diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Flagrante



Nossa reportagem flagrou pelas ruas de Sete Lagoas a equipe da Iveco testando o novo “Iveco Daily Elétrico Irisbus”, tudo indica que a equipe do Centro de Desenvolvimento da Iveco está trabalhando pesado nesse novo projeto, que esperamos em breve ter novidades para os leitores...

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Versão R-Spec Concept reúne possibilidades de evolução do HB20








-  Modelo conceito foi criado especialmente para o Salão do Automóvel de São Paulo
- Desenvolvido na Coreia do Sul, reúne tendências mundiais de design a preferências do público brasileiro

- Com linhas esportivas, HB20 R-Spec Concept apresenta novos equipamentos, cor e acabamentos exclusivos e serve como referência para o futuro da linha HB20, mas não será produzido para comercialização

A Hyundai Motor Brasil apresentou no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o HB20 R-Spec Concept, uma versão do HB20 produzida exclusivamente para o evento, com linhas esportivas, novos equipamentos de conforto e tecnologia e diversas possibilidades de evolução para os modelos de linha. Sem intenção de ser comercializado, o veículo reúne tendências internacionais e demandas do consumidor brasileiro, em um exercício de design e tecnologia.

Segundo Rodolfo Stopa, gerente sênior de Produto da Hyundai Motor Brasil, o HB20 R-Spec Concept foi um exercício envolvendo os especialistas da Hyundai da Coreia e do Brasil. “Assim como o HB20 convencional, o HB20 R-Spec Concept foi desenvolvido apenas para o mercado nacional, baseado no profundo conhecimento que a Hyundai adquiriu das preferências e desejos dos consumidores brasileiros. O modelo apresenta linhas ainda mais fluidas e esportivas além de equipamentos inéditos, como prova da versatilidade e modernidade do HB20”.

O HB20 R-Spec Concept conta com itens externos estilizados, seguindo o novo conceito de design global da Hyundai chamado Escultura Fluida 2.0. Na dianteira, o para-choque e a grade foram remodelados, com novas entradas de ar na região inferior e nas laterais e com a inclusão do emblema R-Spec. Novos faróis receberam luz diurna (DRL) e luzes de LED, seguindo o light guide, identificação visual presente em outros modelos da marca.

As rodas também são novas, de liga-leve de 17” com 6 raios e apliques de fibra de carbono, recebendo pneus na medida 225/45 R17. Os para-lamas foram alargados, proporcionando um visual mais robusto. Um exclusivo defletor inferior e novos acabamentos, como maçanetas e retrovisores na cor prata e pinças de freio nas quatro rodas pintadas de vermelho, demonstram toda uma variedade de possíbilidades para o HB20.

Na traseira, o para-choque também foi remodelado, ganhando mais esportividade graças a saídas de ar e acabamento na cor prata. Foram adicionadas novas lanternas e duas saídas de escapamento cromadas. A antena é do tipo barbatana, com acabamento preto brilhante em harmonia com um novo aerofólio de fibra de carbono.

A cor do HB20 R-Spec Concept é inédita: azul Heaven, com acabamento fosco.

No interior, o destaque fica para painel, bancos, volante e câmbio com novo design e novos acabamentos. Os bancos possuem maior apoio lateral e são revestidos em couro e Alcântara, com faixas e linhas de costura na cor do carro. As portas também são revestidas em couro e a alavanca de câmbio é mais ergonômica e funcional. O painel e as portas possuem acabamento preto brilhante e azul. O volante conta com couro perfurado, exclusiva base achatada e a inscrição Sport, além de detalhes na cor preta e linhas de costura em azul.

Como se trata de um veículo conceito, não há planos para a produção do HB20 R-Spec Concept. Entretanto, a recepção por parte do público durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo pode fornecer indicações para a Hyundai sobre próximas inovações a serem, em um momento futuro, incorporadas aos modelos regulares de produção.


NOVIDADES APRESENTADAS NO HB20 R-Spec Concept:

·         Aplicação do novo conceito de design global da Hyundai, Escultura Fluida 2.0
·         Cor exclusiva azul Heaven com acabamento fosco
·         Para-choque e a grade dianteira remodelados
·         Novos faróis com luz diurna (DRL) e guias de luz em LED
·         Rodas de liga-leve de 17” com apliques de fibra de carbono e pneus 225/45 R17
·         Novas lanternas
·         Escapamento duplo cromado
·         Aerofólio de fibra de carbono
·         Novos acabamentos em preto brilhante e cinza
·         Bancos com maior apoio lateral e acabamento em couro e Alcântara.
·         Novo volante com base achatada
·         Alavanca de câmbio redesenhada
   
      Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.

HYUNDAI NEW AZERA CHEGOU AO SALÃO DE SÃO PAULO COM VISUAL RENOVADO






Hyundai CAOA trouxe o sedan de luxo para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

A Hyundai CAOA apresentou, durante o Salão Internacional de São Paulo, o Hyundai New Azera, um modelo totalmente reestilizado e ainda mais requintado. Com design significativamente aperfeiçoado, o novo sedan premium esteve presente durante todo o evento que aconteceu no Parque de Exposições do Anhembi.

Visual renovado
As principais mudanças do Azera foram realizadas em seu design externo, na frente e na traseira. A nova versão do Azera é 10 milímetros maior no comprimento que a anterior. As novas linhas do para-choque traseiro com dois tons, em alto brilho, criam uma aparência mais larga e elegante e ressaltam o novo desenho das saídas de escapamento, enquanto a nova e sofisticada grade e o novo para-choque dianteiro dão continuidade e complementam os faróis de neblina de LEDs, garantindo, para quem vê de frente, uma aparência de vanguarda ao veículo.

Internamente, a cabine ganhou um novo painel central ainda mais moderno, com controles ergonomicamente mais acessíveis, como os de aquecimento, ar-condicionado. A nova versão ganhou também uma nova tela de navegação de 8 polegadas, garantindo maior requinte ao modelo.

O Hyundai New Azera chegou ao Salão com nove airbags incluindo bolsas laterais para a segunda fileira de assentos , bancos elétricos com memória para dois condutores, Bluetooth®, sistema Multimídia completo com comando de áudio no volante, faróis de xenônio e rodas 18”, além de retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos elétricos com desembaçador. Importado com exclusividade pela CAOA, o modelo apresentado oficialmente no Salão de São Paulo será comercializado, no Brasil, no início de 2015.

Motor Lambda 3.0 MPI
O veículo vem equipado com o novo motor Lambda II 3 .0 l DOHC V6, 24 válvulas, MPI, que está em sua segunda geração e recebeu vários avanços tecnológicos. Altamente refinado, ele garante ao sedan a excelente marca de 8,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h e um baixo consumo combinado de combustível(cidade/estrada): 10 km/litro.

O propulsor apresenta construção totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro, jatos de óleo para resfriamento dos pistões, corrente de sincronismo roletada, revestimento do sulco do anel superior com Níquel-Cromo por deposição física de vapor (Physical Vapor Deposition - PVD) e válvulas com dupla variação contínua de abertura (Dual Continuously Variable Valve Timing - D-CVVT), para uma distribuição mais ampla de potência (250 cv). Um sistema de admissão variável de três estágios amplia ainda mais a curva de potência para melhorar a aceleração do veículo e seu desempenho nas ultrapassagens.

O motor possui uma corrente pensada especificamente para sua operação, ainda mais silenciosa, proporcionando também menos manutenção. A adoção do resfriamento dos pistões através de jatos de óleo melhora a lubrificação das paredes dos cilindros e reduz o atrito e o calor, reduzindo o consumo de combustível.

Transmissão
Inteiramente projetada e fabricada pela própria Hyundai, juntamente com seus motores, a nova caixa automática de seis marchas é motivo de orgulho para a marca. O motor é acoplado à transmissão automática Hyundai de seis marchas com controle manual SHIFTRONIC. Esta transmissão proporciona trocas suaves e um amplo campo de variação, se adaptando de forma ideal às características do motor.

O sistema propulsor do New Azera tem um modo econômico ativo (Active Eco Mode) de funcionamento, que modifica o gerenciamento do motor e da transmissão para melhorar a economia de combustível, resultando numa redução de consumo de mais de cinco por cento em condições reais de utilização.

Com um conversor de torque ultra plano, a transmissão de seis marchas tem dimensões extremamente compactas e é muito leve. O diferencial com quatro pinhões aumenta a durabilidade, enquanto válvulas solenoides garantem trocas precisas por toda a vida útil do veículo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.

VELOSTER TURBO FOI ATRAÇÃO DA HYUNDAI CAOA NO SALÃO DO AUTOMÓVEL










Com design ainda mais agressivo e dinâmico, Veloster Turbo será comercializado com motor 1.6 de 204 cv

O revolucionário cupê de três portas Hyundai Veloster Turbo foi uma das grandes atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, realizado no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi.

Apresentado na nova versão com o sofisticado novo motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível, o desejado Veloster Turbo desenvolve 204 cv, oferecendo ao motorista desempenho ainda mais arrojado em seu design, que também está mais dinâmico e radical.

O forte apelo do Veloster Turbo é evidenciado por sua performance no mercado internacional, comprovado pelas altas vendas registradas nos diferentes mercados nos quais está presente, especialmente no caso da versão equipada com turbocompressor.

Esportivo e inovador
A versão Turbo é 30,5 mm mais longa (4,2 m) e 15,2 mm mais larga (1,8 m) do que a anteriormente oferecida. Em ambas, o Veloster tem distância entre eixos de 2,6 metros.

Para melhor aproveitar sua performance, o Veloster Turbo conta com duas opções de transmissão - manual ou automática - com seis velocidades. O câmbio automático, que possibilita a troca sequencial de marchas no volante, foi dimensionado especificamente para operar na maior potência disponível, privilegiando o comportamento dinâmico do cupê esportivo.

O motor Hyundai Gamma 1,6 litro turbo traz um turbocompressor tipo twin-scroll que, combinado ao sistema de injeção direta de combustível, proporciona respostas mais rápidas aos comandos do acelerador para uma pronta elevação da potência quando necessária.

Turbos tipo twin-scroll têm sido usados tradicionalmente em motores de alto desempenho e topo de linha, mas a Hyundai trouxe a tecnologia para alguns dos modelos mais acessíveis de sua linha de produtos. Esse sistema aproveita melhor a energia do escapamento do que os turbos com entrada de gases simples.

Juntamente com o novo propulsor, o Veloster Turbo incorpora inovações tecnológicas, como o Controle de Torque Vetorial, que utiliza elementos do Controle Eletrônico de Estabilidade para proporcionar maior segurança e estabilidade direcional nas curvas. Outra novidade é o Active Sound Design, que amplifica o som do motor no interior da cabine, gerando uma experiência de direção mais intensa, sobretudo quando o carro é dirigido esportivamente.

A aplicação dessas sofisticadas tecnologias ao motor e de medidas de economia de peso fazem com que o Veloster Turbo não apenas proporcione um sólido desempenho a partir de apenas 1,6 litro de cilindrada como apresente uma elevada economia de combustível.

Design ainda mais ousado
Com três portas, o Veloster Turbo combina o estilo de um cupê com a funcionalidade de um hatchback, ao mesmo tempo que incorpora uma porta adicional para maior facilidade de acesso do lado do passageiro. A maçaneta da porta traseira do lado do passageiro é oculta, para manter limpo o design do cupê.

O design do Veloster Turbo explora uma grade hexagonal dianteira maior e mais ousada, garantindo maior robustez e esportividade ao veículo. Esta área frontal é envolvida pelas linhas fluentes de um moderno conjunto óptico. Visto de frente, ele mostra oito pontos individuais de LEDs nos faróis, detalhe típico de modelos topo de linha.

De perfil, traz as linhas de caráter inspiradas pelo conceito "Fluidic Sculpture" (escultura fluida), junto com arcos de rodas musculares, maçanetas das portas e espelhos na cor da carroceria e faróis e lanternas traseiras envolventes.  O spoiler dianteiro avança por toda a lateral do veículo ampliando a sensação do efeito-solo.  

A fachada do para-choques traseiro e as aberturas salientes do difusor criam uma impressão de maior estabilidade e mais agressividade, comparada ao modelo básico. Rodas de liga leve de 18 polegadas com detalhes cromados completam a assinatura visual diferenciada do Veloster Turbo.

O desenho dinâmico da traseira é diferenciado pela tampa do porta-malas de vidro e pelas ponteiras duplas centralizadas do escapamento, que complementam a personalidade exposta pela dianteira do carro. Para o modelo, os designers da Hyundai removeram o escapamento trapezoidal central do Veloster Turbo e o substituíram por duas grandes ponteiras redondas com maior fluxo.

Ergonomia e esportividade
Por dentro, seus comandos estão localizados de forma a serem acessados facilmente pelo motorista. O console central e os controles lembram o tanque de uma moto esportiva, incorporando agora o botão de partida opcional.  As entradas de ar são inspiradas no escapamento das motos, ao mesmo tempo que o console lembra o assento de uma motocicleta.

Superfícies dos assentos em couro, com o logotipo Turbo em relevo no alto dos encostos, colaboram com o visual diferenciado, ao mesmo tempo que proporcionam excepcional apoio e conforto. O conjunto de instrumentos eletroluminescente repassa informações ao condutor em formato maior e mais interativo, com duas telas TFT localizadas entre o conta-giros e o velocímetro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.  

HYUNDAI CAOA APRESENTOU O NEW GENESIS DURANTE O SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO










·        Modelo revelado em Detroit, no início do ano de 2014, chegou ao Salão de São Paulo e será importado com exclusividade pela CAOA

·        A versão que desembarcará por aqui, terá motor Lambda de 3,8 litros com injeção direta e 315 cv

·        Hyundai New Genesis recebe maior pontuação da história nos testes de classificação de segurança do ANCAP (Australasian New Car Assessment Program)

A Hyundai promoveu a avant-première do New Genesis 2015 no Brasil durante o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Totalmente novo, o Genesis 2015 é extremamente bem equipado e chega ao Brasil com uma motorização de ótimo desempenho e excelente custo-benefício.
O novo sedan de luxo da Hyundai ficou ainda maior e com interior mais sofisticado que o antecessor. A distância entre eixos cresceu 7,5 centímetros, chegando a 3,10 metros, proporcionando maior conforto interno. No comprimento, agora são 4,99 metros (2 cm a mais que a primeira geração), 1,89 m de largura e 1,48 m de altura.
Com visual rejuvenescido, o Genesis, agora, conta com linhas modernas e fluidas, além de uma nova e marcante grade dianteira hexagonal e um desenho mais jovial e esportivo. Outro grande destaque fica para a excepcional e eficiente motorização escolhida para equipar o modelo no mercado brasileiro.

Motor Lambda 3,8 litros com injeção direta
O coração do Genesis é o motor Lambda de 3,8 litros com injeção direta, que também foi incrementado para oferecer uma curva de torque mais plana em baixa rotação e gera 315 cv a 6.000 rpm e 40,5 kgm de torque a 5.000 rpm.
O motor do New Genesis também conta com Dual Continuously Variable Valve Timing –D-CVVT, indução variável, bloco e cabeçotes totalmente em alumínio, corrente de distribuição em aço e velas de ignição com pontas de irídio. Além dos ganhos de potência e torque, a tecnologia de injeção direta produz uma redução significativa das emissões. O propulsor de 3,8 litros é acoplado à uma transmissão automática de 8 velocidades.

Design
O Hyundai New Genesis é o primeiro da marca a incorporar a linguagem de design Escultura Fluida 2.0, que incorpora três elementos essenciais: a estética dos fluidos, o moderno visual da Hyundai marcado pela grade dianteira hexagonal e um ambiente premium.
De perfil, o novo sedan Genesis é mais expressivo, com linhas fluidas e superfícies mistas. A elegante coluna C ajuda a acentuar o estilo esportivo. A parte traseira é ressaltada pelas lanternas traseiras em LEDs.
O layout da cabine do New Genesis oferece a todos os ocupantes um ambiente espaçoso e confortável. A simplificação do painel de instrumentos e dos comandos criou um layout intuitivo, proporcionando uma sensação de mais amplidão.
O espaço interno total é impressionante. O Genesis oferece maior altura e mais espaço para as pernas na parte dianteira e mais espaço para os ombros na parte traseira do que qualquer concorrente da categoria.
Os bancos do New Genesis oferecem 12 opções de ajustes elétricos, incluindo quatro apenas de apoio lombar. Os bancos dianteiros são aquecidos e têm ventilação opcional e os traseiros também podem ter aquecimento. Os passageiros do sedan também vão apreciar a visibilidade proporcionada pelo novo e amplo teto solar panorâmico.

Tração integral permanente
O New Genesis tem tração traseira de série e conta com o sistema HTRAC® All-Wheel-Drive de tração integral permanente como opcional. O novo sistema distribui de modo contínuo o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a demanda a cada momento.
O Genesis oferece abundantes recursos de segurança de série, incluindo o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), nove airbags e encostos de cabeça dianteiros anti efeito chicote. As bolsas de segurança incluem airbags duplos dianteiros, airbag para os joelhos do motorista, airbags de impacto lateral dianteiros e traseiros e airbags de cortina laterais para frente e traseira montados no teto.
Além disso, o modelo oferece um Sistema de Aviso de Saída de Faixa (LDWS). O sistema de monitoramento de pressão dos pneus do Genesis foi aprimorado para permitir a leitura individual da pressão dos pneus.
O New Genesis é generosamente equipado com novas tecnologias avançadas, muitas delas lançamentos exclusivos da Hyundai, como o novo modo de condução que permite a escolha entre quatro opções de dirigir. Outras novidades ficam para os também novos sistemas de detecção de ponto cego e o auxiliar de mudança de pista, que desempenha uma função semelhante para ajudar a detectar veículos que se aproximam da parte traseira em alta velocidade.
Uma opção de requinte, inspirada na tecnologia de aeronaves, o Head-Up Display (HUD) projeta informações no para-brisa, permitindo ao condutor manter os olhos na estrada. Informações como velocidade, status do Smart Cruise Control, navegação, BSD, Forward Collision Warning, limite de velocidade, LDWS e dados do sistema de áudio são projetados a uma distância virtual cerca de 2 metros à frente do condutor para o máximo de legibilidade.

Recorde de segurança
O Hyundai New Genesis recebeu a mais alta pontuação da história nos testes de classificação de segurança do ANCAP (Australasian New Car Assessment Program). A classificação de segurança atribuída ao sedan de luxo atingiu uma pontuação geral de 36,88 pontos de 37 possíveis, garantindo a classificação “5 estrelas”, uma marca histórica nos 21 anos de realização dos testes ANCAP.

O programa ANCAP é suportado por todos os clubes de automobilismo na Austrália e Nova Zelândia, pelo governo australiano, governo da Nova Zelândia, estados e territórios australianos, Comissão vitoriana Transport Accident, NRMA Seguros e pela Fundação FIA.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.

HYUNDAI TUCSON FLEX TEM O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DO SEGMENTO






-      Sucesso de vendas, o brasileiro Tucson Flex é produzido na fábrica da Hyundai CAOA Montadora em Anápolis, GO

O Hyundai Tucson, utilitário esportivo do segmento Compact SUV, foi mais uma das grandes atrações do estande da Hyundai durante a 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi. Com excelente desempenho na cidade e na estrada, versátil e muito bem equipado, o SUV segue como a opção mais adequada ao cliente brasileiro que busca espaço interno, conforto e a melhor relação custo-benefício do segmento.

O motor bicombustível do Tucson Flex agrega ainda mais tecnologia ao modelo que é sucesso absoluto em seu segmento, oferecendo versatilidade ao cliente na opção de abastecimento do tanque de combustível.

Equipado com motor 2.0 Flex, de 16 válvulas, quatro cilindros em linha, CVVT (Comando de Válvulas Variável), com cabeçote em alumínio e injeção MPFi (Multi Point Fuel Injection), capaz de gerar 142 cv quando abastecido com gasolina e 146 cv com etanol a 6.000 rpm, o Tucson utiliza uma transmissão automática de 4 velocidades.

Suspensão e sistema de freios
O Hyundai Tucson, produzido com exclusividade pela CAOA Montadora de Veículos, em Anápolis, GO, possui suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores pressurizados a gás de dupla ação, e, na traseira, suspensão independente, tipo Dual-Link com molas helicoidais e amortecedores pressurizados a gás de dupla ação. O sistema de freios conta com ABS de quatro canais de última geração e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). Os discos dianteiros são ventilados e os traseiros, sólidos. Para aumentar a segurança e confiabilidade na condução do veículo, a direção possui assistência hidráulica progressiva.
Tucson Flex: praticidade, conforto e segurança
O Tucson Flex está equipado com vidros e retrovisores com rebatimento elétrico, porta-objetos, porta-copos, descansa braços e console central para armazenamento de pequenos objetos. O modelo conta ainda com itens como destravamento das portas a distância pelo sistema keyless (sem necessidade de usar a chave), airbags para o condutor e passageiro da frente, kit multimídia com DVD, CD, AM/FM, GPS e Bluetooth, entrada USB e Auxiliar, câmera de ré, bancos de couro de série e ar-condicionado digital.

Um item extremamente prático é o acesso ao porta-malas também pelo vidro vigia traseiro. O Tucson Flex tem o espaço ideal para quem necessita acomodar as bagagens sem abrir mão do conforto. Ao rebater os bancos traseiros, o cliente ganha um volume ainda maior para transporte de itens. Com os bancos posicionados de maneira normal a capacidade do porta-malas é de 644 litros e com os bancos traseiros totalmente rebatidos, a capacidade aumenta para 1.679 litros.

Garantia e serviços
O Hyundai Tucson está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano.


Sucesso de vendas, o brasileiro Tucson é produzido na fábrica da Hyundai CAOA Montadora em Anápolis, GO, erguida com capital próprio da CAOA. Desde 2010 o Tucson é produzido com exclusividade no Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.

SUV SANTA FE ABRILHANTOU ESTANDE DA HYUNDAI NO SALÃO DO ANHEMBI






-      Utilitário premium da Hyundai oferece desempenho, espaço e dirigibilidade comparável a um sedan

Criada para encantar consumidores e desafiar as convenções, a terceira geração de SUVs da família Santa Fe, comercializada nas versões cinco e sete lugares, marcou presença no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O utilitário Santa Fe é uma demonstração da capacitação de vanguarda da marca, evidente pelo design "Escultura Fluida", pela considerável economia de consumo e por uma relação de itens que irão agradar muito a passageiros e motoristas com alta expectativa de funcionalidade e conforto.

As linhas externas do Hyundai Santa Fe criam a impressão de uma movimentação irreprimível, criada por um novo conceito de design chamado “Storm Edge” (frente de tempestade), que captura as imagens fortes e dinâmicas criadas pela natureza durante a formação de uma tempestade. Para criar a ilusão de movimento constante, os designers da Hyundai usaram uma grade dianteira hexagonal cortada por três frisos, detalhes em LEDs, uma atitude baixa, linha de cintura que se eleva para a traseira, trilhos de teto opcionais em preto e lanternas traseiras envolventes.

Tudo isso mostra imediatamente que o Santa Fe é um veículo Hyundai. Outros elementos de design incluem a grade e as maçanetas das portas cromadas, espelhos na cor da carroceria, defletor traseiro, saídas de escapamento agressivas e para-choques mais baixos, arcos das caixas de rodas e frisos das portas em tons contrastantes. Além disso, as rodas de 18 polegadas em liga leve são equipamento de série.

Cuidados especiais foram dedicados a outros detalhes internos, como o teto solar panorâmico opcional, que permite maior iluminação natural e o acabamento superior dos comandos de abertura dos vidros. Entre os equipamentos que se destacam estão o botão de partida com chave de proximidade (que não precisa sair do bolso do motorista) e o Supervision Cluster (painel de instrumentos) com tela TFT LCD.

Potência e economia de combustível
O motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT gera 270 cv a 6.400 rpm e torque de 32,4 kgfm a 5.300 rpm. Como destaque, oferece maior economia de combustível devido à aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito e a utilização de uma bomba de óleo variável e é dotado do sistema de admissão variável (VIS - Variable Intake System) que altera a abertura e fechamento das válvulas de acordo com a rotação do motor e as condições de carga. O controle variável das válvulas melhora o desempenho em todas as áreas.

Bomba de Óleo Variável
O fluxo varia de acordo com a pressão de descarga da bomba de óleo. A redução das perdas nas altas rotações leva a uma maior economia de combustível.

Sistema de Válvulas
O acionamento mecânico direto é feito para aumentar a rigidez do sistema de válvulas e altas rotações. O revestimento em DLC (Diamond Like Carbon - Carbono tipo diamante) diminui o atrito.

Transmissão automática com seis velocidades
O Hyundai Santa Fe vem equipado com a transmissão automática Hyundai de seis marchas com opção de controle manual. Esta transmissão proporciona trocas suaves e um amplo campo de variação que se adapta de forma ideal às características do motor. O sistema inclui um aquecedor que mantém o óleo da transmissão na temperatura ideal de operação, aumentando a economia de combustível.

A transmissão passa sensação de qualidade e oferece operação intuitiva para o motorista devido à alavanca de mudanças com liberação de trava, permitindo a colocação em Neutro mesmo com o motor desligado. Adicionalmente, todos os modelos possuem o sistema Active ECO, que modifica o controle do motor e transmissão para suavizar a resposta ao acelerador e aumentar a economia no uso real.

O óleo da transmissão não precisa ser trocado, para maior conveniência e redução no custo de manutenção, e o câmbio tem o uso facilitado durante a noite, quando o indicador de posicionamento das marchas fica iluminado.


Sistema inteligente de tração
Os consumidores poderão sentir os benefícios dos sistemas inteligentes de tração integral ativa (AWD) e TVCC opcionais, que trabalham para controlar o torque e a frenagem, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento de Estabilidade do veículo. Esse sistema pode prever as necessidades de tração e aumentar a estabilidade através da frenagem, por meio do monitoramento contínuo das condições de rodagem mais do que outros sistemas de tração integral, que só reagem às situações após elas ocorrerem.

O modelo conta com tração integral com uma unidade de controle inteligente que analisa continuamente os dados do veículo e, por meio de uma embreagem multidiscos, distribui o torque para cada roda individualmente. O sistema de acoplamento é totalmente controlável através de um sistema de atuação eletro hidráulica. A força de frenagem pode ser direcionada a cada roda, individualmente, através do software. Esses processos são chamados de gerenciamento de torque e frenagem de torque. Todas essas análises são completamente transparentes para o motorista.

A tração integral garante ao SUV maior estabilidade lateral ao longo das curvas, elimina a tendência de sobre ou subesterço através da redução da tração indesejada nos eixos dianteiro e traseiro e eleva a capacidade térmica, evitando o sobreaquecimento em subidas e quando o carro é usado para reboque.

Além disso, maior eficiência é alcançada por meio do controle eletrônico inteligente que administra o torque necessário para melhorar a tração nas diversas situações de rodagem. O resultado é a redução no consumo de combustível e emissões. Os componentes eletrônicos são também otimizados para utilizarem o mínimo de energia. O sistema inteligente permite mais controle pelo motorista.

O Hyundai Santa Fe possui os sistemas Hillstart Assist Control (HAC - Assistência na Partida em Subidas) e Downhill Brake Control (DBC - Controle de Frenagem na Descida) para maximizar o controle em aclives e declives acentuados. O HAC minimiza o recuo nas arrancadas em rampas acentuadas, enquanto o DBC ajuda o condutor a manter o controle do veículo e a velocidade constante em descidas de grande inclinação.

Acionando o botão do DBC, a unidade de Controle Hidroeletrônico gerencia os sensores de velocidade das rodas, o sensor do ângulo da direção e o sensor de aceleração para manter o controle e a velocidade nas descidas sem que o motorista precise usar o pedal do freio.

Dirigibilidade comparável a um sedan
Ao volante, o motorista irá desfrutar do totalmente novo Driver Selectable Steering Mode - sistema de direção selecionável - com três modos de operação: Comfort, Normal e Sport. Este sistema inovador permite ao motorista adaptar as características de direção do veículo de acordo com sua preferência e as condições do caminho.

O modo Comfort é ideal para o ambiente urbano e para o estacionamento, exigindo 10 % menos esforço para virar o volante do que o modo Normal. A opção Normal é ideal para condições de direção variadas. Ao mesmo tempo, o modo Sport é adaptado para estradas rápidas ou vias sinuosas e aumenta o esforço de direção em 10% em relação ao modo Normal.

O Driver Selectable Steering Mode não apenas ajusta o nível de assistência em cada modo, mas também adapta a sensibilidade do volante e a curva de resposta ao longo do esterço, proporcionando uma sensação muito natural e progressiva. As características de amortecimento da direção, retorno ativo e níveis de atrito também foram otimizadas no carro.

Ainda mais impressionante é o fato dos engenheiros da Hyundai terem conseguido reduzir o diâmetro de manobra do veículo para apenas 10,9 metros, facilitando manobras de estacionamento e de retorno.

Espaço interno: uma vantagem da Nova Santa Fe
O design esguio do Santa Fe, combinado com a expertise da Hyundai na área interna do carro, deu ao modelo uma imponente aparência e, simultaneamente, aumentou a funcionalidade e conveniência. A ampla cabine tem mais espaço para os ombros que a da geração anterior e que os competidores da mesma categoria.

Dentro do modelo, o cliente encontra uma variedade de espaços para guardar objetos, incluindo porta-óculos no console do teto, dois porta-copos na frente e dois na traseira, porta-garrafas nas portas, compartimento aumentado no console central, prateleira na parte da frente, bolsas nas costas dos assentos dianteiros e um generoso espaço para objetos sob o assoalho.

A regulagem de temperatura com duas zonas assegura ambiente confortável para todos os ocupantes em percursos longos. Os controles de climatização também incorporam um sistema de desembaçamento automático que detecta os níveis de umidade através de um sensor e a remove do para-brisa. Outro acessório diferenciado é o ionizador CleanAir, que limpa o ar automaticamente quando o aquecimento ou o condicionador de ar estão ligados.

Dimensões
O Santa Fe, cinco e sete lugares, tem distância entre eixos de 2,70 metros, com comprimento total de 4,69 metros, 1,68 metro de altura e largura de 1,88 metro. A grande distância entre eixos dos dois modelos proporciona a eficiência de um utilitário compacto com o conforto de um modelo médio semelhante. Um exemplo disso é constatado no longo curso da segunda fileira de bancos, que proporciona maior espaço para as pernas.

Maior rigidez e aços de alta resistência à tensão
A arquitetura totalmente nova incorpora uma nova construção que não apenas eleva a resistência à torção em 16 por cento, mas utiliza 30 por cento mais aços de ultra-alta-resistência para melhorar a administração de energia nas colisões. O aço de alta resistência também permite à suspensão trabalhar de forma otimizada e reduz o peso do carro. Chapas de metal de ultra-alta-resistência também foram usadas nos painéis externos das portas, pela primeira vez na história da empresa. Além disso, aço anticorrosão foi usado em 70 por cento da estrutura externa e do assoalho.

Novos métodos de estampagem a quente e conformação por rolagem também foram empregados nas peças de impacto, aumentando a resistência, reduzindo o número de peças da carroceria e tornando o veículo mais leve. A quantidade de adesivos estruturais também cresceu significativamente, contribuindo para maior rigidez da carroceria, resistência a colisões e durabilidade.


Eficiência no peso de nível mundial
A redução de peso é parte essencial de todos os modelos da Hyundai e o  Santa Fe atingiu seus objetivos. O carro perdeu consideráveis 120,6 quilos em relação à versão anterior com quatro cilindros. Esta redução é o maior corte de peso de uma geração para outra de quaisquer veículos na história da Hyundai Motor Company, demonstrando o status da empresa entre os líderes da indústria na redução do consumo. O modelo também é mais leve que seus principais concorrentes.

Tecnologia de segurança avançada de série
Todos os modelos trazem de série o sistema de gerenciamento de estabilidade (Vehicle Stability Management - VSM), que administra de forma ideal o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema de assistência elétrica da direção (Motor-Driven Power Steering - MDPS). O VSM trabalha para controlar dois efeitos: o primeiro ocorre quando o motorista acelera ou freia numa superfície com aderência diferente em cada lado do carro e o veículo tende a desviar numa direção.

O VSM detecta esta condição e envia um sinal ao MDPS para atuar a assistência de direção. O VSM compensa o desvio e automaticamente aplica 8 Nm de força contra-esterçante. O VSM reage da mesma forma durante trocas súbitas de faixa de rodagem ou curvas rápidas. Os modelos AWD também possuem gerenciamento de torque e frenagem.

O Santa Fe vem equipado com uma série de airbags, incluindo cortinas laterais e um airbag para os joelhos do motorista. Todas as versões do Santa Fe têm sensores de rolamento para ativar os airbags de cortina. Quando os sensores detectam uma possível capotagem, o módulo de controle dispara os airbags de cortina laterais e aciona os pré-tensionadores dos cintos de segurança para proteger os passageiros contra ferimentos sérios.

O sistema de frenagem é de última geração. O conjunto inclui quatro discos de freios (12,6 polegadas na frente e 11,9 polegadas na traseira) e sistema antibloqueio (ABS), com Brake Assist, que garante o máximo de força quando uma frenagem de pânico é detectada, e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), para ajustar automaticamente a força dirigida aos eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de carga do veículo. Além disso, o Hyundai Santa Fe oferece dispositivos de segurança passiva, incluindo sistema de fixação para assentos de crianças (ISOFIX) e cintos de três pontos para todos os passageiros.

Garantia e serviços

O Hyundai Santa Fe está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.