diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

AMJ HOJE...


Canto de sereia  
Delegação do Paraguai que participou na última segunda-feira (23/11) na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, do seminárioInternacionalizando sua Empresa através do Paraguai”, promovido pelo Sistema FIEMG, por meio do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (Apex Brasil), trouxe notícias alvissareiras para o empresariado mineiro. Sócio no Mercosul, o país vizinho botou na mesa, durante o debate sobre internacionalização, aumento do comércio e investimentos bilaterais, um leque de vantagens para atrair o empresariado mineiro.

Vantagens
Energia proveniente da usina binacional de Itaipu e a Lei de Maquila do Paraguai, que prevê empresas localizadas no país produzindo com insumos importados a preços baixos e mão de obra barata, sob gerenciamento de uma matriz estrangeira, visando produzir para a exportação, foram propostas apresentadas pelos paraguaios a uma plateia composta de especialistas de exportação e empresários.

Onde investir
Setores com maior potencial de investimentos no Paraguai de hoje seria, de acordo com os paraguaios, entre outros, o de reflorestamento, o hoteleiro, a agroindústria e o habitacional, que ainda segundo eles, demanda 100 mil novas moradias por ano.

Sossega leão
A coluna acompanhou a partir da Assembleia Legislativa o movimento dos professores mineiros em busca de melhores condições de trabalho e remuneração. E também presenciou o discurso de um deputado de oposição que afirmava que o governador Fernando Pimentel estaria apenas tentando acalmar a classe, mas muito em breve, não teria dinheiro em caixa para honrar o compromisso, ou seja, o acordo proposto. O parlamentar em questão profetizou, ou tinha conhecimento de causa?

OAB-MG
Antônio Fabrício de Matos Gonçalves sucede Luiz Cláudio Chaves na Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Minas Gerais e traz na vice-presidência a dinâmica Helena Delamonica.  A chapa foi eleita para o triênio de 2016 a 2018. O atual presidente da OAB Minas, Luís Cláudio, foi eleito Conselheiro federal e irá integrar a diretoria do Conselho Federal da Ordem dos advogados.  

Emprego e renda
Machado, no sul de Minas, foi a cidade escolhida para receber a segunda filial da PileccoNobre. Com sede no Rio Grande do Sul, status de uma das maiores indústrias orizícolas do país a empresa que se dedica à pesquisas científicas e utiliza tecnologias limpas na produção e na industrialização do seu arroz já tem filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília/DF e em Contagem/MG. De acordo com o presidente Onélio Pilecco, a filial de Machado, inaugurada neste mês de novembro, é bem estratégica, já que o sul de Minas lidera o ranking de venda dos produtos da empresa.

Programa de Proteção ao Emprego
Sancionada na última quinta-feira (19/11) a lei 13.189/15, que institui o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) vem para evitar um mal maior e não, para resolver.  O PPE estabelecido por meio da MP 680 busca preservar os empregos em momentos como o atual, de retração da atividade econômica. O que não está resolvido, resolvido está diriam os nossos avós. O certo é que, ou o trabalhador contenta-se com a redução da jornada de trabalho, com redução de até 30% do salário, ou fica sem o emprego.

locupletando 
Revoada de políticos em Mariana.  Todos bastante preocupados, sensibilizados, prontos a doar todo o salário e rendimentos indiretos às famílias atingidas pela tragédia. Calma leitor, um pouco de ironia não faz mal a ninguém.  Mas que o vai e vem de federais e estaduais na região é impressionante, não há dúvida. Mas façamos justiça: sempre há um e outro bem intencionado que não pensa apenas em votos futuros.    

Friboi veste alpargatas
Inaugurada em Montes Claros, em outubro de 2010 com investimento de R$ 279 milhões, a fábrica da Alpargatas deve mudar de direção com a aquisição da marca Havaianas por meio da J&F Investimentos, uma holding brasileira de propriedade da família Batista e que controla empresas como a JBS (Friboi), Eldorado Celulose, bancos, a emissora de TV Canal Rural entre outros negócios.   A J&F foi fundada em 1953 e tem sede em São Paulo.

Marketing
A J& F que fatura em dólares e pagou pela Alpagartas em reais, pelo visto, tem predileção por tudo aquilo que é legítimo, tem procedência. Na TV destes tempos, Toni Ramos diz que “carne tem de ser Friboi”.  Na TV de muitos verões atrás, Chico Anísio dizia “Havaianas, só se for as legitimas que não soltam as tiras, não têm cheiro...”.

Audiência pública em Valadares

O presidente da ADEP-MG- Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, Eduardo Cyrino Generoso, participou na segunda-feira (23/11) da audiência pública da Comissão Extraordinária das Barragens da Assembleia Legislativa realizada na Câmara Municipal em Governador Valadares. Em discussão, a qualidade da água que está sendo fornecida ao município depois da contaminação do Rio Doce. A reunião, solicitada pelo deputado Bonifácio Mourão (PSDB) e pela deputada Celise Laviola (PMDB), teve como objetivo conhecer os reflexos no município do rompimento da barragem da Samarco.


Jornal Diário Boca do Povo de quarta-feira dia 25 de novembro de 2015


Acompanhe o jornal desta quarta-feira no link a seguir:

http://pt.calameo.com/read/001549213bacb792f7bd0 

Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 24 de novembro de 2015


Acompanhe o jornal desta terça-feira no link a seguir:

http://pt.calameo.com/read/0015492138f2a691d61ae

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 21 de novembro de 2015


Acompanhe o jornal desta sábado no link a seguir:

http://pt.calameo.com/read/00154921387de13b91238 


domingo, 22 de novembro de 2015

Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 20 de novembro de 2015


Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir:

http://pt.calameo.com/read/0015492135b3d3e1fc5dd 


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

AMJ HOJE


Mariana
Em audiência pública da Comissão Extraordinária das Barragens da ALMG, na terça-feira (17), com a presença de deputados estaduais e federais e representantes dos Governos do Estado e Federal, o presidente da Comissão Extraordinária das Barragens da ALMG, deputado Agostinho Patrus Filho, reforçou a necessidade de se pensar primeiro nas pessoas, no aspecto humano em torno dessa tragédia. Ele acredita que o trabalho da comissão, em conjunto com o da Câmara dos Deputados, mostrará o caos gerado e um novo caminho para a mineração do Brasil. Mas a pessoa humana está sofrendo e não é hora de politizar o fato. 

Clima tenso
Em entrevista a repórter da Radio Itatiaia, uma empresária que vem trabalhando ativamente em Mariana no apoio às vítimas da tragédia, denunciou o que chamou de tentativa de intimidação por parte da Samarco. Segundo ela, familiares de desaparecidos na tragédia estão sendo alertados a manter distância da imprensa. Em entrevista nesta quinta-feira (19), na mesma emissora, o defensor público da Defensoria Pública dos Direitos Humanos, Vladimir Rodrigues confirmou o clima de medo e tensão entre as famílias e apontou a falta de informações cruciais como um sério agente complicador.

Desenvolvimento industrial
A Fiemg Regional Zona da Mata, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC) realizou, na última terça-feira (17/11), um encontro empresarial em prol do desenvolvimento industrial da cidade e sua microrregião. O evento, denominado “Reunião Municipal de Empresários para o Desenvolvimento do Polo Industrial de Cataguases”, reuniu lideranças empresariais e autoridades políticas.  O município, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, ocupa o segundo lugar em arrecadação de ICMS na Zona da Mata, perdendo apenas para Juiz de Fora. Cataguases apresenta também o maior PIB Industrial entre os 19 municípios que formam sua microrregião. 

Acabou a festa
Financiamento privado de campanhas eleitorais é mesmo inconstitucional, como já havia entendido o Supremo Tribunal Federal (STF) para a tristeza e a revolta de vários parlamentares que mesmo depois de encerrada a sessão no Congresso ainda tentavam encontrar uma brecha, um caminho que fosse para reverter a situação. Com a manutenção, pelo Congresso, do veto da presidente Dilma Rousseff, numa votação impressionante – 220 votos pela derrubada do veto, 190 pela sua manutenção e cinco abstenções – o cenário muda. O que isto significa? Teoricamente, quem quiser se eleger a qualquer cargo público no Brasil, nas próximas eleições, terá de buscar outras fontes de financiamento. 

Caixinha de surpresas
O goleiro Bruno Fernandes pode voltar aos gramados em 2016 para disputar o Campeonato Mineiro. Nos bastidores do futebol circula a informação de que o Villa Nova, de Nova Lima, teria colocado o ex-goleiro do Flamengo na lista de reforços.  Para que isto seja possível Bruno, condenado a cumprir 22 anos de prisão desde julho de 2010, pelo sequestro e morte da modelo Eliza Samúdio, teria de contar com uma progressão de regime para semiaberto. 
Mais uma vitória do governo 
O Congresso decidiu, durante sessão extremamente conturbada, manter o veto da presidente Dilma Rousseff ao reajuste para os servidores do Judiciário Federal. Pelo projeto, aprovado no Senado no final de junho, o aumento ficaria entre 53% e 78,5%, conforme a classe e o padrão do servidor.  O governo previa uma despesa extra de R$ 36 bi até 2019. Com o veto, buscou desarmar a chamada pauta bomba.  No final, prevaleceu a decisão do governo por seis votos a menos do que o necessário na Câmara. Foram contabilizados 251 votos pela derrubada do veto.

Estreitando laços

Pequenos negócios na ALMG
Vinte e três parlamentares de diferentes partidos reunidos na Frente Parlamentar de Apoio aos Pequenos Negócios, lançada na semana passada, na ALMG, prometem trabalhar em busca do fortalecimento do setor. O presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e coordenador da Frente, deputado Paulo Lamac (PT), garantiu durante a solenidade que ainda em novembro começam a trabalhar. A proposta de criação da Frente Parlamentar partiu do Sebrae.

Eu voltarei


Lembrou o personagem de Arnold Schwarzenegger no filme “Exterminador do Futuro”, a fala de Eike Batista em entrevista a um programa da Rede TV. "I'll Be Back", disse o robot do futuro. `Eu vou recomeçar`, garantiu o ex-dono do Império X, à entrevistadora, Mariana Godoy.  Eike só não contou como pretende fazer essa virada espetacular. Mas o que nos trouxe de volta a lembrança do ex-homem mais rico do mundo (de acordo com a revista Forbes), foi o comentário de que, com todo esse estrago, a Samarco poderia ir à falência. Comentário rebatido por alguém que também lembrou-se do poder de fogo da Vale dizendo que, para a super companhia, as multas e indenizações são dinheiro para o cafezinho.


Jornal Diário Boca do Povo de quinta-feira dia 19 de novembro de 2015


Acompanhe o jornal desta quinta-feira no link a seguir:

http://pt.calameo.com/read/00154921366a7bceaa940 

Jornal Diário Boca do Povo de quarta-feira dia 18 de novembro de 2015


Acompanhe o jornal desta quarta-feira no link a seguir:

http://pt.calameo.com/read/001549213c2fc521ce53c 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

O NOVO JAGUAR XE




·         O novo Jaguar XE: um verdadeiro esportivo dentro do segmento de sedãs médios
·         Estrutura com larga utilização de alumínio – o primeiro de sua classe
·         Tração traseira
·         O mais compatco, leve e rígido sedã já produzido pela Jaguar
·         O mais aerodinâmico Jaguar da história: Cd 0.26
·         Para uma dirigibilidade precisa e suave, sistema de suspensão duplo Wishbone e Integral Link.
·         Opção de motor V6 3.0 Supercharged com 340 cv, que leva o XE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5.2 segundos
·         Transmissão automática de oito velocidades
·         Sistema de direção elétrica assistida com respostas rápidas aos comandos do motorista
·         Novo sistema de entretenimento, intuítivo e com tela touchscreen de oito polegadas
·         Estreia mundial do Jaguar All-Surface Progress Control: um revolucionário sistema que maximiza a tração em baixas velocidades em condições adversas.
·         Jaguar Drive control com modos Eco, Normal, Inverno e Dinâmico
·         Tecnologia de câmera estéreo, permitindo freio emergencial autônomo
·         Head-up display a laser, criando maior contraste em imagens coloridas
·         Sistema de airbag no capô para proteção pedestres em caso de atropelamento

O Jaguar XE redefine o conceito de sedã esportivo e chega como uma excelente opção para aqueles que buscam prazer ao dirigir. Sua estrutura leve em alumínio proporciona uma incrível dirigibilidade. Suas linhas esportivas e seu interior luxuoso atestam a visão do fundador desta empresa, Sir William Lyons, ‘O carro é a máquina mais próxima de algo vivo que um ser humano pode criar’.

O Jaguar XE é o mais novo veículo da marca britânica de veículos esportivos de luxo, que chega com a proposta de ser o mais dinâmico dentro do segmento de sedãs compactos Premium.

O DNA esportivo está presente em cada detalhe do novo veículo, que traz tração traseira, já tradicional entre todos os modelos da linha Jaguar, estrutura com larga utilização do alumínio, que faz do XE um sedã compacto extremamente leve e rígido e sistema de suspensão dianteira double wishbone e traseira Integral Link, para total estabilidade e excelente dinâmica.

A esportividade também é reforçada pela utilização do motor V6 Supercharged de 3.0 litros na versão S, o mesmo utilizado no superesportivo Jaguar F-TYPE, que fazem o XE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5.2 segundos que, em conjunto com o sistema de direção elétrica assistida, oferece uma experiência única de condução.

O Jaguar XE é o primeiro fruto da nova tecnologia da Jaguar Land Rover em arquitetura modular. Com 2,835mm de entre-eixos e uma baixa posição do assento do motorista permitem uma proporção perfeita e um perfil esguio.

A cabine oferece alto nível de conforto e espaço para até cinco passageiros. Toda ela é revestida com materiais nobres de acabamento impecável. Os ocupantes têm à sua disposição um sistema de entretenimento completamente novo, com uma tela touchscreen de oito polegadas com layout intuitivo e rápido, além de total integração com smartphones iOS e Android.

No quesito segurança, o Jaguar XE traz alguns dos mais avançados sistemas de controle de dirigibilidade como, por exemplo, o All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia fruto de décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de tração para todos os tipos de terreno, capaz de trazer aderência ao veículo mesmo em situações críticas como neve e pisos muito molhados, garantindo total controle ao motorista.   



Uma nova tecnologia de projeção a laser permite que o sistema head-up display projete no para-brisa do modelo uma imagem muito mais nítida, com alto contraste em cores. O motorista tem acesso a informações como velocidade atual, limites de velocidade na via e navegação, sem precisar tirar os olhos da estrada. A ampla nitidez e contraste das informações exibidas se devem graças a um novo módulo, menor e quase um terço mais leve que o utilizado atualmente pela indústria.

Uma câmera de dupla lente está instalada no para-brisa dianteiro, para permitir que o XE capture em 3D todas as informações do caminho a diante. Isso fornece informações precisas sobre o sistema de frenagem emergencial autônoma.

O XE é o mais rígido e aerodinâmico sedã esportivo que a Jaguar já produziu. Também é o primeiro Jaguar a ser equipado com direção elétrica assistida, configurada para entregar respostas muito ágeis e fiel sensibilidade aos mínimos comandos do motorista, além de utilizar menos energia em comparação com o tradicional sistema hidráulico.

O XE também carrega as maiores credenciais sustentáveis da linha Jaguar, tanto no consumo quanto na emissão de gases resultantes da combustão.

Os inúmeros benefícios da ampla utilização do alumínio na construção do XE se dá graças ao investimento de 1.5 bilhão de libras da Jaguar Land Rover na fábrica de Solihull, no Reino Unido.

O XE chega para completar a linha de sedãs da Jaguar, se encaixando logo a baixo do modelo XF e do luxuoso XJ, topo de linha da marca.

“O comportamento do XE combina perfeitamente com seu design sedutor. Seu apelo emocional é baseado em uma abordagem eficiente, desde sua aerodinâmica até a avançada família de motores Ingenium.”

Kevin Stride, Diretor de linha de veículos, Jaguar XE

A LINHA XE

Do luxo à alta performance, a linha XE oferece opções adequadas para todos os gostos

O sedã esportivo idealizado para servir todos os tipos de motoristas
O XE é projetado para oferecer uma combinação sem paralelo de respostas ágeis aos comandos do motorista, conforto, refinamento e performance. Esses atributos são combinados com um esguio, proporcional e esportivo design exterior e com interior revestido em materiais premium, com meticulosa atenção aos detalhes.

A linha XE traz cinco versões distintas de acabamento, cada uma com características únicas que atendem a uma grande variedade de perfis de clientes:

Pure:
Versão de entrada da linha XE, a linha Pure conta com assentos em couro, acabamento em preto piano brilhante e com detalhes contrastantes espalhados pelo painel de instrumentos.

Prestige:
A cabine revestida em couro Taurus com costura em cor contrastante entrega um interior moderno e luxuoso com iluminação ambiente em tom azul. O assento em couro é perfurado quando com a opção de bancos ventilados e os detalhes em ‘Riva Hoop’ nas portas tem acabamento em alumínio escovado.

Portfolio:
O mais luxuoso dos modelos XE, o Portfolio tem uma larga paleta de cores como opção de revestimento para o couro Premium Windsor com perfuração exclusiva.  O painel de instrumentos é dividido em inferior e superior em cores diferentes, também revestido em couro com costura dupla para uma maior sensação de exclusividade. Os detalhes em alumínio tem um acabamento em relevo.

R-Sport:
Nesta versão os assentos são revestidos em couro Taurus com inserções em outros materiais trazendo um ar esportivo para o interior. O acabamento ‘Riva Hoop’ nas portas são em alumínio, já as soleiras das portas e o volante são esportivos com a marca R-Sport gravados. O exterior é esportivo com um suave aerofólio traseiro e pára-choques mais agressivos . Uma suspensão mais esportiva entrega uma dirigibilidade ainda melhor.

S:
Esta é a versão mais esportiva do XE, seu interior tem foco em corridas. Os bancos em couro Taurus contam com paíneis em camurça e as soleiras da porta e o volante em couro também contam com paíneis com o logo S. O acabamento nas portas é de alumínio escurecido, enquanto o console central é em black piano. O pára-choque dianteiro tem entradas de ar mais largas, para mostrar à que veio o motor V6 Supercharged. Têm aerofólio traseiro, placa traseira em preto brilhante, pinças pintadas em vermelho com rodas de 20 polegadas.

DESIGN

Mais avançado sedã esportivo que a Jaguar já produziu, o novo XE é instantaneamente reconhecido como um Jaguar. Sua carroceria em alumínio toma forma ao redor dos principios fundamentais de proporção e eficiência aerodinâmica. Não há comparações do XE com qualquer outro veículo em sua categoria.

Pureza e propósito: forma e função sem compromisso

Sempre à frente em inovação, a Jaguar projetou o primeiro sedã esportivo com o icônico Mark II, um carro que misturava esportividade, performance e dinâmica em uma carroceria de quatro portas extremamente estilosa. O novo XE foi construído sob essa herança única, combinada com o expertise sem paralelos da Jaguar na construção de estruturas leves em alumínio, com linhas balíssimas, proporções impecáveis e superficies perfeitamente executadas.

Único carro em sua categoria com intensivo uso de alumínio em seu monocoque, o XE foi desenvolvido em paralelo com a tecnologia de arquitetura veícular em alumínio. Criado a partir de uma única folha, essa arquitetura – que será utilizada na construção de diversos modelos da Jaguar no futuro – permite uma grande variedade de possibilidades de design para a marca.

O capô com vincos fortemente esculpidos é um atestado da expertise da Jaguar em trabalhar com alumínio, criando uma aparência mais muscular e alongada. O pára-brisa bem inclinado e a crescente linha de cintura criam ainda mais o perfil de um coupé com uma maior sensação de movimento.

A assinatura dos novos carros da Jaguar, com os leds de rodagem diurna em formato de “J” o tornam reconhecíveis imediatamente. Já na traseira, a linha horizontal das lanternas, que cruzam o logotipo, é uma referência ao icônico Jaguar E-Type.

Progresso suave: esguio, estilo e baixa resistência aerodinâmica

A Jaguar tem uma rica história na produção de veículos de designs incríveis e aerodinamicamente eficientes. O novo XE continua a tradição de uma descompromissada forma e função: seu perfil tem o mais baixo coeficiente aerodinâmico da jaguar até o momento – Cd 0.26. Este número foi alcançado com uma combinação de mais de 1.220 simulações de fluidos dinâmicos computacionais (CFD) e oito milhões de horas em processamentos.

A carroceria de baixa resitência aerodinâmica é aprimorada por caracteristicas que ampliam cada uma das melhorias criadas. As inovações incluem dutos no pára-choque dianteiro que encaminham o ar por cima das rodas dianteiras, reduzindo o arrasto. Combinado com paíneis leves em baixo do piso do carro criam uma perfeita e suave superfice, também reduzir significantemente o arrasto aerodinâmico.



Por dentro do XE: Espaçoso e luxuoso
O exterior esportivo e estiloso do XE aumenta as expectativas sobre o interior. Os espaçosos compartimentos onde estão os assentos dianteiros são serparados por um fundo console central, de onde surge o seletor de marchas Rotary Shift, criando a sensação de um cockpit. A tela de oito polegadas sensível ao toque com um sistema de entretenimento completamente novo é o centro do palco entre arrebatadores curvas do paínel de instrumentos.

Os envolventes bancos dianteiros são montados na posição mais baixa possível, criando uma posição de condução esportiva. Os assentos podem contar sistema de aquecimento e resfriamento, além de 12 modos de ajustes elétricos. Os bancos traseiros também podem ter aquecimento, podem ser recolhidos de forma individual, para maior espaço no porta malas. Todos os ocupantes aproveitaram o generoso espaço para a cabeça e pernas e os bancos traseiros escalonados liberam ainda mais espaço para os passageiros sentados na parte de trás do carro.

Tecidos especiais, couro com baixa granulagem e costura dupla em cor contrastante entregam uma cabine com qualidade exclusiva e única. Black Piano, alumínio, lâminas de madeira contemporânea e fibra de carbono dão uma sensação de luxuosidade artesanal, que agradam aos diversos gostos dos clientes.

“Excelentes proporções e dinâmicas são o principal foco do design da Jaguar. Nós desejamos criar uma forte sensação de movimento e entregar ao XE uma proporção sem compromisso. O perfil é de um cupê esguio, baixo e com proporções que combinam com um conjunto eficiente, instantâneamente reconhecido com um verdadeiro Jaguar.”
Ian Callum, Diretor de Design Jaguar

Estrutura da carroceria
A Jaguar tem mais experiência na construção de estruturas em alumínio do que qualquer outra fabricante de veículos, permitindo o desenvolvimento da revolucionária estrutura de carroceria do novo XE. Ele é o único carro de sua categoria que tem intenso uso de alumínio em seu monocoque.

Leve, rígido, seguro
Seguindo o desenvolvimento em alumínio do XJ em 2003, do XK, do XJ atual e do F-TYPE, a experiência da Jaguar está incorporada ao novo monocoque com extenso uso de alumínio do XE, que é o mais rígido sedã que a Jaguar já produziu. Nenhum outro sedã médio de sua categoria contém uma estrutura do gênero.

O XE é o primeiro modelo que utiliza a nova arquitetura modular da Jaguar. Essa avançada estrutura, que será utilizada em diversos futuros modelos de segmentos distintos da marca, foi projetada para utilizar a mais inteligente mistura de materiais, incluindo alumínio, metal de alta resistência e magnésio, provendo uma excepcional flexibilidade de manufatura.

Para o XE satisfazer os níveis de dirigibilidade, rodagem, economia de combustível e segurança, foi necessário um monocoque com intensivo uso de alumínio. Ligas de alta resitência, como alumínio AC300 e AC600, são utilizados nos pilares A e nas estruturas dianteiras e traseiras. Os pilares B são em aumínio reforçado com aço super resistente.  
Tudo isso torna o compartimento para os passageiros extremamente rígido, dando muita segurança em caso de colisão.

O novo XE foi projetado para cumprir os mais exigentes testes de colisão ao redor do mundo, incluindo os testes americanos e da Euro NCAP.

A proteção para pedestres alcança novos níveis também: as propriedades de absorção de energia do capô de alumínio são melhoradas com o sistema de dobradiças destacáveis, que criam ainda mais espaço entre as estruturas, o que favorece a absorção de impactos.

Alumínio reciclado: O primeiro no mundo
Sustentabilidade é outra grande parte da história da Jaguar Land Rover. O Novo Jaguar XE é o primeiro carro no mundo que utiliza uma liga de alumínio altamente resistente chamada RC 5754, predominantemente produzida com materiais recicláveis.

Tecnologias inspiradas e provadas na industria aeroespacial
Em 2003, trocar pontos de solda por uma combinação de rebites altoperfurantes e adesivos estruturais, uma técnica utilizada em produção de aeronaves, representou mais um grande passo adainte na produção de estruturas de carroceria na Jaguar. Essas técnicas otmizaram uma combinação de força, rigidez e durabilidade. Outra vantagem, extremamente dificil de realizar com processos de soldagem, é a compatibilidade com materiais diferentes.

“A carroceria do Jaguar XE utiliza mais de 75% de alumínio, o que é muito mais do que qualquer outro carro em sua categoria. Isso nos entrega uma carroceria sem paralelos, com baixo peso, porém extremamente rígida com níveis de torção baixos e segurança exemplar, sem comprometer o design e o refinamento do veículo.
Dr. Mark White, Chefe Especialista Técnico da Jaguar

Suspenção
Os sedãs da Jaguar sempre foram conhecidos com base na combinação de conforto e sublime condução, com incrível dinâmica e esportividade. O novo XE leva essa combinação a um novo nível, graças aos sistemas de suspensão Double Wishbone na dianteira e Integral Link na traseira, além de ser o primeiro Jaguar da história a utilizar o sistema de direção elétrica assistida. Tudo isso tendo como principal objetivo oferecer o melhor carro no quesito prazer de condução e esportividade no seu segmento.

Ágil, sensível à respostas e sutíl
O XE tem o mais sofisticado chassi comparado com qualquer veículo de sua categoria, estabelecendo novos parâmetros para rodagem e dirigibilidade. Dessa rígida e leve estrutura provem o ponto de partida perfeito para o desenvolvimento do modelo. Onde a maioria dos competidores utilizam uma simples suspensão MacPherson na dianteira, o time de dinâmica da Jaguar insistiu em uma configuração Double Wishbone para uma dirigibilidade superior. Os amortecedores foram meticulosamente ajustados para entregar uma sublime qualidade à dirigibilidade na qual os carros da Jaguar são famosos.

Integral Link: A mais sofisticada suspensão traseira do segmento
A Jaguar cogitou utilizar suspensões Multilink convencionais, que são padrão para a categoria, mas elas não conseguiriam entregar os atributos dinâmicos exigidos no novo XE.

A solução foi a utilização do sistema Integral Link, normalmente encontrado em carros maiores e mais caros, como forma de entregar uma performance incrível. Apenas a Integral Link entrega a combinação de rigidez lateral e longitudinal necessária para uma precisa, suave, silenciosa e sutíl condução. Essa suspensão é, em grande parte, construída em alumínio, o que ajuda a manter a leveza.

Direção elétrica redefinida
Peso, sensação esportiva e respostas rápidas ao volante são elementos fundamentais do DNA da Jaguar. A direção hidráulica vêm sendo utilizada por entregar uma assistência mais natural e intuitiva. A Direção Elétrica oferece maior potencial de respostas ágeis aos comandos e uma maior eficiência de energia, porém os engenheiros da Jaguar não consideravam, até então, a tecnologia madura o suficiente para equipar um modelo da marca. Até então...

O XE é o primeiro Jaguar a utilizar essa tecnologia, entregando uma resposta imediata e uma sensação de conexão com o carro como o que pode ser esperado de um esportivo da Jaguar. A direção elétrica do XE, inclusive diminui os índices de emissões de CO2 em 3%.

Freios de alta performance
A dinâmica de direção do novo XE é compátivel com seu sistema de freios. Pinças de baixo peso e grandes discos são usados na dianteira e na traseira, com diâmetros que medem entre 316mm e 350mm e 300mm e 325mm respectivamente, dependendo da versão.

Os discos ventilados na dianteira se beneficiam de um resfriamento eficiente, graças a dutos instalados entre o sistema de suspensão, que canalizam o ar até os freios. O mais recente sistema de controle eletrônico de freios é mais leve, menor e mais potente em comparação com seu antecessor, o que permite melhor segurança, estabilidade e dinâmica.

Torque Vectoring através do freio
Uma das mais impressionantes funções do novo Jaguar XE é o Torque Vectoring System, tecnologia de ponta que se provou muito eficiente no F-TYPE Coupé e agora é oferecida de série o novo XE

Esta tecnologia reduz a possibilidade do carro sair de frente, freando de forma suave e individual as rodas de dentro nas curvas. A interferência é muito sútil e praticamente não é notada pelo motorista, que se beneficia de uma dirigibilidade mais natural e estável.

motorização
O XE é equipado com uma linha de motores de quatro e seis cilindros movidos à gasolina, que oferecem uma mistura de desempenho, refinamento e eficiência. Todos os motores são equipados com injeção direta de combustível, acionamento de válvulas variável e sobrealimentação, de forma a entregar resposta fantástica aos comandos no acelerador, combustão silenciosa e uma rodagem limpa. Os sistemas stop-start e smart regenerative charging ajudam diretamente na otimização da queima de combustível. A potência é enviada para as rodas traseiras pelo já renomado sistema de transmissão automática de 8 velocidades.

Suave, refinado, eficiente
A linha de motores movidos à gasolina começa com uma configuração quatro cilindros 2.0 turbocharger e com injeção direta de combustível. Este motor, leve e refinado entrega  240 cv de potência e 340 Nm de torque.

Para os consumidores que demandam um desempenho superior e um motor empolgante, a versão XE-S, traz o mesmo motor V6 Supercharged de 340 cv e 450 Nm de torque que também equipa o superesportivo F-TYPE. O propulsor provê ao XE-S uma excepcional aceleração, dirigibilidade e desempenho, como a aceleração da imobilidade aos 100km/h em apenas 5.2 segundos. O 3.0 V6 Supercharged também faz o XE-S chegar aos 250 km/h de velocidade final, limitada eletronicamente.


Ganhando tração: All Surface Progress Control
Estreando mundialmente no novo Jaguar XE, o All Surface Progress Control (ASPC) é um sistema de gerenciamento de tração, semelhante a um controle de cruzeiro de baixa velocidade, que dá ao XE uma capacidade de manter a aderência em qualquer situação, algo impressionante para carros de tração traseira neste segmento.

O sistema funciona entre 3,6 km/h e 30 km/h e é ativado pelos botões de controle de cruzeiro adaptativo no volante. Deixando registrado uma velocidade escolhida, o motorista se concentra no volante, o carro cuida do restante, garantindo um suave progresso sem derrapagem e sem a necessidade de o condutor tocar os pedais.

Head-Up Display a laser: Informação exatamente onde necessário
Usado pela primeira vez pela Jaguar e na indústria automobilística mundial, o sistema de Head-Up Display (HUD) à laser que equipa o XE projeta imagens coloridas com alto contraste diretamente na linha de visão do motorista, e ainda é consideravelmente menor e três vezes mais leve que os existentes sistemas de TFT, utilizados pelas marcas concorrentes.

Tecnologia de stereo camera
O novo Jaguar XE é um dos primeiros veículos do segmento a ser equipado com tecnologia de câmera stereo, um sensor que fornece uma visualização 3D da estrada na frente e é este o coração do sistema autônomo de freio de emergência, (AEB) e do sistema de reconhecimento de placas.

Instalda na frente do retrovisor interno, a câmera stereo pode detectar veículos até 100 metros de distância. Se os algoritimos do sistema de freio autonomo determinam que uma colisão é provável, os freios são pré-tensionados e o motorista recebe um alerta visual no paínel ou no head-up display, caso esteja equipado. Se nenhuma ação for tomada, o freio é acionado completamente. 

O sistema de reconhecimento de tráfico também utiliza a câmera stereo para manter o motorista informado dos limites de velocidade, incluindo limites temporários. Para garantir ao sistema maiores credenciais, as informações da câmera sempre são cruzadas com as informações do sistema de navegação GPS.

Este sistema também “enxerga” as marcações na rua, conseguindo determinar se o veículo sai de sua faixa sem intenção, dando um aviso tátil dado no volante, assim como possibilita o farol alto ser desabilitado caso alguma luz seja identificada de encontro com o carro, tornando mais segura a condução noturna.

O novo Jaguar XE também possui controle de cruzeiro adaptativo, tornando a condução em estradas ainda mais confortáveis. Um radar de longo alcance monitora a estrada à frente, permitindo que o carro mantenha a distância pré-determinada dos veículos em frente.

Estacionado o carro – Agora mais fácil
O esforço de estacionar em vagas apertadas se tornaram algo do passado. O novo Jaguar XE pode ser especificado com dois sistemas semi-automáticos de park-assit, que fazem o trabalho duro por você. Os sensores medem o espaço da vaga, e se for suficiente, esterçam o volante para você, tanto na vaga paralela, quanto na vaga de estacionamento.

Sair de vagas também pode ser ainda mais seguro com o sistema de detecção de tráfego reverso, onde os sensores irão identificar caso algum veículo se aproxime, acionando um alerta.

Sistema de entretenimento e conectividade
Com acesso aos principais aplicativos de smartphones e conexão Wi-Fi a um sistema de áudio premium desenvolvido com os experts da Merdian, o novo Jaguar XE oferece um conjunto de tecnologias desenvolvidas para te manter informado e entretido, tornando cada viagem uma experiência única.

Perfeitamente posicionado ao alcance do motorista e do passageiro, a nova tela touchscreen de oito polegadas é o coração do novo sistema de entretenimento do XE.

A tela passa agora a ter uma interface muito mais intuitiva, que foi projetada para entregar o acesso para diversas funções de forma fácil e rápida. O controle de diversas funções por comandos de voz torna o sistema ainda mais simples – InControl responde a comandos em frases corridas, sem a necessidade de navegar por menus.

A tecnologia Dual-View está disponível no XE. Este sistema permite que, na mesma tela, o motorista consiga ver imagens de navegação ou dos controles do veículo, ao mesmo tempo e na mesma tela em que o passageiro do banco da frente assiste a um DVD, por exemplo. A tecnologia Dual-View já é aclamada nos modelos Jaguar e Land Rover.

Os smartphones estão mudando a forma com que as pessoas estão interagindo com o mundo ao seu redor. O novo Jaguar XE garante que o motorista continue conectado. O novíssimo sistema Jaguar InControl Apps permite que os usuários acessem alguns dos aplicativos do celular por meio da tela touchscreen no console central do veículo.

O novo Jaguar XE também tem a função de se tornar um ponto de acesso de Wi-Fi, permitindo que diversos dispositivos se conectem à internet.

O Jaguar InControl Remote permite que os usuários de Smartphones iOS e Android se conectem ao carro de qualquer lugar utilizando um aplicativo desenvolvido especialmente para o XE. Essa tecnologia faz com que algumas opções estejam ao alcance dos dedos do usuário à distância, como consultar a quantidade de combustível, travar e destravar as portas e também um controle completo da climatização do carro. Já o InControl Secure aumenta ainda a mais a segurança do carro, permitindo um sistema de monitoramento em caso de roubos, ajudando na procura do carro.

O InControl Protect provê ainda mais segurança: se um improvável mal funcionamento ocorra, ele envia informações para a Assistência da Jaguar, transmitindo sua localização e um diagnostico do veículo para agilizar o atendimento. Caso o veículo se se envolva em algum acidente, ele pode ligar automaticamente para serviços de emergência.

Som de qualidade: Sistema de som premium da Meridian
Para os motoristas que querem relaxar e dirigir aproveitando uma ótima música, o novo XE fornece o sistema de som da Meridian, pela primeira vez no segmento. O sistema conta com 11 alto-falantes, incluindo um poderoso subwoofer, todos desenvolvidos especificamente para o XE.


Com este avançado sistema de música e entretenimento, o Jaguar XE irá criar novos parâmetros de qualidade e entretenimento, neste segmento, tanto para motorista quanto para passageiro, que serão dificeis de serem batidos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Jaguar. 

JAGUAR APRESENTA SISTEMA IN CONTROL DE ENTRETENIMENTO E CONECTIVIDADE




A Jaguar. marca britânica de veículos esportivos de luxo apresenta seu mais novo sistema de entretenimento a bordo. O InControl, desenvolvido no centro de tecnologia e interatividade da Jaguar Land Rover no Reino Unido, eleva ainda mais os conceitos de interatividade e integração entre o veículo e seus ocupantes.

O Jaguar InControl funciona como uma central wifi capaz de conectar à internet diversos dispositivos ao mesmo tempo e proporcionar ampla comodidade e segurança aos clientes da marca.

Há muito os veículos deixaram de ser considerados somente como meios de transporte. Ao longo das décadas, os cuidados com o ambiente da cabine e o bem estar dos passageiros foram ganhando cada vez mais importância.

Os smartphones estão mudando a forma com que as pessoas interagem com o mundo ao seu redor. O Jaguar InControl garante que o motorista continue conectado. O sistema permite que os usuários acessem alguns dos principais aplicativos do smartphone por meio da tela touchscreen no console central do veículo.

O sistema permite que os usuários de smartphones iOS e Android se conectem ao carro de qualquer lugar utilizando um aplicativo desenvolvido especialmente para a Jaguar. Essa tecnologia faz com que algumas opções estejam ao alcance dos dedos do usuário à distância, como consultar a quantidade de combustível, travar e destravar as portas e também um controle completo da climatização do carro.

Ele também é capaz de aumentar ainda a mais a segurança do carro, permitindo um sistema de monitoramento em caso de roubos, ajudando na procura do veículo. Caso um improvável mal funcionamento ocorra, ele envia informações para a Assistência da Jaguar, transmitindo sua localização e um diagnóstico do veículo para agilizar o atendimento.

Caso o veículo se se envolva em algum acidente, ele pode ligar diretamente para serviços de emergência.

Perfeitamente posicionado ao alcance do motorista e do passageiro, a nova tela touchscreen de oito polegadas é o coração deste novo sistema de entretenimento.

A tela traz uma interface muito intuitiva, que foi projetada para entregar o acesso para diversas funções de forma fácil e rápida. O controle de diversas funções por comandos de voz torna o sistema ainda mais simples – InControl responde a comandos em frases corridas, sem a necessidade de navegar por menus.

O Jaguar InControl é complementado pelo sistema de som Meridian de altíssima qualidade e sistemas de TV digital, DVD, MP3 e conectividade com iPod, USB, Bluetooth para ligações telefônicas e streaming de áudio, tudo isso com funções de controles no volante ou na tela touchscreen de oito polegadas localizada no painel.

O sistema de entretenimento da Jaguar também conta com um HD interno com capacidade para armazenar na memória até 10 CDs de música, além do impressionante sistema Dual View, que permite que o motorista visualize informações importantes de navegação e controles na tela de oito polegadas do painel, ao mesmo tempo em que o passageiro do banco da frente assista a seu filme preferido em DVD ou à TV digital na mesma tela.

O sistema de entretenimento também conta com duas telas independentes para os passageiros do banco traseiro, localizadas na parte anterior dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. Elas permitem a conexão de qualquer dispositivo – um videogame, por exemplo – por meio da entrada de áudio e vídeo e USB localizadas no console central.

Os áudios de cada um dos dispositivos são individuais e transmitidos a cada passageiro por meio de um fone de ouvido wireless de alta qualidade de som.

Tamanha tecnologia, interatividade e conectividade presente nos veículos Jaguar com o novo sistema InControl mostram todo o comprometimento da Jaguar Em oferecer entretenimento, conforto e segurança aos seus clientes, tornando cada viagem uma experiência única.

Fonte: Assessoria de Imprensa Jaguar.