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sábado, 29 de novembro de 2014

PEUGEOT 408: um sedã de última geração









Uma das referências do segmento ao aliar estilo, acabamento superior, dirigibilidade e amplo
pacote de equipamentos de série, o PEUGEOT 408 Griffe THP excede as expectativas dos
clientes mais exigentes.

O sedã médio da Marca é um veículo elegante e equilibrado. Seu design marcante é também
projetado para o interior do modelo, que inspira um elevado nível de qualidade. Os materiais nobres
e a fluidez das linhas internas encontram um habitáculo generoso em suas medidas, com destaque
para o entre-eixos de 2,71 metros.

Na frente, os ocupantes usufruem de um ambiente dinâmico e de qualidade, que favorece o prazer
de conduzir, enquanto os passageiros traseiros desfrutam de um habitáculo de grande
luminosidade, confortável e muito espaçoso.

Com uma área envidraçada de 3,95 m2, única em seu segmento, o veículo proporciona aos seus
ocupantes ótima luminosidade, que se torna excepcional com o teto solar, que aumenta a área
envidraçada para 4,32 m2.

Com uma ampla lista de equipamentos, o modelo conta com itens como novas rodas de 17
polegadas com design esportivo, ar-condicionado digital Bi-Zone, bancos de couro, teto solar
elétrico, sistema de navegação WIP Nav, controle de estabilidade e faróis direcionais bi-xenon.
Fazem parte ainda da lista de série retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatíveis
eletricamente, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, limpador do
para-brisa automático + iluminação de “boas-vindas” externa + follow me home automático, faróis
de neblina dianteiros, travamento automático das portas, direção eletro-hidráulica, regulagem do
volante em altura e profundidade, vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas
quatro portas, bancos traseiros rebatíveis 1/3 - 2/3 com apoio de braço central e porta-objetos.

UM ELEVADO NÍVEL DE SEGURANÇA
A estrutura rígida do 408 Griffe THP, associada a eficientes meios de retenção (seis airbags)
garantem proteção exemplar do modelo, que é equipado com sistema ABS (Bosh 8.1), repartição
eletrônica de frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático
do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo.

O ESP (Eletronic Stability Program) de última geração detecta e corrige riscos de perda de aderência
em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios
e o acelerador. O equipamento acrescenta a essas funções um sistema de antipatinagem (ASR) e
controle de estabilidade (CDS). Ele pode ser desconectado, para garantir uma certa motricidade em
situações delicadas, voltando a se conectar automaticamente acima de 50 km/h.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CONDUTOR
No Peugeot 408, o motorista tem à disposição tecnologias e equipamentos modernos de auxílio à
condução, como: sistema de navegação perfeitamente integrada ao veículo, sensor de
estacionamento dianteiro e traseiro e limitador de velocidade variável associado ao regulador de
velocidade.

Estão ainda disponíveis outras funções. Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva
indexado à velocidade do veículo, rádio-CD RD4 acoplado ao USB Box com as funções Bluetooth e
viva-voz e streaming de áudio estão entre elas.

O 408 Griffe THP vem equipado com o motor 1.6l THP (Turbo High Pressure), um conjunto motriz
extremamente moderno e tecnológico. Desenvolvido em cooperação com a BMW, o motor é
fabricado em bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão
variável e balancins roletados.

O motor THP é alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina que desenvolve 165
cavalos de potência a 6.000 rpm. Com torque máximo de 24,5 mkgf disponível a incríveis 1.400 rpm,
oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade.

Acoplada a essa motorização encontra-se a caixa automática sequencial de seis velocidades.
Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave
troca de marchas, contribuindo em boa parte ao prazer de condução proporcionado pelo 408.

Com conversor de torque pilotado, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o
motor e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um
carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo
motor. Dessa forma, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nessa
condição, não joga uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

O resultado da união de todos esses elementos (motorização THP, caixa automática sequencial de
seis velocidades, amplo espaço interno, acabamento superior e lista generosa de equipamentos de
conforto e de segurança) garante uma dirigibilidade incomparável, digna do DNA PEUGEOT.

Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

PEUGEOT 308: séries especiais dinamizam ainda mais o modelo



Referência entre os hatchbacks médios, o veículo da PEUGEOT chega ao Salão do Automóvel em
duas séries especias: Roland Garros e a inédita Quiksilver. O estande da Marca ainda abriga a
versão topo de gama Griffe THP.

Concebida para um consumidor bastante exigente, a série especial Roland Garros é um dos
expoentes da linha 308 nesta edição do evento. Limitada a 250 unidades, mantém intacta a
personalidade esportiva do modelo, porém excede sua sofisticação ao apresentar ainda mais
equipamentos e detalhes exclusivos que a versão topo de gama, a Griffe THP, também em
exposição no Salão do Automóvel.

Entre esses itens estão os faróis de máscara negra e rodas diamantadas exclusivas de 17 polegadas.
Nas portas dianteiras, fica visível o monograma da série especial. Além do logotipo oficial do
campeonato de tênis bordado no encosto dos assentos e aplicado na carroceria, o hatch conserva o
charme da primeira edição dessa série com os bancos em couro na cor cinza claro, os carpetes
bordados com a identificação visual do torneio e com a capa cromada dos retrovisores externos.

O estilo inconfundível do modelo é marcado pelas luzes diurnas em LEDs, faróis de neblina e o teto
panorâmico de vidro, que proporciona luminosidade e ampla visibilidade aos ocupantes. Com
volante esportivo revestido em couro e ar-condicionado automático digital Bi-zone, o 308 Roland
Garros dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração. É o
caso, em especial, do sistema de navegação WIP Nav. Perfeitamente integrado ao veículo em
termos de estilo, oferece inúmeras funcionalidades:

· Tela multifunções colorida de 7 polegadas (resolução de 480 x 234 pixels), inclinável em três
posições, a fim de proporcionar o melhor ângulo de visão ao condutor, e oferece um modo
de visualização em perspectiva (birdview). Para preservar a perfeita integração com as linhas
do painel de instrumentos, o equipamento é retrátil eletricamente e inédito no mercado sulamericano
para o seu segmento;

Sistema de som WIP Sound Radio CD Player MP3, com WIP Plug e WIP Bluetooth:
· Tocador de CD com leitura de arquivos MP3;
· Uma entrada USB (WIP Plug) situada no console central que permite conexão a qualquer
tipo de câmera digital ou sistema de áudio e vídeo móvel;
· Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta
característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro.

O 308 Roland Garros se destaca também em relação a segurança, pois chega equipado com:
· seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina);
· controles eletrônicos de tração (ASR) e estabilidade (ESP) de última geração, que detecta e
corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e
pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador;
· sistema de frenagem anti-travamento (ABS) com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e
auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em
caso de forte desaceleração completa este dispositivo;
· sensor de estacionamento traseiro.

MOTOR THP: AINDA MAIS FORÇA
Assim como o 308 Griffe THP, a série especial Roland Garros utiliza um conjunto motriz
extremamente moderno e tecnológico. Desenvolvido em cooperação com a BMW, é fabricado em
bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e
balancins roletados. Esse motor é alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina que
desenvolve 165 cv de potência a 6.000 rpm. Com torque máximo de 24,5 mkgf disponível a incríveis
1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade.

A ótima performance desse propulsor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o
propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de
poluentes na atmosfera. O alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática,
a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo
uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica. Isso permite um
controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem perda de energia comum nos motores
convencionais.

As folgas internas neste tipo de motor também são muito pequenas comparadas aos demais
propulsores. Elas só são conseguidas porque em sua fabricação são utilizados maquinários
modernos e de excelente padrão de usinagem, que gera uma durabilidade maior ao longo do tempo.

CÂMBIO AUTOMÁTICO SEQUENCIAL DE SEIS MARCHAS
Acoplada a essa motorização encontra-se a caixa automática sequencial de seis velocidades.
Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave
troca de marchas, contribuindo em boa parte ao prazer de condução proporcionado pelo 308.

Com conversor de torque pilotado, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o
motor e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um
carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo
motor. Dessa forma, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nessa
condição, não joga uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

308 QUIKSILVER: UMA SÉRIE ESPECIAL INÉDITA
A parceria de sucesso com a Quiksilver, iniciada em 2002, estendeu seus limites e agora chega ao
PEUGEOT 308. Com o objetivo de aproximar ainda mais o modelo do público jovem, a série especial traz um estilo externo mais esportivo e uma oferta de equipamentos ampliada em relação à versão de entrada de gama. Prevista inicialmente para 600 unidades, o 308 Quiksilver chegará à rede de concessionárias da Marca até o fim do ano unicamente na cor branco banquise (especial).

A série especial apresenta faróis de máscara negra, base e capa dos retrovisores externos na cor
preta e rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas. O teto tem um envelopamento em preto
brilhante que garante um efeito de “prolongamento” do teto panorâmico de vidro até a junção com
a tampa do porta-malas. Finalmente, as portas dianteiras e a tampa do porta-malas possuem o
monograma da série especial.

No interior, o volante recebe couro como revestimento com detalhe em alumínio e o encosto dos
assentos dianteiros, o monograma da Quiksilver bordado no tecido. Os carpetes têm a mesma
identificação visual da marca de surfwear. O 308 Quiksilver ainda oferece aos ocupantes a
comodidade do ar-condicionado digital Bi-zone com difusor para os passageiros de trás.

Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

308 CC: elegância e esportividade de um cupê com o charme dos conversíveis








Em seu portfólio de produtos, a PEUGEOT possui um dos veículos mais charmosos já
desenvolvidos pela Marca. Combinando de forma harmoniosa e elegante duas silhuetas em um
só veículo, o 308 CC oferece ao consumidor brasileiro a esportividade do cupê e o charme do
cabriolé. Tudo isso em apenas 20 segundos, ao simples toque de um botão...

O 308 CC reafirma a presença da PEUGEOT em um segmento histórico para a Marca.
Acrescentando personalidade e emoção a uma nova experiência de condução, o modelo traz fortes
atributos, como estilo imponente, design exclusivo e farto conteúdo tecnológico.

UM VEÍCULO DIFERENCIADO
Com um equilíbrio de volumes particularmente estudado, tanto em sua configuração cupê como na
cabriolé, o 308 CC surge como uma escultura moderna, dinâmica e de temperamento forte. O parabrisa tem forte inclinação e os para-choques esportivos são vincados, com uma entrada de ar mais aberta e de grelha cromada.

Os faróis de neblina têm contorno mais alongado e integram-se perfeitamente a outro elemento
marcante, graças a seu formato de bumerangue: luzes diurnas em LED, que aumentam a visibilidade
do veículo e, por consequência, sua segurança, conferindo uma assinatura luminosa única tanto de
dia como a noite. O desenho do perfil, tanto na forma cupê como no cabriolé, exprime fluidez,
estabilidade e riqueza. Um friso cromado delimita os vidros e alonga a sua silhueta.

O equilíbrio da traseira constitui um dos trunfos mais importantes para o êxito estético deste cupê
cabriolé. No caso do 308 CC, procurou-se uma leitura horizontal da face posterior, favorecendo a
impressão de largura e de estabilidade. Na parte superior, as formas da tampa do porta-malas
acolhem naturalmente o dispositivo aerodinâmico traseiro e a fina lâmina da terceira luz de freio em
LED. Na área inferior, a superfície escura do difusor de ar, interrompida no centro pela cor da
carroceria, contribui para o alargamento visual do modelo.

Totalmente de acordo com o estilo e a designação do veículo, as rodas de 18 polegadas em
alumínio contribuem para o dinamismo do 308 CC.

FARÓIS TRASEIROS TÊM ASSINATURA EXCLUSIVA
De dia como a noite, as lanternas com luzes em LED, inteiramente vermelhas, marcam o 308 CC de
forma muito particular e iluminam uniformemente a peça até as extremidades. Desse modo, geram
um efeito de “garra” diagonal, recordando o cupê cabriolé 504, de 1969.

CAPOTA RETRÁTIL INTEIRAMENTE AUTOMÁTICA
O 308 CC dispõe de um teto retrátil em duas partes, com uma parte móvel de reduzida superfície e
um grande teto traseiro de vidro que se separa da coluna B no momento da dobragem, com
vantagem para o espaço ocupado no compartimento de bagagens.

Essa configuração do teto retrátil reduziu o tempo de duração da manobra da capota, agora em 20
segundos, mesmo com o veículo em movimento a uma velocidade inferior a 12 km/h, e sobre os
meios para atingir a qualidade em termos de folgas e nivelamentos, de estanqueidade e de robustez
de funcionamento.

O mecanismo da capota, composto por tirantes e diversas fechaduras, utiliza cinco êmbolos e uma
eletrobomba para movimentá-lo. O conjunto é comandado por uma nova central eletrônica que
ativa a descida dos quatro vidros em cerca de 50 mm antes do início da manobra.

O processo de abertura do teto pode ser acompanhado graças à animação difundida na tela de
navegação colorida escamoteável, o qual apresenta também mensagens relativas ao
funcionamento do teto. O destravamento e a abertura do compartimento de bagagens são
telecomandados e efetuam-se por meio de um botão específico na chave de ignição.

Para garantir a estanqueidade lateral do teto, o veículo recorre a um novo conjunto de juntas em
forma de “U”, concebidas e desenvolvidas pela Peugeot, escolhidas pelo bom desempenho acústico.

Para assegurar os melhores resultados possíveis em termos de estanqueidade, foi reconduzido o
sistema de descida dos vidros (20 mm) quando da abertura das portas (“short drop”), comandado
por um sensor com capacidade elétrica de sensibilidade. Quando a mão toca a maçaneta, em
alguns milissegundos o vidro baixa e se liberta da junta.

UM ÓTIMO COMPARTIMENTO DE BAGAGENS, EM CUPÊ E EM CABRIOLET
A traseira do 308 CC foi particularmente trabalhada para conciliar estilo, dinamismo e uma
capacidade razoável do porta-malas em qualquer uma das duas configurações.

O trabalho destinado a ganhar preciosos milímetros deu resultado. A largura entre as caixas de
rodas aumentou 27 mm para atingir 1.017 mm, enquanto que o comprimento do bagageiro ao nível
do piso é de 781 mm. A altura disponível entre o piso do bagageiro e a tela de cobertura é de 304
mm. A distância disponível entre o piso do bagageiro e a tampa da mala é de 581 mm.

Esse desenvolvimento se reflete na capacidade do porta-malas. Na configuração cabriolé, o sistema
de teto em duas partes revela-se uma síntese muito eficaz em termos de espaço para as bagagens.

O volume total do bagageiro abaixo da tela de cobertura é de 266 litros (34 litros a mais que a
geração anterior do modelo). Na configuração cupê, o volume total do compartimento de bagagens
atinge 465 litros.

O porta-malas possui revestimentos laterais acarpetados, anéis cromados para fixação de
bagagens, cintas para o triângulo de pré-sinalização e uma prática rede de retenção. O bagageiro
dispõe da sua própria fonte de iluminação – uma na tampa da mala, permitindo iluminar
verticalmente o bagageiro, e outra na parede lateral, iluminando abaixo da tela de cobertura.

O volume disponível sob o tapete permite alojar em espaços reforçados e sobrepostos, no fundo, as
ferramentas de bordo e o estepe, e por cima, o “Windstop” dobrado e o triângulo de pré-sinalização
suplementar.

308 CC: UM CARRO PARA TODAS AS ESTAÇÕES DO ANO
O 308 CC mantém um alto nível de conforto, mesmo na versão cabriolé. Isso graças aos seguintes
fatores:

· Uma arquitetura em que a inclinação do para-brisa e o abaixamento dos assentos dos
passageiros da frente são estruturalmente favoráveis à proteção contra redemoinhos de ar
e, associado à coluna de direção regulável em altura e profundidade, confere uma posição
de conduzir extremamente esportiva;
· Uma climatização Bi-Zone automática, que reconhece e adapta inteligentemente a sua
cartografia à configuração cabriolé, de modo a propor uma temperatura e uma distribuição
de ar em correlação com as instruções de comando e as condições exteriores (sol,
temperatura exterior…);
· Windstop, uma rede anti-redemoinhos de ar que suprime turbulências e que, depois de
utilizada, se dobra em quatro partes e se aloja no porta-malas;
· E, sobretudo, o sistema Airwave (aquecimento da nuca), que, com o motor em
funcionamento, lança para a região da nuca dos passageiros da frente um fluxo regulável de
ar. Este sistema, integrado em cada um dos apoios de cabeça, é composto por um CTP
(Control Temperature Program) em cerâmica e por um pulsor de hélice. Um comando situado
junto à saída de ar permite orientar o fluxo, de modo a adaptá-lo à altura do ocupante.

UM INTERIOR DE REQUINTE E CONFORTO
Desenhados na tradição dos cupês topo de gama, os bancos dianteiros possuem apoios de cabeça
integrados e parecem modelados ao corpo dos ocupantes. A sua confecção retoma o tema em “V”
conhecido do 308 e a grelha estilizada do difusor de ar quente Airwave contribui para a sua
originalidade.

Os bancos traseiros, muito cavados, também possuem os apoios de cabeça integrados munidos de
uma estrutura que acolhe os arcos de segurança.

A preocupação com exclusividade é também visível numa grande variedade de peças específicas,
que contribuem com o requinte da silhueta CC:

· Os mostradores de fundo branco;
· O volante revestido em couro e cuja metade inferior apresenta um friso cromado acetinado;
· Vasta superfície para elementos nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil (como o
revestimento do tipo slush, macio ao toque);
· A decoração black piano no console central;
· O console central redesenhado em torno de comandos específicos “CC” (teto retrátil,
acionamento simultâneo dos quatro vidros, sistema Airwave e controle do display
multifunções).

A espuma dos assentos favorece o apoio lombar e as almofadas laterais com interior reforçado
oferecem, simultaneamente, conforto e apoio, permitindo que a qualidade perdure no tempo.

Os bancos elétricos constituem uma proeza técnica, já que podem integrar, em simultâneo, o airbag
de cabeça, o sistema Airwave, o airbag de tórax/bacia, o aquecimento do banco, o sistema de
acesso aos lugares traseiros, o dispositivo de detecção de presença (banco do passageiro), os
comandos elétricos do banco e as memorizações das posições de condução (banco do condutor).

FÁCIL ACESSO AOS BANCOS TRASEIROS
Com um tratamento cuidadoso nos mínimos detalhes, este cupê cabriolé de quatro lugares não
descuidou do acesso aos bancos traseiros.

Por exemplo, o avanço do assento do condutor é efetuado graças ao puxador lateral do banco, que
o inclina para a frente, desencadeando seu escorregamento elétrico. O recuo elétrico do banco
efetua-se levantando o encosto e mantendo pressionado um botão localizado imediatamente
abaixo do puxador, o que permite, com toda a segurança para os passageiros de trás, escolher a
distância de recuo em função da envergadura destes ou, no máximo, até à posição memorizada (do
lado do condutor).

Estas atenções sublinham o cuidado dedicado ao acolhimento dos quatro ocupantes, fazendo do
308 CC um verdadeiro quatro lugares, com quatro apoios de cabeça, quatro alças de apoio e quatro
vidros móveis, cada um deles com o seu interruptor.

ESPAÇOS PARA ARRUMAÇÃO DE OBJETOS
Os múltiplos espaços de arrumação constituem um ponto forte do 308 CC:

· O porta-luvas de 10,3 litros e o espaço no console central são fechados automaticamente
por meio do telecomando quando o veículo é trancado – uma prestação essencial para um
modelo potencialmente estacionado como cabriolé;
· As bolsas rígidas nas portas, divididas em duas partes e acessíveis a todos os ocupantes,
oferecem 3,10 litros de capacidade em cada lado e permitem receber três garrafas de água
de 0,5 litro;
· As redes na parte posterior dos encostos da frente dispõem de uma altura variável em
função da presença do sistema Airwave;
· E, como em qualquer 308, o pequeno espaço de 0,53 litro, do lado de condutor, guarda
objetos ao alcance da mão, enquanto um gancho permite suspender um ou mais sacos e
evitar que o seu conteúdo seja vertido.

A atenção aos mínimos detalhes pode ser também conferida pela iluminação por LED no retrovisor
externo, criando um facho de luz ao longo das portas e que completa a iluminação de acolhimento
exterior e de ambiente interior (acendimento automático dos faróis, das lanternas, iluminação do
limiar das portas e das cavas dos pés).

CONFORTO ACÚSTICO
Prestação importante no caderno de encargos do 308 CC, o conforto acústico se beneficia, desde
logo, do trabalho de fundo efetuado na gama 308 em matéria de isolamento. Além disso, foi
realizado um importante trabalho que incidiu especificamente sobre a parte traseira desta silhueta,
bem como sobre as suas portas (chapa, mecanismo dos vidros, juntas de estanqueidade).

O nível sonoro filtrado se beneficia também do tratamento acústico do cofre do motor e dos
diferentes mecanismos presentes do modelo (central eletro-hidráulica do teto, motor do sistema
Airwave, etc.), mas também do efeito benéfico do damper, um contrapeso implantado na suspensão
traseira para limitar os ruídos de rolamento.

Este conjunto foi otimizado para proporcionar ao 308 CC, em sua configuração cupê, um bom nível
de conforto acústico em termos de ausência de ruído aerodinâmico.

308 CC, UM CIPÊ CABRIOLÉ “LIGADO”
No 308 CC, o motorista tem à disposição tecnologias e equipamentos modernos de auxílio à
condução, em especial da tela de navegação retrátil eletricamente, do auxílio ao estacionamento
dianteiro e traseiro, entre outros:

· WIP Nav: sistema de navegação perfeitamente integrada ao veículo em termos de estilo e
de ergonomia (comandos sob o volante), oferece inúmeras funcionalidades, como tela
ampla de sete polegadas colorida (resolução de 480 x 234 pixels), inclinável em três
posições, a fim de proporcionar o melhor ângulo de visão ao condutor, com modo de
visualização em perspectiva (birdview). Para preservar a perfeita integração com as linhas do
painel de instrumentos, o equipamento é retrátil eletricamente;

· Tratamento digital do som e Sistema de som Hi-Fi: para oferecer alta fidelidade sonora, o
308 CC vem equipado com o pack Hi-Fi da JBL, composto por um amplificador de 500 W e
dez alto-falantes (quatro woofers e quatro tweeters dianteiro e traseiro), além de um altofalante
no painel frontal, melhorando a repartição do som dentro do veículo, e um
subwoofer de 150 W no porta-malas; o sistema ajusta ainda o volume do som na
configuração cabriolé em função da velocidade do veículo;

· Ajuda ao estacionamento dianteiro/traseiro: Tanto para facilitar as manobras de
estacionamento quanto para a segurança das pessoas, a ajuda ao estacionamento
apresenta amplos benefícios.

O sistema é constituído por quatro sensores instalados no para-choque que detectam qualquer
obstáculo ao redor do veículo. O sistema envia um alerta em forma de sinal sonoro, que aumenta
sua frequência com a proximidade do obstáculo. Esse movimento é acompanhado por um gráfico na
tela de navegação.

O sinal sonoro é emitido pelos alto-falantes dianteiros e traseiros em forma crescente até a
proximidade de 25 cm. A partir desse ponto, com o possível choque, o som é intermitente e a palavra
“DANGER” surge na tela de navegação;

· Limitador de velocidade variável associado ao regulador de velocidade: O dispositivo
oferece ao condutor a possibilidade de não superar uma velocidade preestabelecida,
funcionando a partir de 30 km/h. Já o regulador de velocidade permite ao condutor rodar a
uma velocidade estabilizada, a partir de 40 km/h, sem a ação do pedal do acelerador, com
ao menos a quarta marcha na transmissão manual ou a posição D na caixa automática;

· Estão ainda disponíveis várias outras funções, como rebatimento e abertura automática dos
retrovisores, acendimento automático dos faróis, limpador de para-brisa automático com
sensor de chuva indexado à velocidade do veículo, retrovisor interno eletrocrômico, dez altofalantes
e rádio com CD Player e tocador de MP3 acoplado ao USB Box com as funções
Bluetooth e viva-voz.

SEGURANÇA DE ALTÍSSIMO NÍVEL
A estrutura derivada do 308, bem como os elementos de retenção específicos desta silhueta,
asseguram um excelente nível de segurança passiva e protegem os ocupantes na eventualidade de
uma colisão frontal, lateral ou em caso de capotamento, o que significa que o 308 CC possui um
nível de proteção excepcional diante de um acidente real.

No “teste de proteção de adultos ocupantes do veículo”, o EuroNCAP atribuiu cinco estrelas ao
modelo com um resultado excepcional: 36 pontos de 37 possíveis.

A estrutura retoma o bloco dianteiro com três vias de esforço do hatchback, com adaptações ao
nível da via superior que se liga à coluna dianteira especificamente reforçada. As longarinas
adaptadas resistem a esforços de 12 toneladas e as portas redimensionadas inspiram-se nas do 308
de três portas em termos de robustez ao esmagamento, oferecendo uma resistência de 6,5
toneladas. Em resumo, o 308 CC recebeu as adaptações de estrutura necessárias com o objetivo de
que a mesma se conserve tão rígida quanto possível, mesmo na configuração cabriolé.

A coluna dianteira contribui simultaneamente para a rigidez do veículo e para a proteção em caso de
capotamento. A parte superior dela é composta por duas conchas ligadas, de espessuras evolutivas,
permitindo obter uma melhor relação rigidez/peso que os do 307 CC. A sua resistência ao
esmagamento resulta do teste “queda do veículo” simulando um capotamento severo.

Por outro lado, o 308 CC é equipado com bancos mais baixos do que o hatchback e com uma
posição de condução tipo cupê, o que constitui uma vantagem adicional no caso de uma colisão. O
308 CC dispõe de airbags frontais de 60 litros para o condutor e 90 litros para o passageiro, de
airbags laterais tórax/bacia de 12 litros e de um airbag de cabeça de 9 litros para os passageiros da
frente, alojado diretamente no banco e que se extrai lateralmente do apoio de cabeça.

Trata-se, portanto, da única silhueta cupê cabriolé em todo o mundo que dispõe de airbags laterais
alojados no banco – cabeça, tórax e bacia – assegurando, deste modo, eficácia da abertura e
proteção efetiva de todas as partes vitais do corpo, independentemente da posição do banco no
momento do impacto.

Em coerência com sua proposta, os dois lugares traseiros são equipados com cintos de segurança
com limitador de esforço e alerta de cinto não afivelado. Um display específico permite visualizar o
estado dos quatro cintos de segurança.

Os dois lugares traseiros são equipados com fixações para bancos de criança Isofix, com encaixes
ainda mais práticos, enquanto que uma segurança para crianças permite bloquear os vidros
traseiros a partir de um comando instalado na porta do condutor. Este conjunto possibilitou ao 308
obter 3 estrelas no teste de proteção de crianças ocupantes do veículo, colocando o 308 CC no
pódio da categoria.

Face à eventualidade de um capotamento, o 308 CC é equipado com arcos retráteis em perfil de
alumínio, “escondidos” nos apoios de cabeça traseiros. A sua abertura pirotécnica efetua-se no caso
da detecção de uma situação de risco, tendo em conta a velocidade do veículo e um certo ângulo
determinado por meio de um algoritmo. A partir do momento em que é determinada a abertura, a
extração dos arcos efetua-se em menos de 20 milissegundos (inferior a um piscar de olhos).

Há ainda outros aspectos que demonstram a segurança do veículo:
· Fechamento automático por telecomando de alguns espaços para arrumação de objetos
(porta-luvas, zona sob o apoio central de braços) quando as portas do veículo são trancadas;
· Fechamento central de portas e seletividade no destravamento delas;
· Alerta sonoro de esquecimento da chave na ignição quando a porta é aberta.

308 CC: ENCONTRO COM O PRAZER DE CONDUÇÃO
O 308 CC vem equipado com o motor THP (Turbo High Pressure), um conjunto motriz
extremamente moderno e tecnológico. Desenvolvido em cooperação com a BMW, o motor é
fabricado em bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão
variável e balancins roletados. O propulsor é alimentado por um sistema de injeção direta de
gasolina que desenvolve 165 cavalos de potência a 6.000 rpm. Com torque máximo de 24,5 mkgf
disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de
velocidade.

CÂMBIO AUTOMÁTICO SEQUENCIAL DE SEIS MARCHAS
Acoplada a essa motorização está a caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando
sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de
marchas, contribuindo em boa parte ao prazer de condução proporcionado pelo 308 CC.

Com conversor de torque pilotado, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o
motor e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um
carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo
motor. Dessa forma, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nessa
condição, não joga uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

COMPORTAMENTO DINÂMICO E SEGURANÇA
O comportamento dinâmico do 308 CC foi determinado com o objetivo de proporcionar prazer de
condução e segurança ativa, com um bom nível de conforto.

Estruturalmente, o 308 CC se beneficia da arquitetura das suspensões escolhidas para o 308, das
suas bitolas largas, da experiência da Peugeot em matéria de cupê cabriolé e, também, da
adaptação destes conhecimentos a esta silhueta transformável, particularmente bem tratada em
termos de rigidez à torção, um elemento determinante para obter um bom comportamento em
estrada.

A estrutura rígida do 308 CC, associada a eficientes meios de retenção (seis airbags) garantem
proteção exemplar do modelo, que é equipado com sistema ABS (Bosh 8.1), repartição eletrônica de
frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do piscaalerta
em caso de forte desaceleração completa este dispositivo.

O ESP (Eletronic Stability Program) de última geração detecta e corrige riscos de perda de aderência
em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios
e o acelerador. O equipamento acrescenta a essas funções um sistema de antipatinagem (ASR) e
controle de estabilidade (CDS). Ele pode ser desconectado, para garantir uma certa motricidade em
situações delicadas, voltando a se conectar automaticamente acima de 50 km/h.
Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

Coluna do Paredinha no Jornal Diário Boca do Povo de quarta-feira dia 26 de novembro de 2014


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

208 Urb: uma proposta para a mobilidade urbana







Desenvolvido integralmente pelo Centro de Estilo PSA América Latina, esse carro conceito
nacional reforça a ideia de facilitar a locomoção nas grandes metrópoles ao aliar o estilo, a
segurança e a alta tecnologia do PEUGEOT 208 a uma bicicleta elétrica.

Compartilhando a tendência internacional de mobilidade nos grandes centros urbanos, que propõe
o uso de diferentes tipos de transporte simultaneamente, a PEUGEOT apresenta no Salão do
Automóvel de São Paulo o 208 Urb, um veículo perfeitamente integrado a esse conceito.

O veículo, desenvolvido pelo Centro de Estilo PSA América Latina, combina os atributos hatchback
208, como estilo, segurança e alta tecnologia, a uma bicicleta elétrica (modelo AE21) e a acessórios
muito práticos voltados à comodidade do motorista em seu dia a dia.

BICICLETA ELÉTRICA: ELEGÂNCIA E PRATICIDADE
É inegável a elegância da AE21. Ágil e compacta, a bicicleta possui um quadro original que oferece
um espaço para levar uma bolsa com laptop e uma trava de segurança antifurto. Ela é equipada com
motor elétrico localizado na roda da frente. A bateria de íons de lítio pode ser recarregada com a
AE21 em movimento ou retirada para ser carregada em uma tomada convencional.

Inovadora e versátil, a bicicleta tem os pedais e o guidom dobráveis para melhor acomodá-la junto a
uma parede ou em espaços mais restritos. A AE21 proporciona uma nova experiência de mobilidade
em qualquer deslocamento urbano que o condutor esteja disposto a fazer.

UMA GAMA DE ACESSÓRIOS PERSONALIZADOS
Com o objetivo de oferecer uma customização exclusiva, o interior do 208 Urb recebeu acessórios
para facilitar a vida do motorista, como um cabide cromado no banco do passageiro, uma moldura
instalada no porta-malas com uma divisão de alumínio para adaptar o volume de vários tipos de
carga e um porta-objetos suspenso instalado na altura da tampa, além de pedaleiras em alumínio.

No interior do modelo, o destaque fica com a cor inédita das peças decorativas, Marrom Dark
Carmin, a mesma do carro. Além disso, os assentos receberam alterações no tecido central, como
detalhes na tonalidade vinho e a costura com o fio também na cor do veículo, trazendo ainda mais
charme para este conceito. No piso, o conjunto de tapetes exclusivos, com o gráfico “Urb” bordado
na mesma cor, traduz o nível de atenção aplicado pelos designers do Centro de Estilo.

No exterior, a concepção do veículo manteve a coerência do projeto ao adotar o Marrom Dark
Carmim tanto na carroceria quanto para a bicicleta elétrica. A grade do 208 Urb foi pintada em cinza
alumínio acetinado, tornando a dianteira ainda mais diferenciada. Revelando acabamento refinado,
uma assinatura gráfica única foi desenvolvida na base de um adesivo cromado, destacando o nome
Urb com um desenho urbano. Esse adesivo foi aplicado no teto panorâmico de vidro, conferindo um
cenário particular para quem olha de dentro do carro pela transparência do teto.

Os logotipos da AE21 receberam o mesmo tratamento, combinando assim com os detalhes da cor
do veículo e do freio bicicleta. Para potencializar o nível de requinte, as manoplas e o selim estão em
linha com o conjunto dos bancos do 208 Urb.

A personalização dos acessórios não para por aí. Os frisos laterais de proteção contra batidas leves,
o aerofólio, as capas dos retrovisores cromadas e o rack de teto com sistema de trava antifurto
fazem parte da gama de equipamentos disponíveis na rede de concessionárias da Marca.

Para valorizar ainda mais a sofisticação do veículo, o 208 Urb conta com rodas inéditas de 17
polegadas com acabamento exclusivo que mistura usinagem a verniz escuro e metalização.

208 URB: UM VEÍCULO COMPLETO
Como se já não bastassem a ampla utilização de acessórios e a concepção sofisticada desse
conceito, a base de desenvolvimento do veículo se deu sobre a versão Griffe, topo de gama do carro
de série.

Isso significa uma ergonomia privilegiada, já que o 208 foi criado em torno do posto de condução do
motorista. O volante multifunção de dimensões reduzidas tem base achatada e fica em posição
mais baixa. Assim, coloca o condutor em uma posição diferente daquela usualmente conhecida, pois
o painel de instrumentos elevado permite que a leitura das informações seja feita por cima do
volante.

Outro ponto de destaque diz respeito à central multimídia touchscreen, que permite uma
conectividade intuitiva e integra sistema de navegação GPS. Além dos comandos básicos para
entrar endereço e calcular rota, é possível visualizar o mapa em perspectiva 3D, configurar pontos
de interesse, definir critérios de cálculo de rota e visualizar o itinerário.

O 208 Urb conta também com faróis de neblina, luz diurna com LEDs, ar-condicionado Bi-zone,
direção com assistência elétrica, volante em couro, computador de bordo e piloto automático /
limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, vidro elétrico com comando sequencial
e função anti-esmagamento para o motorista, travas elétricas com comando na chave do carro,
travamento automático com o veículo em movimento, entre outros.

Em termos de segurança, o conceito dispõe de dois airbgs frontais, sistema de frenagem ABS com
repartidor eletrônico de frenagem (REF), cinco cintos de segurança com três pontos de fixação e com
pré-tensionadores e bloqueio de folga, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor.

O modelo é equipado com motor 1.6 16V Flex, que desenvolve 122 cv de potência a 5.800 rpm,
quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a
potência é de 115 cv a 6.000 rpm e 15,5 mkgf de torque. Esse propulsor possui um sistema que
elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento do motor, conhecido como
“tanquinho”, descartando a necessidade desse combustível para realizar a partida a frio.

O motor é acoplado a uma transmissão automática sequencial que possibilita a troca de marchas
na própria alavanca do câmbio ou por meio de “paddle shifts” na coluna de direção, ambas
adaptadas a um estilo próprio de condução.

Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

208 Quiksilver: uma nova interpretação para o hatch compacto da Marca








O modelo compacto ganha uma versão experimental proposta pelo Centro de Estilo PSA América
Latina que exalta seu visual esportivo.

A parceria de sucesso entre a PEUGEOT e a Quiksilver data de 2002. De lá para cá, inúmeros
modelos receberam elementos e equipamentos que evocassem o espírito da marca de surfwear em
conjunto com o DNA esportivo da PEUGEOT.

O resultado mais recente dessa parceria diz respeito ao 308 Quiksilver, exposto no Salão do
Automóvel e que será comercializado na rede de concessionárias da Marca até o fim do ano. Assim,
surgiu de forma muito natural a concepção, idealizada pelos designers do Centro de Estilo PSA
Peugeot Citroën, de propor um 208 Quiksilver experimental para demonstração junto ao público
presente ao evento.

ADESIVOS PERSONALIZADOS
Com um estilo já bastante arrojado, o PEUGEOT 208 Quiksilver ficou ainda mais expressivo com a
aplicação de um conjunto de adesivos exclusivos que revestem a dianteira, a lateral e a traseira do
modelo.

Os faróis de neblina, a entrada de ar frontal, os retrovisores externos e o aerofólio exclusivo
receberam uma pintura em preto brilhante. Como um prolongamento do teto panorâmico de vidro,
um adesivo na mesma cor completa a área em contraposição ao branco sólido do veículo. O rack de
teto, vendido como acessório nas revendas da Marca, finaliza a composição ao permitir o transporte
de uma plancha de surf.

RODAS PERSONALIZADAS
Com o objetivo de destacar ainda mais a personalidade do modelo, o 208 Quiksilver dispõe de rodas
de liga leve de 16 polegadas com acabamento preto fosco.

UMA PADRONAGEM DE TECIDOS COERENTE
Cada encosto dos bancos desse carro conceito recebe um novo tecido com um bordado exclusivo
“Quiksilver”. Demonstrando a atenção dedicada em cada detalhe do veículo, a equipe do Centro de
Estilo confeccionou uma etiqueta têxtil para cada assento igual à presente nas roupas da marca de
acessórios esportivos.

O conjunto de tapetes exclusivos recebeu o mesmo tratamento, com o gráfico Quiksilver bordado
nas peças.

208 QUIKSILVER: UM VEÍCULO MUITO EQUIPADO
O visual arrojado do conceito encontra no modelo de série da qual ele é derivado (Allure) uma
perfeita sintonia. O 208 oferece uma nova experiência de condução por meio de um volante
multifuncional pequeno, em harmonia com o painel de instrumentos colocado em uma posição
elevada, além de sua grande tela colorida sensível ao toque.

Kit “mãos livres” com Bluetooth, iluminação dos instrumentos na cor branca, display em LCD e
indicadores digitais no quadro de instrumentos, direção elétrica, ar-condicionado e computador de
bordo são alguns dos equipamentos que trazem ao condutor conforto durante a condução.

A segurança do 208 Quiksilver é também de nível superior, pois conta com:
· Dois airbags frontais;
· Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação: alerta sonoro e visual de
afivelamento do cinto do condutor de série; na frente, os cintos têm pré-tensionadores e
bloqueio de folga; e atrás, os cintos laterais e central têm bloqueio de folga;
· Apoios de cabeça dianteiros e traseiros;
· Sistema de frenagem ABS com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

Balanço Patrimonial 2013 Minas Boca Futebol Ltda



terça-feira, 18 de novembro de 2014

208 Natural: um conceito sustentável para celebrar os 15 anos do Poço de Carbono Florestal PEUGEOT-ONF






Marca valeu-se de seu know-how no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis
para criar o conceito 208 Natural.

Totalmente pensado e concebido pela equipe do Centro de Estilo da PSA Peugeot Citroën na
América Latina, o conceito tem como base o PEUGEOT 208 e conta com uma série de itens
produzidos a partir de fontes renováveis, trabalhadas localmente e de maneira conjunta com
parceiros dos mais variados segmentos, como a Embraer, um dos maiores conglomerados da
indústria aeronáutica mundial.

Com o 208 Natural, a Marca celebra o 15º aniversário do Poço de Carbono Florestal PEUGEOTONF,
o projeto de reflorestamento para sequestro de carbono desenvolvido na fazenda São
Nicolau, que compreende uma área de 10 mil hectares no estado de Mato Grosso, na Amazônia
brasileira, e já contabiliza o plantio de mais de dois milhões de árvores.

Concebido para ser uma das atrações da Marca no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
2014, o 208 Natural é um conceito 100% brasileiro, resultado do trabalho conduzido pelo Centro de
Estilo da PSA Peugeot Citroën na América Latina, responsável por sua criação e concepção.

Para se chegar à proposta do 208 Natural, a equipe de Estilo de Cores e Materiais compôs um
painel de tendências, aliando características de diferentes setores à palavras-chave relacionadas ao
know-how da PEUGEOT em termos de soluções sustentáveis.

Termos como “materiais naturais e reciclados”, “sustentabilidade”, “design responsável” e “fontes
locais” influíram, também, na definição do nome. Já a imagem do Pau Brasil, que compõe o
monograma do conceito, faz alusão à árvore símbolo do país e que está presente na fazenda São
Nicolau, sede do poço de carbono florestal pilotado pela Marca.

O 208 Natural reúne, assim, os quatro elementos da natureza:
· a terra, presente na pintura texturizada, nas lâminas de mármore aplicadas sob a
carroceria;
· a água, de onde vieram os peixes que revestem parte do couro aplicado nos bancos e em
outros detalhes do interior;
· o ar, que combinado com o etanol se transforma em fogo e impulsiona o funcionamento do
motor, trazendo vida ao conceito.

“A PEUGEOT sempre teve em seus valores a preocupação com o desenvolvimento sustentável, por isso tem investido constantemente em tecnologias para reduzir as emissões de poluentes e o consumo de combustível. Além disso, temos um amplo projeto de reflorestamento na Amazônia brasileira, que já soma mais de dois milhões de árvores plantadas. Reunimos, então, essas duas realidades para
conceber o conceito 208 Natural.”
Miguel Figari – diretor geral da PEUGEOT do Brasil

208 NATURAL, DO PROJETO À CONCEPÇÃO
Os trabalhos em torno do 208 Natural tiveram início em outubro de 2013 e, a partir desse momento,
foram dez meses de trabalho até a entrega do conceito totalmente pronto. Além das equipes do
Grupo PSA e da Marca PEUGEOT o projeto contou, desde o início, com o suporte da EMBRAER, um dos maiores conglomerados da indústria aeronáutica mundial, que dispõe de vasta expertise no que diz respeito à responsabilidade ambiental.

O acervo da “materioteca”, que reúne centenas de materiais sustentáveis produzidos no Brasil, e as
experiências desenvolvidas pelo Material Concept Lab, ambos mantidos pela EMBRAER, tiveram
papel fundamental na definição de algumas das técnicas utilizadas no 208 Natural, além de
viabilizar a aplicação de materiais diferenciados.

O profundo trabalho de cooperação entre o Centro de Estilo da PSA e a EMBRAER abriu caminhos
para que fossem estabelecidos os demais parceiros e fornecedores envolvidos no projeto. O
resultado foi a criação de um time multidisciplinar formado por representantes de diferentes
empresas e segmentos, totalizando cerca de 200 pessoas.

Concluída a fase de “bastidores”, que compreendeu o período de criação do projeto,
desenvolvimento das ações, definição de fornecedores, realização de processos e produção dos
itens aplicados, foi necessário apenas um mês para a montagem e finalização do 208 Natural.

Com um total aproximado de 68kg de elementos diferenciados, somando-se os materiais verdes e
responsáveis, o 208 Natural traduz os esforço da PEUGEOT em desenvolver carros seguros e
ecológicos sem abrir mão da beleza e de um estilo marcante, característicos da Marca.

“O 208 Natural é um conceito com fontes sustentáveis, valendo-se da expertise da Marca e de
parceiros locais. Criamos, ainda, um laboratório experimental de novas soluções, ao mesmo tempo em que celebramos o 15º aniversario do Poço de Carbono Florestal PEUGEOT-ONF.”
Fabien Darche – gerente de Estilo de Cores e Materiais América Latina

Em síntese, o 208 Natural traz como diferenciais:

· Kit aerodinâmico (maçanetas, capas dos retrovisores e embelezador do para-choque
traseiro) em fibra de carbono reciclada a partir de peças da indústria aeronáutica;
· Aplicação de tinta mineral à base de terra;
· Elementos decorativos do teto produzidos em lâmina de pedra;
· Rodas de 17 polegadas com tratamento de proteção superficial típico da indústria
aeronáutica chamado conversão química “alodine”;
· Monograma “208” e maçanetas internas das portas produzidos a partir de titânio reciclado;
· Monograma “Natural” em bambu;
· Bancos em couro bovino natural com taninos vegetais e aplicações decorativas em couro de
Pirarucu de manejo sustentável – elemento também aplicado no painel de instrumentos e
nos apoios de braços das portas;
· Detalhes do volante, do freio de mão e da alavanca de câmbio com revestimento de pele de
Salmão;
· Revestimento do teto e de parte do painel de instrumentos em cortiça;
· Partes principais do kit de bancos em feltro;
· Para-sol em jornal reciclado, produzido por grupo de artesãos membros de uma rede de
inserção social;
· Tapete do porta-malas produzido com laminado de pneus reciclados;
· Tapetes personalizados, produzidos em material que mistura silicone e cortiça, couro bovino
natural e laminado de bambu tingido;
· Cristais de pedra dentro do painel de instrumentos e no monograma “Natural”.

VÁRIOS UNIVERSOS, UM SÓ PRODUTO
O conceito foi trabalhado sobre a base de um PEUGEOT 208 Allure, produzido na planta industrial
do Grupo PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ) e equipado com a motorização 1.5l Flex 8V (93
cv), que recebeu a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.
Conheça os elementos diferenciados e exclusivos que dão vida ao 208 Natural.

Acompanhe, abaixo, os elementos presentes no 208 Natural e os parceiros responsáveis por cada
um dos componentes:

Elementos aplicados no exterior
Fibra de Carbono Reciclada / Recaltech, Alltec e Embraer
O 208 Natural recebe um kit aerodinâmico exclusivo, que inclui maçanetas, capas dos retrovisores e
embelezador do para-choque traseiro, todos em fibra de carbono derivada do processo de
reciclagem de peças da indústria aeronáutica patenteada pela EMBRAER: um tratamento de
separação e reciclagem por tecnologia a plasma, na qual a fibra é preparada para ser novamente
laminada e, enfim, torna-se uma peça de acabamento automotivo. A Recaltech é quem realiza o
processo de reciclagem, enquanto a Alltec fica responsável pela laminação e transformação das
peças.

Tinta mineral ecológica / Solum Tinta Mineral Ecológica
Familiar no universo da decoração, a tinta mineral é utilizada pela primeira vez no segmento
automotivo. Trata-se de um produto de composição ecológica, desenvolvido à base de terra e sem
utilização de solvente. No 208 Natural, essa tinta exclusiva está aplicada na cor “chocolate”, que
remete ao solo brasileiro, e recebe uma seladora 100% natural, a fim de garantir mais resistência a
abrasão e a água.

Laminado de Pedra / XStone do Brasil
O material, bastante utilizado na arquitetura, é composto de finas lâminas de mármore tingidas. No
conceito PEUGEOT, ele está inserido em partes decorativas do teto, criando uma capa térmica que
permite melhora na resistência ao calor, garantindo um habitáculo naturalmente mais fresco e
menos consumo do ar-condicionado. Também neste caso, é o primeiro registro de aplicação em
veículo.

Rodas com conversão química alodine / Metinjo
Além de um design exclusivo, as rodas de alumínio de 17 polegadas recebem um tratamento de
superfície conhecido como conversão química “alodine” – obrigatoriamente realizado nas peças de
alumínio aplicadas nas partes externas das aeronaves, que confere um aspecto inédito em tom
levemente dourado. O “banho de alodine”, além de proteger o material, torna o alumínio menos
permeável ao ar e, no caso do 208 Natural, garante melhora no consumo em função da incidência
aerodinâmica positiva. Com a utilização desse processo, o conceito mais uma vez se insere no
universo aeronáutico.

Monograma “Natural” / Matéria Brasil
Aplicado na parte traseira do 208 Natural, o monograma reforça a identidade e a origem do
showcar: com desenho inspirado do Pau-Brasil, árvore de grande importância na história do país e
que é parte do projeto de reflorestamento promovido pela Marca fazenda São Nicolau, por meio do
Poço de Carbono Florestal PEUGEOT-ONF. A peça foi produzida na base de uma chapa laminada
de bambu e recortada de maneira precisa com a tecnologia de corte a laser. Uma dose de requinte
fica por conta da aplicação de cristais de cerâmica na cor Terracota, simbolizando os frutos.
Monograma “208” e maçanetas internas das portas / Status Usinagem e Embraer
A mesma tecnologia utilizada para a reciclagem da fibra de carbono foi aplicada em sucata de
titânio (peças também disponibilizadas pela Embraer) que, após a usinagem, deu vida às peças. Elas
foram produzidas tal como na indústria aeronáutica, mas a partir de aparas de processo. Assim,
aplicou-se acabamento jateado via micro-esferas de vidro, obtendo aspecto similar às peças
estruturais de uma aeronave.

Elementos aplicados no interior
Couro de Pirarucu / Nova Kaeru
Destaque no mundo da moda no país, o material é aplicado na cor Criollo (marrom) de maneira
decorativa nos bancos, além de revestir detalhes do painel de instrumentos e os apoios dos braços
nas portas.
Inserido pela primeira vez no universo automotivo, esse couro natural exótico teve sua exploração
regularizada junto aos órgãos governamentais e associações de proteção à natureza, a fim de
assegurar a preservação do Pirarucu, um dos maiores peixes de água-doce do mundo, presente na
região da Amazônia. A partir do trabalho de manejo e pesca responsável já existente foi criada uma
cadeia de reaproveitamento das peles, antes descartadas, que dão origem a esse tipo de couro.

Couro de Salmão / Nova Kaeru
Parte do volante, do freio de mão e da alavanca de câmbio recebem esse elemento, que combina
com os outros materiais presentes no habitáculo do 208 Natural. Esse peixe, criado para atender em
especial a indústria agroalimentar, também ganhou uma cadeia de produção de couro a partir de
sua pele, para utilização no universo da moda.

Couro bovino natural com taninos vegetais / Bader GmbH & Co. KG
O material que reveste os bancos e parte dos painéis das portas e do painel de instrumentos é um
legítimo couro bovino, com alta qualidade (semi anilina) conseguida por meio de taninos vegetais.
Em função da pouca cobertura aplicada ao couro, os defeitos naturais da pele ficam aparentes,
reforçando a autenticidade do material. Vale mencionar também a extrema maciez do revestimento,
já que o mesmo não recebe nenhum tipo de tratamento especial. Devido a essas características, é
também um couro que vai evoluir com o tempo, ganhando alterações do brilho e até da própria cor,
o que legitima sua identidade natural.

Cortiça tingida / Amorim Cork Composites
A parte interna do teto é revestida em cortiça tingida na cor Salin, e o mesmo material aparece em
detalhes do painel de instrumentos, porém na cor Criollo (marrom).
Além de ser um material 100% natural, a cortiça possui propriedades térmicas e acústicas, que se
convertem em um excelente isolante do habitáculo – o que justifica a escolha por aplicá-la nas
partes superiores do conceito. O material usado no 208 Natural tem origem na casca dos sobreiros
presentes na parte sul do mediterrâneo. Após o processamento, essa cortiça recebeu um tingimento
com pigmentos naturais.

Para-sol em jornal reciclado / Rede Asta
O uso desse material estabelece uma conexão com o concept car francês ONYX, que recebe
Newspaper Wood (uma espécie de “madeira” feita a partir de jornais reciclados), e sua aplicação foi
possível por meio do trabalho de um grupo de artesãos que atendem a uma rede inserção social.
Para completar, a peça recebeu uma selagem transparente, que garante mais proteção ao produto
final.

Tapetes personalizados
Para remeter a naturalidade proposta pelo conceito, o time de criação optou por destacar a
madeira, e a evolução dessa ideia foi justamente a utilização do bambu. Os tapetes, então, contam
com um misto de elementos como silicone, cortiça, couro bovino natural e o laminado de bambu
tingido, oferecendo uma solução resistente, diferenciada e exclusiva.

Tapete do porta-malas com laminado de pneus reciclados / Amorim Cork Composites
O porta-malas do 208 Natural também recebeu atenção especial: o carpete foi substituído por um
laminado a base de pneus reciclados, um material resistente já utilizado em academias como
solução para a absorção de choques.

Cristais de pedra / Swarovski
Com o objetivo de ampliar a atmosfera de requinte que se mistura à sua natureza rústica, o 208
natural contou com a aplicação manual de cristais de pedra na cor Terracotta dentro do painel de
instrumentos e no monograma “Natural”, em bambu, que simbolizam frutos do Pau Brasil com um
toque de sofisticação.

Feltro automotivo / Trèves
As partes principais do kit de bancos do 208 Natural recebem uma reinterpretação automotiva do
feltro, trabalhada em coerência cromática com os demais materiais de revestimento.
O desenho Identity bordado no tecido traz a nova identidade gráfica da Marca e remete ao desenho
da parte externa do teto panorâmico de vidro com o laminado de pedra. Além do tom de
exclusividade, o conjunto contribui para uma percepção de qualidade e bem-estar.

DADOS SOBRE O POÇO DE CARBONO FLORESTAL PEUGEOT-ONF
· Uma importante contribuição no longo prazo
- 10 milhões de euros: orçamento inicial do projeto, 100% financiado pela PEUGEOT;
- 400 mil euros: orçamento anual complementar, co-financiado pela PEUGEOT e ONF (desde 2005),
dos quais uma parte significativa está destinada às pesquisas;
- 40 anos: período de duração do projeto (de 1998 a 2038).

· A fazenda São Nicolau em números
- 1999: data da aquisição da propriedade;
- 10 mil hectares: área da fazenda;
- 7,2 mil hectares: área de floresta natural conservada, dois quais 1,8 mil hectares compõem a
Reserva Particular do Patrimônio Natural;
- Mil hectares de mata ciliar.

· Um amplo reflorestamento com grande variedade de espécies
- 1,8 mil hectares: área de plantio;
- 2 milhões de árvores plantadas;
- Biodiversidade: 50 essências plantadas, sendo 49 nativas e uma exótica (a teca, Tectona grandis).

· Monitoramento do carbono
- 13t CO2/hectare/ano desde 1999, das quais 110.000 t CO2 foram certificadas (protocolo VCS);
- Fonte de financiamento integralmente reinvestida no projeto;
- 5 anos: periodicidade do balanço completo de carbono da plantação.

· Monitoramento da biodiversidade
- 500 espécies de fauna recenseadas desde 2001, das quais uma em extinção (onça pintada);
- 10 classes de insetos cujas populações foram avaliadas e são monitoradas desde 2001.

· Integração local
- 5 mil alunos de escolas primárias acolhidos no âmbito dos programas de educação ambiental;
- Mais de 150 estudantes, representando uma dezena de instituições diferentes, acolhidos para
trabalhos de teses universitárias;
- Cerca de 60 projetos de pesquisa ou estudos técnicos realizados na fazenda;
- Apoio aos empreendedores da região (sistemas agroflorestais para os pequenos agricultores e
manejo sustentável das florestas).

PRINCIPAIS PARCEIROS DO PROJETO 208 NATURAL
EMBRAER – A Embraer S.A. é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 130
assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no
Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no
Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura.

Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os
segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também
fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo.

A Embraer conta com um Material Concept Lab, localizado em Eugênio de Melo. Pioneiro do gênero
no país, o laboratório foi inaugurado em 2013 e conta com um portfólio de materiais sustentáveis,
potencialmente utilizáveis nos interiores de aeronaves. Ele reúne referências e amostras de
materiais de origem nacional selecionados, resultado de um trabalho de pesquisa que buscou
materiais de baixo impacto ambiental, naturais e sintéticos, de diversas características, como
metais, cerâmicas, polímeros, produtos têxteis e compósitos.

O Material Concept Lab ajuda a estimular a cultura de exploração de novos materiais ainda não
disponíveis no mercado, além de servir como referência para fornecedores e pesquisas em parceria
com o meio acadêmico e outras indústrias, como por exemplo, a automobilística. O acervo e as
experiências desenvolvidas pelo Material Concept Lab tiveram papel fundamental na definição de
algumas das técnicas utilizadas no 208 Natural, além de viabilizar a aplicação de materiais
diferenciados.

SOLUM TINTA MINERAL ECOLÓGICA – A SOLUM nasceu de um projeto da arquiteta Letícia Achcar, que há 30 anos realiza construções ecológicas no Brasil e na Europa utilizando a terra crua.
Baseada nos conceitos da arquitetura organicista, que usa técnicas e elementos naturais na
construção civil, a pesquisa evoluiu para a criação de um revestimento mineral à base de terra crua
que contém a riqueza das cores da terra brasileira.

Para atender à demanda do mercado, em 2007 foi criada a SOLUM TINTA MINERAL ECOLÓGICA, com uma paleta de 10 cores da terra e distribuição em território nacional, a partir de um show room em São Paulo / SP. Em 2008 recebeu do Prêmio Planeta Casa o reconhecimento de “Inovação em Materiais de Construção”.

 XSTONE DO BRASIL – De origem alemã, atua no mercado brasileiro desde 2012. Localizada no Rio de Janeiro, tem a empresa BCGroup como parceira de vendas de “pedra verniz” para o mercado. As aplicações desse material na indústria e em conjunto com empresas de construção proporcionam
uma maneira mais ecológica de decorar. A utilização dos produtos fornecidos pela XStone reduz o
impacto ambiental de transporte e de manutenção, garantindo peso reduzido, mais flexibilidade e
rapidez na instalação.

 RECALTECH – É uma empresa de base tecnológica com sede na cidade de São Paulo e Centro
Técnico atualmente localizado na cidade de Itatiaia-RJ. Tem como missão aplicar soluções
inovadoras e ambientalmente limpas para produtos e processos industriais, baseadas no uso da
Tecnologia do Plasma (Plasma Térmico). Possui em seu portfólio atividades desenvolvidas nos mais
variados ramos da indústria, tendo como exemplos ações e projetos nas áreas de metalurgia,
tratamento de resíduos perigosos, gaseificação e reciclagem de materiais compósitos.

ALLTEC – Fundada em 1995 e localizada em São José dos Campos, a ALLTEC é uma empresa 100%  nacional, que atua nos setores aeronáutico, defesa e espaço. A ALLTEC tem um corpo técnico
especializado com mestres e doutores que atuam no desenvolvimento e fabricação de peças em
materiais compósitos. Atualmente a ALLTEC tem aproximadamente 200 colaboradores altamente
qualificados. A empresa possui a certificação NBR 15100:2010 – SAE AS 9100B, tendo como
compromisso a busca de excelência e de melhoria contínua em seus modelos de gestão, processos
de trabalho e qualidade dos serviços oferecidos.

METINJO – É uma empresa brasileira e localizada em São José dos Campos, que acumula
experiência desde 1974 no mercado de Processos Especiais e Ensaios Não Destrutivos (END) que
atende às mais diversas áreas e segmentos, como Defesa e Aeroespacial, Petróleo & Gás, Energia, Eletroeletrônicos, entre outros. A Metinjo é certificada pela ISO 9001, NBR 15100 (AS 9100) e NADCAP em Ensaios Não Destrutivos e Processos Químicos.

BADER GmbH & Co. KG – Empresa fundada em 1872 na Alemanha, como um curtume de cavalo para cabedais de calçados e couro exclusivo, desenvolvido em um fornecedor internacional para couro automotivo de qualidade. Hoje a empresa é administrada pela quarta geração da família
Bader.

Com uma unidade de produção em cada continente, a Bader fornece uma gama completa de
produtos de peles de couro, peças de corte de couro, capas de assento de couro e até mesmo couro
envolto em componentes internos. Atendendo à demanda de fornecimento para mais de 8.000
carros por dia, tornou-se um parceiro importante de todos os principais fabricantes de automóveis
em todo o mundo.

AMORIM CORK COMPOSITES (ACC) – Pertencente à Corticeira Amorim, S.G.P.S., S.A, que detém uma posição de liderança mundial na indústria da cortiça desde 1870 e um dos maiores grupos
industriais portugueses. A Amorim Cork Composites (ACC) propõe a reutilização, reciclagem e
reinvenção de materiais inteiramente naturais e orgânicos, criando um mundo novo. A incorporação
de materiais naturais de fontes renováveis no automóvel tem sido uma área de crescente interesse e
de intensa investigação.

MATÉRIA BRASIL – Centro de referência em modelos de produção e consumo consciente. A criação deste espaço para reflexões de novos modelos de negócios e modelos produtivos está alinhada ao conceito de trabalho em rede, inovação contínua e desenvolvimento sustentável. Atua em quatro eixos principais: Saber, Sustentabilidade, Design e Lab, nos quais desenvolve, prototipa e
implementa soluções nas áreas de novos materiais, produtos e serviços.

STATUS USINAGEM – Fundada em fevereiro de 1996, é uma empresa sólida no mercado nacional, com o objetivo de prestar serviços de usinagem e caldeiraria leve para diversos mercados de
atuação, bem como os setores aeronáutico, industrial, autopeças, agronegócio, óleo e gás,
manutenção e usinagens em geral. A empresa é certificada conforme NBR 15100 (AS9000
Internacional) – Sistema da qualidade Aeroespacial, modelo que garante qualidade em
desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.

NOVA KAERU – A Nova Kaeru é um curtume de couros exóticos, notadamente de peixes, avestruzes e jacarés, com produção baseada em processos naturais (“exotic Bio Leathers”). Sediada no distrito de Bemposta, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, possui estrutura de ponta e oferece produção em escala industrial com acabamento artesanal. Conta com produtos inovadores, que buscam na Tecnologia, na Sustentabilidade e no Meio Ambiente a inspiração para uma vida melhor, valores que estão refletidos em todos os processos e produtos da empresa. Pioneira em curtir couros orgânicos, a empresa desenvolve um novo método de curtimento, utilizando insumos isentos de metais pesados, especialmente cromo – produtos “Bio Leather” (“chrome free”).

REDE ASTA – Criada em 2005, é um negócio social que leva a consumidores em todo o Brasil
produtos de design feitos por grupos produtivos de regiões de baixa renda. Atua junto a mulheres
artesãs e de seus pequenos negócios, por meio de treinamentos, formação de redes de produção e
criação de canais de venda. Os produtos são criados com a orientação de designers. São peças
únicas, feitas à mão, com o reaproveitamento de diferentes materiais. O modelo valoriza quem
produz, respeita o meio ambiente e cria relações econômicas justas para toda a cadeia.

SWAROVSKI – Fundada em 1895 na Áustria, é uma empresa dedicada ao desenho, criação e
comercialização de produtos de cristal de alta qualidade como jóias, acessórios, peças decorativas
para o lar e ornamentos. Possui presença internacional e oferece seus produtos de cristal através de
boutiques, parceiros comerciais, site institucional e lojas online.
Atualmente conta com duas principais áreas de negócios, uma dedicada a produção e venda de
elementos de cristal para o setor industrial e outra destinada à criação de produtos design de
produtos finalizados. Desde 1965 a empresa também atende a indústria de jóias finas com pedras
preciosas com precisão de corte genuíno e pedras criadas.

TRÈVES – Fundada em 1836, é reconhecida como líder global de interiores de automóveis e
acústica, com cerca de 7.000 funcionários e 43 fábricas em 20 países. Trèves é um parceiro para as
principais montadoras de automóveis, com operações no Brasil desde 2012. Historicamente
conhecida na indústria têxtil, a empresa atribui grande importância a esta área em constante
evolução de especialização.

A força do grupo se encontra principalmente nas habilidades amplamente reconhecidas de seus
estilistas e designers em seu estúdio de Paris, juntamente com seus colaboradores na Espanha,
China, Índia, Brasil e Rússia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

Acompanhe os videos nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=MTIDkCMeHCo&list=UUV4hrAOLuursGtNsyEwmAig 


Coluna do Paredinha no Jornal Diário Boca do Povo quinta-feira dia 13 de novembro de 2014


Coluna do Paredinha no Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 11 de novembro de 2014


Coluna do Paredinha no Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 18 de novembro de 2014