sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bolo de Fubá Delícia

Uma dica para o cardápio do final de semana.


Patrus Ananias vai ministrar palestra na Câmara Municipal

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sete Lagoas vai realizar na próxima segunda-feira, 03 de outubro, no Plenário Deputado Wilson Tanure, palestra com o tema “Gestão Pública: Ética; Participação Popular; Parcerias”. O palestrante será o ex-ministro Patrus Ananias, que é advogado diplomado pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Poder Legislativo e mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde atualmente é pesquisador e professor.

Patrus também é doutorando em Filosofia pela Universidade Complutense de Madri. Foi vereador (1989-1993) e prefeito (1993-1997) de Belo Horizonte. Eleito deputado federal em 2002, no ano de 2004 implantou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o qual dirigiu até 2010. É funcionário concursado da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, onde exerce o cargo de analista legislativo. Presidiu na Puc-Minas, o Instituto Jacques Maritain e integra a Academia Mineira de Letras.

Poderão participar da palestra agentes políticos, servidores da Administração Pública Municipal e cidadãos interessados no assunto. O evento, gratuito, será realizado no horário das 14h às 15h30 e as inscrições podem ser realizadas através do e-mail: escola@camarasete.mg.gov.br.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação da Câmara

IVECO ADERE AO MOMENTO ITÁLIA-BRASIL (MIB)

· Iveco vai patrocinar o “passaporte” de eventos do MIB, um guia completo da programação que será distribuído em todo o Brasil

· Exposição do “caminhão do futuro” da empresa na Fenatran entra como destaque de tecnologia na programação oficial

· Ônibus Iveco serão utilizados no projeto “Conheça a Itália sem Sair de São Paulo”, que será realizado a partir de março de 2012

A Iveco, montadora de caminhões que mais cresce no Brasil, anunciou hoje (28) sua adesão como apoiadora do Momento Itália Brasil (MIB), iniciativa cultural promovida pela Embaixada da Itália no Brasil que realizará, entre outubro de 2011 e junho de 2012, dezenas de eventos culturais em todo o País com o objetivo de estreitar as já bastante amplas relações entre os dois países.

“A Iveco é uma empresa de origem italiana e não poderia deixar de estar dentro de um projeto como este”, afirma Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Além disso, nos consideramos brasileiros no Brasil, outra razão para apoiar o projeto que vai ser de grande importância para 30 milhões de italianos ou descendentes de italianos que vivem no Brasil”.

Para o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, o apoio da Iveco é importante por estar dentro do espírito do projeto. “A proximidade entre brasileiros italianos é muito forte e queremos construir um evento que venha celebrar aquilo que temos em comum”, diz o embaixador. “É algo que temos de construir juntos, brasileiros e italianos, e o suporte de empresas como a Iveco é um passo firme nesta direção”.

O Momento Itália-Brasil tem uma programação extensa, que explorará os campos da arte, da cultura, arquitetura, design, enogastronomia, moda, música, cinema, teatro, dança, esporte, ciência e economia, reforçando as ligações sociais, culturais, econômicas e os fluxos turísticos e migratórios bilaterais. A participação da Iveco começa com o patrocínio da impressão de toda a programação, que será feita na forma de um passaporte a ser distribuído por meio da estrutura diplomática da Itália no País.

Foi também incluído na programação oficial do Momento Itália Brasil um evento realizado pela Iveco, denominado “Tecnologia Italiana: o Caminhão do Futuro da Iveco”. Trata-se da exposição do caminhão-conceito Iveco Glider, que será mostrado ao público durante a Fenatran (o salão internacional do transporte que acontece no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 24 e 28 de outubro). Por meio de recursos de avançada aerodinâmica, reaproveitamento energético térmico e solar, o Glider aponta para uma economia de combustível de até 40%. Além disso, todo o interior do veículo foi projetado para unir os conceitos de casa, escritório e caminhão. “É uma visão do que podemos alcançar explorando as tecnologias disponíveis”, informa Mazzu. Ainda dentro do Momento Itália Brasil, a Iveco será a fornecedora dos ônibus que serão utilizados no projeto “Conheça a Itália sem sair de São Paulo”, que acontece a partir de março de 2012.

Idealizado e implementado pela Câmara de Comércio Italo-Brasileira de São Paulo, ele prevê a realização de roteiros turístico-culturais dentro da maior cidade do país onde a presença italiana seja forte e presente (como o bairro do Bixiga, por exemplo), descobrindo e apresentando praças, igrejas, monumentos, edifícios nos quais a influência da arquitetura italiana esteja ainda hoje preservada. O roteiro ainda inclui teatros e museus que expressem a herança cultural italiana. E, claro, os restaurantes italianos, que não poderiam faltar de uma viagem desta natureza.

Proposta de Aécio Neves aumenta royalties pago a municípios produtores de minério

Senador Aécio Neves defende mudanças na base de cálculo do benefício e põe fim à diferença entre royalties minerais e do petróleo

O senador Aécio Neves protocolou, nessa terça-feira (27-09), na Comissão de Infraestrutura do Senado, proposta que aumentará o valor da compensação financeira paga aos estados e municípios brasileiros pela atividade mineradora em seus territórios. A Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), o chamado royalty do minério, passaria a corresponder a 5% do faturamento bruto das empresas mineradoras. Atualmente, o ressarcimento aos municípios varia de 0,2% até 3% do lucro líquido das empresas.
A proposta do senador Aécio significará um aumento de até cinco vezes na compensação financeira paga aos municípios. O ex-governador defende ainda a criação de um fundo especial com recursos a serem distribuídos ao conjunto de municípios dos estados com atividade mineradora. Do total arrecadado com os royalties, 8% seriam distribuídos entre os municípios, independentemente de haver ou não atividade mineral.

A mineração afeta praticamente todos os municípios do País, em razão da diversidade de produtos que podem ser extraídos. A cadeia de serviços que gira em torno da atividade, como o transporte dos minerais, atinge mesmo municípios não produtores.
Aécio Neves propôs também a cobrança de um percentual a mais para empresas que explorem jazidas que se destacam pela grande rentabilidade que geram às empresas que as exploram. Isso permitirá maior renda para os municípios e estados produtores de minério. A proposta vai à votação na comissão amanhã (29/09). Aprovada, seguirá para Comissão de Assuntos Econômicos e, depois, para Câmara dos Deputados.

Fim da diferença entre royalties mineral e do petróleo
A proposta de Aécio Neves foi apresentada como substitutivo ao projeto de lei do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) e põe fim à diferença entre o cálculo dos royalties pagos aos municípios e estados produtores de petróleo e os royalties do minério. A compensação feita aos produtores de petróleo chega a 10% do faturamento bruto.

O principal objetivo do senador é assegurar que municípios e estados possam ser de fato compensados pela exploração de seus recursos minerais. Os recursos dos royalties são destinados à implantação de políticas públicas que reduzam danos ambientais causados pela mineração e ao incentivo de atividades econômicas nos municípios após o período da exploração mineral.

A proposta do senador Aécio determina também que, no caso de produtos minerais com cotação no mercado internacional (commodity), como o ferro, a base de cálculo não deverá ser inferior ao valor da sua cotação. Caberá ao Ministério de Minas e Energia ou às Secretarias de Estado da Fazenda divulgar a cotação diária.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Senador Aécio Neves.

Escolas municipais poderão funcionar em tempo integral

Na noite desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal vai realizar em seu Plenário, a partir das 19h, uma Sessão Especial com o objetivo de debater a implantação do Projeto Sócio Educativo Integrado (SEI) em Sete Lagoas. O evento, que atende ao Requerimento nº 441/2011, de autoria do vereador Milton Saraiva (PP), terá a finalidade de discutir a importância da criação do SEI na cidade, uma vez que o projeto tem como meta principal transformar todas as escolas públicas municipais em escolas de tempo integral, com um ensino suplementar de qualidade.

De acordo com Saraiva, em sua primeira etapa, o SEI vai beneficiar cerca de 300 estudantes com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal da Infância e da Adolescência, e do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), contando também com o patrocínio da Iveco Fiat. Para melhor desenvolvimento do debate, foram convidados para participarem da Sessão Especial munícipes ligados direta e indiretamente na área da Educação, em especial empresários, educadores, parceiros e os coordenadores do SEI. Sua presença ou equipe ligada diretamente ao assunto será de fundamental importância para o êxito do evento.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação da Câmara

FINAL DO FESTIVAL ESTADUAL SESI MÚSICA 2011 REVELA NOVOS

Vencedores do Festival Estadual Sesiminas com o Gerente de Cultura, Cláudio Marcassa, e com o radialista Tutti Maravilha. Foto: Vanessa Oliveira / Escola de Fotografia SESIMINAS.

Vencedores são de Belo Horizonte, Sete Lagoas, São João De Rei, Leopoldina e São João Nepomuceno

Realizada no dia 24 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a grande final da terceira edição do Festival Estadual Sesi Música revelou dezenas de novos talentos, que, mais uma vez, fizeram jus à riqueza da sonoridade brasileira. Ao longo da noite de festa, 24 artistas industriários, finalistas nas categorias Interpretação e Composição inédita, subiram ao palco para encantar o público que lotava o Teatro Sesiminas com inúmeras torcidas. Apresentado pelo radialista Tutti Maravilha, o espetáculo também contou com a presença da Banca Black Family, vencedora do Festival Itaunense da Canção 2011, e do artista industriário Gleison Juliano dos Reis, bicampeão das edições estadual e nacional, em 2008 e 2009, na categoria Interpretação.

Nesta terceira edição do Festival, que ratificou o papel da cultura em integrar, ensinar e dar novo ritmo à vida das pessoas, seis novos talentos foram agraciados, respectivamente, com o troféu maestro Silvio Barbato e prêmios no valor de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. A escolha das melhores composições e interpretações da indústria ficou a cargo dos jurados: o radialista e diretor artístico da Rádio Inconfidência, Luís Marcelo de Souza; a professora de canto popular da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Valéria Braga; o músico e instrumentista Rogério Delayon; a cantora e uma das fundadoras da Cia. Burlantins, Regina Souza, e a cantora Elisa Paraíso.

Nesta edição do Festival, na categoria Interpretação, o primeiro lugar ficou com Edy Nascimento, que interpretou “Codinome Beija Flor”, de Cazuza, Ezequiel Neves e Reinaldo Arias, da Panificadora Louzada, de São João Nepomuceno. O segundo lugar ficou com o belorizontino Helvécio dos Santos Moura, da Vallourec & Mannesmann Tubes, com a música de Almir Sater e Renato Teixeira “Tocando em Frente”. Já o terceiro lugar, foi para Suely Regina Moreira, da Security Barriers Ltda, de Belo Horizonte. Única mulher a vencer o Festival Sesi Música 2011, Lili Moreira, como é conhecida, cantou Sina, de Djavan.

Na categoria Música Inédita, o artista vencedor foi Wesley Carmelo dos Santos, o Mumu, da LSM Brasil S/A, de São João Del Rei, com “Minha Fortaleza”. Em segundo lugar, ficou o setelagoano Nilson Gonçalves de Oliveira, conhecido como Vulgo Zero, da empresa Sodecia MG Indústria de Componentes Automotivos Ltda, cuja canção inédita é “Por mais um ano”. O terceiro lugar ficou com Fabrício Manca de Souza, o Sapin, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, de Leopoldina, com a música inédita “Nossa Senhora do Sertão”.

PREPARAÇÃO
Antes de subir ao placo, os artistas industriários tiveram aulas de percepção corporal, com a bailarina e professora Gabriela Christófafo, e preparação vocal, com a cantora Andrea Amendoeira. Além disso, foram regidos pelo Maestro Fernando Muzzi e acompanhados por uma banda base, formada por grandes nomes da música mineira: Juninho Fiúza (contrabaixo), Thiago Peixoto (bateria), Serginho Silva (percussão), Samy Érick (guitarra, violão e cordas), Marcelo Jiran (teclado e piano), Breno Mendonça (saxofone), Leonardo Brasilino (trombone baixo), Wagner Souza (trompete) e Fernando Muzzi (violão e regência).

RETROSPECTIVA
Nesta terceira edição, mais de 100 artistas industriários, de 79 empresas localizadas em 36 municípios mineiros inscreveram-se no Festival. Em relação à edição do ano passado, houve aumento de 63% no número de inscritos. Apenas das empresas Correios, registraram-se 18 inscritos. Todos os participantes foram avaliados por uma comissão de seleção formada por importantes nomes da música mineira e brasileira. “Para o Sesiminas, é imenso o orgulho em receber tanta gente talentosa e com tanta qualidade musical”, ressalta o coordenador desta edição, Thiago Maia.

Para o gerente de Cultura do Sesiminas, Claudio Marcassa, o Festival se consolida como um efetivo modelo de gestão em rede, no sentido de sistematizar os conteúdos e procedimentos que contribuem para o fortalecimento da indústria. “Trata-se de ferramenta capaz de contribuir com os programas de qualidade de vida das empresas, além de melhorar a auto-estima e a motivação de todos e, como conseqüência, aumentar a produtividade. Além de envolver produção cultural, formação e difusão, notamos que o Festival é um espaço da valorização da diversidade cultural”, destaca.
Ainda segundo Claudio Marcassa, as inscrições para o Festival Nacional Sesi Música 2012 serão abertas em julho do ano que vem e os interessados devem procurar o Sesi de sua cidade.

Fonte: Árvore de Comunicação


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

IVECO COLHE RESULTADOS COM FERRAMENTA DE VENDAS PELA INTERNET

Rafael (Tecar) e Renato Carvalho


· Ferramenta de intenção de compra no site da Iveco existe desde 2008

A Iveco comemora a venda de caminhões via internet, por meio de sua ferramenta de intenção de compra, disponibilizada no site da fabricante desde 2008. Atualmente estão em andamento mais de 380 processos de intenção de compra iniciados pela internet, sendo que 10% já são vendas concretizadas somente neste ano, com veículos já entregues ao cliente final. “É importante sempre perseguirmos uma diversificação de nossos canais de venda. Nossa ferramenta de intenção de compra pela internet está gerando cada vez mais negócios e a tendência é que isso cresça cada vez mais”, comenta Marcelo Bouhid, gerente de Marketing da Iveco.

Mobile, concessionária da Iveco em Feira de Santana, na Bahia, é prova de que o contato iniciado pela internet é uma ferramenta confiável e eficiente de vendas da marca. Após receber o email de intenção de compra com os dados cadastrais do interessado, o vendedor da concessionária entra em contato com o cliente, agenda uma visita para conhecer o seu negócio e oferece o melhor veículo, de acordo com a operação do cliente.

Um dos exemplos em que a intenção virtual transformou-se em realidade passou-se na concessionária baiana. “De acordo com o perfil preenchido no site, o cliente mostrou-se interessado em adquirir o caminhão da linha de semipesados Iveco Eurocargo, porém observamos que a necessidade real da empresa era de um caminhão leve Iveco Daily 70C16”, de até 7 toneladas de PBT, relata Geovan Lopes, responsável pela venda.

“É neste momento que o vendedor ganha a confiança do cliente, pois não estamos preocupados em vender o caminhão mais caro ao cliente, e sim em satisfazer suas necessidades, demonstrando qual veículo lhe trará o melhor custo-beneficio operacional no dia-a-dia”, diz Lopes, que prestou toda a consultoria técnica para a empresa Lunik Montadora de Baterias Ltda.
Outro caso de sucesso com efetivação de venda aconteceu com a concessionária Tecar de Rio Verde, em Goiás. Por meio da consultoria técnica, a empresa Renato de Oliveira Carvalho e Cia Ltda, especializada em transporte de grãos como milho e soja, orçou e adquiriu um Iveco Stralis NR 570S46T com todos os opcionais, entregue no final de agosto. “Após pesquisa na concorrência, optamos pela Iveco, pois dentre os fabricantes, ela provou ter o caminhão que na relação de custo benefício, mostra-se mais eficaz”, afirmou Carvalho, que já planeja a troca de seu outro caminhão ano 94 de outra marca por um Iveco Stralis NR na mesma configuração.

Para os interessados nesse tipo de processo de compra, basta acessar o site www.iveco.com.br. O potencial cliente internauta pode escolher o produto Iveco de seu interesse, dentre toda a linha de caminhões atualmente comercializados, preencher uma ficha com seus dados e os de sua empresa, escolhendo ao final a concessionária Iveco de sua preferência. O processo continua quando o vendedor da concessionária recebe um comunicado sobre essa intenção e entra em contato com o cliente, a fim de agendar uma visita. Em geral, o processo de aquisição é rápido, desde a captação da intenção do cliente até a entrega efetiva dos veículos.

sábado, 24 de setembro de 2011

SETE LAGOAS GANHA NOVO CENTRO DE COMPRAS E ENTRETENIMENTO, O LAGOA SHOPPING









Sete Lagoas poderá contar, em breve, com mais um centro de compras, entretenimento e lazer. Trata-se do LAGOA SHOPPING, localizado em ponto privilegiado no centro comercial de Sete Lagoas: em frente à tradicional Lagoa Paulino, cartão postal da cidade. A ABL (Área Bruta Locável) do shopping é de 5 mil m², distribuídos em 60 pontos de comercialização, e terá fácil acesso entre a principal rua de comércio da cidade com a Lagoa Paulino. O shopping ocupará dois pisos do empreendimento, que terá também uma torre comercial de seis andares, com cerca de 345 m² por andar.

Como âncora, o Lagoa Shopping terá uma das mais tradicionais redes de varejo do país, a Lojas Americanas – a primeira da cidade – que ocupará uma área de 1500 m². Entre os diferenciais, o Shopping vai oferecer estacionamento anexo com manobrista, que vai gerar cerca de 600 vagas/dia, além de escada rolante e praça de alimentação com vista para a lagoa e capacidade para 400 assentos.

O Lagoa já conta com 92% das lojas comercializadas, entre empreendimentos locais e redes de franquias. Entre as confirmadas, estão: Selfshop Presentes, Selfshop Eletro, Vivo, Playground, Badaleko, Água de Cheiro, Malagueta Boutique, Feliz da Vida, Open 316, Nobre Jóias, Sabata’s e Elmo Calçados. Na área de alimentação, Cia da Empada, Enzo Pizza, Max Maltine, Café com Que? e a rede Subway já estão finalizando as obras. A expectativa dos lojistas é a melhor possível.

A campanha de inauguração do Lagoa Shopping está sendo guardada a sete-chaves, mas algumas ações recentes já indicam o conceito escolhido. Foi criado um banco de imagens com cidadãos setelagoanos, escolhidos recentemente por olheiros das agencias Ford e J Models espalhados pela cidade. Foram selecionados oitos cidadãos comuns, entre adultos, crianças, adolescentes e idosos, que vão estampar as campanhas do shopping durante 12 meses.
Além de Sete Lagoas, o Lagoa Shopping vai atender também à demanda de comércio de mais 21 cidades da região, como Curvelo, Matozinhos, Pompéu e Paraobeba.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cocada de Colher

Uma dica para o cardápio do final de semana.