terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mitsubishi Motorsports apresenta as novidades para a temporada 2012





Viagens 4x4 inesquecíveis serão os prêmios para os vencedores

O Mitsubishi Motorsports, o mais tradicional campeonato de rali de regularidade do país, completa 18 anos em 2012 com novidades para os apaixonados da Nação 4x4. Os grandes destaques ficam para as novas premiações para os pilotos campeões da categoria Graduados dos campeonatos Sudeste e Nordeste.


No Sudeste, o piloto campeão embarcará para uma histórica aventura 4x4 na Jordânia. Na categoria Turismo, o piloto vencedor do campeonato ganhará uma viagem para o exclusivo resort Ponta dos Ganchos, localizado em Florianópolis.


Também haverá prêmios exclusivos para as mulheres, que participam cada vez mais dos rallies Mitsubishi. A melhor Dupla Feminina (Turismo) campeã da temporada 2012 Sudeste viajará para Itacaré (BA), com estadia no charmoso Txai Resort.


"É uma prova que fazemos em família. Temos a oportunidade de ficarmos juntas, pensar sobre a prova e discutir as estratégias. Além de participar com segurança, que é o mais importante", comentou Daniele de Gaspari, de São Paulo, que participou da etapa de Florianópolis com a mãe.


Em cada etapa, os cinco melhores colocados de cada categoria e as três melhores duplas femininas recebem troféus. Além disso, haverá também, pela primeira vez, a entrega de troféus para a melhor Dupla Mista da categoria Graduados, outra novidade em 2012.


Prêmios Nordeste

Na categoria Graduados, o piloto vencedor do campeonato 2012 participará da expedição Katerre pela Mundus Viagens, uma aventura pelos misteriosos caminhos da Amazônia, do Rio Jauaperi até a Reserva Xixuaú. Já o piloto campeão da categoria Turismo no Nordeste ganhará uma inesquecível viagem para o Atacama, no Chile, um dos locais mais bonitos do planeta, com hospedagem no Explora Atacama.


Também, em cada etapa, troféus para os cinco melhores colocados de cada categoria e para as três melhores duplas femininas.


"O que me motiva é o esporte, a competição e o prazer de estar com amigos, isso não tem preço", disse Andrea Mendes Britto, que disputou a etapa de Salvador.


Mais novidades

A cidade de Aracaju (SE) fará sua estreia no calendário do Mitsubishi Motorsports Nordeste em 2012. Pela primeira vez, uma das etapas do evento passará pelo local, que será sede da segunda prova da competição, no dia 18 de agosto.


Além disso, cada etapa de 2012, nos campeonatos Sudeste e Nordeste, valerá por duas. O percurso será contínuo e inédito em cada etapa, mas será dividido em duas provas distintas quando os resultados forem computados. Isso aumentará ainda mais a competitividade entre as duplas, já que o resultado do dia será dado pela soma de pontos das duas provas. No final do campeonato, poderá haver descartes conforme a participação.


Ao longo do ano, serão 11 etapas, sete no campeonato Sudeste e outras quatro no Nordeste. Não vai faltar diversão, navegação e, claro, muitas aventuras.


Mitsubishi Outdoor

O Mitsubishi Outdoor, rali de estratégia, está ainda mais emocionante em 2012. A abertura da temporada acontece em São Pedro, no interior de São Paulo e, logo em seguida, vai para Londrina (PR), Goiânia (GO) e para a charmosa Penedo, no Rio de Janeiro. Fechando o calendário estão Sete Lagoas (MG) e Ribeirão Preto (SP).


"O que importa é se divertir e ter a oportunidade de passar um dia maravilhoso com os amigos e a família", disse João Teodoro, participante de Belo Horizonte.


A premiação acontece em cada etapa para os três primeiros colocados das duas categorias, Fun e Extreme.


Mitsubishi Pró Brasil

A ação social Mitsubishi Pró Brasil estará, mais uma vez, presente no Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor. Cada veículo participante das competições fará a doação de 30 quilos de alimentos e um kit com produtos de higiene que, ao final de cada etapa, será entregue para instituições das cidades onde os rallies são realizados.


Na temporada 2011, foram mais de 100 toneladas de alimentos arrecadados e 27 entidades sociais, de 11 cidades, beneficiadas com as doações. Desde a criação da ação, em 1994, mais de 777 toneladas foram distribuídas para centenas de instituições de todo o Brasil.


O Mitsubishi Motorsports Sudeste tem patrocínio de Castrol, Itaú, Gol, Clarion, W.Truffi Blindados, Mit Financiamentos, Mangels, MVC Artecola, Farmais, Automotiva Usiminas, Transzero, Unirios, Seara, Pirelli, Dupont, Consórcio Embracon, Daslu, Artfix.


O Mitsubishi Motorsports Nordeste tem patrocínio do Itaú, Dupont, Gol, Mit Financiamentos, W.Truffi Blindados, GW Logistics, Estapar, Pirelli, Borlem, Automotiva Usiminas, STP, Transzero, Mapfre, Tecfil - Sofape, Castrol, Clarion, Adorno - Sideral, Unirios, Daslu e Artfix.


E o Mitsubishi Outdoor tem patrocínio de Gol, Centauro, Atlantica / Midori, Clarion, Columbia, Unirios, Transzero, Castrol, Mapfre, Cisa Trading, Pirelli, Pilkington, Dupont.


Mais informações no site: www.mitsubishimotors.com.br.


Mitsubishi Motorsports Sudeste - 2012

1ª Etapa - 14/abr - São Pedro/SP

2ª Etapa - 19/mai - Joinville/SC

3ª Etapa - 30/jun - Londrina/ PR

4ª Etapa - 04/ago - Goiânia/GO

5ª Etapa - 29/set - Penedo/RJ

6ª Etapa - 20/out - Sete Lagoas/ MG

7ª Etapa - 24/nov - Ribeirão Preto/SP


Mitsubishi Motorsports Nordeste - 2012

1ª Etapa - 16/jun - Maceió/AL

2ª Etapa - 18/ago - Aracaju/SE

3ª Etapa - 01/set - João Pessoa/PB

4ª Etapa - 10/nov - Fortaleza/CE


Mitsubishi Outdoor - 2012

1ª Etapa - 14/abr - São Pedro/SP

2ª Etapa - 30/jun - Londrina/ PR

3ª Etapa - 04/ago - Goiânia/GO

4ª Etapa - 29/set - Penedo/RJ

5ª Etapa - 20/out - Sete Lagoas/ MG

6ª Etapa - 24/nov - Ribeirão Preto/SP


* Calendário sujeito a alterações



Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 28 de janeiro de 2012






Veja também:
· Paredão pede ajuda a Azeredo para salvar a Arena do Jacaré;
· Alteração de sentido na rua José Duarte de Paiva;
· Acidente em Paraopeba deixa dois mortos e um ferido;
· Jardineiro morre eletrocutado na rede da Cemig ao podar árvore;
· Prefeito Maroca recebeu técnicos do BNDES;
· O exemplo do Náutico quando ia ser leiloado serve também para a Arena do Democrata;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo Ti Rei, Valdemar Carlos de Deus e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo:





Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 28 de janeiro de 2012











Veja também:
· Paredão pede ajuda a Azeredo para salvar a Arena do Jacaré;
· Alteração de sentido na rua José Duarte de Paiva;
· Acidente em Paraopeba deixa dois mortos e um ferido;
· Jardineiro morre eletrocutado na rede da Cemig ao podar árvore;
· Prefeito Maroca recebeu técnicos do BNDES;
· O exemplo do Náutico quando ia ser leiloado serve também para a Arena do Democrata;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo Ti Rei, Valdemar Carlos de Deus e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo:






Coluna Cavalgando TI REI de sábado dia 28 de janeiro de 2012



Veja também:
· Paredão pede ajuda a Azeredo para salvar a Arena do Jacaré;
· Alteração de sentido na rua José Duarte de Paiva;
· Acidente em Paraopeba deixa dois mortos e um ferido;
· Jardineiro morre eletrocutado na rede da Cemig ao podar árvore;
· Prefeito Maroca recebeu técnicos do BNDES;
· O exemplo do Náutico quando ia ser leiloado serve também para a Arena do Democrata;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo Ti Rei, Valdemar Carlos de Deus e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo:



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Leia nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro de 2012, no Jornal Diário Boca do Povo






Veja também:
· Boatos informam que Ricardo Guimarães vai arrematar a Arena;
· Casa da Cultura comemora 30 anos;
· Morador do bairro Jardim Arizona foi abordado ao sair da garagem e baleado;
· Cruzeiro nega divida de R$ 30 milhões com Perrella;
· Engenheiros da Anatel estiveram ontem no Boca para fiscalizar TV Centro de Minas;
· Com quem ficará a Arena do Jacaré?
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo:



Leia nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro de 2012, no Jornal Diário Boca do Povo






Veja também:
· Boatos informam que Ricardo Guimarães vai arrematar a Arena;
· Casa da Cultura comemora 30 anos;
· Morador do bairro Jardim Arizona foi abordado ao sair da garagem e baleado;
· Cruzeiro nega divida de R$ 30 milhões com Perrella;
· Engenheiros da Anatel estiveram ontem no Boca para fiscalizar TV Centro de Minas;
· Com quem ficará a Arena do Jacaré?
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo:



Pesquisadores do Rally da Safra percorrerão mais de 60 mil quilômetros em 13 estados





A Mitsubishi Motors é patrocinadora do principal levantamento técnico privado da produção nacional de soja e milho, o Rally da Safra. Com o legítimo DNA 4x4 da Mitsubishi, técnicos e pesquisadores utilizam as resistentes L200 Triton para percorrer mais de 60 mil quilômetros nos principais pólos agrícolas em 13 estados, além do Distrito Federal.


A primeira equipe saiu de Cuiabá (MT) no último dia 15 de janeiro e já percorreu três regiões do Mato Grosso, maior produtor de soja do país. A equipe utiliza oito veículos cabine dupla L200 Triton, que permitem aos pesquisadores trafegar com segurança nas rodovias, além de utilizar o sistema de tração Easy Select 4WD e enfrentar as mais desafiadoras situações em trechos off-road.


Equipada com motor diesel 3.2 litros com injeção direta Common Rail ou motor V6 Flex 3.5 litros e 24 válvulas, a L200 Triton vem com o exclusivo navegador GPS em 3D, que facilita o deslocamento entre as cidades. O sistema multimídia Power Touch, ar-condicionado automático, volante com comandos de áudio e piloto automático, bancos em couro, duplo airbag e o amplo espaço interno, ampliam o conforto e a segurança nas longas viagens.


Rally da Safra


O Rally da Safra é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. Projeto pioneiro no país desde 2004, é o único levantamento de safra técnico privado que vai a campo para avaliar as condições das lavouras de soja e milho. Em 2012, seis equipes farão as pesquisas entre os dias 16 de janeiro e 22 de março. A área escolhida representa 99,4% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo o Brasil. As equipes coletarão cerca de 1,3 mil amostras de soja e milho e realizarão oito palestras com os produtores rurais. Os resultados serão apresentados em São Paulo, no dia 3 de abril.


Durante a viagem com a L200 Triton, a equipe avaliará, entre outros aspectos da produção, espaçamento entre plantas, população de plantas, peso, número e umidade de grãos, ocorrência de pragas e doenças. Prosseguirá com testes de transgenia para ambas as culturas, análise de solo, avaliação do plantio direto na palhada e monitoramento de perda nas lavouras recém-colhidas ou em processo de colheita. Além disso, o Rally avaliará as condições das estradas brasileiras, fechando, assim, a mais completa radiografia da safra brasileira.

Leia nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2012, no Jornal Diário Boca do Povo






Veja também:
· Paredão declara no Sem Censura que oposição tem que ter juízo;
· Duplo homicídio na Rua Pirapama com 21 disparos;
· Prefeitura inaugura nesta sexta sua primeira academia ao ar livre;
· Idoso morre após acidente de trânsito em Sete Lagoas;
· Cartel de gasolina em Sete Lagoas é responsabilidade do MP e do Procon;
· Deputado Duílio de Castro prestigia bandas musicais;
· Colônia de Férias Radical começou com muita animação no Clube Náutico de Sete Lagoas;
· Leilão da Arena preocupa desportistas setelagoanos;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo:



Leia nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2012, no Jornal Diário Boca do Povo





Veja também:
· Paredão declara no Sem Censura que oposição tem que ter juízo;
· Duplo homicídio na Rua Pirapama com 21 disparos;
· Prefeitura inaugura nesta sexta sua primeira academia ao ar livre;
· Idoso morre após acidente de trânsito em Sete Lagoas;
· Cartel de gasolina em Sete Lagoas é responsabilidade do MP e do Procon;
· Deputado Duílio de Castro prestigia bandas musicais;
· Colônia de Férias Radical começou com muita animação no Clube Náutico de Sete Lagoas;
· Leilão da Arena preocupa desportistas setelagoanos;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo:




sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Camarote da Brahma se transforma e faz homenagem à Sapucaí



Carnaval de 2012 marca a nova trajetória do camarote mais disputado da avenida, que ganha campanha estrelada pela diva pop Jennifer Lopez

O carnaval de 2012 marca o ano 1 do novo Camarote da Brahma, no Rio de Janeiro. Depois de 21 anos de boas e importantes histórias na Marques de Sapucaí, um espaço completamente novo e moderno emerge na passarela do samba e dá início a uma nova trajetória da Brahma no Sambódromo. Um ciclo se anuncia, mas a arte de receber bem os melhores convidados com exclusividade, qualidade e muita diversão, marcas registradas do Camarote, será mantida.

“Este é um ano de virada para o Camarote da Brahma. Se no passado construímos com sucesso um espaço que se tornou um ícone do carnaval carioca junto com a nossa fábrica, a Brahma tem a ousadia de se reinventar e continuar prestigiando esta grande festa e a Sapucaí nos novos módulos. Temos muito orgulho de deixar o novo emergir oferecendo um espaço que mantém viva a grandiosidade e principalmente a diversão para os nossos convidados”, explica o diretor de marketing da Brahma, Bruno Cosentino.

O Camarote da Brahma deste ano celebra o presente e faz uma grande reverência à alegria do carnaval e à própria Marques de Sapucaí. Com tema “SapucAÍ”, criado pela equipe do Banco de Eventos, a edição de 2012 é a tradução poética de diversão, curtição, dança, festa e carnaval. E para embalar o conceito, a Brahma escalou nada menos que Jennifer Lopez, uma das maiores estrelas pop do mundo, para ser a estrela de carnaval da marca. A cantora e atriz também é presença confirmada no Camarote da Brahma.

“Tanta propriedade em criar um termo que faz analogia ao próprio nome do local onde acontece o Carnaval no Rio de Janeiro é porque Brahma e Sapucaí estão juntas mesmo antes de existir o Carnaval. Afinal não é que a fábrica da Brahma estava instalada na Rua Visconde de Sapucahy, 122, desde 1922? A Sapucaí, então, é nossa”, reforça José Victor Oliva, presidente da Holding Clube e responsável pela organização do Camarote.

Novo QG
E se a palavra de ordem em 2012 é transformação, o metro quadrado mais disputado da avenida está com um novo endereço. O Camarote da Brahma ficará logo no início da passarela do samba, no setor 2. Pela primeira vez os convidados da Brahma terão acesso às frisas e poderão curtir os desfiles mais próximos da avenida. Para garantir o conforto dos convidados, a Brahma contará com uma entrada exclusiva por uma passarela, com acesso direto ao espaço.

Em cada uma das três noites, 800 convidados vão circular por 3000 metros quadrados distribuídos em dois andares mais o piso térreo. Um andar será destinado aos bares e a visibilidade dos desfiles será garantida por seis janelões. No segundo piso, a diversão será elevada à máxima potência onde músicos convidados se revezam ao longo da noite. Uma grande varanda com mais de 160 metros quadrados coloca todos em frente à Marques de Sapucaí.

“Com tantos anos de sucesso e sempre em evidência, o próprio Camarote da Brahma é uma grande estrela. É por isso que acreditamos que o novo espaço já nasce ícone, desejável e palco de grandes atrações e muita diversão. Os nossos convidados vão se sentir em casa, numa casa nova, mas literalmente em casa, porque estamos dando uma nova vida ao que sempre fizemos com muito sucesso: recebê-los muito bem”, explica José Victor Oliva.

SapucAÍ
Para saudar este recomeço, o Banco de Eventos, empresa da Holding Clube, criou um conceito único para o Camarote da Brahma, o “SapucAÍ”. “Contamos com a parceria do Leandro Sapucahy , nosso embaixador musical e que traz o espírito do Sapucar e sua Sapucapeta para embalar os convidados especiais nas noites do Camarote de 2012”, reforça Oliva.

O conceito ampliou fronteiras e se conectou com a campanha publicitária desenvolvida pela Africa. O primeiro filme da campanha para o carnaval da Brahma é uma tradução bem humorada do que é sapucar e um aperitivo da participação de J.Lo. Embalada por uma trilha recheada de pandeiros e repiques, que fez a cantora e atriz se animar para valer nas gravações, o comercial de um minuto intercala cenas típicas de pessoas se divertindo no carnaval, das manifestações mais tímidas até as mais esfuziantes.

Diante da alegria contagiante do sapucar J.Lo se pergunta “What’s sapucar?” e ao acompanhar a letra e outras cenas ela conclui “My dream is sapucar in Brazil!”. A comunicação é composta ainda por ações nas redes sociais, spot de rádio e peças de mídia exterior.

O Jingle
Aí, nação brahmeira… vamos sapucar!!!
Desde os tempos mais primordios
O Sapucar foi inventado
No primeiro dedo levantado
É só dá uma rebolada
Abrir uma Brahma gelada
Que o sapucar tá sapucado
Entao sapuca aí, sapuca aí
Sapuca ali, sapuca aqui, sapuca aí
Entao sapuca aí, sapuca aí
Vou sapucar com a minha Brahma por aí.

Atrações
Os intervalos dos desfiles serão animados por uma lista de artistas que vão colocar os convidados para “sapucar”. Entre os confirmados, Preta Gil e Leandro Sapucahy.

Convidados
A lista de convidados do Camarote é elaborada pelo time de promoters formado por Alicinha Cavalcanti, Carol Sampaio, Ivone Kassu e Renata Carvalho.

Parceiros
Para a edição de 2012, o Camarote da Brahma terá alguns novos parceiros como a Grendente, que vai montar um espaço para os convidados, e a Kibon que vai levar mais sabor para os convidados. E a L'oreal garante o make up com um estúdio nos domínios da Brahma.

NÚMEROS DO CAMAROTE 2012:
Empregos indiretos: aproximadamente 1.500
Seguranças: 200
Limpeza: 80 trabalhadores/dia
Motoristas: 80
Microônibus, vans, carros: 60
Profissionais de produção: 114
Geradores: 15 (totalizando 4.500 KVAs)
Área total: 3 mil m2
Refeições: 18 toneladas
Posto médico: 1
Ambulância: 1

Raspadinha de Laranja

Uma dica para o cardápio do final de semana.

Leia nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro de 2012, no Jornal Diário Boca do Povo









Veja também:
· Náutico investe R$ 80 mil na compra de gerador;
· Morte de adolescente que cumpria medida socioeducativa é investigada;
· Farmácia Distrital passa a atender na Benedito Valadares;
· Paredão vai ao Sem Censura hoje para falar sobre eleições;
· Quanto que vale hoje a Arena do Jacaré?
· Copa Náutico – Ecobier de futsal têm jogos nesta quarta;
· Júnior do Democrata já treina para o mineiro;
· Gilvan só vai falar grosso no episódio de Montillo?;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo:




Leia nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro de 2012, no Jornal Diário Boca do Povo







Veja também:
· Náutico investe R$ 80 mil na compra de gerador;
· Morte de adolescente que cumpria medida socioeducativa é investigada;
· Farmácia Distrital passa a atender na Benedito Valadares;
· Paredão vai ao Sem Censura hoje para falar sobre eleições;
· Quanto que vale hoje a Arena do Jacaré?
· Copa Náutico – Ecobier de futsal têm jogos nesta quarta;
· Júnior do Democrata já treina para o mineiro;
· Gilvan só vai falar grosso no episódio de Montillo?;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo:




quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CAMINHÕES DE CORRIDA FAZEM BONITO NAS PISTAS E NOS RALLYS



· Derivados de caminhões normais, eles são preparados para ressaltar potência, velocidade, estabilidade e resistência.

Ao contrário do que muitos imaginam, os caminhões já deixaram a lentidão e o peso de antigamente e são cada vez mais potentes, estáveis e fáceis de dirigir, levando alta tecnologia a bordo. Tudo isso, com muita velocidade e agilidade, quando estes são quesitos indispensáveis. Para perceber esses avanços, basta observar os caminhões de competição. No mais exigente rally do mundo, o Dakar, que terminou no último dia 15 em Lima, no Peru, os caminhões participaram em categoria própria, pulando dunas, atravessando corredeiras e terrenos pedregosos a velocidades de até 150 km/h. E nas pistas da Fórmula Truck brasileira, um caminhão de corrida pode chegar a 240 km/h, disputando posições em curvas de alta e baixa velocidade, mesmo pesando quatro toneladas e meia.

Estes caminhões de competição são preparados para o desempenho esportivo. Para enfrentar as pistas ou os desertos dos rallys, eles recebem peças especiais e configurações mecânicas específicas. Mas derivam diretamente de caminhões normais, que no dia a dia transportam mercadorias pelos quatro cantos do mundo.

No Rally Dakar, no qual a Iveco terminou em primeiro e segundo lugares na classificação final, chegando em primeiro em oito das 14 etapas da competição, a base da equipe Petronas-De Rooy-Iveco é o Iveco Trakker 4x4, produzido na Alemanha e no Brasil, é um caminhão projetado para operações fora-de-estrada como mineradoras, construção pesada, plantações de cana-de-açúcar, etc. “O Trakker é muito forte desde o projeto”, explica o engenheiro Giuseppe Simonato, um dos responsáveis pela preparação dos veículos Iveco do Rally Dakar deste ano. “O chassi é super resistente e o motor, um Iveco-FPT Cursor 13, e a partir de uma base confiável pode-se criar máquinas de competição vencedoras”.

No caso do Trakker 4x4 do Dakar, o caminhão é 50 centímetros mais alto que o normal. A suspensão é de molas parabólicas, mas só com duas lâminas para garantir uma condução mais macia. Mas vem com dois amortecedores especiais por roda. “Cada amortecedor de competição é quatro vezes mais forte que um comum, porque tem de aguentar o tranco na caída do caminhão e, principalmente, segurá-lo para que ele não saia pulando como uma bola”, diz Simonato, referindo-se ao salto em alta velocidade de uma duna, situação normal enfrentada por um caminhão em um rally.

Outra modificação é o motor, preparado pela FPT Industrial. Um motor Cursor 13 normal tem calibrações de potência ao redor de 500cv. Já o Iveco Trakker do rally vem com 900cv. E tem o dobro do torque de um caminhão de série: 4.000 Nm, disponível entre 1.200 e 2.800 rpm. Peças móveis como pistões e bielas são especiais e a parte eletrônica é especial. “Você afunda o pé e ele sai como uma bala de canhão, joga seu corpo contra o assento, e o piloto quase não precisa trocar de marchas”, comenta Simonato, que já dirigiu caminhões em rally. “Por isso o câmbio também muda: em vez de uma caixa com 16 velocidades, o Trakker de corrida precisa só de oito”.

O eixo dianteiro também é diferente. “Ele é de caminhão militar e traz integrado um sistema de controle de pressão dos pneus”, explica o engenheiro da Iveco. “Nas dunas de areia fofa, você pode esvaziar o pneus para 0,8 atmosfera, pois com o pneu murcho é mais difícil atolar”, exemplifica. “Num piso mais duro, pode encher com até oito atmosferas, para maior desempenho”. A tração 4x4 pode ser dosada entre os eixos: no modo normal distribui a força 50%-50%, mas pode ser regulada 60%-40%, de acordo com a necessidade da prova ou estilo do piloto.

Estas modificações são necessárias pelas demandas de uma prova de rally, muitas vezes superior em termos de agressividade ao conjunto mecânico do que aquelas que um caminhão normal enfrenta nas estradas. Isso é algo que também se verifica na Fórmula Truck, onde as demandas são de altíssima velocidade final, retomadas violentas, estabilidade máxima em curvas. “A diferença entre os caminhões dessas duas competições são gritantes”, diz Simonato.

Na Fórmula Truck, o Iveco Stralis de competição deriva do Iveco Stralis normal, modelo produzido na Europa e no Brasil. Pode-se ver a semelhança entre o modelo de rua e o de corrida, mas o caminhão da Scuderia Iveco deve andar como um carro de corrida. Enquanto no Dakar o caminhão é elevado do chão, na Fórmula Truck ele fica a poucos centímetros da pista. O objetivo é baixar o centro de gravidade para maior estabilidade Além disso, sua área frontal é reduzida ao máximo, para melhorar a penetração aerodinâmica. Aerofólio, spoilers, carenagens especiais, tudo faz parte do pacote.

O motor, que nas estradas entrega ao redor de 500cv, nas pistas vai a 1.200cv. Se na estrada a economia e a durabilidade são requisitos básicos, nas pistas o que importa é potência e desempenho. “Acelerações bruscas, variação constante entre alta e baixa velocidade e operação sempre no limite máximo de rpm são situações que submetem as peças a um esforço anormal”, explica o engenheiro Marcelo Sakurai, um dos integrantes da Scuderia Iveco. “As temperaturas de funcionamento excedem o normal, por isso a refrigeração do motor é uma grande preocupação”.

O radiador e intercooler tem desenho próprio. E várias outras peças são diferentes: pistões, comando de válvulas, válvulas, turbo e um catalizador gigante, pois excesso de fumaça significa penalização na corrida (obriga o piloto a fazer um drive-through). A tomada de ar é “extra-large”, para aumentar o rendimento do turbo, consequentemente enchendo as câmaras de combustão. A central eletrônica tem “inteligência” de corrida, valorizando os parâmetros de velocidade final, retomadas para saídas de curva etc. O câmbio tem só seis marchas.
Outro fator fundamental na pista é o “chão” do caminhão, isto é, seu acerto de suspensão. O desafio é grudar o caminhão no asfalto para que toda a potência enviada às rodas traseiras seja revertida em velocidade. Assim, o motor é deslocado cerca de 50 centímetros para trás, para melhor distribuição de peso entre os eixos. O cardan tem tamanho reduzido. Todas as peças abaixo do chassi (eixos, diferenciais, etc) tem peso reduzido (quanto mais leve embaixo do chassi, melhor a suspensão trabalha, uma regra de ouro na competição). E os amortecedores são especiais de corrida.

O que um motorista de caminhão normal ganha com toda essa movimentação nas pistas e nos rallys? “Um caminhão melhor”, responde Giuseppe Simonato. “Ao final de uma competição como o Dakar, fazemos um levantamento de tudo o que mudamos nos caminhões de corrida e avaliamos se podemos transferir essas tecnologias para um caminhão normal”, explica ele. Essa transferência pode ser pequena (uma composição metálica diferente para um componente), mas se ela resultar em maior durabilidade ou performance da peça, já valeu a pena.

Leia nesta terça-feira, dia 24 de janeiro de 2012, no Jornal Diário Boca do Povo






Veja também:
· Justiça marca leilão de praça da Arena do Jacaré;
· Alterações no trânsito do centro começam a ser efetivadas;
· Operação Tapa Buraco dá continuidade às demandas;
· Inadimplentes poderão negociar IPVA na Administração Fazendária;
· Acidente no cruzamento da Perimetral com Professor Abeylard;
· Prefeito Marcio Lacerda decide vetar o reajuste salarial de 61,8% dos vereadores de BH;
· Família foi rendida no interior de sua residência no centro da cidade;
· Desapropriação da Arena do Jacaré mostra a incompetência das negociações feitas pela assessoria do prefeito Maroca com o governo;
· Autor de roubo a transeunte já teria sido preso 10 vezes;
· Final de semana com bom futebol e muitos gols na Copa Eldorado;
· Cuca dedicará semana para ajustes táticos no time do Galo para a estréia no Mineiro;
· Mancini se diz chateado com estréia e espera evolução do time no Mineiro;
· Nem os gols foram bonitos no primeiro clássico do ano;
· Eleições 2012;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo e Vamberto Teixeira...
· Acompanhe também nos links abaixo: