sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mais perfomance com maior economia de combustível











Um fator que pesa no fim do mês para o frotista é o seu gasto com combustível. Por isso, a preocupação da Iveco em oferecer um caminhão cada vez mais econômico. No Iveco Stralis NR Eurotronic a integração entre as centrais eletrônicas e a transmissão ZF demonstrou que o veículo é até 7% mais econômico do que seu similar com transmissão mecânica, ampliando as vantagens oferecidas pelo consagrado motor Iveco-FPT Cursor 13, de seis cilindros e 13 litros, que é, reconhecidamente, um engenho de baixo consumo de combustível.

A maior elasticidade proporcionada pelas 16 marchas (contra 12 dos concorrentes) permite que se encontre, sempre, a relação de marcha certa para cada situação enfrentada pelo veículo. Ele responde de forma ótima frente às variações de peso da carga, das subidas e descidas da estrada ou diante de exigências do motorista, como maior aceleração para uma ultrapassagem.

Além disso, o Iveco Stralis NR Eurotronic possui a opção de dois modos distintos de condução: o modo normal, no qual se equilibram as necessidades de agilidade e o ótimo consumo, e o modo Economy (identificado no botão no painel pela sigla Eco), que privilegia a economia de combustível. Isso acontece com uma rígida observação de parâmetros como melhor ponto de torque e potência do motor. Contudo, se o motorista precisar de maior potência para uma ultrapassagem mais rápida, por exemplo, basta pressionar o pedal do acelerador até o final de seu curso e o veículo passa instantaneamente para o modo normal de condução, voltando posteriormente, e de maneira automática, para o modo Economy.

Mais segurança

Outro fator de economia (e segurança) é o Iveco Downhill Control (DHC). Esse sistema “inteligente” baseia-se na troca de informações entre as centrais eletrônicas do motor e da transmissão e “sabe o que fazer e quando”. Por exemplo: se o Iveco Stralis NR Eurotronic termina de subir uma elevação de terreno e começa a descer, e o motorista não indica nenhuma intenção de frear seu movimento, o sistema sobe rapidamente para a 16ª marcha e faz o cut off do combustível, para tirar total proveito da aceleração gravitacional. Assim, o caminhão embala, ganha velocidade mais rapidamente, com consumo zero, sempre de forma controlada, pois a transmissão estará sempre engatada.

O piloto automático também é otimizado para a economia, pois mantém a velocidade preestabelecida pelo condutor sempre dentro dos parâmetros de economia, tanto em terreno plano quanto em aclives e em declives acentuados.


“Ao final, com todos esses sistemas mais a troca automatizada de marchas, o Iveco Stralis NR Eurotronic faz com que a média de consumo de um ótimo motorista fique ainda melhor. E que a média de um motorista ainda em fase de maturação melhore consideravelmente”, explica Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da Iveco.







PT prejudica Minas Gerais ao negar prazo para instalação de indústrias na região mineira da Sudene









Senador Aécio Neves acusa deputados federais do governo de prejudicar municípios mineiros, que vivem condições iguais às das regiões mais pobres do país.




O senador Aécio Neves acusou a bancada de deputados federais do Partido dos Trabalhadores, aí incluindo os parlamentares mineiros, de prejudicar os interesses de Minas Gerais ao negar a ampliação, até 31 de dezembro, no prazo para concessão de benefícios a novas indústrias de autopeças na região mineira da Sudene. O prazo atual, até 29 de dezembro do ano passado, previsto na MP 512, foi ampliado apenas para 20 de maio, o que impede, na sua visão, de se examinar qualquer novo empreendimento numa data tão curta.


A Medida Provisória 512, publicada 25 de novembro de 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficou conhecida como a “MP da Fiat” e tinha exclusivo objetivo de facilitar a implantação de um parque industrial da montadora em Suape (PE). O prazo previsto para a apresentação de projetos concedia apenas 34 fias de prazo e, com isso, beneficiou somente o empreendimento formatado sigilosamente no Ministério do Desenvolvimento Econômico em parceria com a fábrica italiana. A MP também limitava os benefícios a empreendimentos localizados nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.


A concessão do privilégio, porém, gerou questionamentos em outros estados, principalmente em Minas e na Bahia. O senador Aécio Neves apresentou projeto estendendo os benefícios a todos os municípios da Sudene, incluindo os 168 municípios mineiros do Polígono das Secas. Ao mesmo tempo, estendeu o prazo até 31 de dezembro do corrente ano. A Câmara dos Deputados aprovou a ampliação da área atendida, mas ampliou o prazo somente até 20 de maio, que se encerra em menos de um mês.

“ O vale do Jequitinhonha é uma região pobre, é um argumento fraco, não é argumento para mudar uma medida provisória. O governo discorda e eu sou contra.”
Dept. Federal PT Vacarezza
Líder do Governo na Câmara


O senador Aécio Neves protestou contra a decisão da bancada do governo federal de, na prática não apoiar a inclusão dos municípios do Note de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri entre os beneficiados. “O governo deu com uma mão e tirou com a outra. Quem vai resolver alguma coisa até o dia 20 de maio?” reclamou o Senador. Aécio reivindicou que os benefícios concedidos a Pernambuco sejam distribuídos a todos os municípios da Área da Sudene, incluindo o Espírito Santo. “Mas num prazo que útil para que todos os estados consigam atrair investimentos”, reclamou. O senador se queixou também da falta de sensibilidade do governo federal e do prejuízo sofrido pelos municípios mineiros da área da Sudene, que vivem condições econômicas iguais aos das regiões mais pobres do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Senador Aécio Neves



Brigadeiro de Colher


Uma dica para o cardápio do final de semana.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sem pedal de embreagem, Eurotronic oferece facilidade de controle com as teclas no painel

Tecnicamente, a caixa AS-Tronic da ZF é uma caixa automatizada, que funciona por meio da automatização da embreagem, da seleção e do engate de marchas (e não por meio de um conversor de torque), mas oferece ao motorista do Iveco Stralis NR Eurotronic a sensação de estar dirigindo um verdadeiro automático.O acionamento da transmissão se dá por meio de teclas no painel (com a tradicional nomenclatura “D”, “N”, “R”). E o sistema elimina completamente a necessidade do pedal de embreagem. “O câmbio automatizado é inteligente e escolhe a marcha certa para a hora certa, com engates suaves e precisos, permitindo uma condução mais confortável, econômica e eficiente do caminhão”, explica Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da Iveco.



O sistema elimina a necessidade do pedal de embreagem


A tecla “D” coloca em operação as 16 velocidades à frente. Com a tecla “N” aciona-se o ponto morto. E com a tecla “R” entram as duas marchas à ré. Quando o motorista precisa manobrar em espaços reduzidos, engatar ou desengatar um implemento ou dar ré para entrar numa doca, aperta-se a tecla “D” ou “R” por dois segundos e, assim, aciona-se o modo slow, que troca marchas em ritmo mais lento, evitando acelerações bruscas ou trancos, garantindo a precisão da manobra.O sistema ainda emprega uma alavanca multifuncional sob o lado direito do volante, em posição ergonômica. Com ela, pode-se mudar manualmente as marchas: movimentando-a para frente, faz-se a redução; para trás, avançam-se as marchas. Empurrando-a para baixo, em seis fases sequenciais, acionam-se o freio motor e os vários estágios do intarder (opcional).






No painel ainda existe uma alavanca multifuncional, a qual o motorista pode mudar as marchas manualmente


Por meio de um botão no meio da alavanca multifuncional, aciona-se o piloto automático (Cruise Control). Em outro botão na extremidade da alavanca, controla-se a velocidade do Cruise Control. “Praticamente sem tirar as mãos do volante, o motorista tem total controle do veículo, com agilidade e segurança”, diz Cristiane Nunes.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Iveco Stralis NR Eurotronic: melhor desempenho com menor custo operacional



A Ilha de Comandatuba amanheceu ensolarada para receber o lançamento de um novo produto Iveco, o Iveco Stralis NR Eurotronic. O caminhão é equipado com a mais moderna transmissão automatizada do mercado, a única com 16 marchas e que também dispensa totalmente o pedal da embreagem. Disponível como equipamento de série no modelo de maior potência da gama Stralis NR (460cv), a nova transmissão amplia em até 7% a economia de combustível quando comparado ao modelo manual, compõe o mais eficiente sistema de freio motor da categoria (até 985cv de potência de frenagem) e, de quebra, eleva automaticamente o nível médio dos motoristas, garantindo maior ganho operacional para os frotistas.
“Ouvimos o cliente mais uma vez”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “O resultado é um produto excelente, econômico, de grande segurança, com reduzido custo operacional e que permite às empresas profissionalizar automaticamente suas frotas, conquistando maior lucratividade na operação”.
Já disponível na rede da marca, o Iveco Stralis NR Eurotronic pode vir nas versões 4×2, 6×2 e 6×4 e atende à crescente preferência pela transmissão automatizada entre os extrapesados: estima-se que cerca de 40% dos caminhões do segmento vendidos em 2010 saíram de fábrica com esse tipo de equipamento.
“A expectativa é vendermos mais de 3 mil unidades do Iveco Stralis NR Eurotronic no Brasil em 2011”, informa Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco. Esse volume corresponde a cerca de 40% do volume total da gama Stralis NR previsto para o ano. “Com isso, esperamos ultrapassar 15% de participação entre os extrapesados em 2011”.
Segundo Cavalcanti, um dos grandes apelos da transmissão automatizada é que ela eleva e equaliza o nível técnico dos motoristas e, com isso, reduz o consumo médio e o custo de manutenção e aumenta muito a segurança das frotas.

Transmissão ZF
Em sua primeira utilização no Brasil em veículos comerciais, a caixa ZF AS-Tronic (como é chamada pelo fabricante) é o “estado da arte” em transmissão automatizada. Sua aplicação no Iveco Stralis NR Eurotronic foi precedida de um inédito trabalho de parceria entre a Iveco e a ZF, para a sincronização das centrais eletrônicas do motor e da transmissão, fazendo com que o conjunto powertrain trabalhe como se fosse um só, maximizando tanto a eficiência energética quanto o poder de frenagem de ambos. “Este é mais um exemplo da maturidade da engenharia brasileira da Iveco”, opina Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da empresa. “Nossos testes mostram que conseguimos juntar menor consumo e mais segurança no mesmo pacote”, diz Mastrobuono.

Bolo Toalha Felpuda



Uma dica para o cardápio do final de semana.

Leia no Jornal Diário Boca do Povo deste final de semana





Veja também:
• Deputado Silvio Costa tenta tirar poder de Câmara e Tribunal de Contas na Lei Ficha Limpa;
• Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem novos membros;
• Márcio Reinaldo apóia facilitação das licitações para Copa e Olimpíadas;
• Prefeitura capacita agentes comunitários de saúde;
• Em brilhante apresentação, atores setelagoanos encenaram a Paixão de Cristo;
• Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Ti Rei, Inês Valladares, Juliano Zueira, Álvaro Vilaça e César Augusto...

NO DIA DO EXÉRCITO, DILMA ROUSSEFF CONHECE O PROTÓTIPO DO VEÍCULO BLINDADO GUARANI EM BRASÍLIA




• Presidente da Iveco, Marco Mazzu, participou de cerimônia com a presidente Dilma, do general Enzo Martins Peri e demais autoridades

• Contrato entre Iveco e o Exército Brasileiro é de R$ 6 bilhões e prevê a entrega de 2.044 unidades, que serão produzidas em Minas Gerais


No Dia do Exército, 19 de abril, a presidente Dilma Rousseff conheceu o primeiro protótipo do Guarani, novo veículo blindado para transporte de pessoal desenvolvido pela Iveco e o Exército Brasileiro, em companhia de Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America, fabricante de caminhões da Fiat Industrial, do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri durante a cerimônia de imposição da comenda da Ordem do Mérito Militar no Quartel-General do Exército, em Brasília. A festa pelo Dia do Exército também contou com a presença de Cledorvino Belini, responsável pelo Grupo Fiat na América Latina e presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), além de demais autoridades militares e civis.

A presidente Dilma Rousseff pôde conhecer o interior do protótipo do Guarani e conheceu os detalhes do projeto que resulta de um contrato de R$ 6 bilhões assinado entre o Exército e a Iveco. “Para a produção deste modelo blindado, vamos criar a Iveco Veículos de Defesa, que terá sua fábrica em Minas Gerais e vai ajudar a reconstruir a indústria de defesa do Brasil. A primeira ação da nova divisão será gerenciar o projeto do VBTP-MR-Guarani e começa com um investimento de R$ 75 milhões”, afirma Marco Mazzu. A fábrica terá 18 mil metros quadrados para acolher a produção seriada das 2.044 unidades do VBTP já encomendadas pelo Exército e que está prevista para começar no segundo semestre de 2012.

Na semana passada, o primeiro protótipo do Guarani também foi exposto na Latin America Aero & Defence (LAAD), no Rio de Janeiro, a maior feira militar da América Latina. No dia 12, durante a visita oficial de abertura, Marco Mazzu apresentou o modelo ao vice-presidente Michel Temer, ao ministro Jobim, ao governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

IVECO DOA 120 CESTAS BÁSICAS PELO TESTE DRIVE SOLIDÁRIO DO IVECO STRALIS NR EUROTRONIC


Marco Piquini entrega as cestas básicas para a vice-presidente da AAPC, Marcela Gonzaga da Cunha.

Durante o lançamento do novo Iveco Stralis NR Eurotronic, de 12 a 15 de abril, na Ilha de Comandatuba (BA), a Iveco realizou mais uma edição do Teste Drive Solidário, ação que faz parte do programa de sustentabilidade da montadora, o Próximo Passo. Foram realizados cerca de 120 testes do novo caminhão da montadora por clientes, jornalistas e concessionários, revertidos em cestas básicas que foram doadas para duas instituições de Ilhéus (BA), cidade próxima ao local do evento.

A Associação de Apoio aos Portadores de Câncer (AAPC) e a Creche Projeto Bom Pastor – Centro de Promoção à Vida - receberam, cada uma, 60 cestas básicas. A secretária da AAPC, Milena da Cunha Raposo, celebrou o recebimento das doações. “As cestas vão nos ajudar na manutenção da casa, que recebe pacientes de outras cidades, além de atendermos 10 pacientes de Ilhéus, que recebem cestas básicas todos os meses. Não tínhamos conseguido atender às demandas do mês de abril, e a Iveco nos ajudou muito com essa ação. Veio no momento certo”, comemora.

Para Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco, a ideia da ação é colaborar com a região onde os eventos da Iveco são realizados. “Este é o terceiro lançamento que fazemos na Bahia, um Estado tão hospitaleiro e de grande apelo turístico. Atender essas instituições é uma forma de compensar essa receptividade e ajudar os moradores da região”.

Desde outubro de 2010, a Iveco realiza o Teste Drive Solidário, dando continuidade às ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo Próximo Passo. Júnea Sá Fortes, coordenadora do programa, fala sobre a importância de estender a presença do Próximo Passo para os lançamentos da montadora. “A sustentabilidade faz parte do DNA da Iveco, por isso buscamos inserir ações do nosso programa em todas as atividades da empresa, seja em um lançamento, nas ações direcionadas às comunidades e até mesmo no desenvolvimento de produtos”, afirma.

Sempre Um Papo e Iveco levam Carlos Alberto Sardenberg a Sete Lagoas

O Sempre Um Papo e a Iveco retomam as atividades do projeto em Sete Lagoas levando o jornalista e âncora da CBN, Carlos Alberto Sardenberg. No evento, ele debate com o público o tema “Desafios econômicos de uma Cidade em Crescimento”, sob a mediação do idealizador do Sempre Um Papo , Afonso Borges. No sentido de estimular o hábito da leitura, estará a venda pelo preço promocional de R$ 5,00, o livro “Neoliberal, não - Para entender o Brasil de Hoje e de Amanhã” (Globo). Segundo Sardenberg, o Brasil tem virtudes, como a estabilidade macroeconômica, tem sorte, mesmo frente ao crescimento da China. Mas o grande desafio é como crescer. “E o governo anda fazendo algumas bobagens”, brinca.

O encontro ocorre no dia 30 de abril, sábado, às 11h, com entrada gratuita, no Auditório Dr. Marcelo Vianna , da Unifemm (Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Bairro Santo Antônio). O “ Sempre Um Papo ” é uma realização da Iveco, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Sete Lagoas e da Unifemm.

Carlos Alberto Sardenberg é jornalista há mais de 40 anos. É âncora da CBN, comentarista econômico do Jornal da Globo, do Jornal das Dez da Globonews e da CBN. Já trabalhou na Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, Veja e Estadão. Publicou, entre outros, "Neoliberal, não. Liberal" - pela editora Globo e “O Assunto é Bolsa”, com Mara Luquet, pela editora Saraiva.

Iveco e Sempre um Papo

O Sempre um Papo integra as ações do Próximo Passo, o programa de sustentabilidade da Iveco, em que pratica ações de curto e longo prazo para fortalecimento da cidadania e sustentabilidade nas comunidades próximas à fábrica. Em seu terceiro ano em Sete Lagoas , o projeto pretende oferecer aos moradores da cidade encontro com personalidades que incentivem o desenvolvimento cultural. “A parceria com o Sempre um Papo fortalece ainda mais nossas ações em prol da cidadania e da integração da população setelagoana. Em 2011, teremos muitas edições que prometem ainda mais conhecimento, crescimento e lazer aos participantes”, afirma Júnea Sá Fortes, analista de comunicação e coordenadora do Próximo Passo.

Iveco

Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.
O Sempre Um Papo consiste em um bate-papo informal entre o autor e o público. É mediado pelo jornalista e idealizador do projeto, Afonso Borges , há 24 anos.

Serviço:

Sempre Um Papo com Carlos Alberto Sardenberg
Dia 30 de abril, sábado, às 11h, com entrada gratuita. Auditório Dr. Marcelo Vianna , da Unifemm (Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Bairro Santo Antônio)

Leia nesta quarta-feira, dia 20 de abril de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo





Veja também:
• Educadores aprendem sobre inclusão;
• Traficante preso com 215 pedras de crack em Paraopeba;
• Ademg conclui mais uma etapa das obras na Arena do Jacaré;
• Homem morre após ser atropelado na Estrada Velha;
• PMDB fará intervenção em 110 cidades mineiras;
• Iveco Stralis NR Eurotronic, novidade que terá a mais moderna transmissão do mercado;
• Goleadas marcaram a 4a rodada da Copa Náutico Devassa da Amizade;
• Copa 2001/Construmaq com jogos decisivos;
• Ideal pronto para novo teste;
• Zezé Perrella garante que Montillo não deixará o Cruzeiro nesta temporada;
• FMF define datas e horários das semifinais do Campeonato Mineiro;
• Agora chega de brincadeira: Mineiro entra na fase mata-mata;
• Colunas do Clube Náutico, Emir Dias, Flávio Anselmo, Álvaro Vilaça e César Augusto...

terça-feira, 19 de abril de 2011

IVECO STRALIS NR EUROTRONIC: PRODUTIVIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO AUTOMÁTICAS COM A MAIS MODERNA TRANSMISSÃO DO MERCADO



• Única com 16 marchas, a transmissão automatizada ZF é de série na versão mais potente (460 cv) do Iveco Stralis NR nas configurações 4x2, 6x2 e 6x4

• Casamento perfeito motor-câmbio faz do Iveco Stralis NR Eurotronic até 7% mais econômico que a versão de transmissão manual do modelo

• Frenagens mais seguras: o melhor freio motor do mercado, com até 985cv de potência de frenagem com o opcional intarder

• Acionamento de marchas por meio de teclas no painel e sem pedal de embreagem: modelo é mais fácil de guiar, mais confortável e seguro

• Imediata elevação do nível técnico de condução dos motoristas: vantagens automáticas em termos de consumo médio da frota

• Sistema Frota Fácil, de telemetria completa e aberta, oferece completo controle dos custos operacionais de cada veículo


A Iveco apresenta mais uma grande inovação em sua linha extrapesada: o Iveco Stralis NR Eurotronic, equipado com a mais moderna transmissão automatizada do mercado, a única com 16 marchas e que também dispensa totalmente o pedal da embreagem.
Disponível como equipamento de série no modelo de maior potência da gama Stralis NR (460cv), a nova transmissão amplia em até 7% a economia de combustível quando comparado ao modelo manual, compõe o mais eficiente sistema de freio motor da categoria (até 985cv de potência de frenagem) e, de quebra, eleva automaticamente o nível médio dos motoristas, garantindo maior ganho operacional para os frotistas.

“Ouvimos o cliente mais uma vez”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “O resultado é um produto excelente, econômico, de grande segurança, com reduzido custo operacional e que permite às empresas profissionalizar automaticamente suas frotas, conquistando maior lucratividade na operação”.

Já disponível na rede da marca, o Iveco Stralis NR Eurotronic pode vir nas versões 4x2, 6x2 e 6x4 e atende à crescente preferência pela transmissão automatizada entre os extrapesados: estima-se que cerca de 40% dos caminhões do segmento vendidos em 2010 saíram de fábrica com esse tipo de equipamento.

“A expectativa é vendermos mais de 3 mil unidades do Iveco Stralis NR Eurotronic no Brasil em 2011”, informa Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco. Esse volume corresponde a cerca de 40% do volume total da gama Stralis NR previsto para o ano. “Com isso, esperamos ultrapassar 15% de participação entre os extrapesados em 2011”.

Segundo Cavalcanti, um dos grandes apelos da transmissão automatizada é que ela eleva e equaliza o nível técnico dos motoristas e, com isso, reduz o consumo médio e o custo de manutenção e aumenta muito a segurança das frotas.

Em sua primeira utilização no Brasil em veículos comerciais, a caixa ZF AS-Tronic (como é chamada pelo fabricante) é o “estado da arte” em transmissão automatizada.
Sua aplicação no Iveco Stralis NR Eurotronic foi precedida de um inédito trabalho de parceria entre a Iveco e a ZF, para a sincronização das centrais eletrônicas do motor e da transmissão, fazendo com que o conjunto powertrain trabalhe como se fosse um só, maximizando tanto a eficiência energética quanto o poder de frenagem de ambos. “Este é mais um exemplo da maturidade da engenharia brasileira da Iveco”, opina Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da empresa. “Nossos testes mostram que conseguimos juntar menor consumo e mais segurança no mesmo pacote”, diz Mastrobuono.

Lançada em 2005, a família Stralis foi reformulada em 2007. E, em 2010, com a chegada da versão NR, ganhou um renovado powertrain (maior potência e torque, menor consumo, melhor freio motor, relação reduzida opcional de eixo traseiro), tanque em alumínio com capacidade de até 900 litros, espelho retrovisor elétrico, para-lama tripartido, econômetro, defletores de ar de teto e lateral e intarder. E, agora, com o Iveco Stralis NR Eurotronic, a Iveco mantém todos esses benefícios, agrega a eles a caixa automatizada e acelera a bem-sucedida carreira do modelo, que já ultrapassou a marca de 20 mil unidades comercializadas em território brasileiro.

FACILIDADE: TECLAS NO PAINEL, SEM PEDAL DE EMBREAGEM
Tecnicamente, a caixa AS-Tronic da ZF é uma caixa automatizada, que funciona por meio da automatização da embreagem, da seleção e do engate de marchas (e não por meio de um conversor de torque), mas oferece ao motorista do Iveco Stralis NR Eurotronic a sensação de estar dirigindo um verdadeiro automático.

O acionamento da transmissão se dá por meio de teclas no painel (com a tradicional nomenclatura “D”, “N”, “R”). E o sistema elimina completamente a necessidade do pedal de embreagem. “Basta apertar a tecla D e acelerar. O câmbio automatizado é inteligente e escolhe a marcha certa para a hora certa, com engates suaves e precisos, permitindo uma condução mais confortável, econômica e eficiente do caminhão”, explica Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da Iveco.

A tecla “D” coloca em operação as 16 velocidades à frente. Com a tecla “N” aciona-se o ponto morto. E com a tecla “R” entram as duas marchas à ré. Quando o motorista precisa manobrar em espaços reduzidos, engatar ou desengatar um implemento ou dar ré para entrar numa doca, aperta-se a tecla “D” ou “R” por dois segundos e, assim, aciona-se o modo slow, que troca marchas em ritmo mais lento, evitando acelerações bruscas ou trancos, garantindo a precisão da manobra.

O sistema ainda emprega uma alavanca multifuncional sob o lado direito do volante, em posição ergonômica. Com ela, pode-se mudar manualmente as marchas: movimentando-a para frente, faz-se a redução; para trás, avançam-se as marchas. Empurrando-a para baixo, em seis fases sequenciais, acionam-se o freio motor e os vários estágios do intarder (opcional). Por meio de um botão no meio da alavanca multifuncional, aciona-se o piloto automático (Cruise Control). Em outro botão na extremidade da alavanca, controla-se a velocidade do Cruise Control. “Praticamente sem tirar as mãos do volante, o motorista tem total controle do veículo, com agilidade e segurança”, diz Cristiane Nunes.

MAIS PERFORMANCE COM MAIOR ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

A perfeita integração das centrais eletrônicas do motor e da transmissão automatizada faz com que o conjunto powertrain do Iveco Stralis NR Eurotronic trabalhe sempre em perfeito equilíbrio entre economia e desempenho. O conjunto foi validado em testes em campo pela Iveco e também na aplicação prática em várias rotas de grandes e tradicionais clientes da marca, nos quais o Iveco Stralis NR Eurotronic demonstrou ser até 7% mais econômico do que seu similar com transmissão mecânica, ampliando as vantagens oferecidas pelo consagrado motor Iveco-FPT Cursor 13, de seis cilindros e 13 litros, que é, reconhecidamente, um engenho de baixo consumo de combustível.

A maior elasticidade proporcionada pelas 16 marchas (contra 12 dos concorrentes) permite que se encontre, sempre, a relação de marcha certa para cada situação enfrentada pelo veículo. Ele responde de forma ótima frente às variações de peso da carga, das subidas e descidas da estrada ou diante de exigências do motorista, como maior aceleração para uma ultrapassagem.

Além disso, o Iveco Stralis NR Eurotronic possui a opção de dois modos distintos de condução: o modo normal, no qual se equilibram as necessidades de agilidade e o ótimo consumo, e o modo Economy (identificado no botão no painel pela sigla Eco), que privilegia a economia de combustível. Isso acontece com uma rígida observação de parâmetros como melhor ponto de torque e potência do motor. Contudo, se o motorista precisar de maior potência para uma ultrapassagem mais rápida, por exemplo, basta pressionar o pedal do acelerador até o final de seu curso e o veículo passa instantaneamente para o modo normal de condução, voltando posteriormente, e de maneira automática, para o modo Economy.

Outro fator de economia (e segurança) é o Iveco Downhill Control (DHC). Esse sistema “inteligente” baseia-se na troca de informações entre as centrais eletrônicas do motor e da transmissão e “sabe o que fazer e quando”. Por exemplo: se o Iveco Stralis NR Eurotronic termina de subir uma elevação de terreno e começa a descer, e o motorista não indica nenhuma intenção de frear seu movimento, o sistema sobe rapidamente para a 16ª marcha e faz o cut off do combustível, para tirar total proveito da aceleração gravitacional. Assim, o caminhão embala, ganha velocidade mais rapidamente, com consumo zero, sempre de forma controlada, pois a transmissão estará sempre engatada.

O piloto automático também é otimizado para a economia, pois mantém a velocidade preestabelecida pelo condutor sempre dentro dos parâmetros de economia, tanto em terreno plano quanto em aclives e em declives acentuados.

“Ao final, com todos esses sistemas mais a troca automatizada de marchas, o Iveco Stralis NR Eurotronic faz com que a média de consumo de um ótimo motorista fique ainda melhor. E que a média de um motorista ainda em fase de maturação melhore consideravelmente”, explica Cristiane Nunes.

FORÇA EXTRAORDINÁRIA NA HORA DE PARAR

O Iveco Stralis NR Eurotronic ganha também na hora de frear. Ele possui o melhor sistema de freio motor do mercado brasileiro e, aliado ao opcional intarder, chega a uma potência de frenagem de 985cv, de forma segura e progressiva. “O motorista mantém sempre o caminhão ‘na mão’, com total controle do veículo”, comenta Túlio Rabelo, especialista em transmissões da Iveco. “Caminhões com esses sistemas de freios podem trafegar em velocidades médias mais altas sem ultrapassar o limite da segurança, aumentando a produtividade”, diz o engenheiro.

O freio motor é acionado integralmente pela alavanca multifuncional, que pode ser abaixada em seis estágios. No primeiro estágio, o motorista aciona os 347cv do patenteado sistema de freio motor por descompressão Iveco Turbo Brake (ITB). Com o segundo estágio, além do ITB, aciona-se a válvula “borboleta”, Combined Brake (CEB), que fecha a exaustão e faz com que a pressão reversa dos gases eleve a potência de frenagem para 415cv, o que já é o mais potente freio motor de série da categoria.

Aqui entra novamente o Iveco DHC, que, no segundo estágio, sincroniza a redução de marchas com as exigências da frenagem, mantendo o motor sempre “cheio”, na zona mais alta da faixa verde do conta-giros, o que não só mantém o CEB no ponto máximo de eficiência, como também dá maior controle operacional do veículo ao motorista.

Detalhe: com o Iveco DHC, a redução de marchas acontece de forma absolutamente controlada. Isso transmite ao motorista a confortável sensação de segurança e tranquilidade, fatores que contribuem para a correta tomada de decisões ao volante.

Em veículos equipados com o intarder ZF (acoplado à transmissão), a capacidade de frenagem vai além. No segundo estágio da alavanca multifuncional, já são acionados 25% da potência do intarder. No terceiro estágio, entra 50% do intarder. No quarto, 75%. No quinto, 100%. E cada movimento é sempre acompanhado da simultânea – e perfeita – redução de marchas. No sexto estágio, as centrais puxam uma redução de marchas ainda mais agressiva, potencializando todos os 985cv combinados do sistema,
o mais potente do mercado.

Mesmo com tudo isso, o Iveco Stralis NR Eurotronic vem equipado de série com sistema antitravamento ABS. “Pode-se viajar com toda a segurança de Belo Horizonte a São Paulo com um ‘bitrenzão’ só usando o pedal de freio nos pedágios”, sugere Renato Mastrobuono.

MAIORES INTERVALOS ENTRE REVISÕES. MENORES CUSTOS DE MANUTENÇÃO

Um sistema de aceleração e frenagem acertado reflete-se em benefícios adicionais para o operador do transporte. Motor e transmissão operam sempre dentro de suas características técnicas ideais, o que prolonga a vida do conjunto. E um sistema de freio motor com as características trazidas pelo Iveco Stralis NR Eurotronic evita o superaquecimento e desgaste prematuro de componentes do sistema de freios, pneus, etc.

Essa característica amplia um grande diferencial competitivo que já acompanha a linha Iveco Stralis NR desde seu lançamento em abril de 2010 – o menor custo operacional de seu segmento. “Com os avanços tecnológicos mais o trabalho de desenvolvimento em plataforma, que inclui a experiência de campo do pessoal de pós-venda, a Iveco pode projetar com segurança um aumento nos intervalos de manutenção do produto”, explica Maurício Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco.

“A manutenção inicial do Iveco Stralis NR para aplicações bitrens e rodotrens, por exemplo, foi fixada nos 30.000km, contra os 10.000km anteriormente recomendados”, exemplifica. As revisões periódicas, antes feitas a cada 20.000km, passam a ser feitas a cada 30.000km. Filtro de combustível dura 50% mais e pode ser trocado a cada 30.000km. O intervalo para a troca da correia do motor também é 50% maior (90.000km). “Nosso custo de manutenção está abaixo da média praticada pelo mercado em três anos de manutenções programadas”, afirma o diretor, com base numa pesquisa de mercado realizada pela empresa independente Netz Automotiva Engenheiros Associados.
A economia foi obtida também com a utilização de matéria-prima moderna. Os novos conjuntos de powertrain, otimizados para as condições brasileiras, permitem agora a utilização de óleo sintético na transmissão, com durabilidade de até 360 mil quilômetros, diferente dos 60 mil quilômetros permitidos pelo óleo mineral comum.

CÂMBIO AUTOMATIZADO AMPLIA BENEFÍCIO DO IVECO FROTA FÁCIL

Uma ferramenta de fácil utilização para o controle e redução do custo operacional das frotas. Essa é a principal característica do Iveco Frota Fácil, disponível como série nas versões de 410NR e 460NR e opcional nas versões do 380NR e do Cursor, e que atende a três grandes necessidades do transportador:

• Liberdade de acesso aos dados da telemetria do caminhão.

• Sistema não vinculado a nenhum provedor de serviços de rastreamento, deixando para os clientes a escolha do fornecedor de sua preferência.

• Sistema integrado ao caminhão, que evita a adaptação feita hoje em chicotes elétricos e outros componentes, afetando a condição original do veículo.

Desenvolvido no Brasil, com garantia original Iveco, o Frota Fácil contempla módulo eletrônico embarcado, sistema de transmissão de dados via GPS e comunicação celular GPRS. O módulo eletrônico recebe diretamente da centralina a telemetria do caminhão, enquanto o posicionamento do veiculo é monitorado pela antena GPS. Todas essas informações são enviadas depois, via antena de comunicação celular (GPRS), às empresas de rastreamento, que podem traduzi-las em análises operacionais completas.

Para os grandes e médios frotistas, por exemplo, o benefício do Frota Fácil é o acesso aos dados da telemetria recebidos – e traduzidos – no formato do software de seu provedor habitual, sem nenhuma modificação na eletrônica do caminhão. Entre esses dados incluem-se o consumo de combustível, velocidade, frenagem, entre outros, pontos importantes para verificar o desempenho do caminhão, além de garantir que o veículo esteja sendo conduzido de forma segura.

Para os autônomos e pequenos frotistas que não utilizam rastreamento ou monitoramento, o Frota Fácil permite que os dados do módulo sejam carregados em um computador por meio da porta USB instalada no painel do veículo. Por intermédio de um software amigável, eles podem analisar consumo de combustível diário ou média do período, tempo na faixa econômica, velocidade, rotação do motor, frenagens de emergência, etc. Podem acessar também a pressão de óleo e superaquecimento do motor. E podem controlar a viagem monitorando histórico de paradas, horas dirigidas, quilometragem total e percorrida, etc.

Os dados são disponibilizados na forma de gráficos e relatórios de fácil entendimento. “Com custo reduzido, o Frota Fácil ajudará na profissionalização do pequeno frotista e do autônomo”, prevê Cristiane Nunes.

COM O EUROTRONIC, FAMÍLIA STRALIS NR CHEGA A 22 VERSÕES

Com o modelo Iveco Stralis NR Eurotronic, a gama Stralis NR chega a 22 versões disponíveis no mercado brasileiro, sem contar as possíveis variações de eixos e entre-eixos. São elas:

POTÊNCIA TRAÇÃO CABINE TOTAL
380cv 4x2 / 6x2 Teto alto e baixo 4 versões
410cv 4x2 / 6x2 / 6x4 Teto alto e baixo 6 versões
460cv 4x2 / 6x2 / 6x4 Teto alto e baixo 6 versões
460cv Eurotronic 4x2 / 6x2 / 6x4 Teto alto e baixo 6 versões
GAMA STRALIS NR 22 VERSÕES

Essa flexibilidade de escolha permite a perfeita configuração para qualquer aplicação do transporte, com composições de até 9 eixos, como graneleiro, carga seca, basculante, baú carga geral, tanque, cegonheiro, baú frigorífico, porta-container, sider, canavieiro, tanque aço inox, entre outros.

Os Iveco Stralis NR de 460cv e 410cv, em 6x2 são indicados para puxar carretas convencionais de 3 eixos espaçados (“vanderleia”) com até 53 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado). As versões em 6x4 são indicadas para puxar carretas bitrem de até 57 toneladas de PBTC e rodotrem bitrenzão, chegando a PBTC de até 74 toneladas. Já o Iveco Stralis 380NR é mais indicado para operar com carretas convencionais de 3 eixos em 4x2 e 6x2, podendo chegar também a PBTC de até 53 toneladas.