos europeus. Muitas soluções surgidas no trabalho conduzido pelo Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG) acabaram incorporadas pela empresa em outros mercados.

Foram dois anos de desenvolvimento, um milhão de horas/homem de trabalho, uma centena de protótipos e cerca de cinco milhões de quilômetros de testes. Entre as novidades surgidas neste processo, estão uma nova geração de chicotes elétricosde elevado padrão de blindagem contra umidade, poeira e trepidação elevada, reforços gerais de carroçaria, catalizadores para a tecnologia SCR com estrutura mais resistente, nova válvula de freio de serviço e nova válvula (APU) de superior eficiência no tratamento do ar do sistema de freios etc.

Por conta de tudo isso, o novo Iveco Stralis é o único caminhão do mercado com garantia de quatro anos. A garantia é longa porque o produto é extremamente confiável. E o projeto incluiu decisões tecnológicas que diminuem as paradas técnicas de manutenção do produto. Em três anos de uso, com 60 mil km rodados por ano, os custos de manutenção da nova geração Iveco Stralis chegam a ser até 5% menores em relação a seus concorrentes diretos.

A manutenção da nova família Stralis é a mais espaçada entre os  caminhões pesados e extrapesados. A manutenção inicial para aplicações bitrem e rodotrem, por exemplo, é feita somente aos 30.000 quilômetros, e as revisões periódicas devem acontecerem intervalos de 30.000 quilômetros. Parando menos vezes, amplia-se o tempo produtivo do caminhão. Os novos motores Cursor 9 e Cursor 13 usam óleo sintético com intervalos de troca a cada 80 mil quilômetros, contra os 40 mil quilômetros exigidos pelo óleo mineral. A utilização de óleo sintético na transmissão prevê trocas em intervalos de 360.000 km no uso rodoviário e 180.000 km no uso severo, contra médias muitomais curtas que as da concorrência. Já nos eixos traseiros as trocas são de 240.000 km na aplicação rodoviária e 120.000 km na aplicação severa.

Neste mais novo lançamento da Nova Geração Ecoline, está presente também a garantia da excelência do pós-venda “Em qualquer lugar, na hora que você precisar”, um compromisso da disponibilidade dos serviços Iveco para cada um dos seus clientes. Dentre os programas prestados, destacam-se  Top Driver Iveco, a entrega técnica Iveco, o Tele Serviço Iveco e o IvecoAssistance Non-Stop.


Frota Fácil potencializa rentabilidadeda nova geração IvecoStralis

O melhor e mais completo sistema de telemetria do mercado, o Iveco Frota Fácil está disponível como opcional em toda a Nova Geração Iveco Stralis e é a ferramenta ideal para potencializartodos os benefícios da nova gama de pesados e extrapesados da Iveco. Lançado no mercado em 2010 com a função de rastreamento e telemetria, e agora disponível com a função bloqueio(que imobiliza o veículo a distância), o Frota Fácil é uma ferramentade simples utilização para o controle e redução do custo operacional das frotas, seja complementando os sistemas de gestão já utilizados pelas transportadoras, seja oferecendo aos pequenos empresários e autônomos um instrumento simples e útil para melhorar o desempenho de suas operações.

“A grande vantagem do Frota Fácil é que ele é o único sistemade telemetria e rastreamento do mercado totalmente aberto, ou seja, ele não está vinculado a nenhum provedor de serviçose pode ser, portanto, operado pelo provedor de preferência ou hábito do cliente ou de forma totalmente independente”, explica Cristiane Nunes, gerente de Gama Produto Pesados.

“Além disso, o Frota Fácil não requer nenhuma adaptação especialcomo as exigidas por outros sistemas, que são conectadasaos chicotes elétricos ou outros componentes, impactandona condição original do veículo”, comenta Cristiane. No Iveco Stralis, o caminhão já vem com predisposição para o uso do sistema, no estilo plugand play. “É fácil mesmo”, explica Cristiane.

Com acesso aos dados da central eletrônica do caminhão, oFrota Fácil oferece aos grandes frotistas ou aos autônomos informações importantes que permitem verificar o desempenhodo caminhão, além de garantir que o mesmo esteja sendo conduzido de forma segura. Entre os dados possíveis de verificaçãoestão:

Desempenho:

• Média de consumo de combustível por viagem.

• Tempo na faixa econômica.

• Tempo com freio motor ligado.

• Frenagens emergenciais.

• Excesso de rotação do motor.

• Tempo em neutro (“banguela”).

Mecânica:

• Superaquecimento do líquido de arrefecimento do motor.

• Pressão baixa do óleo do motor.

• Alarmes de diagnose de falhas (EOBD).

Dados de viagem:

• Relação de paradas.

• Hodômetro.

• Velocidade média.

• Horímetro motor.

• Nível do tanque de ARLA 32.

• Retirada/perda de ureia.

Desenvolvido no Brasil, com garantia original Iveco, o Frota Fácil contempla módulo eletrônico embarcado, sistema de transmissãode dados via GPS e comunicação celular GPRS. O módulo eletrônico recebe diretamente da centralina a telemetria do caminhão, enquanto o posicionamento do veículo é monitorado ela antena GPS. Todas essas informações são enviadas depois às empresas de rastreamento via antena de comunicação celular (GPRS), que podem traduzi-las em análises operacionais completas, integradas aos sistemas das operadoras ou analisadas à parte.

O Frota Fácil da Nova Geração Ecoline, além da adição da função Bloqueio e de novas funções de telemetria (como, por exemplo, a medição do nível de ARLA 32), recebeu uma nova saída RS232, que permite ao provedor de serviço captar dados de telemetria diretos do caminhão e ter uma melhor interfaces em adaptações também via satelital.

Para os autônomos e pequenos frotistas que não utilizam rastreamento ou monitoramento, o Frota Fácil permite que os dados do módulo sejam carregados em um computador por meio da porta USB instalada no painel do veículo. “Por intermédio de um software amigável, eles podem analisar consumo de combustível diário ou médio do período, tempo na faixa econômica,velocidade, rotação do motor, frenagens de emergência etc.”, exemplifica Cristiane. Podem acessar, também, a pressão de óleo e superaquecimento do motor. E podem controlar a viagem monitorando histórico de paradas, horas dirigidas, quilometragem total e percorrida etc.

Os dados são disponibilizados na forma de gráficos e relatórios de fácil entendimento. “Com custo reduzido, o Frota Fácil ajudará na profissionalização do pequeno frotista e do autônomo”, prevê Cristiane Nunes.

Convite Missa de 7º Dia

MARTA ALVES COSTA CAIRO


Filhos, genro, nora, netos e bisneta de Marta Alves Costa Cairo agradecem as manifestações de pesar recebida pela ocasião de seu falecimento e convidam para a Missa de 7º Dia que será celebrada sexta-feira dia 31 de agosto de 2012 às 19 horas na Matriz de Santo Antônio em Sete Lagoas, Minas Gerais.

Lançamento Novo Iveco Stralis Ecoline




FPT INDUSTRIAL APRESENTA NOVOS MOTORES DA FAMÍLIA CURSOR PARA IVECO STRALIS
A FPT Industrial lança o motor Cursor 9 para caminhões e apresenta o novo Cursor 13 Euro V para a família de caminhões Iveco Stralis da nova geração Ecoline com o sistema SCR Only. Os motores apresentam novas tecnologias, trazendo importantes vantagens para os clientes.

Os novos motores oferecem uma combustão otimizada e sistema de pós-tratamento para manter a liderança em economia de combustível com maior respeito ao meio ambiente graças à tecnologia patenteada de controle do avanço, na qual é alcançada uma alta eficiência de conversão do NOx.

A FPT Industrial permanece sempre investindo em inovações. As atividades da empresa destinam-se constantemente a aumentar a produtividade e a redução de emissões. Por essa razão, a FPT considera cada solução capaz de alcançar esses objetivos. Na verdade, a tecnologia SCR Only é a evidência da liderança tecnológica e compromisso da FPT Industrial em satisfazer as necessidades de um mercado que demanda cada vez mais. Além da redução de emissões de poluentes, os motores Cursor 9 e Cursor 13 ainda apresentam redução no consumo de combustível e melhor desempenho.

Outra novidade presente nos dois propulsores que chega à família Cursor é o green filter, mais ecológico e de menor custo de manutenção, que exige a troca apenas do cartucho, e não de todo o filtro. O Cursor 9 e o Cursor 13 possuem também o sistema commom rail, com pressão de injeção dentro dos cilindros mais alta, chegando a cerca de 1.800 bar (antes a pressão era de 1.600 bar), o que promove uma melhor eficiência da combustão.

Os novos motores, com seis cilindros em linha, possuem ainda hélice do ventilador que funciona por acoplamento eletromagnético – como o das ventoinhas dos automóveis. A hélice só entra em funcionamento quando é necessário, o que colabora para a redução de consumo de combustível e ruído.


Cursor 9 Euro V

Com turbo com aftercooler, o motor Cursor 9, até então usado apenas para equipar máquinas agrícolas e de construção, chega ao mercado de caminhões no Iveco Stralis. O propulsor de 8.7l oferece redução de 4% no consumo de combustível em relação ao antigo motor Cursor 8 Euro III.

O Cursor 9, que apresenta duas versões com potências de 330cv e 360cv, conta com o sistema common rail, que permite muito mais controle da injeção de combustível. Sua curva de torque máximo é plana. No caso da versão de 360cv, por exemplo, começa em 1.200rpm e vai até 1.650rpm, oferecendo 1.500Nm na faixa em que o motorista mais precisa.

Cursor 13 Euro V

O novo motor Cursor 13 Euro V com aftercooler possui três novas opções de potência: 410cv, 440cv e 480cv. O propulsor conta com novos injetores de combustível ainda mais rápidos e com maior pressão de injeção. O motor traz também novo rotor do turbo em alumínio forjado, que proporciona mais resistência e durabilidade. Além disso, foram desenvolvidos ainda novos pistões para suportar a nova pressão de combustão.

Com as novidades, o novo motor no Iveco Stralis alcança até 5% de redução no consumo de combustível em relação à versão Euro III. Sua curva de torque em todas as versões também é plana e o Cursor 13 já atinge seu torque máximo em 1.000rpm, facilitando subidas de ladeiras e reduzindo as trocas de marchas.

Fichas Técnicas

Cursor 9 Euro V

Cilindrada: 8,7l

Diâmetro x Curso: 117mm x 135mm

Taxa de compressão: 15,9 : 1

Potências máxs.: 360cv @ 2.200rpm / 330cv @ 2.200rpm

Torques máximos: 1.500Nm @ 1.200-1.650rpm / 1300Nm @ 1.100-1.800rpm

Emissões: EuroV


Cursor 13 Euro V

Cilindrada: 12,9l

Diâmetro x Curso 135mm x 150mm

Taxa de compressão: 16,5 : 1

Potências máxs.: 480cv @ 2.250Nm / 440cv @ 2.100Nm / 410cv @ 1.900Nm

Torques máximos:

2.250Nm @ 1.000-1.500rpm / 2.100Nm @ 1.000-1.400rpm /

1.900Nm @ 1.000-1.400rpm

Emissões: Euro V

Lançamento Novo Iveco Stralis Ecoline



Grupo ZF fornece as transmissões manual e automatizada do novo Iveco Stralis


• Software da transmissão automatizada ASTronic foi desenvolvido pela ZF de acordo com requisitos da Iveco para o mercado local.

• Com 16 marchas, as transmissões garantem eficiência nas operações, mesmo em áreas acidentadas com a Capacidade Máxima de Tração especificada.

• ZF Intarder como opcional garante um menor desgaste dos freios e maior segurança nas operações de transporte.

O Grupo ZF é o fornecedor das transmissões manual e automatizada do novo caminhão pesado Iveco Stralis com motorização Euro 5, apresentado neste dia 22 de agosto em São Paulo (SP). As famílias ZF Ecosplit (manual) e ZF ASTronic (automatizada), equipam os novos pesados de 9 e 13 litros. “O desenvolvimento conjunto de transmissões entre ZF e Iveco já se transformaram em modelos ideais de transmissões personalizadas, atingindo níveis de economia operacional, conforto e qualidade acima das expectativas dos transportadores. Este é o caso tanto da transmissão Ecosplit manual como da ZF ASTronic, automatizada, idealizadas para equipar a nova família Stralis da Iveco”, salienta Thomas Schmidt, diretor operacional da ZF Sistemas de Transmissão.


Transmissão ZF Ecosplit

No Stralis com motorização de 9 litros, foi adotada a caixa de câmbio manual ZF Ecosplit – que desde 2006 é utilizada nos veículos pesados da Iveco. Com 16 marchas à frente e duas à ré, totalmente sincronizadas, o equipamento possibilita que o motor trabalhe na melhor faixa de rotação, proporcionando maior economia de combustível e redução dos níveis de emissão de poluentes.

As 16 marchas da transmissão manual oferecem um escalonamento ideal para topografias mais acidentadas e cargas de 74 toneladas, situações comuns nas operações de transporte no Brasil.

Outro destaque da ZF Ecosplit é o sistema “single H”: De funcionamento simples, confiável e amigável, as marchas são posicionadas em H sobreposto, o que traz maior conforto e desempenho na condução pelo motorista, além de simplificar as trocas. Sua carcaça é de alumínio, portanto mais leve e menos ruidosa. A versão Ecosplit manual também está disponível para o Stralis de 13 litros.

Transmissão automatizada ZF ASTronic

A ZF ASTronic de 16 velocidades é uma das transmissões que carregam umas das mais altas tecnologias já desenvolvidas para equipar caminhões do mercado. A personalização desenvolvida para o Stralis com motor de 9 e 13 litros é sinônimo de maior produtividade e eficiência no uso do caminhão em terrenos acidentados, com a Capacidade Máxima de Tração (CMT) em seu limite máximo legal.

A ZF ASTronic conta com um módulo de controle que foi projetado para a troca de informações com motores eletrônicos. O software que define a estratégia de troca de marchas é exclusivo para o veículo Stralis e foi desenvolvido em conjunto com a engenharia da montadora. Esta tecnologia permite engates de marchas rápidos, precisos e suaves, realizados no momento certo, resultando em menor consumo de combustível, maior durabilidade de todo o trem de força e redução na emissão de poluentes.

Mesmo quando alternada para o modo manual, o sistema eletrônico da transmissão ZF ASTronic não permite trocas abusivas. Outros destaques são a ausência de pedal de embreagem, carcaça também de alumínio e menor tempo de treinamento dos motoristas.

ZF Intarder: Economia, segurança e produtividade

Para elevar a eficiência no transporte, o ZF-Intarder é um opcional que, instalado junto à transmissão, seja ela, manual ou a automatizada, garante uma proteção extra aos freios do caminhão.

Nos veículos comerciais, o ZF-Intarder chega a ser responsável por mais de 80% da frenagem. Também conhecido como retardador secundário, possibilita que os freios de serviço permaneçam frios e prontos para uso em situações de emergência, permitindo também uma velocidade média maior em declives. Ao contrário dos retardadores convencionais, o Intarder é integrado à transmissão, e oferece cinco níveis de frenagem. O projeto compacto não causa mudanças na transmissão. O dispositivo se encarrega das funções tanto de arrefecimento como de aquecimento. Graças a essa tecnologia é possível atingir mais rapidamente a temperatura adequada de operação do fluído da transmissão, o que faz com que o sistema opere na melhor condição para economizar combustível.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

IVECO MOSTRA CAMINHÕES DA NOVA GERAÇÃO ECOLINE NA MINASTRANSPOR 2012




• Daily, Tector e Stralis com motorização Euro V são os destaques do estande na tradicional feira mineira de transporte.



A Iveco chega ao 15º Encontro Mineiro de Transportes de Cargas Rodoviárias (MinasTranspor 2012) com um estande repleto de produtos que provam sua capacidade de atender uma ampla gama do mercado, com veículos com PBT (Peso Bruto Total) de 7 a mais de 70 toneladas. O evento termina hoje e deve fechar com cerca de 15 mil visitantes, que poderão conferir de perto as soluções da geração Ecoline. A MinasTranspor 2012 é uma das principais feiras de relacionamento e negócios do País voltada para o Transporte Rodoviário de Cargas. O evento está sendo realizado no Expominas, em Belo Horizonte.


Minas Gerais é o estado com a maior malha rodoviária e por onde passa grande parte das mercadorias que circulam pelo País. Possui uma frota de 190,7 mil veículos de carga e deve reunir entre 80 mil e 100 mil trabalhadores, empregados em 13.451 empresas e 38 cooperativas. Como autônomos operam cerca de 76,6 mil motoristas. De acordo com organizadores, 96% dos visitantes da MinasTranspor são transportadores.


Para atender a ampla gama de público concentrada na região mineira, a Iveco preparou sua exposição em um estande de 432 metros quadrados, onde os interessados em adquirir os veículos Iveco terão à disposição o atendimento de representantes das concessionárias Deva e Curinga, que apresentarão condições especiais de compra. Em exposição estarão o Daily Truck 7 ton, dois Tector, sendo um Attack 170E22 e um 240E28 e um novo Stralis 480 cv, com a mais alta potência da família de extrapesados lançada ontem em São Paulo.


IVECO DAILY 7 TON – O Daily 70C17 está no topo da gama dos veículos leves, e é um dos únicos caminhões de 7 toneladas Euro V do mercado hoje. Sua capacidade chega aos 4.520 kg de carga. Aqui, o conforto é de automóvel: a alavanca do câmbio foi integrada ao painel bem ao lado do volante, o que melhora a ergonomia do motorista. O painel foi modernizado e foi incluído um computador de bordo. Cerca de 60% dos compradores do Iveco Daily são autônomos e transportam carga própria.


IVECO TECTOR – O Tector é o representante da nova geração de semipesados da Iveco. Com 41 configurações possíveis, há um Iveco Tector para cada tipo de aplicação neste que é o maior segmento do mercado brasileiro de caminhões (35% dos veículos vendidos no País). O trem-de-força é o confiável motor Iveco FPT NEF 6, de 6 litros, com tecnologia SCR (que exige o Arla 32). O Attack 170E22 é uma opção de entrada no segmento, e está disponível nas versões 4x2 e 6x2, com dois tipos de cabine, curta e leito, ambas com teto baixo, e duas opções de entre-eixos. Já o 240E28 pode ser adquirido como um 6x2, configuração que responde por 65% das vendas do segmento dos semipesados.


IVECO STRALIS – Os novos Iveco Stralis são até 7,5% mais econômicos em consumo de combustível em relação à geração anterior, e seus custos de manutenção são até 5% menores que a concorrência em três anos de uso. E a nova geração Stralis é a única família de pesados e extrapesados com quatro anos de garantia, sendo o primeiro ano para o veículo completo e os três seguintes para o trem de força. As versões a partir de 400cv trazem câmbio automatizado e freios ABS de série, com ajustador de folga automático e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, transferência de carga para eixo de apoio (na versão 6x2), e tanque de alumínio.


Serviço

MinasTranspor 2012

De 22 a 24 de agosto

Expominas – Belo Horizonte (MG)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Leia nesta terça-feira, dia 07 de agosto de 2012, no Jornal Diário Boca do Povo





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Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 04 de agosto de 2012





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