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quinta-feira, 30 de julho de 2015

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Honda apresentou novo Civic Si Coupé ao público no Salão do Automóvel











Um dos esportivos mais cobiçados do país está de volta,
ainda mais potente e com o estilo exclusivo da carroceria duas portas


Modelo traz motor 2.4 com 206 cv, câmbio manual de seis velocidades, diferencial de deslizamento limitado e suspensão de alta performance para oferecer o máximo prazer ao dirigir

A Honda resgata sua tradição esportiva e amplia a linha Civic trazendo ao Brasil o novo Civic Si Coupé. Considerado um ícone em seu segmento, o modelo foi apresentado ao público pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Nesta geração, traz motor mais potente, suspensão reformulada e interior exclusivo. Com design arrojado, o carro está pronto para impressionar os admiradores de alta performance, chegando no final de outubro às concessionárias.

A carroceria coupé enfatiza o espírito esportivo do Civic Si, característica marcante do DNA Honda identificada em vários detalhes, como a exclusiva grade com o logo “Si”, faróis, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18” de liga leve diamantadas e linhas fluidas e aerodinâmicas que seguem por toda a lateral do carro. Além do design que acentua a esportividade do modelo, o conjunto óptico possui lentes de policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque, oferecendo uma iluminação de maior alcance e mais eficiente.

Na traseira, o visual marcante é representado por lanternas com novo design, amplo aerofólio, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.

Máximo prazer ao dirigir

O “sobrenome” Si (Sport Injection) traduz toda exclusividade e esportividade deste novo coupé. O modelo chega para conquistar os motoristas que buscam um perfil diferenciado de carro esportivo, aliando alta performance com grande estilo. Produzido em Alliston, no Canadá, o Civic Si Coupé utiliza a mesma plataforma do Civic sedã, porém com personalidade própria.

A alta tecnologia de desenvolvimento dos materiais empregados no motor 2.4
i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina, incluindo o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, e o comando de válvulas variável permitiram atingir a potência de
206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1 – em relação à versão anterior do Civic Si, 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgf.m. A rotação pode chegar a 7.100 rpm, característica de um propulsor “elástico” capaz de proporcionar uma condução esportiva, oferecendo agilidade e força em qualquer condição, sem o auxílio de compressores ou turbinas, e ainda permitir economia de combustível.

O motor foi projetado para oferecer uma aceleração forte e linear com baixo consumo e, consequentemente, baixas emissões de poluentes. Esta versão
i-VTEC possui variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, permitindo excelente torque em baixas rotações e potência em altos giros. No painel, um LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC no exato momento em que o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro. Além de um comportamento altamente esportivo, o som do sistema de escapamento é uma melodia para os apaixonados por performance.

Mantendo a tradição da marca, que leva para os carros de rua seu DNA dos bólidos de pista, o câmbio do Civic Si Coupé é manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. O modelo também conta com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente). Sua central eletrônica detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, além de atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica, quando necessário.

Para complementar o conjunto esportivo, a suspensão dianteira do tipo MacPherson e a traseira Multi-Link passaram por alterações na geometria e trazem novos componentes. No sistema traseiro, as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas.

Os pneus 225/40R18 também contribuem para o excelente desempenho do Civic Si Coupé, assim como a direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering). Este sistema não requer fluido, pois é acionado a partir de um motor de corrente contínua de alta potência, facilitando a realização de manobras. O motor recebe uma tensão de 12 volts proveniente do gerenciamento da unidade do EPS, que capta sinais do sensor de torque. O resultado é uma direção mais leve em manobras de estacionamento, por exemplo, e mais precisa em altas velocidades. No sistema de freios, foram adotados discos ventilados na dianteira e discos rígidos na traseira, com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), garantindo segurança em todas as situações.

Cockpit de um esportivo genuíno

Inspirado em carros de competição, o interior do Civic Si Coupé ressalta sua esportividade com o revestimento dos bancos nas cores preta e vermelha, além do painel, que traz componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha, criando uma diferenciação clara em relação ao restante da linha.

O toque final de esportividade fica por conta do shift light, sistema localizado no painel superior à esquerda que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas – a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de suas rotações. Ao lado, o motorista ainda encontra velocímetro e os medidores de combustível e temperatura do motor. Na parte inferior estão conta-giros, hodômetro digital, avisos visuais e indicador de temperatura externa.

Também está integrado ao painel o visor LCD i-MID com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do motor. No painel central, está o Display Audio, uma tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. O conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.

No interior, a versão Si está identificada pelo logo nos tapetes (opcionais), bancos e no volante multifuncional, que inclui os controles do sistema multimídia e velocidade de cruzeiro. A esportividade e grande estilo são reforçados com o teto solar elétrico, a manopla e o volante revestidos em couro e os pedais de alumínio.

Disponível nas cores sólidas Taffeta White e Rallye Red e nas perolizadas Crystal Black e Orange Fire, o Civic Si Coupé tem preço público sugerido de R$ 119.900,00 independentemente da cor, com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.


Civic Si Coupé – Equipamentos

Logo “Si” na grade dianteira, tampa do porta-malas, volante, bancos e tapetes
Rodas de liga leve aro 18”
Faróis de neblina
Vidros, travas das portas e retrovisores elétricos
Ar-condicionado automático e digital
Câmera de ré
Teto solar elétrico
Áudio com visor LCD de 7” (CD/AM-FM/USB/Bluetooth)
4 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer
Painel de instrumentos com iluminação vermelha
Revestimento de couro no volante e manopla de câmbio com detalhe em alumínio
Bancos com revestimento em tecido exclusivo nas cores preta e vermelha
Volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade
Piloto automático
Airbags frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro dianteiro

Fonte: Assessoria de Imprensa Honda.

Advogada Camila Anastácia participa de lançamento de obra de sua coautoria





Advogada e Professora Universitária Dra. Camila Anastácia, participou em Belo Horizonte/MG, na sede da editora D’Plácido, do lançamento da obra de sua coautoria: “Direito de Família na Contemporaneidade”. Conforme exposto pelo também organizador da obra Professor Doutor Leonardo Macedo Poli, o livro aborda o Direito de Família sob a perspectiva da contratualidade e boa-fé objetiva, revendo antigos conceitos na busca de um Direito Privado mais humano e que consiga acompanhar a evolução social.


Interessados podem adquirir a obra diretamente com a Dra. Camila Anastácia no escritório, “Anastácia Advocacia e Consultoria Jurídica”, localizado na Rua Senhor dos Passos, 34, sala 509, Edifício Nevada, centro, Sete Lagoas/MG.

GM dobra plano de investimento para R$ 13 bilhões no Brasil

Dan Ammann, presidente mundial da GM Company


Aporte extra de R$ 6,5 bilhões será aplicado no desenvolvimento de uma nova família global de veículos a ser produzida no Brasil


A General Motors anunciou ontem que está ampliando seu plano de investimentos no Brasil para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019.
O aporte extra, de R$ 6,5 bilhões, tem como objetivo fortalecer o negócio da GM através do desenvolvimento de uma nova família global de veículos Chevrolet especialmente concebida para atender as novas demandas do consumidor.
Essa nova família de veículos está sendo desenvolvida por um time multinacional de engenheiros e designers para que esses produtos atendam perfeitamente as expectativas dos consumidores a quais serão destinados, como Brasil, China, Índia e México. Não há planos de exportá-los para mercados maduros, como os Estados Unidos.
A Chevrolet anunciou que investirá US$ 5 bilhões (R$ 16 bilhões) globalmente neste novo projeto para fortalecer a sua competitividade em mercados em desenvolvimento.
“No Brasil, este novo investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente”, detalhou Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul.
Desde o último anúncio, feito em agosto de 2014, a empresa vem atualizando seu portfólio de produtos e está preparando o lançamento de duas novas tecnologias: o OnStar e a segunda geração do MyLink, que possibilitará ampliar a integração entre motorista, smartphone e o carro de uma forma sem precedentes em produtos nacionais.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, este é o maior plano de investimentos já feito pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local.
Com esse novo anúncio, a GM dobrará seus investimentos no país nos próximos quatro anos, o que dará uma média de quase R$ 2 bilhões investidos anualmente no Brasil. 
Fonte: Assessoria de Imprensa GM.

Anfavea divulgou resultados da indústria automobilística no semestre










A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, apresentou, os resultados de junho e do primeiro semestre da indústria automobilística. O levantamento aponta produção de 184 mil autoveículos no sexto mês do ano, que comparada com as 210,4 mil unidades fabricadas em maio significa queda de 12,5%.

Na análise com junho do ano passado, quando 215,9 mil unidades foram produzidas, a retração foi de 14,8%. Com estes resultados, a indústria encerrou o primeiro semestre com recuo de 18,5% frente ao mesmo período de 2014: foram 1,27 milhão de autoveículos produzidos este ano contra 1,56 milhão no ano anterior.

Os dados do acumulado do licenciamento mostram também retração de 20,7% na comparação dos 1,31 milhão de veículos deste ano com os 1,66 milhão do ano passado. Em junho de 2015, o licenciamento registrou 212,5 mil unidades, decréscimo de 19,4% se comparado com as 263,6 mil de 2014, mas estável na análise com maio deste ano, quando 212,7 mil unidades foram vendidas.

Já as exportações apresentaram resultado positivo no comparativo mensal. Em junho 48,1 mil veículos deixaram o País, o que representa alta de 17,9% frente as 40,8 mil unidades de maio e de 96,8% se confrontado com junho de 2014 com 24,4 mil unidades. No semestre o crescimento foi de 16,6%, com 197,3 mil unidades exportadas este ano e 169,3 mil no ano passado.

Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, os dados resultam de uma série de fatores: “O País passa por um cenário de baixa confiança dos investidores e consumidores, restrição ao crédito e expectativa pela conclusão dos ajustes na economia. Porém, acreditamos que os anúncios de algumas medidas, como o Plano Nacional de Exportações e o Plano Safra, são parte de uma agenda positiva. E neste contexto, esperamos também que o anúncio programado para hoje do Programa de Proteção ao Emprego, como instrumento adicional para a garantia dos postos de trabalho, terá impacto positivo”.

Caminhões e ônibus 
As vendas de caminhões encerraram junho com aumento de 2,7% ao se comparar as 6,2 mil unidades no mês com as 6 mil licenciadas em maio. No comparativo contra junho de 2014, a retração foi de 41,6%, com 10,6 mil unidades naquele período. Nos seis primeiros meses do ano a queda foi de 42,3%, quando comparados os 37,3 mil produtos licenciados este ano com os 64,6 mil no ano passado.

No comparativo entre a produção dos primeiros semestres de 2015 e 2014, os números indicaram baixa de 45,2%: foram 41,6 mil unidades fabricadas neste ano e 76 mil em 2014. A produção de junho encerrou com 5,3 mil unidades, contração de 35,5% com relação as 8,2 mil no mesmo mês do ano passado e de 14,3% contra as 6,2 mil de maio.

Nas exportações o resultado ficou acima em 9,3%, na comparação das 10,2 mil unidades no acumulado deste ano contra as 9,3 mil de 2014. Os números da análise mês a mês mostram que junho, que registrou 2 mil caminhões exportados, foi 8,1% menor do que maio – 2,1 mil – e 26,1% maior do que as 1,6 mil do mesmo mês de 2014.

As vendas no segmento de ônibus em junho ficaram estáveis em relação a maio, ambos com 1,4 mil unidades. No comparativo contra junho do ano passado, com 2 mil unidades, foi registrada baixa de 26,3%. No acumulado a contração chega a 27,7%, com 9,7 mil este ano e 13,4 mil no ano passado.

Os produtores de chassis fabricaram 1,8 mil unidades em junho, o que representa diminuição em 22,4% frente as 2,3 mil de maio e de 29,2% contra as 2,5 mil de junho do ano passado. No semestre a queda foi de 27,8%: 13,9 mil unidades este ano e 19,2 mil em 2014.

As exportações acumuladas do segmento apontam expansão de 1,5% – foram 3,3 mil este ano e 3,2 mil no ano passado.

Máquinas agrícolas e rodoviárias 
No segmento de máquinas autopropulsadas as vendas chegaram a 4,4 mil unidades no sexto mês do ano, o que significa aumento de 6,9% sobre as 4,1 mil de maio e redução de 24,8% se comparado com igual período de 2014, com 5,9 mil unidades. No acumulado deste ano, que soma 24,7 mil unidades, a baixa é de 25,1% contra as 33 mil unidades vendidas no ano passado.

Ainda no período acumulado do ano, a produção recuou 24,4%, ao comparar as 30,5 mil unidades de 2015 ante as 40,4 mil do ano anterior. Somente em junho deste ano 3,7 mil máquinas foram fabricadas, o que significa diminuição de 36,4% frente as 5,8 mil de maio e de 36,6% com relação as 5,8 mil de junho de 2014.

As exportações em junho, com 1,1 mil unidades, avançaram 16,9% quando comparado com o mês anterior, que registrou 942 unidades, mas caiu 9% com relação as 1,2 mil de junho do ano passado. No acumulado a retração foi de 18,4%: foram 5,4 mil máquinas em 2015 e 6,6 mil no ano passado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Anfavea.

Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 28 de julho de 2015


Acompanhe o jornal desta terça-feira no link a seguir:

http://pt.calameo.com/read/001549213636200258b65

segunda-feira, 20 de julho de 2015

ANTT AUTORIZA INÍCIO DA ARRECADAÇÃO DO PEDÁGIO NA BR-040


Via 040, concessionária que trabalha na modernização da BR-040 entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), recebeu a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar a arrecadação do pedágio a partir de 30 de julho. A operação será iniciada após 15 meses de investimentos em obras de modernização e recuperação da rodovia e da oferta de uma série de serviços aos usuários. Hoje (20/07), 10 dias antes do início da arrecadação das tarifas, 9 praças foram abertas em caráter educativo, com orientação aos motoristas e distribuição de material informativo.

CRONOGRAMA DA OPERAÇÃO

Inicialmente, 9 das 11 praças de pedágio começarão a operar no dia 30 de julho, conforme autorização da ANTT: 
Praças
Operação Assistida
Início da Arrecadação
Praça 1 – Cristalina/GO, km 93
00h do dia 20/7
00h do dia 30/7
Praça 2 – Paracatu/MG, km 18
Praça 3 – Lagoa Grande/MG, km 91
Praça 4 – João Pinheiro/MG, km 172
Praça 5 – São Gonçalo do Abaeté/MG, km 254
Praça 6 – Felixlândia/MG, km 328
Praça 7 – Curvelo/MG, km 405
Praça 8 – Capim Branco/MG, km 487
Praça 11 – Barbacena/MG, km 714

O início da operação das praças de pedágio 9 (Itabirito/MG) e 10  (Conselheiro Lafaiete/MG), previstas no contrato de concessão, aguarda a autorização da ANTT. O funcionamento delas também será precedido de 10 dias de operação assistida e amplamente divulgado pela Via 040.

Para atender aos usuários, foram contratados 355 colaboradores que atuarão na operação de arrecadação. As equipes passaram por capacitação, com vistas a prestarem um atendimento ágil e de qualidade.
A projeção é de que, nos próximos quatro anos de obras e serviços, a modernização da BR-040 gere cerca de 6,5 mil vagas de empregos no pico das obras, direta e indiretamente. As contratações ocorrem preferencialmente nos municípios que abrigam as praças de pedágio, o que acaba gerando renda e dinamizando as economias locais.

MELHORIAS EXECUTADAS
A autorização da ANTT foi concedida mediante a realização de diversas melhorias, comoentrega aos usuários de mais de 56 quilômetros de pistas duplicadas na primeira etapa de obrasrecuperação do pavimento e da sinalização em todo o trecho concedido; execução de serviços de manutenção e conservação na faixa de domínio e nos sistemas de drenagem; dentre outros trabalhos.

Além dos trechos duplicados em Luziânia e Cristalina, em Goiás, e em João Pinheiro, em Minas Gerais, a Via 040 recuperou cerca de 700 quilômetros de pavimento; revitalizou mais de 200 pontes e viadutos; instalou mais de 11 mil placas de sinalização e 110,5 mil olhos de gato na rodovia; implantou 80 mil metros de defensas metálicas nas margens e canteiros centrais das pistas, além de 2,5 mil metros de barreiras rígidas; ativou 10 painéis de mensagens variáveis  e reforçou o sistema de fiscalização eletrônica com a instalação de 20 novos radares.

Os usuários contam, desde outubro de 2014, com uma série de serviços na BR-040. Até o momento, mais de 54 mil atendimentos foram realizados, entre socorro mecânico, guinchamentos, atendimentos pré-hospitalares e recolhimento de animais. A estrutura de apoio conta com 29 ambulâncias para atendimento médico de urgência e 35 guinchospara socorro mecânico. Há também equipes dedicadas à inspeção viária (23 viaturas disponíveis), ao combate a incêndios nas margens da rodovia e ao resgate e afugentamento de animais nas pistas. A cada 45 quilômetros, em média, estão instalados um dos 21 postos de atendimento com infraestrutura completa para apoio ao usuário. Todos os serviços funcionam 24 horas.

NOVOS INVESTIMENTOS
Em quatro anos, 100% dos 936,8 quilômetros da BR-040 sob concessão estarão modernizados. A arrecadação do pedágio será responsável por garantir os recursos que serão investidos nas obras e melhorias necessárias para que a rodovia alcance o patamar de qualidade internacional Classe 1-A. Isso significa que a estrada será equipada, em toda a extensão, com divisão física das pistas de rolamento; acostamento; retornos, trevos e interseções em desnível; acessos regularizados e seguros; área de escape adequada; marginais; pontes e viadutos duplicados; e novas passarelas, principalmente em perímetros urbanos.

Outros exemplos de uma rodovia classe 1-A é a configuração das pistas duplicadas, que têm duas faixas de rolamento em cada sentido, cada qual com 3,6 metros de largura, além de acostamento com 2,5 metros de campo. Os sentidos de tráfego são separados por um canteiro central integrado a um completo sistema de drenagem.  A estrutura é complementada por nova sinalização vertical e horizontal, com placas de indicação, advertência e regulamentação mais eficientes, além de faixas refletivas pintadas no pavimento, o que contribui para a direção noturna, assim como os olhos de gato instalados nos trechos. Painéis de mensagens variáveis completam o sistema.

ORIENTAÇÕES
Os usuários devem ficar atentos a algumas dicas para que trafeguem de maneira ágil e segura pelas praças de pedágio. A Via 040 reforça a importância do respeito à sinalização, como no caso da velocidade máxima permitida na praça de pedágio (40 km/h) e da distância de segurança que deve ser respeitada entre os veículos (30 metros). A operação assistida promovida durante 10 dias antes do início da cobrança, reforçará essas e outras orientações e divulgará a tabela de tarifas.

Os motoristas devem ficar atentos à sinalização para que usem as pistas adequadas na praça de pedágio. Exemplo disso são as faixas exclusivas para pagamento automático, que estão acessíveis àqueles que já possuem o dispositivo eletrônico instalado no veículo.

No caso do pagamento direto, é recomendável que os usuários tenham o dinheiro separado antes de chegarem às cabines de cobrança, o que agiliza o atendimento e evita retenções.

TARIFA
A tarifa básica do pedágio será de R$ 4,60. A tabela abaixo traz as tarifas por categoria de veículo:

PAGAMENTO AUTOMÁTICO
O usuário que desejar pode agilizar a passagem pelas praças de pedágio usando o sistema de pagamento automático. O modelo funciona a partir da instalação de um equipamento (chamado de TAG) no interior do veículo, geralmente no para-brisa, que permite a abertura da cancela sem a necessidade de parada nas cabines. A cobrança é feita por meio de uma fatura enviada mensalmente ao usuário. As empresas credenciadas pela ANTT são Auto Expresso, ConectCar e Sem Parar. O dispositivo pode ser adquirido diretamente junto às empresas, em postos de combustível e pontos de venda dessas marcas ao longo da rodovia.
SERVIÇO
Dúvidas, sugestões, críticas e acionamento de serviços podem ser feitos por meio de ligação gratuita para o número 0800-040-0040. Também estão disponíveis canais de atendimento como o e-mail faleconosco@via040.invepar.com.br, site (www.via040.invepar.com.br) e livros de registros disponíveis em todos os 21 postos de atendimento. O atendimento fica disponível 24 horas, sete dias da semana.
Fonte: Assessoria de Imprensa Via 040.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Show de Marcelo Jeneci marca o início dos Festivais de Inverno em Sete Lagoas


Durante seis dias a cidade vive, respira e transpira arte!

O evento que a cada ano fortalece e amplia a parceria de sucesso entre a Prefeitura de Sete Lagoas e a Universidade Federal de São João del Rei, começa neste final de semana com oficinas, espetáculos de dança, teatro, música  e o grande show com Marcelo Jeneci, neste sábado às 21h na Praça da Feirinha.

Entre os dias 17 e 22 de julho, vários espaços públicos da cidade receberão atrações de todas as áreas da cultura celebrando o Inverno Cultural da UFSJ e o Festival de Inverno de Sete Lagoas, que em 2015 homenageia uma de suas filhas ilustres: a escritora, poetisa e militante da cultura literária, Mariza da Conceição Pereira, cujo nome foi indicado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Sete Lagoas.

Integrando suas programações, os festivais abraçam a cidade e propõem uma experiência única de vivência e experimentações com as mais diversas manifestações artísticas e culturais, que contemplarão públicos de todas as idades e gostos. 

Da música de matriz africana à música clássica, das exposições às artes circenses, Sete Lagoas marcará mais uma vez a história cultural de seu povo. Grandes nomes da música brasileira se apresentarão gratuitamente em espaços públicos num verdadeiro festejo à alegria e democratização da arte e da cultura.

E não para por aí, exposições, oficinas, espetáculos teatrais, de dança e música, farão desse inverno de cultura um momento inesquecível.

Sobre o Show Marcelo Jeneci

O cantor e compositor paulistano Marcelo Jeneci está circulando por todo o Brasil com a turnê do seu segundo disco, "De Graça", além de integrar o projeto MPB Petrobras. Com o Show de Graça chega a Sete Lagoas para celebrar o Festival de Inverno de Sete Lagoas e 28º Inverno Cultural da UFSj que acontece na cidade.

Em suas vivências musicais, Jeneci lembrou a adolescência, quando começou a carreira tocando sanfona na banda de Chico César. Quando fala sobre seu trabalho autoral, ele diz que buscou em suas composições mostrar a simplicidade da vida.

O músico figura hoje como um dos principais artistas da nova MPB, sendo autor da canção "Amado", em parceria com Vanessa da Mata, e já tendo trabalhado com artistas como Elza Soares, Caetano Veloso, Marisa Monte e Arnaldo Antunes, com quem compôs a música "Longe" e produziu o disco "Ao Vivo No Estúdio".

O primeiro álbum do artista, 'Feito pra acabar' (2010), alcançou mais de 20 mil cópias vendidas. O novo trabalho traz 13 canções, algumas inéditas como 'Um de Nós', 'De Graça', 'O Melhor da Vida' e 'Nada a Ver'.

Um show que mistura emoção, sensibilidade e beleza, que promete encantar os sete-lagoanos e todos aqueles que prestigiarem o Inverno de arte e Cultura em Sete Lagoas.

O 28º Inverno Cultural e o Festival de Inverno de Sete Lagoas são uma realização da Prefeitura de Sete Lagoas em parceria com a Universidade Federal de São João del Rei.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3773-5687 ou no site www.invernocultural.com.br ou no blog http://culturasetelagoas.blogspot.com.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.